O Lockheed S-3 Viking, um avião multifuncional que marcou a aviação naval, completou 52 anos desde seu primeiro voo. Desenvolvido pela Lockheed para a Marinha dos Estados Unidos, o S-3 Viking fez seu voo inaugural em 21 de janeiro de 1972, introduzindo uma nova era na guerra antissubmarino e na vigilância marítima.

O S-3 foi desenvolvido em resposta ao programa VSX da Marinha dos EUA (USN) para um sucessor da aeronave de guerra antissubmarino (ASW) Grumman S-2 Tracker. Foi projetado, com assistência da Ling-Temco-Vought (LTV), para ser uma aeronave multimissão de longo alcance, todo tempo, subsônica e baseada em porta-aviões.

Em 21 de janeiro de 1972, o protótipo YS-3A realizou o primeiro voo do tipo. Ao entrar em serviço regular durante fevereiro de 1974, provou ser um cavalo de batalha confiável. No papel de ASW, o S-3 carregava armas automatizadas e equipamento de reabastecimento em voo.

S-3 Viking e o S-2 Tracker voando juntos

Variantes adicionais, como a plataforma de inteligência eletrônica (ELINT) baseada em porta-aviões ES-3A Shadow e o transporte utilitário e de carga baseado em porta-aviões US-3A, chegaram durante os anos 1980 e 1990. No final dos anos 1990, o foco da missão do S-3B mudou para a guerra de superfície e o reabastecimento aéreo de um grupo de batalha de porta-aviões. Ele viu combate durante a Guerra do Golfo no início dos anos 1990, as Guerras da Iugoslávia de meados a final dos anos 1990 e a Guerra no Afeganistão durante os anos 2000.

O S-3 Viking destacou-se pela sua capacidade de detectar e rastrear submarinos inimigos usando uma variedade de sensores, incluindo radar, sonar e sistemas de detecção magnética. Além de suas capacidades ASW, o Viking também foi equipado para missões de vigilância de superfície, guerra eletrônica e reabastecimento aéreo, o que demonstra sua multifuncionalidade.

Um S-3 Viking pousando no convoo do porta-aviões USS Independence (CV-62).
Um S-3A Viking com o ferrão do MAD (Detector Magnético de Anomalias) esticado. O MAD detecta variações no campo magnético terrestre provocadas pelo casco de um submarino mergulhado

Uma das características mais notáveis do S-3 Viking era sua autonomia. Com um alcance operacional impressionante e a capacidade de permanecer em missão por várias horas, o Viking podia cobrir vastas áreas marítimas, tornando-o um ativo valioso para a frota. Seu design robusto e confiável significava que podia operar a partir de porta-aviões, aumentando ainda mais sua flexibilidade operacional.

Ao longo dos seus anos de serviço, o S-3 Viking passou por várias atualizações e modificações para melhorar suas capacidades e prolongar sua vida útil. Estas atualizações incluíram melhorias nos sistemas de radar e sonar, a introdução de novas tecnologias de guerra eletrônica e a capacidade de transportar uma variedade de armamentos, incluindo torpedos e mísseis antinavio.

Apesar de ter sido retirado oficialmente do serviço ativo na Marinha dos EUA em 2009, o legado do S-3 Viking continua. A aeronave não só desempenhou um papel crucial nas operações navais durante a Guerra Fria e em conflitos subsequentes, mas também estabeleceu um padrão para aeronaves de missão marítima especializada. O Viking é lembrado como uma peça fundamental da aviação naval e um exemplo brilhante da inovação em aeronaves de guerra antissubmarino.

S-3B com mísseis antinavio Harpoon
Um S-3 Viking acompanha um submarino soviético classe Kilo

As versões do S-3 Viking

Diagrama geral do S-3B

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Santamariense

Lembro que no início dos anos 2000 houveram rumores da oferta de alguns S-3 dos EUA para a MB, para operarem à partir do A-12, em missões ASW, ASuW, COD e REVO.

RSmith

Sim, também lembro… A USN estava oferecendo para marinhas amigas as células desativadas, que me lembro tinha aproximadamente 300 células com pelo menos 100 dessas, dos modelos mais recentes, com reduzidas horas de voo e ainda muitos anos de uso disponível …

Leandro Costa

Menos de 200 S-3 foram fabricados, RSmith.

Ivan

Entre 1974 e 1978 foram construídos 188 unidades,
que foram atualizadas e modificadas para diversas missões.
.
Forte abraço,
Ivan, o antigo.

Leandro Costa

Eu lembro disso também.

Rinaldo Nery

É verdade. Os aviões estava em boas condições de vôo. Sempre gostei desse avião. Talvez o custo operacional fosse alto pros nossos padrões.

Zorann

Voar planador é caro demais para nossos padrões

RSmith

Qual seria o equipamento que a USN usa atualmente na função ASW? só helicopteros?

Alexandre Galante

Os helicópteros e os P-8 Poseidon baseados em terra.

João

Com o crescimento da Armada chinesa, incluindo submarinos, há possibilidade de novos meios do tipo serem embarcados nos PA?

Alexandre Galante

Acho que devem continuar com os P-8 e também usar drones para patrulha marítima.

Last edited 3 meses atrás by Alexandre Galante
Antunes 1980

OFF Topic.
Alguém tem a imagem das baias internas de armas do Sukhoi Su-57, totalmente abertas?
realmente esse vetor é capaz de carregar armamentos internos?

Nota da moderação:
Por favor não faça a mesma pergunta em várias matérias diferentes!

Ivan

“O S-3 Viking era conhecido como o “canivete suíço da Aviação Naval” e serviu à Marinha dos EUA em uma ampla variedade de funções, ao longo da sua vida operacional.” . https://www.naval.com.br/blog/2009/02/02/us-navy-deu-baixa-no-ultimo-s-3-viking/# . Aeronave impressionante. O aproveitamento do espaço, nesta aeronave de dimensões tão… comedidas era e continua sendo impressionante. . Basicamente: Tripulação: 4 (piloto, copiloto/COTAC, TACCO, operador de sensor/TFO); Comprimento: 16,26 m; Envergadura: 20,93 m; Largura: 8,99 m com as asas dobradas; Altura: 6,93 m Altura da cauda dobrada: 5 m; Peso vazio: 26.581 lb (12.057 kg) Peso bruto: 38.192 lb (17.324 kg) Peso máximo de decolagem: 52.539 lb (23.831 kg) Capacidade de combustível: *  Capacidade interna de combustível: 1.933… Read more »

Bruno Vinícius

Gosto muito do S-3 e sempre achei sua retirada de serviço um tanto quanto prematura. A aposentadoria do S-3 foi também a aposentadoria da asa fixa na função de ASW na ala aérea dos CVNs na USN. Com o retorno da possibilidade de uma guerra contra “near peer adversaries” pode acabar fazendo falta.

Last edited 3 meses atrás by Bruno Vinícius
ALEX FAULHABER OLIVEIRA

Parece um bebê avião com chupeta

Cansado

Fui bloqueado ou fui banido? Testando genti, até agora não sei …me libere aí editor, não faço mal a ninguém! 🙂

AVISO DOS EDITORES: VOCÊ FOI SUSPENSO E OS MOTIVOS FORAM INFORMADOS EM AVISOS NOS PRÓPRIOS COMENTÁRIOS, POR OCASIÃO DA SUSPENSÃO. ESTE COMENTÁRIO FOI LIBERADO AGORA APENAS PARA LHE INFORMAR NOVAMENTE.
NÃO INSISTA.

RRN

Os aviões das décadas de 60/70 são incríveis.