Nas fotos, caças Shenyang J-15 da PLANAF (Força Aérea Naval do Exército de Libertação Popular) que operam a bordo dos porta-aviões da China.

O Shenyang J-15, frequentemente apelidado de “Flying Shark” (Tubarão Voador), é um caça multifuncional desenvolvido pela China, principalmente para operações a partir de porta-aviões. Baseado no protótipo russo Su-33, o J-15 é um exemplo significativo dos esforços da China para expandir e modernizar sua capacidade aeronaval.

O desenvolvimento do J-15 começou no início dos anos 2000, após a China ter adquirido um protótipo do Su-33 da Ucrânia. Os engenheiros chineses usaram o design do Su-33 como base, mas incorporaram várias melhorias e tecnologias autóctones. O J-15 é equipado com motores de origem chinesa, sistemas de radar avançados e capacidades de guerra eletrônica. Seu design de asa dobrável é ideal para operações em porta-aviões, permitindo melhor armazenamento e manobra nas limitadas dimensões do convés de voo.

O J-15 é operacional principalmente a partir do Liaoning e do Shandong, os dois porta-aviões em serviço da Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy). A introdução do J-15 marcou um avanço significativo na capacidade naval da China, permitindo-lhe projetar poder aéreo a distâncias consideráveis de suas costas.

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael Coimbra

Ctrl C Ctrl V …. a dúvida ainda é… funciona? Quando veremos as armas chinesas em ação?

Jodreski

Sinceramente amigo eu não gostaria de ver essas armas em ação. . As armas Russas e ocidentais estão em ação lá na Ucrânia, existe uma torcida FlaXFlu aqui nesse conflito. Mas é fácil ficar na torcida enquanto não é na sua cidade aonde essas bombas caem, ou não é o seu pai aviador que não volta pra casa. Ou quando não é o seu filho da estava na infantaria que volta para casa praticamente um vegetal e mutilado. . Há um lado bem cruel de ver essas armas em ação. Eu tb babo nas fotos, mas quero distancia do estrago… Read more »

Renato B.

Ainda que seja cópia é de um artigo complicadíssimo, só de conseguir produzir versões que voem sem um histórico medonho de acidentes já é um mérito.

Mas concordo que ainda não passaram por um teste de fogo, um problema similar ao dos armamentos japoneses e coreanos.

Jessiel De Jesus

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.

SEGUNDO AVISO: MANTENHA O NÍVEL OU VOCÊ SERÁ BLOQUEADO!!

Jessiel De Jesus

Muito Difícil ,, Mesmo com dezenas de conflitos os EUA nunca enfrentam outra Força Aérea que estaja com boas Manutenção e Modernização .. eles só enfrentam Força Aérea depois que eles tem certeza que já está quase inoperavel ((ex: Iraque )) A China que é pacífica e não entra em guerra , essas armas tornam apenas pra dissuasão…

Rui Mendes

Quem pós a força aérea do Iraque no Chão, foi a força aérea Norte-Americana.
Dizer que a força aérea dos EUA, só bate em forças fracas, é não conhecer o poderio dessa força aérea, que sem dúvida alguma, é de longe a melhor do mundo.
B-1, B-2, B-52, B-21, E-7, RC-135, KC-46, F-16, F-18, F-15, F-35, F-22, A-10, E-4, os melhores UCAV’s e UAV’s e muitos mais.
Contra factos, não à argumentos.

Mirade1969

Por favor escreva fatos. Obrigado

Leandro Costa

É fácil. Chama-se Desert Storm. A Força Aérea Iraquiana era grande, tinha experiência em combate, sua defesa anti-aérea era gigantesca e moderna.

Terminou com tudo destruído. Foi o que o Rui Mendes quis dizer.

Leandro Costa

A China é suuuuuper pacífica. Coréia, Vietnã e Filipinas que o digam.

Gameplay Planet

China pacifica foi boa kkkkkkkkkkkkkk

Mirade1969

Não é que ela seja pacifica ou não mas ela conhece bem o que o imperialismo inglês e japonês foram capazes de fazer com a nação deles.

Leandro Costa

Isso vale para praticamente qualquer país do Mundo.

