Em 1º de fevereiro de 2024, o Departamento de Estado dos EUA tomou uma determinação aprovando uma possível Venda Militar Estrangeira (FMS) ao Governo da Índia de 31 Sistemas Aéreos de Combate Não Tripulados (UCAS) MQ-9B.

O valor do contrato para aeronaves remotamente pilotadas e equipamentos relacionados é de 4 bilhões de dólares. Além de suporte e treinamento, o contrato inclui um grande número de mísseis AGM-114R Hellfire e bombas laser de pequeno diâmetro GBU-39B/B (LSDB).

O contratante principal será a General Atomics Aeronautical Systems, Poway (CA). Não foi informado quando os primeiros MQ-9B serão entregues.

FONTE: Scramble Magazine

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rinaldo Nery

Para mim, esse é o futuro da Patrulha Marítima (anti superfície).

Groosp

Acho que vai ocupar um grande espaço mas lembrei de uma conversa em que vc explicou a importância de um AWACS ter controladores dentro do avião (eu tinha usado o do SAAB 340 AEW&C que inicialmente transportava apenas dois pilotos como exemplo). Talvez isso também se aplique à patrulha marítima.

Rinaldo Nery

São missões diferentes. Com necessidades diferentes.

Hcosta

Mas não nega a importância de um drone (como o seaguardian) para aumentar a área de busca num cenário de luta antissubmarina, atuando em conjunto com um P3, por exemplo?

Rinaldo Nery

Drones não têm capacidade antisubmarino. Ainda.

Bruno Vinícius

Rinaldo, os drones não poderiam cobrir uma aérea de busca com sonobóias enviando informações para um P-8, por exemplo? Me parece que seria uma solução para aumentar a área de patrulha antissubmarina que uma plataforma tripulada poderia cobrir. Uma espécie de loyal wingman para o P-8 ou equivalentes.

Last edited 2 meses atrás by Bruno Vinícius
Rinaldo Nery

Desconheço drone que carrega sonobóias.

Bardini

O desta matéria carrega. Inclussive, o pod lançador de sonobóis está ilustrado nas duas imagens.
.
E o que o outro comentarista citou, foi testado.

Bernardo

Exato. Tecnologia relativamente recente, mas já sendo implementada. Turquia também vem testando (mas não vende ainda).
Não vi nenhum com torpedo ou lançador de mina naval ainda, mas questão de tempo. Quando a capacidade de carga aumentar, isso vem.

Hcosta
Rinaldo Nery

Sim, tem razão. Não prestei atenção à foto. Era questão de tempo desenvolverem essa capacidade.

BLACKRIVER

blob:https://www.aereo.jor.br/8a91aca4-3bc0-45e3-8f94-3b48313a11ac

Segundo a propaganda esses MQ tem essa opção.

BLACKRIVER

Não tenho dúvidas que sim.
E digo mais, para regiões inóspitas e de difícil acesso como nossa Amazônia essa também é a ferramenta ideal!
Alias hoje no mercado tem muitas opções, mas a General Atomics Aeronautical Systems parece ser a expert do mercado, tem uma linha completa de produtos.

Tomcat4,5

Exatamente, por aqui ,temos a Stela com um drone(Albatroz) desenvolvido e creio deva já estar em testes, pra conseguir ser operado a partir do NAM Atlântico.

Marcelo

130 milhões de dólares por unidade,literalmente negócio da china kkk.

Rinaldo Nery

Há dezenas de modelos de drones no mercado. Cada semana lançam um diferente. Para todos os bolsos.

Marcelo M

Tem condições de carregar um míssil anti navio?

Rinaldo Nery

Não sei. Acredito que sim, dependendo do tamanho.

