O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea do Paquistão disse hoje que já foram lançadas as bases para a aquisição do caça stealth Shenyang J-31 (FC-31), que está pronta para se tornar parte da frota da PAF em um futuro próximo.

O J-31 Gyrfalcon é o segundo caça furtivo desenvolvido pela China, depois do Chengdu J-20. A versão naval J-35 está sendo desenvolvida para operar no novo porta-aviões chinês Fujian (Type 003).

Conhecido também como FC-31, é um jato de combate multifuncional bimotor, atendendo às demandas de futuros ambientes de campo de batalha. Tem 17,3 metros de comprimento e uma envergadura de 11,5 metros, de acordo com um folheto informativo da fabricante de aviação da China (AVIC) em 2018. É propulsado por dois turbofans chineses WS-13 com 56.75 kN de empuxo seco e 87.2 kN (19.600 lbf) com pós-combustor.

O caça tem um peso máximo de decolagem de 25 toneladas, um alcance de combate de 1.200 quilômetros e uma velocidade máxima de Mach 1,8, ou 2.205 quilômetros por hora. Pode transportar 8 toneladas de armas e tem uma vida útil projetada de até 30 anos.

FC-31-7.jpg
Shenyang J-31

Concepções artísticas do J-31 nas cores da PLAAF

Subscribe
Notify of
guest

108 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
naval762

Vão perder dinheiro comprando esses caças, os chineses ainda não dominam bem a tecnologia de motores e têm que recorrer a compra de motores Klimov russos.

Luís Henrique

Eles operam JF-17 a mais de 15 anos.
Receberam os primeiros J-10 em 2022.

Devem ter tido uma péssima experiência mesmo com os caças chineses para estarem interessados no J-31.

Romão

Os paquistaneses operam cerca de 140 Chengdu J-7 desde a década de 1970 também.
O Paquistão tem uma força aérea muito mais numerosa e operacional que a FAB… E com orçamento e contingente muito mais enxugado ein…

Last edited 3 meses atrás by Romão
JPonte

De fato uma força aérea mais moderna e numerosa que a nossa , mais testada em combate real também , acostumada em voar em excelentes aviões de ponta …..

Rodrigo

No mundo não deve ter ninguém com uma relação maior de membros de força aérea por avião no mundo, do que a nossa força aerea

leonidas

A FAB já tinha o apelido ainda nos anos 80 (li na finada revista VOAR) de:
A Maior e melhor força aérea CIVIL da américa latina…rs

Nativo

O que os paquistaneses conseguem com seu orçamento, é uma vergonha para o Brasil, que gasta o dobro para ter 10 % do que eles tem.

Rinaldo Nery

Por curiosidade, você teria esses valores dos orçamentos? Para compararmos.

Dagor Dagorath

De acordo com esse boletim do SIPRI, de 2022, o Paquistão teve um orçamento de Defesa de US$ 10,3 bilhões, contra US$ 20,2 bilhões do Brasil.

Agora compare o poderio militar do Paquistão, uma potência nuclear, com o do Brasil, que mal consegue fazer frente à Venezuela.

https://www.sipri.org/sites/default/files/2023-04/2304_fs_milex_2022.pdf

GRAXAIN

Segundo http://www.wdmma.org (World Directory of Modern Military Aircraft – 2024) a FAB opera 527 aeronaves, sendo 16.4% caças e 37.4% treinadores (considerando A-29 um caça, é claro…). Já a FAP opera atualmente 818 aeronaves, sendo 55.4% caças e 34.8 treinadores.

Daniel Alves

FAB – 527 aeronaves – 77454 militares – 147 militares por aeronave
FAP – 818 aeronvess – 65000 militares – 80 militares por aeronave

Acho que a FAB se preocupa mais com pessoal do que com aeronaves

Rinaldo Nery

Há que saber quem controla o espaço aéreo no Paquistão. Só o DECEA possui mais de 21 mil militares.

Camargoer.