Rodolfo

O F2 japonês também é CtrlC CtrlV do F16 americano, e já sofreu acidente como basicamente toda aeronave desse tipo sofre uma hora ou outra. Confio mais na capacidade de manufatura chinesa que a russa, fora que a estrutura do J15 e trem de pouso foram reforçados para atender as necessidade da marinha chinesa e eletrônica (AESA, IRIST) da versão chinesa está mais atualizada (além disso os russos estão sob embargo de importação de todo tipo de semicondutor). O grande problema talvez seja a turbina chinesa que é cópia da Saturn russa… mas nessa área os chineses vêm avançando rápido… Read more »

Atirador

Não é não, ele foi reprojetado e é 20% maior

Caminhante

É esse ai que não consegue ser lançado com quase nada de armamentos, devido não terem conseguido fazer uma copia reversa fidedigna?

Rodolfo

Isso não é problema do avião, e sim dos dois primeiros porta aviões chineses que usam ski jump e não catapulta o que limita a carga do avião. Esse problema vai acabar com os novo e futuros porta aviões (Fujian 003) que usam catapulta eletromagnética. Pelo contrário, a versão B do J15 tem reforço na estrutura do avião e trem de pouso que permite ser lançado por catapultas. Fora que o J15 tem AESA, enquanto os russos tão na geração anterior.

Adriano madureira

Pelo visto você não sabe o por quê que a aeronave decola com pouco armamento, se soubesse o motivo não diria falácia como essa…

Charle

Que aeronaves lindas!!! Só pelas imagens emanam poder, letalidade e glória. O Brasil deveria contar com pelo menos 25 delas formando um esquadrão de elite especial a fim de garantir a segurança de sua região mais industrializada – o Sudeste. Só os melhores e mais arrojados pilotos seriam designados para esse esquadrão. Até pensei o símbolo do esquadrão a ser pintado na aeronave. Seria uma bruxa sorrindo e voando em um cabo de vassoura. Ela estaria segurando uma foice com uma das mãos e com a outra apontando para frente como se estivesse visualizando o inimigo. Ao fundo dela (da… Read more »

Willber Rodrigues

Ou a gente pode pegar toda a grana que seria gasta na compra e manutenção desses caças…

E investir em mais Gripens, gerando escala e facilitando a manutenção e logística.
Que tal?

Leandro Costa

A FAB não é uma força aérea enorme. Todos os esquadrões de caça devem ser de elite, até porque já são a elite. Não faz o menor sentido comprar esse avião. Na verdade, em se comprando esse avião, por mais capaz que seja, poderia ter o efeito contrário e diminuir as horas de vôo para os pilotos, já que seria uma aeronave muito mais cara de operar.

Jessiel De Jesus

Kkkkkkkkk , África do Sul quase 2 anos operando 4 gripen C/D com os Outros 20 sem condições pois muito caro a manutenção e dificuldade na reposição de Peças ..
SU-27/30 Angola ,Uganda, Vietnã , Etiópia , Eritreia etc , Países Muito mais pobre que a África do Sul e operam e da Boa manutenção nos seus Sukhoi …
Tchequia Dizendo que os F-35 deverá sair mais barato de manter que os caros Gripen C/D alugados da Suécia

Tomara que os Gripen E/F fiquem barato pro Brasil Manter Mais o Histórico tá caro até aqui

Paulo Sollo

Moço, sugiro a você que procure enriquecer seus conhecimentos através de pesquisas a respeito dos temas sobre os quais pretende opinar, ao invés de poluir o ambiente de debate com um monte de abobrinhas sem qualquer base na realidade. O problema com o aterramento dos Gripen da África do Sul é, segundo o próprio comandante da Força Aérea de lá disse, devido a falta de recurso financeiros para manter a frota operando. Não há qualquer problema com dificuldade de reposição de peças e o custo operacional do Gripen C/D é de 2x a 3x menor que o de um caça… Read more »

CMadv

Gripen-E é tão bom, mas tão bom, que nenhum, repito, nenhum país quer, exceto nós e a Suécia.
E pode anotar, ninguém vai comprar esse avião!!!!
Hora de voo de 4500 dólares, falar isso em 2023?
E tá recomendando estudar?
Estudar o quê, folheto de propaganda?
O tempo mostrará o tamanho da furada em que entramos.

Rui Mendes

Os Grippen Checos e Húngaros, dos 14 que cada força têm, praticamente nenhum está encostado, enquanto essas forças que falas-te, SU-27 operacionais tem meia dúzia algumas, outras até menos, e muito mais caro.
Até os helicópteros Kamov 29 ou 32, tem um apoio miserável.
Os Grippen são uns dos caças mais baratos de operar e com boa logística de peças.

