O programa de armas mais caro do mundo, o caça F-35 da Lockheed Martin Corp., está ficando ainda mais caro, segundo um órgão fiscalizador do governo.

Nove anos após o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA declarar seus primeiros F-35s operacionais, o Pentágono agora projeta que o custo de operação e manutenção do jato até 2088 será de US$ 1,58 trilhão, 44% maior do que o previsto originalmente em 2018, disse a Government Accountability Office (GAO) na segunda-feira em uma nova avaliação.

É mais um sinal preocupante para o F-35, que é descrito como o caça mais furtivo e avançado já feito e ocupa uma posição central no planejamento de guerra dos EUA. Apesar de seu alto custo e problemas de manutenção, os EUA e vários governos aliados — incluindo Israel — já voam centenas de F-35s, e ele desempenhou um papel importante ao ajudar a repelir uma barragem de mísseis e drones iranianos direcionados a Israel durante o fim de semana.

O relatório do GAO pinta um quadro preocupante da prontidão do avião, indicando que treinamento inadequado, falta de peças de reposição e equipamentos de apoio e uma forte dependência de contratados significam que todos os três serviços que empregam o jato — a Força Aérea, os Fuzileiros Navais e a Marinha — projetam que poderão voar o F-35 menos frequentemente do que originalmente esperado.

Um dos principais impulsionadores dos custos de manutenção é a forte dependência do Pentágono na Lockheed para suporte, disse o GAO. O elemento de custo de suporte sustentado, que captura a maior parte dos custos de sustentação associados ao contratado, representa uma grande parte do F-35. O Pentágono “está buscando maior controle governamental sobre o programa para reduzir os custos e melhorar o desempenho do programa”, afirmou.

Para acessar o relatório do GAO sobre o F-35, clique aqui.

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

“O Pentágono “está buscando maior controle governamental sobre o programa para reduzir os custos do programa e melhorar o desempenho do programa”, afirmou.”

Estão ouvindo isso?

Não?

É o som do Ronald Reagan se revirando no túmulo.

No mais, embora preocupante, a quantidade de operadores atuais e futuros “talvez” ajude a amortecer esses custos.

Ou não. Veremos…
Se bem que a “pressa” da USNavy, USAF e de países europeus em projetarem caças de 6° geração talvez diga algo sobre isso…

Rodolfo

Se refere ao contrato que assinaram com a Lockheed em que a empresa é dona de toda telemetria do avião, então não tem como fazer qualquer manutenção sem a presença de um técnico da empresa, o que encarece ainda mais o processo.

Maurício.

O F-35 é basicamente um PC, e por enquanto a LM é o único usuário que tem a senha para acessar e fazer manutenção nesse PC. Mas pelo visto, o Pentágono não está muito feliz com essa história, afinal, estão buscando um controle maior, se vão conseguir, aí já é outra história.

Last edited 13 dias atrás by Maurício.
Rodolfo

Isso foi um erro no contrato que o governo americano jamais deveria ter feito. Nao sei como a questão é com outros países mas suponho que ocorre a mesma coisa, o que significa que nenhuma FA que opera o F35 tem acesso direto a telemetria e necessita de tecnicos da Lockheen on site pra diagnosticar e efetuar reparos no aparelho.

Nemo

Algo assim não é um erro.

Rodolfo

Foi feito de proposito pelo Congresso, cupula militar e pela Lockheed. Mas agora a USAF que paga o preço.

Chris

Considerando a quantidade de caças que existem e vao existir… Seria melhor analizar o valor por unidade !

Fernando Vieira

Tem razão. É quase um crime

Camargoer.

Acho que o “Aéreo” publicou uma matéria informando que o Pentágono não vai mais adotar este modelo de contrato paro o próximo programa de desenvolvimento de caças.

Profyler

Ano 2088.. isso que é planejamento. Será que em 2088 estaremos iniciando a compra de Leopards 2 ?

Last edited 13 dias atrás by Profyler
Willber Rodrigues

2088 o EB vai arranjar um jeito de fazer um “Cascavel 10.0” e jurar por Deus que aquilo tem valor num combate moderno.
Ao mesmo tempo em que termina a 15° fase daquele grupo de estudos pra escolher um sistema AA.

profyler

Olha eu acho que voce esta sendo otimista demais…

EduardoSP

E nesse ano sairá o novo cronograma do Álvaro Alberto, com previsão de conclusão em 2100.

Santamariense

Pois é! Como o planejamento é projeção iniciais, como descrito no texto, foi em 2018, são significa 70 anos! Os EUA planejam operar o F-35 por 70 anos??

