C-130 da FAB

Salto comemorativo, voo simbólico, documentário, monumento e cerimônia especial foram as ações em reconhecimento ao avião

Essencial para diversas missões da Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave C-130 Hércules recebeu uma série de homenagens em sua despedida. Salto comemorativo, voo simbólico, documentário e instalação de monumento foram algumas das ações realizadas na última semana em reconhecimento a esse ícone da aviação militar mundial, utilizado desde 1965 no Brasil. Com muita emoção, a cerimônia alusiva ao aniversário de 59 anos do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo e ao legado operacional do C-130 Hércules foi realizada no dia 29/02, na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro.

Para celebrar o momento histórico, militares de diversas gerações que cumpriram missões nas asas da aeronave participaram da solenidade que foi presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida e contou com a participação de diversas autoridades. A cerimônia condecorou ex-comandantes do Esquadrão Gordo e um seleto grupo de tripulantes do C-130 com uma simbólica lembrança.

Passagem de serviço

Desenvolvida para missões semelhantes, a aeronave KC-390 Millennium carrega o desafio de continuar as vitórias e o legado operacional alcançado pelo C-130 ao longo das suas 370 mil horas de voo na Força Aérea Brasileira. Simbolizando a “passagem de serviço”, sobrevoos de um C-130 Hércules e um KC-390 Millennium na BAGL marcaram o evento de despedida. Ainda na cerimônia, pousou na BAGL o C-130 Hércules, seguido pela aeronave KC-390, momento marcado por comoção por todos aqueles que prestigiaram a solenidade e que ficará para a história.

Legado e recordações

C-130 da FAB no Portões Abertos 2011 DCTA – foto Nunão – Poder Aéreo

Em seu discurso, o Comandante do 1º/1º GT, Tenente-Coronel Aviador Umile Coelho Rende, falou como a história do Esquadrão está diretamente relacionada com o Hércules e o quanto o seu legado é significativo para a FAB e para a sociedade brasileira. “Ao recordarmos tudo o que vivemos a bordo desse imponente quadrimotor, todas as experiências que compartilhamos com nossos companheiros de farda, todos os desafios que vencemos nas mais diversas fronteiras além-mar, toda a história que construímos nesses 59 anos, somos categóricos em afirmar: essa aeronave nos representa!”, expressou.

Com feitos eternizáveis nas missões de Operação de Paz no Haiti, de apoio humanitário aos países vizinhos como o Chile, Venezuela, Bolívia, Peru, de busca da aeronave Gol 1907 e da aeronave Air France 447 no Oceano Atlântico, de combate aos incêndios florestais no Chile e na Colômbia, de apoio a todos os entes da federação brasileira no combate à pandemia de Covid-19, entre tantas histórias, o orgulho do Primeiro Grupo de Transporte foi expresso por pilotos de gerações passadas e contemporâneas ao homenagear a aeronave.

Ex-Comandante do Esquadrão Gordo de 1987 a 1989 e um dos homenageados na cerimônia, o Major-Brigadeiro do Ar Cezar Ney Britto de Mello declarou que o C-130 foi um amor que ele teve desde o tempo em que era um jovem cadete. “No primeiro ano da Escola, no Campo dos Afonsos, fui escalado para vir aqui à Base Aérea do Galeão para a solenidade de recepção dos C-130 adquiridos pela Força Aérea. Esse avião foi um divisor de águas da FAB, que na época era praticamente apoiada em aeronaves C-47 bimotor. A aquisição desses primeiros cinco aviões que chegaram foi o passo de gigante que a Força Aérea deu em sua razão operacional”, manifestou.

“Essa celebração é importante tanto para os aviadores que tiveram a oportunidade de voar no C-130 quanto para o país. Nesses 59 anos, essa aeronave esteve aonde o Brasil precisava, em missões de paz, resgate de nacionais, em busca e salvamento, ajudando a combater incêndio, nas missões na Amazônia, fazendo papel de integração, de abastecimento de Defesa Aérea, entre outras diversas missões. Todos os pilotos que tiveram a oportunidade de voar no C-130 sentem muito orgulho guardado no coração de ter servido o Brasil através desse aeronave, fazendo grandes missões aéreas”, expressou o Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior, que pilotou a aeronave na ocasião.

História

Produzida pela empresa Lockheed Martin, o Hércules foi incorporado à frota de aeronaves da FAB na segunda metade de 1964, na versão C-130E e, ao longo dos anos, recebeu os modelos SC-130E (Busca e Salvamento/Reconhecimento), C-130H e KC-130H (Reabastecimento em Voo).

Em 1983, o C-130 Hércules começou a realizar missões de apoio ao PROANTAR, contribuindo desde então com o desenvolvimento de pesquisas científicas no Continente Antártico, totalizando cerca de 400 missões. Destacam-se também as humanitárias no Congo em 2003, El Salvador em 2005, Haiti entre 2009 e 2017, Peru em 2017 e no Chile em 2010. As missões de Combate a Incêndio em Voo no Chile 2014, 2017 e 2023.