Adriano madureira

Sério que você falou isso filhão 🤔😆⁉️ Quer passar vergonha no crédito ou no débito 😆⁉️. Dá para ver que você parece não ser muito íntimo de sites de defesa, pois se fosse, veria aqui mesmo no poder aéreo que há matérias falando da SAAF e o por quê da indisponibilidade de aeronaves Gripen em condições de voo…

O problema não é do caça amigo,o problema é do gerenciamento administrativo dos sul africanos.

Marcos

Quando não conhecemos um assunto é considerado sábio perguntar sobre ele…

Rinaldo Nery

E o ¨Maverick¨ comandando o Esquadrão… __________

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Charle

Eu jamais consumi álcool.

Renato

Rapaz seu comentario foi totalmente nonsense.
Mas ao mesmo tempo foi tão divertido e engraçado que valeu um like kkkkk.

Jagder#44

E um martelo, não?

Charle

Pode ser… o importante mesmo é ter uma força aérea forte, e jamais algo que não aguentaria uma semana de guerra.

Talisson

Gostei (de verdade) da sugestão do simbolo do esquadrão. O resto deixa quieto.

Adriano madureira

Se fosse para fazer um hipotético esquadrão especial, que fosse com algum Embraer/Saab 5G e caso não possa sair uma aeronave de tal geração, acho que uns KF-21 cairia bem como uma aeronave complementar…

Nilton L Junior

Os vira latas olham para a China ainda no século 19.

Infocosta

Pobre China! Vai ralar muito ainda para desenvolver caças que mostrem desempenho e poder de fogo, más está no caminho. Parabenizo, sério.

André Macedo

É ironia você ter “info” no nome e ser desinformado assim? Kkkkkkkkkk

Emmanuel

Eu gostei do “baseado no design do Sukhoi Su-33“.
Foi beeeem baseado mesmo.

Jessiel De Jesus

Bom se foi piada bele .
Mais se não foi , é só pesquisar o SU-33 que os Chinês comprou da Ucrânia e tempo Depois eles apareceram com o J-15 ..Ou seja e uma copia e eles mesmo não afirmam e não negam .. E a inda dizem que a avionica é toda chinês.. E de 4 anos o motor também passou a ser chinês

Emmanuel

É que a galera tem muita dificuldade com interpretação de texto e não sabe discernir ironia de outra coisa.

Jodreski

Foi sim! Mas não vamos esquecer que o F-16 Block-70 por fora é praticamente igual ao Block-40 porém são máquinas bemmmmm diferentes!
Ou seja, o que manda aí é o recheio e esse não está visível aos olhos.
É tão bom ou melhor que o Su-33 Russo? Jamais saberemos tudo o que é dito é pura especulação.

Old School

É melhor ter e usar quando precisar do que precisar e não ter o que usar.
O Brasil precisa investir em indústria de defesa,

naval762

_________
_________, quase todo dia tem materia sobre alguma coisa chinesa por aqui, mas também, depois da derrota do KMT na eleições taiwanesas o CCP precisa investir pesado nisso pra compensar a vergonha de tentar influenciar o pleito e não conseguir o resultado pretendido.

EDITADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas, nem o site ou seus editores;

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

PRIMEIRO AVISO

Adriano madureira

Amigo, não culpe a trilogia e não a acuse de ser parcial, não é culpa do site se os chineses tem capacidade de semanalmente gerar notícias do meio militar.

Veremos isso por um bom tempo,caso a grana deles não acabe…

No One

comment image

Claro, das 25 maiores empresas de defesa no mundo, 22 são ocidentais, mas casualmente apenas os chineses tem essa capacidade de gerar “notícias ” nesse segmento… As outras gigantes dormem ou não apresentam novidades. Será que é uma escolha/preferência
dos editores ressaltar apenas determinadas informações e notícias…? Tudo legítimo, preferência deles, mas não contém piadas e meias verdades.