Maurício.

E ainda tem um pessoal que quer esse caça na FAB e na MB…rsrsrs.

Rinaldo Nery

Ia postar isso… “35 na FAB!” “Ah, mas a Zâmbia tem!” ——EDITADO ——

Last edited 13 dias atrás by Rinaldo Nery
Saldanha da Gama

Na MB se um dia tiverem $$$ , super hornet e principalmente Rafalle !!!!!!!

Abraços

André Macedo

Maior controle governamental? Mas são os executivos que bancam as campanhas dos políticos, o lobby é legalizado por lá, isso é pra inglês ver. NENHUM político americano tem coragem de peitar a LM dessa forma, ao menos não os eleitos.

kkkkkkkkkk essa bomba vai explodir de vez em algum momento
Como eu já disse várias vezes: Se os EUA estão reportando esses custos e achando caro, imagina a riquíssima POLÔNIA ou República Checa.

Last edited 13 dias atrás by André Macedo
Sergio Machado

O avião pode ser bom operacionalmente falando. Mas hora de voo altíssima, manutenção complexa e cara, e dependência problemática do fabricante/país. Fora ainda a necessidade de amplo pessoal em terra para operações, levantando sérias dúvidas na disponibilidade em conflitos de alta intensidade.
Em suma, uma bomba cara.

JHF

Tudo q a LMartin sonha. Dormindo em berço expendido e pagando os custos de campanha dos congressistas. Uma mão lava a outra, até que alguém detecte ele tranquilamente no radar e estejam todos com um problema para resolver. 2088…. Sem conseguir ser super user no soft do avião. Quem acredita que levantei a mão….

Sergio Machado

Não será a primeira vez. EUA é useiro e vezeiro em projetos multibilionários que não levam a nada, tudo com muito sobrepreço, corrupção e afins. Tem muita agua movendo esse moinho há muito tempo e ninguém parece ter força o suficiente para mover o curso do rio.
Esse eu creio que seja o maior problema do Tio Sam frente China e Rússia: custo da maquina de guerra.

Nelson Junior

“Mas hora de voo altíssima, manutenção complexa e cara, e dependência problemática do fabricante/país.” Me aponta outra aeronave de 5ª geração disponivel com custo operacional melhor ? ou melhor, me aponte uma disponivel que possa ser comprada ? Pois é… A única opção de 5ª geração no mercado é o F-35, não a toa, todo mundo quer comprar e se propoem a esperar o tempo que for preciso, mesmo sabendo de toda problematica de entrega e supostos defeitos… Não se engane, em um combate aereo as chances de um 5ª geração sair vitorioso contra um 4ª geração ++, “em condições… Read more »

Emmanuel

F-15, F-16 e F-18 vão voar mais um pouquinho. Isso é o que dar colocar todos os ovos no mesmo cesto. O avião não tem igual no mundo mas querer que ele fosse a base de todos os corpos aéreos foi um voo alto demais. Deveria ter se pensando num substituto mais barato que somasse forças com a 5ª geração. Os dois voando juntos. Agora, pensa quanto não custará a aquisição e manutenção da 6ª geração. São tecnologias novas e que não se comparam às das aeronaves de 4ª ou gerações anteriores. é o preço que se paga para se… Read more »

Paulo Sollo

“O programa de armas mais caro do mundo….. está ficando ainda mais caro” Mas foi exatamente esta a ideia da LM quando projetou este engôdo. A LM entubou geral as FAs dos eua e aliados. O maior golpe da história da aviação militar. Estou convencido de que a quantidade inacreditavelmente exorbitante de problemas apresentados pela plataforma não foram oriundos apenas de falhas nos projetos mecânicos e estruturais e arquitetura de softwares, mas criados intencionalmente para gerar lucros infinitos e manter seus usuários escravizados aos seus serviços. Parabéns à FAB por nos dotar de um caça extremamente capaz em relação a… Read more »

JBS

Estranho que todos os usuários do F-35, estão satisfeitos, não trocam, e querem mais!

Leonardo

Eles tem alguma outra opção viável…??

Rodolfo

F16 Block 70. Sem stealth é o caça mais proximo em sensores do F35. O radar APG83 é o melhor AESA instalado em caça nao stealth. O airframe tem vida de 12000 horas e todo tipo de bomba e misseis ja integrados. E pra paises da OTAN que querem operar a B61, ja esta integrado.

JBS

O Rodolfo já respondeu abaixo – ninguém quer devolver o f-35 – todos querem mais – só não quer mais, quem não tem dinheiro para comprar.