Carlos Campos

Quando eu disse que seria não se precisa de tantos OPV como no passadol a Patrulha e as vezes o ataque podem ser feitos drones, eles são mais baratos de operar que qualquer navio, fui chamado de maluco, que é impossível, mas taí os drones roubando espaço dos navios, com os drones no ar as OPV vão saber onde o inimigo e está e como está armado, podendo vetorar um ataque, drone sente menos o efeito da curvatura da terra e não tem uma tripulação para operar ele, a manutenção é mais barata.

Hcosta

Depende do que considera patrulha.
Navios de patrulha têm de marcar presença, inspeções, etc… e um drone não consegue fazer isso.

Vai ajudar muito, mas não vai substituir…

Carlos Campos

Exatamente, nao vai substituit vai tornar o trabalho mais eficiente, pois saberão onde precisarão marcar presença

Heinz

E o Brasil deitado em berço esplêndido.

Rodolfo

Nao existe orçamento pra isso. Agora que
o país voltou a registrar deficit primario (nao contando 2020 durante a pandemia), nao vai ter mais dinheiro pra aquisição de meios de defesa ou financiar o desenvolvimento no país. Os gastos
previstos no PAC3 defesa deverao ser cortados nos proximos anos.

Underground

Déficit é bom. Gastando é bom.
Segundo alguns.

Bernardo

Orçamento existe. Tão “investindo” num drone que tem capacidade hoje do que o resto do mundo tinha no começo dos anos 2000 ou 2010. Tão “investindo” numa ‘modificação’ pra um drone pequeno conseguir decolar e pousar do NAM. Coisa que a General Atomics hoje faz com um Mohave (no mesmo tamanho de pista, com uma aeronave daquele tamanho). Aqui se passa 30 anos colocando milhões em projeto de míssil que produz uma página de wikipedia. Dinheiro existe, é saber onde colocar. A Índia colocou uma sonda na Lua com menos dinheiro (74 milhoes de dolares) do que muito projeto brasileiro… Read more »

BLACKRIVER

Somente o valor das multas que o STF perdeu nos últimos meses aos companheiros já dava pra comprar e implementar uma frota de ao menos meia dúzia de MQ

Carlos Campos

MB tem um projeto com Stella não é no nível da MQ9 mas já é um passo importante

Bosco

_____
_____

COMENTÁRIO APAGADO. VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO MAIS DE UMA VEZ POR SAIR COMPLETAMENTE DO ASSUNTO DA MATÉRIA E PARTIR PARA A PROVOCAÇÃO POLÍTICA E IDEOLÓGICA.

VOCÊ JÁ É VETERANO DA TRILOGIA E DEVERIA CONHECER AS REGRAS. SOLICITAMOS MAIS UMA VEZ QUE LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Sergio

O futuro que aí está. Uma legião de similares deste decidiu uma guerra entre Azerbaijão e armênia.

Outra, devastou grandes áreas de produção petrolífera saudita.

Enquanto isso, numa certa República, os blocos já estão na rua…

Fuuuuuu fuuuuuu

Renato

Pois é Sérgio. Quando eu me lembro dessas e outras, aumenta ainda mais o nojo que eu tenho por essa imundície chamada carnaval em um país tão deficiente e com uma população majoritariamente atrasada como a nossa. Uma pobreza de espírito total. AVISO DOS EDITORES: RENATO E SÉRGIO, O TEMA DA MATÉRIA NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NADA A VER COM A OPINIÃO PESSOAL DE VOCÊS DOIS SOBRE O CARNAVAL. LEIAM AS REGRAS DO BLOG: 6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão; LEIA AS REGRAS… Read more »

Paulo Sollo

Já há empresas no Brasil dando seus primeiros passos para que possamos chegar a tal nível de tecnologia. Só falta as forças armadas estabelecerem isto como prioridade. Drones como este podem dar conta do patrulhamento marítimo e de fronteiras terrestres em largas extensões por custos baixíssimos. Resolve inclusive este perrengue sobre a patrulha naval que a MB não quer assumir devido aos custos, apesar de ser de sua responsabilidade. A titulo de curiosidade, a C. do Norte apresentou a poucas semanas dois drones que são clones identicos do MQ-9 Reaper e do Global Hawk. Disseram que o último será impulsionados… Read more »

Jefferson Ferreira

O pior é cúpula de forças armadas, tentando justificar efetivo inchado, pra fiscalização/controle de área… sendo que com as tecnologias, disponíveis, se tem uma consciência situacional para mobilização efetiva!