Olá Rinaldo. Acho que a última vez que chequei o tamanho do Decea (acho que foi em 2021) durante uma discussão sobre o efetivo da FAB, a informação era de 25 mil pessoas, Talvez alguns deles sejam civis. Todas as forças tẽm pessoal civil também, por exemplo nos sistemas de educação e pesquisa, por exemplo. Vários professores do ITA (inclusive um deles fez doutorado comigo) são civis. Não sei dizer se as taxas cobradas pelas empresas cobrem 100% da folha de pagamento do Decea. Acredito que não. De qualquer modo, eu sempre chamo a atenção para este fato. Ainda que… Read more »

L G1

Então o Decea deveria ter apenas pessoal civil e temporários. Para evitar aumento de inativos, pensão etc. Já seria um ótimo começo para a FAB. Teriam que aposentar pelo INSS como civil.

Camargoer.

Olá LG. Isso é um paliativo. O problema da previdência militar continua sendo um obstáculo para se ter um orçamento de defesa sustentável

Eu sempre defendi a redução do efetivo militar, mas também é urgente uma reforma do sistema previdenciário militar que se tornou insustentável.

Palpiteiro

Controlar espaço aéreo é algo importante que a FAB faz e precisaria de dotação orçamentária específica. O ITA está abrindo um novo campus. Parece que o objetivo fim do MEC deve ser defender espaço aéreo. Agora, quando eu falo da fazenda da FAB o pessoal me crítica e diz que está certo.

Camargoer.

Caro. Os gastos de pessoal e custeio do ITA são cobertos pelo MInDef. O MEC é responsável pelos gastos de pessoal pela universidades federais e pelos institutos federais. A CAPES, vinculada ao MEC, é responsável pelo custeio dos programas de pós-graduação, com exceção dos salários dos funcionários e professores. Tanto a CAPES quanto o CNPq bancam as bolsas de pós-graduação. O CNPq é responsável por financiar os projetos de pesquisa em todas as instituições de pequisa, inclusive as particulares. No Estado de SP a FAPESP também banca bolsas de pós-graduação e projetos de pesquisa. Agora, para abrir uma nova universidade… Read more »

Palpiteiro

Eu quis dizer que a prioridade não parece ser defesa. Penso que a gestão publica deveria ter foco e que cada ministério deveria atuar em seu objetivo primário. Defesa com seus meios, Educação com ensino, Saúde com Hospitais, Agricultura com Fazendas. No caso da FAB, ela atua com Defesa, Ensino Superior, Hospitais, Pesquisa Básica, Produção agrícola… Todos reclamam aqui da falta de meios para defesa, mas parece que a atuação das forças em pautas de outros ministérios vai muito bem.

L G1

Mas a fazenda da FAB produz cachaça? Qual o nome? Senta a pua?

AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rinaldo Nery

Faysca.

Rinaldo Nery

Taxas cobradas não são utilizadas em verba de pagamento de pessoal.

Camargoer.

Olá Rinaldo., Você tem razão. São contas diferentes, contudo considerando a conta única da União, podemos fazer um comparação entre o que é pago para o pessoal e o que as empresas pagam de taxas. Este tipo de conta é razoável fazer este tipo de “conta de padaria”.

Wilson

Tem razão. Tem que transferir as atribuições do DECEA para a esfera civil. Tirar este peso da FAB e inciar o enxugamento da corporação junto com a mudança da previdência militar.

Camargoer.

Caro. Isso depende. O sistema brasileiro integra o controle de tráfefo com o sistema de defesa aérea. Assim, é usado apenas um hardware, o quê reduziu imensamente o custo de implantação e manutenção. Agora, se o operador é um civil ou militar, eu não sei como isso poderia impactar no sistemas. Se for instituído um sistema civil de controle de tráfego, os recursos cobrados das empresas deverão ser direcionados para esta agência civil. Por outro lado, haverá um redução no pessoal da FAB. Eu não sei como isso também impactaria na questão da previdência militar. Geralmente, civis que trabalham em… Read more »