Fernando "Nunão" De Martini

No One, Sua observação não se sustenta frente a uma pesquisa de 5 minutos nas matérias recentes. Todos os dias há matérias sobre novidades de equipamentos de empresas de origem ocidental (incluindo empresas e equipamentos do Brasil). Alguns exemplos dos últimos 10 dias, somente aqui do Poder Aéreo (sem falar dos outros dois sites): https://www.aereo.jor.br/2024/01/18/caca-typhoon-recebe-radar-de-ultima-geracao-ecrs-mark-2/ https://www.aereo.jor.br/2024/01/15/international-test-pilots-school-revela-ace-uma-ferramenta-avancada-e-revolucionaria-para-treinamento-de-teste-de-voo/ https://www.aereo.jor.br/2024/01/17/akaer-realiza-testes-nos-trens-de-pouso-de-p-3am-da-fab/ https://www.aereo.jor.br/2024/01/15/siatt-anuncia-plano-de-expansao-e-reestruturacao-estrategica/ https://www.aereo.jor.br/2024/01/13/dassault-aviation-recebe-pedido-de-42-rafales-para-a-forca-aerea-francesa/ https://www.aereo.jor.br/2024/01/10/lockheed-martin-entrega-os-dois-primeiros-cacas-f-16-block-70-para-a-eslovaquia/ https://www.aereo.jor.br/2024/01/10/onflight-passa-a-ser-novo-centro-de-servico-autorizado-para-jatos-da-embraer-aviacao-executiva/ https://www.aereo.jor.br/2024/01/09/mudanca-de-bastao-iniciada-na-especialista-em-eletronica-hensoldt/ https://www.aereo.jor.br/2024/01/09/cacas-f-35-da-noruega-no-policiamento-aereo-da-islandia-2024/ https://www.aereo.jor.br/2024/01/09/entrada-em-vigor-do-ultimo-tranche-de-18-cacas-dassault-rafale-para-a-indonesia/ https://www.aereo.jor.br/2024/01/08/alemanha-nao-se-opoe-as-vendas-de-jatos-eurofighter-para-a-arabia-saudita/ Entremeadas a essas notícias, contei duas ou três notícias relacionadas a equipamentos / empresas da China, outro tanto da Rússia, duas relacionadas a indústrias da Coreia do Sul, além de notícias diversas sobre conflitos em… Read more »

No One

Faça o mesmo na trilogia, principalmente no Naval, Nunao . Veremos se a minha percepção não se sustenta. Matérias e matérias consecutivas sobre um único sujeito geopolitico e sempre sob uma ótica positiva com esporádicos interlúdios ( crítico / negativos ) sobre outros atores.

Não nasci ontem, Nunao. Haja inocência para acreditar em casualidade.

Não me refiro especificamente a sua pessoa, até porque acompanho com muito prazer suas colocações sempre ponderadas e equilibradas.

No One

No naval, Desde o 2 janeiro(33 matérias totais, algumas notícias de atualidade sobre tensões geopolítica e obviamente sobre a nossa marinha e indústria)
foram 9 matérias sobre a RPC( todas de teor celebrativo e de “conquistas”) .

Veja e procure novidades sobre as principais marinhas ou empresas ocidentais…

Certo…
Bom trabalho , apesar de ter feito esse trabalho para você, poupando o seu tempo.

No One

Não adianta colocar dislike, é suficiente ir no mês de janeiro e procurar … Simples. Deixem de preguiça 🦥

Fernando "Nunão" De Martini

No One, Como expliquei, é percepção sua e a pesquisa que você mostrou agora (parabéns pelo trabalho de analisar duas semanas de publicações) não muda os fatos. De fato a quantidade de matérias sobre China e equipamentos chineses cresceu ao longo dos anos, por razões óbvias, que são o crescimento de suas forças armadas. Ainda assim, frente ao total de matérias, não chega perto do drama que voce coloca. 9 entre 33 em menos de 20 dias de janeiro está dentro de uma flutuação normal. Tem semanas em que quase nada aparece de matéria sobre a China, tem semanas que… Read more »

No One

Quando não aparece matéria sobre a RPC, aparece alguma matéria crítica em relação alguma força armada ocidental … Regular e pontual como um relógio suíço. As que sobram, obviamente, informam sobre a nossa marinha, a nossa indústria ou alguma notícia sobre eventuais tensões geopolítica.

Sobre novidades ou simplesmente acompanhar alguns programas e lançamentos de navios de outras marinhas ocidentais … Quase nada.

Só é publicada se tiver um teor negativo.