Na Operação COVID, o projeto transportou quase 2 milhões de quilos de carga (insumos e materiais hospitalares diversos), 640 mil litros de oxigênio (O²) e mais de 20 Usinas de Oxigênio.

FONTE: Força Aérea Brasileira

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Rui Chapéu

Qual seria o estado das células? Já desgastadas e não valia a pena manter? Já estavam na hora de serem trocadas?

Ou seria também pra dar uma força nas vendas do KC-390?

Os C-130 serão vendidos para sucata ou algum país já tem interesse nas mesmas?

JHF

No domingo o pátio no final da pista do Galeão estava repleto destas aeronaves em diferentes estágios de prontidão. De sucata a pintura fresca. Suspeito que a metade da frota deve ter tempo de voo ainda. Qual o destino? Exelente Questão…..

Santamariense

Todas as poucas células até então em operação (1 KC-130 M e 2 C-130M) contam com muitos anos de operação- o KC-130M que citei – 2462 – por exemplo, foi encomendado em 1975 e entrou em operação na FAB em janeiro de 1976 … 48 anos atrás! Portanto, são células já muito usadas e terão seu merecido descanso. Quase todas as outras células já desativadas foram sucateadas ou vendidas para outros usos – um hotel fazenda no interior do RJ tem dois C-130 comprados em leilão da FAB.

Makarov

Manda pro Chile.

Bigliazzi

MIssão cumprida!!

Camargoer.

e foi comprida também… quase 50 anos.

Jorgemateus77

Quase 60***

Underground

O histórico da FAB é de uso até virar sucata.
Há possibilidade de horas a serem voadas? Provável! O problema são os custos de revisões. De cara, necessidade de substituição e ou reforço dos componentes que ligam a asa na fuselagem. Tratando-se de aeronave pressurizada, verificação de fadiga de material por compressão e descompressão também é necessário. Sai caro!

Santamariense

Missão mais que cumprida!! Sai de operação e entra para a história da FAB em lugar de destaque, com todas as honras!!

Ferreras

Eu só mudaria a imagem final ao invés de uma imagem dentro do KC-390 uma imagem do Hércules aterrissando e um KC-390 decolando.

Patta

Começou uma nova era pra FAB. Que venham mais Gripens e KC-390!

Camargoer.

A diferença entre as cabines do C130 e do Kc390 é autoexplicativa

Falar nisso, o nome do Esquadrão “Gordo” é sensacional.

EduardoSP

Hoje em dia é bullying.

Alecs

Só para a turminha da lacração. O pessoal raiz nem liga. Chamar amigo de gordo, careca, ou qualquer outro apelido é sinal de grande amizade! Assim como o carinho que o pessoal que serviu no 1º/1º GT tem pelo C/KC-130 Hércules que em comparação com o C-47 transportava mais carga.

Camargoer.

Então Alecs. Tem coisas que a gente, os mais velhos, ouvia e ficava em silêncio porque a “regra social” era considerar as piadas, apelidos e comentários jocosos como “inocentes”, De vez em quando, eu conto algumas situações que sofri quando era estudante de ensino médio ou de graduação que me incomodaram muito sem que eu tivesse reagido, Fosse hoje, colocaria a boca no trombone. Explico isso para as alunas e alunos que assistem minhas aulas. amigos e amigas sabem nos tratar com carinho e afeição, inclusive levando em consideração as dificuldades e problemas. Amigos sabem que algumas pessoas se incomodam… Read more »

Camargoer.

então…depende do contexto. Dia destes, um professore aposentado fez uma brincadeira dizendo que “estou crescendo”, obviamente fazendo piada com minha barriga.. Por respeito acadêmico respondi “Obrigado”. Um piada sem graça e desnecessária. Pior, quando vem de uma pessoa da alta hierarquia. Por outro lado, eu mesmo faço piada da minha barriguinha nas minhas aulas, em um contexto muito mais acolhedor. Eu lembro de uma dezena ou mais de situações embaraçosas (para ser elegante) que passei quando era mais novo e que preferia nunca ter acontecido. O Esquadrão Gordo não é bullyng porque é uma decisão interna. O próprio esquadrão escolheu… Read more »

Guizmo

Sofro o mesmo que vc com sobrepeso. Me incomodam as piadas

Sergio

Tem um navio da USNAVY batizado como HARVEY MILK. O famoso militante gay da rua Castro nos 70.

Assim estamos.

Sobre o citado, aliás, sugiro a cinebiografia, com um gigante chamado Sean penn no papel.

MILK.

Willber Rodrigues

É um momento de mais alegria do que de tristeza.
O Hércules está ganhando sua merecida aposentadoria, após 50 anos de missão cumprida, e está “passando o bastão” pra algo novo, melhor, e nacional.
Tristeza mesmo seria aposentá-lo sem substituto a vista, igual nossos vizinhos…

Last edited 1 mês atrás by Willber Rodrigues
Maurício.