Esse é o futuro!!

Carlos Campos

concordo

Bruno Vinícius

Uma combinação de MQ-4, MQ-9 e P-8 me parece ser o mundo ideal da patrulha marítima.

Bardini

O mundo ideal só está disponível para quem tem o bolso bem fundo.

Heinz

____
____

COMENTÁRIO APAGADO. NOS ÚLTIMOS DIAS OS EDITORES DA TRILOGIA FIZERAM CENTENAS DE ADVERTÊNCIAS PARA FOCAREM NOS TEMAS DAS MATÉRIAS SEM DESVIAR PARA PROVOCAÇÕES DE CUNHO POLÍTICO E IDEOLÓGICO QUE VIRAM BRIGAS SEM FIM.

A PARTIR DE AGORA PASSAREMOS A APAGAR OS COMENTÁRIOS NESSE SENTIDO SEM MAIS AVISOS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Carlos Crispim

______
______

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM MILHARES DE VEZES E A PACIÊNCIA ACABOU.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Orivaldo

É caro até para sonhar com alguns desse

Bernardo

A Turquia tem testado já patrulha marítima com sonoboias nos deles, são alternativas bem mais baratas.

Rafael Gustavo de Oliveira

Antes de pensar em implantar grandes drones baseados em terra, penso que precisamos amadurecer a implantação dos drones menores. Penso que o ideal inicialmente seriam implantar equipes Sarp de pequeno porte em cada distrito naval, e que estas possam trabalhar embarcados junto aos grupamentos de patrulha naval, seria algo como uma ferramenta que maximize as capacidades de vigilância da embarcação (além do horizonte radar). Dessa forma uma região de patrulha onde se normalmente precisava de uma flotilha de 4 IPV/OPV se consegue fazer o mesmo trabalho com apenas 2 de forma muito mais eficiente (só um exemplo) Em outro exemplo… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Rafael Gustavo de Oliveira
Rinaldo Nery

O SISGAAZ deveria prever um centro de operação de drones (não sei se terá) para essa função, com repasse de informações em tempo real aos Distritos Navais. Já temos o satélite SGDC para controle via data link. Na minha humilde opinião, os drones deverão ser de maior porte, com sensores e armamento mais adequados à missão de Patrulha Marítima. O lançamento/recolhimento pode ser feito de qualquer aeródromo no litoral.

Carlos Crispim

Sem dúvida.

Fernando "Nunão" De Martini

Ao menos nos infográficos de divulgação o Sisgaaz prevê drones…

comment image

Rinaldo Nery

Ótimo. Resta conhecer o conceito operacional (CONOPS).

BLACKRIVER

Maior porte quanto?
Estilo o EURODRONE = PIAGIO

Maior que o MQ?

Rinaldo Nery

Esse da matéria, o Hermes 900, o Global Hawk etc. Esse Scan Eagle que a MB utiliza parece brinquedo de criança.

Last edited 2 meses atrás by Rinaldo Nery
willhorv

4 bi por 32 sistemas….podendo ser divididos em 4 esquadrões, com cada aeronave com autonomia de 14 hrs…acredito que seria possível manter H24/7 dias a cada 4 aeronaves, e economicamente a cada 8 aeronaves….ou seja de 4 a 8 aeronaves no ar patrulhando as costas brasileiras. Pode isso Arnaldo!!! Poderia não poderia? Parece ser um excelente sistema….tanto para reconhecimento, ataque e vigilância…

Last edited 2 meses atrás by willhorv