L G1

Camargo, más 25.000 e muita gente, o efetivo da FAB cairia para 50.000 . Tem que avaliar a receita que o Decea gera hoje com os seus serviços para a aviação civil. Mas se esse pessoal for civil e temporários com prazo máximo de 15 anos, já evitaria a questão que está acabando com as forças Armadas brasileiras hoje que são o grande número de inativos, pensionista, reformados, etc. Mais de 50% do orçamento dás forças Armadas hoje vão para pagar inativos. Outros países é em torno de 20%. O pagamento de inativos não pode ser maior que o pagamento… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Prazo máximo de 15 anos pra temporários?
Até onde sei o máximo é 8 anos.

L G1

Mas é só alterar o prazo….

Camargoer.

Caro. Se forem civis, eles se aposentam com o teto do INSS. São regras diferentes. Não precisa ser temporário, por exemplo. O gargalo são as aposentadorias militares e o sistema de pensão dos militares, que também é diferente das regras aplicadas aos servidores civis.

Agora, se forem civis, eles precisam entrar por concurso e terão estabilidade. A não ser que seja criadas uma agência, dai o ingresso é por concurso e o registro é por CLT.

Contudo, volto a insistir. Este tipo de arranjo é apenas um paliativo. O problema continua sendo o modelo previdenciário dos militares. Isso precisa mudar.

João

Precisa mesmo… só q não tem $$ pra isso… sai mais caro.

Vc insiste nisso, e nem mesmo busca quanto vai sair pro bolso do contribuinte.

Ciclope

Se o pessoal do DCA for militar e o mesmo passar para a esfera civil, o continente da FAB e o custo do mesmo não iram diminuir. Militar não é demitido, vão ser todos reaproveitados em outras instalações da FAB ou em uma estrutura de defesa aérea que ter a que ser criada.

L G1

É lógico meu caro. Igual se houver uma reforma da previdência dos militares os aposentados reformados etc não serão atingidos.

Os militares que trabalham no Decea poderiam até serem cedidos para a nova agência com a agência pagando os salários.

Só que novos não seriam contratos mais para essa função. Isso é uma reforma para começar a ter resultados daqui a 20 ou 30 anos.

Infelizmente hoje não tem solução. Mas tem que começar a agir hoje para começar a resolver daqui a 30 anos. Se não nunca resolve.

João

Porcentagem não diz muito.
Orçamento alto, porcentagem baixa.
Orçamento baixo, porcentagem alta.

Rinaldo Nery

Só seria criticado na primeira greve de controladores civis, quando todos tivessem seu vôo marcado pro casamento da filha, pra formatura do filho, pro velório do parente, pras férias na Disney…. E o tráfego aéreo brasileiro fosse paralisado por uma semana.

Rodrigo

Pois é CEL, eu me lembro quando os BCT* pararam nos COI, muitos 3S modernos foram desligados por causa de SUB e 1S.
Os antigos começam a greve e os modernos foram desligados.
Os BCT* têm muitas regalias.

*Básico controle de tráfego aéreo

Rinaldo Nery

Tinham. Não tem mais. Aquele motim ocorreu por falta de chefia, de comando.

João

Já começaram a fazer isso no Brasil, e deu errado….

L G1

O Paquistão tem muito avião antigo J-7 , Mirage III, etc. O exército também muitos tanques MBT e blindados antigos T-54, etcetera.

O Paquistão mantém os equipamentos antigos e vão comprando alguns novos, quantidade. O Brasil infelizmente desativa aviões ainda novos como o A-1, MI-35, etc, que no Paquistão ficaria em serviço pôr mais 30 anos.

E uma política de cada país e forças Armadas . Eu gostaria que o Brasil tivesse mais quantidade, mesmo mantendo equipamentos mais antigos na ativa.

Rinaldo Nery

Obrigado. Há que saber se pagamento de pessoal está nesse orçamento paquistanês.

Last edited 3 meses atrás by Rinaldo Nery
Camargoer.