Um ícone da aviação, descanso merecido.

A C

Missao cumprida. Obrigado e bom descanso, Gordo!
Tive a oportunidade de voar como passageiro nele em uma oportunidade de voo CAN (Correio Aereo Nacional). Bastava ter acesso a BAG, cadastrar o nome e voamos do Rio a Brasilia em peh durante todo o trajeto. Inesquecivel.

BraZil

Descansem em paz bravos guerreiros. Agora, fazendo uma consideração sobre o presente: Se fôssemos uma nação mais organizada e preocupada com defesa, manteríamos estas unidades em uma reserva ao estilo do boneyyard, guardadas as proporções, claro. Temos áreas no Brasil, com um clima propício ao armazenamento de equipamento militar, com pouco desgaste e praticamente nenhuma manutenção/custos. Entendam: sei que não acontecerá, mas governos e sociedades mais avançados que nós, implementam medidas assim. Nos últimos anos, descartamos uma porrada de JPX, M108, CC Caxias, Marruá, Mirrage, cascavel, Urutu, FAL, Caminhões, MQ M968, etc etc. Poderiam servir de reserva estratégica e até… Read more »

Pablo

Podem fazer quantas homenagens for, mas nunca sera o suficiente para o tamanho do legado desse aviao!

Bueno

Bravo C-130! Descanse!! agora é a Vez do KC390 fazer História , Igual a sua será difícil , o KC390 escrevera a sua história em várias forças aérea no mundo com assinatura da EMBRAER e do ITA! Perfilados para passar o serviço , os últimos 3 C-130 que esteve operacionais em 2023 e permaneceram em condições de voo para a cerimonia de despedida!   FAB2462 – Recebido em 9/01/1976 sendo um dos 1º modelos da versão H na FAB Ultimo voo 29/03/ 2024. Fez o primeiro Revo na FAB e primeiro revo no KC390,Seria histórico ter feito o 1º Revo… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Bueno
Bueno

Correção

FAB2473 -Recebido em 2001 Ultimo voo 01/12/2023 Ex. Itália

Indico o site de Historia da FAB, ja teve matéria aqui do Historiador e Proprietário da pagina, Rudnei Cunha

https://historiadafab.rudnei.cunha.nom.br/

Last edited 1 mês atrás by Bueno
Rinaldo Nery

Três companheiros de turma comandaram Esquadrões de C-130: dois no Gordo e um no Cascavel. Quando Cadete, os Esquadrões participavam do Air Rodeo, nos EUA, e o treinamento era realizado na AFA. Tive a oportunidade de voar na cabine, num treinamento de navegação a baixa altura, com lançamento de fardo ao final. Na época em que a FAB voava baixo, sem GPS! Relógio, mapa, terreno. Old school.

Jorgemateus77

Valadares

Rinaldo Nery

Valadares, Martins e Sérgio Cordeiro.

BARAK

Sentirei falta dos REVO’s abaixo do FL100 na área barreiro.

Marcelo Andrade

Emocionante essa última cena do C-130 deixando a formação como se passasse o comando para o KC-390!!! Servi na BAGL em 1986 e ficava admirando essa máquina de perto. O som de seus T-56 vai fazer falta. A gente ouve e sabe que é um C-130 passando! “Um Guerreiro nunca morre, um Guerreiro simplesmente, desaparece!”

JCuritiba

A aeronave fez por merecer toda mística que a envolve!
Inclusive, gostei do vídeo, ficou ótimo!

Orivaldo

Obrigado pelos serviços prestados.Grande Aeronave, imponente e muito boa

Jhonatan

Fico pensando que se jogar a sucata destes aviões lá nos países africanos, em questão de tempo eles dão um jeito de adaptar ou fabricar as peças que precisam ser trocadas, enchem de remendo e botam novamente a aeronave para voar, ao menos eles fazem isso com carro e caminhões, acho incrível quando vejo os vídeos no youtube, um monte de pessoas sem formação acadêmica apropriada que aprendeu com seu antecessor a como concertar essas maquinas construídas com uma engenharia de ponta e hoje no Brasil a maior partes dos técnicos/mecânicos só sabem trocar peças. Sou da área de TI,… Read more »

Underground

DJ
Procede informação que a RAF está/estará testando KC390?

Marcelo lira

Eu já voe neste avião ercolis

Rinaldo Nery

Talvez no Hércules, pois o ercolis não existe.

Ricardo

Me deparei num domingo há cerca de 6 meses na serra gaúcha com carretas uma transportando um C130 da Fab, e a outra as asas e lemes

Santamariense

Devia ser alguma das células desstivadas e que foram leiloadas no ano passado.

Jorgemateus77

Sei que já tem um no Musal e 2 naquele hotel fazenda, mas se não fizerem um monumento para essa aeronave na Ilha será um absurdo. Pode ter certeza que essa aeronave fez mais pelo Brasil do que 99,9% dos cariocas.