Empresa fornecerá componentes para protótipos e aeronaves de produção

MELBOURNE, Flórida – 14 de abril de 2024 – A Eve Air Mobility (“Eve”) (NYSE: EVEX; EVEXW) escolheu a Korea Aerospace Industries Ltd. (KAI), como fornecedora dos pilones para suas aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL). Os pilones são um componente fundamental da estrutura da aeronave que dão suporte às unidades de energia elétrica e aos seus oito rotores para a decolagem e pouso verticais.

“Com seu excelente desempenho em qualidade, tecnologia e negócios, a KAI tem se destacado no fornecimento de componentes de aeroestrutura para uma variedade de aeronaves, incluindo o modelo E-Jet E2 da Embraer”, destaca Johann Bordais, CEO da Eve. “Recebemos a KAI com grande entusiasmo em nosso seleto grupo de fornecedores, que irão colaborar conosco desde a fase de prototipagem até a produção das aeronaves”.

Nas últimas três décadas, a KAI tem sido uma fornecedora fundamental de componentes aeroestruturais de larga escala para fabricantes de aeronaves ao redor do mundo, incluindo o modelo E-Jet E2 da Embraer. Nesse sentido, o acordo representa um marco para a entrada da KAI no mercado de mobilidade aérea avançada (AAM). No ano passado, Goo Young Kang, CEO da KAI, destacou o espaço e a futura mobilidade aérea como principal foco da empresa em sua visão estratégica para 2050. Recentemente, a KAI revelou um investimento expressivo na infraestrutura de produção, com o objetivo de expandir sua participação na indústria de AAM.

A KAI é a mais recente adição à lista de fornecedores da Eve para seu eVTOL. Em fevereiro, a Eve selecionou a Aciturri para fornecer os revestimentos e longarinas das asas, além das bordas de ataque e de fuga, e a Crouzet para o controle do piloto. Em janeiro, a Thales foi anunciada como fornecedora de sensores e um computador, enquanto a Honeywell ficará responsável pelos sistemas de orientação, navegação e iluminação externa. A RECARO Aircraft Seating irá equipar o eVTOL com assentos e a FACC fornecerá o estabilizador horizontal e vertical, incluindo o leme e o profundor. No ano passado, a Eve escolheu a Garmin para os aviônicos da aeronave, a Liebherr-Aerospace para os atuadores de controles de voo e a Intergalactic para o sistema de gerenciamento térmico. A empresa também firmou parceria com a Nidec Aerospace LLC, uma joint venture entre a Nidec Corporation e a Embraer, para desenvolver o sistema de propulsão elétrica da aeronave. Além disso, a BAE Systems foi escolhida para fornecer o sistema de armazenamento de energia e a Duc Hélice Propellers para os rotores e hélices.

O eVTOL da Eve utiliza uma configuração de decolagem e cruzeiro (Lift + Cruise) com rotores dedicados para o voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem a necessidade de componentes para a transição durante o voo. O conceito mais recente inclui um propulsor elétrico alimentado por motores elétricos duplos que proporcionam redundância de propulsão, garantindo alto desempenho e segurança. Além de oferecer diversas vantagens, como baixo custo operacional, menos peças, estruturas e sistemas otimizados, foi desenvolvido para oferecer eficiência de empuxo com baixo ruído.

No ano passado, a Eve revelou que sua primeira fábrica de eVTOL será estabelecida na cidade de Taubaté, em São Paulo. A empresa iniciou a montagem do primeiro protótipo do eVTOL em escala real, que dará sequência à campanha de testes. O eVTOL da Eve está programado para as primeiras entregas e entrada em serviço em 2026.

Paralelamente, a Eve continua desenvolvendo um amplo portfólio de soluções agnósticas, incluindo o Vector, um software de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (Urban ATM) para otimizar e expandir as operações de UAM em todo o mundo.

Sobre a Eve Air Mobility

A Eve se dedica a acelerar o ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM). Beneficiando-se de uma mentalidade de startup, apoiada por mais de 50 anos de experiência aeroespacial da Embraer S.A. e com um foco singular, a Eve está adotando uma abordagem holística para o progresso do ecossistema de UAM, com um projeto avançado de eVTOL, uma rede global abrangente de serviços e suporte e uma solução exclusiva de gerenciamento de tráfego aéreo. Desde 10 de maio de 2022, a Eve está listada na Bolsa de Valores de Nova York, onde suas ações ordinárias e bônus públicos são negociados sob os códigos “EVEX” e “EVEXW”. Para obter mais informações, visite www.eveairmobility.com.

DIVULGAÇÃO: Eve Air Mobility

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Filipe Prestes

Isso é algum offset pelo KC-390?

Rafael Oliveira

Não.
Ela é uma fornecedora como tantas outras. Fabrica uma peça e vende para a Embraer.
Aliás, os coreanos fornecem peças para o KC-390 mesmo antes de comprarem.

Rodrigo frac

Tenho uma inveja desses coreanos

rommelqe

Afinal, esta previsto o fornecimento de quais componentes fabricados no Brasil?

Marcos

Nesse segmento, que é novo e ainda passa por muitas homologações, a EVE lidera com folga em intenções de pedidos. São quase 3 mil unidades “vendidas”.

Palpiteiro

Mais um componente que poderia ser feito no Brasil que virá de fora. Aonde está os defensores da base nacional se manifestando?