Não apenas a quantidade é desproporcional, mas até conteúdo e a perspectiva é diametralmente oposto.

Fernando "Nunão" De Martini

Só é publicada se tiver um teor negativo.
Não apenas a quantidade é desproporcional, mas até conteúdo e a perspectiva é diametralmente oposto.”

Só é publicado se tiver teor negativo? Cadê o “teor negativo” dessas matérias de dezembro, por exemplo? (Tem mais, só peguei algumas)

No One, você está fazendo uma avaliação “8 ou 80” que não condiz com a realidade. Paro por aqui, respeitosamente, pois já vi que apresentar os fatos não dá em nada pra você.

https://www.naval.com.br/blog/2023/12/26/grafico-os-navios-de-guerra-e-submarinos-da-marinha-dos-eua-em-2023/

https://www.naval.com.br/blog/2023/12/19/porta-avioes-uss-dwight-d-eisenhower-chega-ao-golfo-de-aden/

https://www.naval.com.br/blog/2023/12/17/destroier-uss-carney-da-marinha-dos-eua-abate-14-drones-lancados-pelos-houthis-do-iemen/

https://www.naval.com.br/blog/2023/12/17/destroier-britanico-hms-diamond-abate-drone-de-ataque-no-mar-vermelho/

https://www.naval.com.br/blog/2023/12/12/saab-anuncia-venda-de-double-eagle-para-o-kuwait/

https://www.naval.com.br/blog/2023/12/10/fragata-multimissao-fremm-languedoc-abate-dois-drones-no-mar-vermelho/

https://www.naval.com.br/blog/2023/12/08/demonstracao-de-ataque-de-alta-intensidade-do-porta-avioes-uss-nimitz-e-da-carrier-air-wing-9/

https://www.naval.com.br/blog/2023/12/05/damen-naval-marca-inicio-oficial-da-fase-de-construcao-das-fragatas-f126/

https://www.naval.com.br/blog/2023/12/05/saab-recebe-pedido-para-estudos-de-futuras-capacidades-subaquaticas-para-a-suecia/

https://www.naval.com.br/blog/2023/12/02/royal-air-force-escolhe-torpedo-sting-ray-fabricado-no-reino-unido-para-a-frota-poseidon/

https://www.naval.com.br/blog/2023/12/02/submarino-isaac-peral-s-81-entregue-a-armada-espanhola/

No One

“Ou quando não aparece matéria sobre China você repara?”

Não, não reparo e é normal, tendo em consideração que a indústria belica ocidental é maior, apresentando uma infinidade de empresas e dessas-como apontei anteriormente- as maiores 25 do mundo são ocidentais. Então, se metade ou mais das notícias em relação a esse setor é exclusividade da RPC, obviamente há algo de estranho. Pior, quando todo esse ressalto só apresenta características positivas…

Realmente, a minha é só percepção.

Fernando "Nunão" De Martini

No One,

Só me dei ao trabalho de fazer a busca (que qualquer um pode fazer) pra mostrar publicamente que sua percepção está errada e a crítica infundada – criticas construtivas são sempre bem-vindas.

Eu não preciso fazer isso para saber qual a porcentagem de matérias sobre a China, em relação ao total, seja neste ou nos outros dois blogs.

Como sou um dos editores, posso verificar isso facilmente na própria administração do blog.

Grato pela consideração, mas isso não altera a conclusão.

No One

Eu agradeço a sua atenção e repito o apreço pelas suas colocações, mas também em nada muda a conclusão que foi isso que aconteceu no período de tempo que observei.

Coloque aí todas as matérias de janeiro e veja se é possível ignorar continuamente tantos acontecimentos na indústria de defesa ocidental- ou melhor, publicar só as críticas .

Claudio Moreno

Fotos ficaram sensacionais!

Sgtº Moreno

Rudney

A China se equipa com aeronaves novas vindas do seu próprio parque industrial. Se foi engenharia reversa? E daí? Agora eles mesmo produzem… se são melhores ou piores que os americanos? Não sei. E prefiro não saber, uma vez que o conflito onde eles pudessem ser postos a prova não seria algo interessante de se ver.
O Brasil vai continuar a comprar material de segunda linha. E isso sim, é fato. Pra ter segunda linha, é melhor fabricar que comprar…

Jefferson Henrique

Será que a Rússia já não pensou em fazer o caminho inverso e adquirir o J-15?