Leonardo

A questão é que ninguém na OTAN produz caças de 5ª geração! Estão todos nas mãos do Tio Sam…

Heinz

Cara, não da pra você que usa um HB20, querer ir p para um porshe e querer ter o mesmo custo de manutenção, consumo, tudo vai ficar mais caro, é o preço que se paga por ter o melhor.

Sergio Machado

Muito bem informado vc. Sabe até os bastidores em uma dúzia de países…
🤦‍♂️

JBS

Engano seu – leia as matérias aqui mesmo – Itália por exemplo quer mais.
Noruega idem.

Camargoer.

Uma coisa é o desempenho do equipamento. Outra coisa é o custo de manutenção.

Parece um equívoco misturar as duas coisas….

Uma coisa é uma frota de 24 aviões. Ou coisa é uma frota de 500 ou 1000 aviões.

faz as contas.

JBS

Caro Camargoer Boa tarde Antes de mais nada, eu respeito muito os seus comentários, sendo muito inteligente, e muito educado. Entendo o seu ponto, porém, se o custo do equipamento, não fosse compensado pelo desempenho, eu creio que os usuários não iriam querer mais f-35, concorda? (como eu disse, tem matéria aqui mesmo, informando isto). Se o caça é tão ruim, como está sendo informado, porque ninguém quer outro caça? porque tem fila para receber? Na verdade, me parece que qualquer caça de 5 geração, tem o custo elevadíssimo – e mesmo assim, todos querem – se não for assim,… Read more »

Antonio Palhares

E quem vai ganhar com todas estas manutenções ? Eternamente.

Antônio Augusto Sanches

FAB, se safou até do Rafale!…

BraZil

Em 2088 nem existirá mais o Brasil, O fundo eleitoral será equivalente a 20% do PIB, nos inviabilizando como nação…aliás, o mundo como vemos hoje, será outro…e esse “pega bobo” chamado F35, deverá estar “groundeado” e F15 e F18 voando bem…

Camargoer.

em 2088, o mundo será regido por um governo central, no qual o líder supremo se perpetuará no poder por mio de clones de si mesmo. Existirão duas classes…. o proletários que está imerso em um regime comunista e uma elite de bilionários que se servirão de todos as benesses, conforto e que será sustentada pelo trabalho da subclasse proletária…..

Saldanha da Gama

Daria um ótimo filme

Abraços

Santamariense

Leia 1984, de George Orwell…publicado em 1949.

BraZil

Oi Santa. Já li 1984 e a propósito, o final é decepcionante, assim com o de Drácula também. Parece que cortaram abruptamente ambos. No caso de 1984, entendo que o George já estava bem doente e talvez tenha tido que abreviar mesmo. Mas para quem não leu recomendo, mesmo com a ressalva..outro interessante é admirável mundo novo, este estou aguardando chegar…

Vendéen

Olá Brasil,

Atualmente, em relação aos EUA, a taxa global de disponibilidade de F-35 em serviço é de apenas 51%.
Foi previsto que deveria ser de 65%.
O custo global do programa parece estar a explodir. Com um MCO muito decepcionante, o GAO (Government Accountability Office) apresenta a soma astronómica do custo global do programa perto de 2 biliões de dólares.
gao-24-106703

Dito isto, este avião continuará a vender bem.

JBS

Como vc mesmo disse – é tão ruim assim? Pq vende muito bem, porque os EUA impõem? Duvido muito

DSC

“Atualmente, em relação aos EUA, a taxa global de disponibilidade de F-35 em serviço é de apenas 51%.”

A taxa de capacidade de missão do F-35A na USAF no ano fiscal de 2022 foi de 65,40%, inferior apenas à dos F-16C/D e F-15EX, comparando apenas a aviação de caça.

F-15C: 45,7%
F-15D: 58,5%
F-15E: 51,6%
F-15EX: 84,6%
F-16C: 70,7%
F-16D: 68,9%
F-22A: 57,4%

Last edited 12 dias atrás by DSC
Bardini

“DOD’s projected costs for sustaining the F-35 fleet through 2088 continue to increase. Specifically, sustainment cost estimates have increased 44 percent, from about $1.1 trillion in 2018 to about $1.58 trillion in 2023. One reason for the increase in cost estimates is the extension of the service life of the aircraft.” . “the services were planning to utilize the F-35 aircraft through 2077, while in fiscal year 2023 the services were planning to use the system through 2088“ . Se forem operar por mais tempo, é lógico que vão gastar mais para manter, rsrsrsrs… . “DOD currently estimates the Air… Read more »