Olá Rinaldo. Creio que o pessoal da agẽnca civil de controle de tráfico aéreo não aparece nos números do Sipri. O Paquistão tem uma área de 800 mil km2, enquanto o Brasil tem 8,5 milhão. de km2. Praticamente 10 vezes maior. Isso significa uma cobertura de radar 10 vezes maior, ou aproximadamente uma estrutura 10 vezes maior. Creio que apenas os EUA e China teriam uma estrutura parecida com a brasileira. Talvez nem Índia nem Rússia. De modo aproximado, o custo do sistema de defesa e controle de tráfico aéreo no Paquistão seria 10% do sistema brasileiro, ou cerca de… Read more »

Rinaldo Nery

Falei de pagamento de pessoal MILITAR, no geral.

Camargoer.

Como expliquei. O controle do tráfico aéreo no Paquistão (pelo que apurei) é de responsabilidade de uma agência civil. Já a defesa aérea parece ser de responsabilidade militar, contudo não consegui apurar se isso é responsabilidade da força aérea paquistanesa ou de organização diretamente subordinada ao ministério da defesa deles. No caso da FAB, são 71 mil servidores, incluindo os civis. Teria que abrir os dados do portal da transparência. Na FAB, estão incluídos o pessoal do Decea (que são entre 21 e 25 mil). Ao contrário do Paquistão, o sistema brasileiro é integrado. Faz tanto a defesa do espaço… Read more »

João

Foi. E foram pra cadeia.

Rinaldo Nery

Vou refazer a pergunta: o pagamento do efetivo TOTAL da Força Aérea está incluído no orçamento paquistanês?

Camargoer.

Então, como expliquei, o controle de tráfefo aéreo no Paquistão é feito por uma agência civil. Pelo que lembro da metodologia do Sipri, isso não estaria incluído. Não fica claro se a defesa aérea é realizado pela força aérea do Paquistão ou se seria um departamento separado. De qualquer modo, o tamanho do sistema Paquistanês é apenas um fração do sistema brasileiro. Estimo que seja realizado por algo entre 1000 e 2000 pessoas. Faria pouca diferença no orçamento da força aérea do Paquistão ou no tamanho do efetivo. Teria que aprofundar na pesquisa.. mas isso demandaria muito tempo e esforço… Read more »

Rinaldo Nery

Você ainda não entendeu: o pagamento de pessoal (TODO o efetivo) está incluído no orçamento das FFAA paquistanesas?

Camargoer.

Ok. Os dados do Sipri incluem todos os gastos com defesa, inclusive os gastos com pessoal inativo. O Sipri coleta as informações de vários ministérios e fontes.

Se fossem apenas os gastos do ministério de defesa, os valores seriam apenas uma fração dia dados do Sipri.

Isso fica claro, por exemplo, nos valores do Chile. O Sipri informa gastos da ordem de US$ 6 bilhões por ano, mas os gastos do Ministério da defesa chileno sao menores, creio que da ordem de US$ 3 bilhões. O Sipri combina todos os gastos.

Rinaldo Nery

Agora respondeu.

Camargoer.

Legal.

Sergio

Meu amigo, independente de Orçamento, simplesmente não possuímos autonomia política; literalmente, NAO SOMOS UM PAÍS SOBERANO!! Para adquirir armamento de ponta e em grande quantidade. Nossas forças, como de resto de toda a america latina,com as exceções de Cuba e Venezuela, são controladas por Washington. Mantém-se apenas para defender o status quo e sem a mínima capacidade de guerrear pra valer. Sejam entre si e principalmente contra os verdadeiros manda chuvas deste desgraçado sub continente.

Last edited 3 meses atrás by Sergio
João

Conhece a doutrina paquistanesa?
Conhece como tratam os subordinados?
É incomparável a sit lá daqui.

JPonte

João eu não conheço , você poderia partilhar conosco este seu conhecimento?
Agradeço 👍

João Ricardo

A FAB virou um puxadinho dos ministros do PT! só olhar a quantidade de vôos deles pra casa que ja vimos onde está indo o dinheiro do contribuinte! Uma vergonha pra FAB aceitar caladinha né…

AVISO DOS EDITORES:

5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Demolidor

Isso é uma vergonha, com orçamento menor o Paquistão tem uma força muito mais poderosa que a nossa

Fabio Araujo

Se não forem os maiores clientes externos dos caças chineses logo vão virar!