Luís Henrique

Sim, você traduziu o texto: U$ 6,6 mi por ano para cada F-35, levando em conta que cada caça voa cerca de 200 horas por ano, temos aproximadamente U$ 33 mil por hora de voo. Levando em conta que algumas fontes citam custos de operação na casa dos U$ 22 mil para um F-16 ou para um F-18 e que o novo F-15EX tem um custo de hora de voo de cerca de U$ 29 mil, o custo de U$ 33 mil do F-35 não é nenhum absurdo. Este negócio de calcular o valor total e obter um valor astronômico… Read more »

JHF

Trabalhei por um tempo em uma dependência da Embrapa. Compramos um servidor Silicon Graphics, suprasumo da tecnologia de TI na época (século passado). Era maravilhoso até no segundo semestre…. o primeiro pico de energia. Pifou uma placa interna e pagamos toda a grana do ano para o técnico substituir… 3 meses depois pifou outro componente e ficamos sem poder pagar a conta e perdemos 25% das funcionalidades da máquina…. 13 meses depois desistimos dele e trocamos por coisa mais simples e continuamos felizes. Prevejo este tipo de experiência de usuário para os países que não estão no G7. Depois de… Read more »

adriano Madureira

Exatamente, especialmente para os ex- países soviéticos…

adriano Madureira

O programa de armas mais caro do mundo, o caça F-35 da Lockheed Martin Corp., está ficando ainda mais caro, segundo um órgão fiscalizador do governo”.

É,acho que isso já diz muito sobre a aeronave…

Jorge Costa

Só tem uma constatação que independe do tempo. Pois só ele dirá se valeu a pena. E é: A soma de todos os medos é muito cara

N.E.O

Não é o mesmo caça que foi declarado como mais barato de comprar e manter que o próprio gripen?? Nao e o mesmo caça que ia ficar mais barato de manter a cada ano que passa em razao da “economia de escala”?

Orivaldo

E Continua vendendo que nem água. Bom para os donos da Lockheed

Camargoer.

Perrier

DSC

“Programa F-35 afirma que o título do relatório do GAO é enganoso; Custos de manutenção caindo O Escritório do Programa Conjunto do F-35 está desafiando o título da avaliação mais recente do Gabinete de Responsabilidade do Governo sobre o caça multinacional, dizendo que isso implica que o F-35 está ficando mais caro para operar, quando o oposto é verdadeiro. O relatório do GAO : “Sustentação do F-35: os custos continuam a subir enquanto o uso e a disponibilidade planejados diminuíram”, emitido em 15 de abril, “destaca os desafios de acessibilidade e prontidão, todos conhecidos pela empresa F-35”, disse o JPO.… Read more »

Last edited 12 dias atrás by DSC
Renato

O que é mais impressionante é como um projeto que fracassou em cumprir todos os requisitos fundamentais de um programa deste porte – prazos; custos e atendimento a requisitos operacionais – se tornou no maior sucesso comercial do sec XXI.

curisco

Um caça de 5a geração num cenário onde 99% das operações são assimétricas e só a hora de vôo custa 3x mais que o alvo. e os únicos rivais que poderiam ser ameaça tem armas nucleares e qualquer conflito descambaria para um ‘fallout’.

Jorgemateus77

USAF se inspirando na FAB
Pensando em manter as mesmas aeronaves voando por 70 anos.
Orgulho define

BraZil

Com estes custos astronômicos, fico me perguntando como repor estas máquinas, pois a guerra (de verdade, como na Ucrânia), impõe uma dura realidade a todos os participantes. Seus brinquedinhos irão quebrar e além disso os soldadinhos irão morrer, como formigas. As máquinas “ocidentais” parecem ser concebidas para lutar em um ambiente de faz de conta, onde tudo pode ser e é controlado e na guerra (de verdade) não é assim. Cada perda de um desses custará quase um PIB Uruguaio (piloto, treinamento + célula)…e como repor na linha de combate, em número suficiente?… ter meios em grande quantidade e que… Read more »

Antonio Palhares

Isto é uma das vertentes daquilo que chamamos corrupção. Corrupção sofisticada no estado da arte.

Leandro Mendes

Acho que a inflação pós pandemia também tem peso nessa revisão.

Abimael

Considerando o nosso histórico, se mostra até um milagre que o Brasil tenha conseguido se esquivar de ser entubado com Rafale e F35.
De todas as opções, conseguimos escolher a mais racional.
Pode não ser a melhor, a maior, a mais tecnológica, mas foi disparado a mais racional, o que para nós conta muito.

Toro

Imagina se a transparencia que acompanha o programa F-35 fosse parte de outros programas. Iria ser um debate bem interessante e revelador…