João

Tiveram.
Mas a geopolítica (além da provável corrupção estatal) está falando mais alto.

Fernando

Vc tem noção do que escreveu

Marcelo
André Bueno

Que assim seja

Camargoer.

Olá Andre. Feliz 2024.

Camillo

A maior parte dos motores usados hoje nos aviões militares chineses são motores chineses, mas vc não quer aceitar esta realidade, ok, tudo bem. Só que lembre-se, vc pode escrever uma ilusão aqui e as pessoas verificam oque é fato pesquisando na internet.

Gustavo

(A China lendo seu comentário lá da estação espacial deles.)
pffff

JPonte

Parabéns ao Paquistão , a China cravou o pé no Paquistão e hoje abastece suas 3 armas expulsando europeias e americanos deste mercado …. Mas o mais importante é ter no Paquistão um laboratório efetivo de testes em combate de suas armas leves e pesadas frente a Índia e Afeganistão , ambos também alvos potenciais das armas chinesas .

rui mendes

Pois é, enquanto a UE ficar de otária, pagando 70 por cento, da verba de compensações, pelas alterações climáticas, dos países ricos aos pobres, onde o Paquistão é um dos beneficiários e a amiga China diz, que não paga, porque ainda não é um país rico, como a Índia e por aí fora, ficar dando uma grande parte na ajuda internacional, nas cheias no Paquistão, porque tadinhos, não têm dinheiro, mas depois compram 4 tipos de caças, submarinos, fragatas, patrulhas Oceânicas, MBT’ s, quase tudo á China, pois assim é fácil, a UE, EUA, UK, Japão e mais um ou… Read more »

Charle

Pois é… infelizmente o sentimento de superioriadade e um montão de outras coisas a mais não permitem que o Brasil seja encarado como “um aliado” por esses países ocidentais citados por você. Quando muito, um país subserviente, bajulador, grosseiro com seu próprio povo e puxa-saco. E pode prestar continência à bandeira dos EUA o quanto quiserem. Não vai adiantar. Aliás, há “teorias” e “estudos” em universidades norte-americanas, muito difundidos em meios acadêmicos do “primeiro mundo” que nos excluem do legado da cultura ocidental advinda desde a época do Império de Roma. Em minha modestíssima opinião, em alguns casos, somos mais… Read more »

Last edited 3 meses atrás by Charle
Vítor

Tem uma falange política que faz questão de levantar bandeiras de outros países bem conhecida em manifestação política… isso remete sentimento de impulsionar o entreguismo enraizado na esfera do estado.

Ciclope

O inocente, você não se ligou que a Europa quer e ganhar grana com as fontes renováveis de energia, eletrificação do transporte em geral e etc. Qualquer grana que eles nos deram e troco de pinga.

AVISO DOS EDITORES: MANTENHA O RESPEITO.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

JS666

Amigo, não é tão fácil assim, não foram os chineses que expulsaram ninguém:

  • A Índia atua fortemente para evitar venda de armas para o Paquistão (basicamente quem vende para lá não vende para a Índia).
  • Os europeus querem vender para a Índia, que é o maior mercado mundial.
  • Os americanos ficaram desconfiados da proximidade crescente entre o Paquistão e a China, e preferem se aproximar da Índia para fazer a contenção dos chineses.
  • E a Rússia? Prefere vender para a Índia…

Simplesmente não sobraram fornecedores de armas avançadas para o Paquistão além da China!!

JPonte

Então parabéns a Índia por ser capaz de impor uma política restritiva ou de natação de suprimentos ao Paquistão . Mas será que ao longo do tempo funciona mesmo ? Na história , nos últimos 100 anos , vamos falar só de 1924 a 2024 não funcionou com ninguém e custou muito caro ao mandante desta política … Até por que EUA e Europa são tão confiáveis como aliado de um país fora do eixo deles como uma nota de R$3,00 … Mas enfim , você tem razão , é uma política agressiva da Índia . De todo modo a… Read more »

JPonte

Corrigindo : ” …. de negação …”

Charle

O Paquistão não é um inimigo velado. Quanto a China, finge ser amiga, finge ser inimiga…

Rinaldo Nery

Os americanos não gostaram do apoio paquistanês à Al Qaeda.

Charle

O mundo também não gosta de muitas tomadas de decisão unilaterais ou ações ianques. Até o momento, eles (EUA) não estão se importando com a opinião do mundo. Mas um dia essa situação vai mudar.

Ciclope

Que aliás era em sua maioria Saudita. Vê se os EUA pararam de vender alguma coisa para os sauditas.

Rinaldo Nery

Falei sobre o apoio paquistanês, não sobre a origem da Al Qaeda.

Ciclope

Tem a Rússia.
E a Índia não parece mais tão disposta a conter a China. Não economicamente já que é membro do Brics e inclusive quer escolarizar as transações comerciais.

Leonardo Bastos

A China vem aos poucos conseguindo montar uma rede de influências junto à países que não desejam mais depender dos EUA.

Gabriel BR

Eta avião bonito!

F-5

Também achei…

Waldir

Parece a mim o F-22

Tomcat4,5

A última foto então , sensacional !!!

Santamariense

Sem prejuízo do que você disse, mas na real não é uma foto e sim ,uma concepção artística.

Nilton L Junior

É compreensível pois existe uma parceria consolidada entra Paquistão e China.

Ceip

Prezados Leitores do blog, Tenho uma pergunta: Eu sei que FAB está focando no gripen para ser espinha dorsal e está juntando esforços para adquirir mais unidades ou talvez novo lote mas sempre em quantidades mínimas do gripen. No mundo atual a poucos caças de 5° Geração que estão operacionais são americanos, chineses e russos. O histórico do Brasil de ficar a atrás de equipamentos de alta tecnologia é notória. Eu pesquisei que o caça chinês J-31 Gyrfalcon é um caça de exportação dos chineses que é oferecidos para países aliados da China. Seria interessante e benéfica a hipótese do… Read more »

JS666

Amigo, tem vários problemas nisso:

  • O JC-31 não está operacional, ainda está sendo desenvolvido
  • Os sensores, eletrônica e armamentos chineses ainda são uma grande incógnita
  • O pós-venda também é uma incógnita
  • Os aviões russos e chineses tem padrões de manutenção e regulagem diferente dos ocidentais, será necessário readaptar tudo para eles
  • A 6º geração teoricamente está logo ali, na metade da próxima década

Creio que seria melhor focar nos Gripens por hora e na próxima década avaliar o próximo passo.

fewoz

Tudo isso que você mencionou é, de uma forma ou outra, contornável, mesmo que a médio ou longo prazo. Mas há outra coisa que não é: a pressão americana. Eles jamais “deixariam” o Brasil adquirir equipamento militar chinês. A pressão nos bastidores seria enorme. É um jogo complicado.

Ceip

Caro fewoz,

Obrigado pela participação

Ceip

Caro JS666,

Obrigado pela participação e considerações.

Marcelo Soares

Pergunta de leigo: o J-31 é equivalente ao f22 ou ao f35?

Camargoer.

O F22 é equivalente ao F35?

Rodolfo

Perde em ambos em termos de tecnologia, mas na força aérea chinesa teria o papel similar ao F35 na USAF, sendo o J20 o caça de superioridade aérea.

Fabio Araujo

Mas em termos de Índia é superior ao Rafale?

JS666

Não dá para ter certeza, ele não entrou em operação muito menos foi testado. Mas em tese sim, deve possuir uma assinatura de radar menor que o Rafale. A qualidade dos sensores chineses é outra incógnita.

Carlos Campos

Segundo o que se tem de dados, o que é pouco, chega perto do F22 e é inferior ao F35, F35 hj é o melhor caça do mundo, gostem ou não gostem dele

L G1

O J-31 seria o equivalente ao F-35 dos EUA. O J-20 da China seria o equivalente ao F-22 dos EUA. Mais ou menos pôr aí.

Carlos Campos

Seria uma compra de respeito, eu ainda defendo uma parceria com a China pra eles nos deixarem fabricar a fuselagem desse avião, aí rechearíamos com o que quisessemos, tipo o que Israel faz com os caças deles, essa compra seria um GRANDE problema para a China

Marcelo Baptista

Isso é interessante.

Josiel

Tem um helicóptero perdido a dous dias na serra do mar. A FAB, literalmente não consegue encontrar.
E alguns aqui, falando que a fab e isso e aquilo. Uma aeronave perdida dentro das calças da fab e eles não conseguem encontrar.
Viva a força aérea do Paquistão.

AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rinaldo Nery

Todo dia uma surpresa na linha de posts imbecis…

Vendéen

Olá Brasil e feliz e feliz ano novo, especialmente boa saúde, Já em 2022 o Paquistão tinha iniciado conversações com Shenyang sobre o J-31. Note-se que, além da versão naval deste caçador (financiado por capitais próprios da empresa) não parece interessar aos chineses (?) que escolheram o Chengdu J-20 como principal caçador de nova geração. Com o ambiente geoestratégico adjacente ao Paquistão, a China será o principal parceiro (engenhos militares) deste país. Assim, atualmente o Paquistão é claramente o cliente principal dos fabricantes de aviões chineses (aviões de combate). Assim, se isto se concretizar, para o Paquistão trata-se com este… Read more »

Heinz

O Paquistão está se tornando um forte player na Ásia, parece que gostaram dos materiais chineses, compram tanques, navios, aeronaves, a Índia que abra os olhos..

Rafael Gustavo de Oliveira

O china está doido para fazer dinheiro e não está nem aí se o circo vai pegar fogo…os Rafale mal chegaram na India e seu brilho já está sendo ofuscado por essa notícia, sejamos realistas, enquanto o J-31 é um produto pronto o HAL AMCA ainda é um protótipo que não voa e não se sabe se a India vai adquirir o F35. Refletindo um pouco, percebe-se que vai chegar o momento que os países que não se enquadram dentro da influencia militar americana/europeia vão questionar os grandes fabricantes ocidentais para ter acesso a um meio acessível com tecnologia stealth… Read more »

TJLopes

A Lockheed adorou a notícia, em breve uma compra de F-35 pela Índia.

rui mendes

A Índia não comprou o S-400???
Se comprou, nunca terá caças F-35.
Mesmo que não tivessem S-400, duvido que os Norte-Americanos lhes vendam essa tecnologia, ainda para mais sendo parte do Brics, são amigos demais dos Chineses e Russos.
Ainda por cima, quando os EUA, já negaram o F-35 à Tailândia.

fewoz

Todos sabemos que a Índia é tradicional parceira dos russos no campo militar, mas… amiga dos chineses? Em qual sentido? Não vale mencionar os BRICs, pois é um grupo que tem pouco ou nenhum objetivo comum. São parceiros com realidades geográficas, políticas, industriais e econômicas muito distintas entre si.

F-39 Gripen

O Brasil também deveria pensar em caças de 5° geração. Os únicos países capazes de nos ameaçar possuem e pouco poderia fazer o Gripen contra esses caças super avançados.

JOSE PEREIRA

Parabéns ao Paquistão, cada vez mais evoluindo no desenvolvimento em conjunto de caças com os chineses.

Andromeda1016

A força aérea chinesa não quer o J-17 mas o Paquistão tem pois comprou esses caças à baciada a preço de liquidação de feira. Não há previsão de que a China adote o J-31 mas o Paquistão corre para comprá-lo a preço de liquidação antes mesmo do caça estar pronto para Venda …. interessante não?

Super Tucano

A China opera o J-31 ou ainda não?