A United Aircraft Corporation (UAC) relata que entregou um lote de caças multifuncionais Su-57 recém-construídos ao MoD russo (VKS).

Este é o segundo lote entregue em 2023 (o primeiro foi entregue em setembro). A UAC não especificou o número de aeronaves em cada lote.

O Sukhoi Su-57 é um caça de quinta geração desenvolvido pela Rússia, representando um salto significativo em termos de tecnologia e capacidade aérea para a Força Aérea Russa. Este avançado jato de combate foi projetado para superar as gerações anteriores de caças em vários aspectos críticos, incluindo furtividade, agilidade e capacidade de armamento.

O caça pode ser equipado com uma variedade de armamentos, incluindo mísseis ar-ar, ar-superfície, bombas guiadas e armas de energia direcionada. Possui compartimentos internos de armas para manter sua furtividade.

VÍDEO: Mais caças Sukhoi Su-57 para a VKS

O Su-57 está equipado com sistemas de aviônica avançados, incluindo radar com capacidade de varredura eletrônica ativa (AESA), sistemas de guerra eletrônica e um sofisticado sistema de comunicação.

O cockpit do Su-57 é projetado para fornecer ao piloto um alto nível de consciência situacional, com displays multifuncionais e um sistema avançado de realidade aumentada no capacete do piloto.

O desenvolvimento do Su-57 começou no início dos anos 2000, com o primeiro voo de teste ocorrendo em 2010. O programa enfrentou vários atrasos e desafios antes de entrar em serviço.

O Su-57 é destinado a ser a espinha dorsal da força de combate aéreo da Rússia, complementando e eventualmente substituindo os caças mais antigos. Ele é visto como uma resposta russa a outros caças de quinta geração, como o F-22 Raptor e o F-35 Lightning II.

Subscribe
Notify of
guest

112 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dagor Dagorath

Dependendo do ângulo da imagem, o Su-57 me lembra muito o VF-1 Valkyre de Macross/Robotech/Guerra das Galáxias.

Rafael Coimbra

Chamar o SU-57 de resposta ao F-22 ou F-35 beira a piada… analisando friamente é evidente o oceano tecnológico que separa esses caças… o SU-57 nada mais é que um 4° geração com roupa de ano novo.. roupa do ano passado….. pq nem os acabamentos da fuselagem os caras conseguem fazer…

Michel Lineker

Tu tá qualificando capacidade tecnológica de um país por mero acabamento?

suTERMINATOR

Diga isso ao ferro velho americano destruído na Ucrânia.

Felipe

Obrigado pelas informações de especialista. Estou passando aos engenheiros responsáveis pelo projeto da aeronave, para que possam avaliar.

Luis Carlos

Kkk sabendo legal engenheiro aero espacial! Tem certas horas que o melhor a fazer é ficar calado kkkk

Jaiminho

E esse pisca-pisca no motor esquerdo?

🤔

Last edited 3 meses atrás by Jaiminho
Macgaren

Motor falhando.

vmax

Parabéns à VVS. Finalmente mais um.
Fontes russas afirmam que ainda estão no espírito natalino.
Particularmente eu acho que o combustível não é Ipirangski. Isso tá é batizado.

Angelo

Seta para a esquerda, mas ele foi para a direita para enganar o inimigo.
Deixando a brincadeira de lado, os Estados Unidos ficaram muito tempo aperfeiçoando o f117 e lá tem 3 empresas para construir aeronaves furtivas, eu acho certo a Rússia ter feito o su57 em um ritmo mais lento pois é o seu primeiro projeto de 5 geração e tinha muita tecnologia para aperfeiçoar, mas como comentaram talvez tenha demorado demais para iniciar os trabalhos aí a China passou na frente.

Walsh

Hahaha… como se o atraso fosse uma estratégia, a Rússia não desenvolveu o su-57 mais rápido simplesmente por que não conseguiu.

Alecs

Soltou pecinha.

Ronaldo

A Rússia simplesmente não tem mais acesso a componentes críticos de tecnologia para montar um caça desses. Esse canal apenas se limita a repetir o que a propaganda russa pública.

Oráculo

Meu caro, o bom do capitalismo é que ele mesmo se adapta para não perder mercado. Existem em várias matérias na mídia ocidental falando sobre como os russos estão driblando as sanções. Alguns países vizinhos da Rússia tiveram um aumento de mais de 700% e até de 1000% na importação de componentes de computação. Aqui mesmo citaram uma matéria aonde falava que países como Armênia e Geórgia tiveram uma invasão de novas empresas importadoras de material que está sancionado pelo ocidente. Tudo com destino final a Rússia. Isso sem falar nos Chineses, que mandam de tudo e mais um pouco.… Read more »

Orivaldo

Lote de uma unidade

Jaiminho

E sem os tapetes… 🙃

Renato

Tá parecendo o Gripen kkk.

Luís Henrique

A Rússia recebeu 6 Su-57 em 2022, um lote de 2 unidades em Maio e um lote de 4 unidades em Dezembro. Foi divulgado que para 2023 era esperado a entrega de 10 a 12 unidades. Recentemente o ministro de indústria da Rússia disse que a cada ano o número de caças de 5a geração recebidos pela força tem quase dobrado. Por ele ter usado a palavra “quase”, acredito que devam ter recebido 10 Su-57 em 2023. Portanto é muito provável que este lote seja de 4, 5 ou 6 aeronaves, sendo que teve a entrega de um outro lote… Read more »

Gplacido

Se tiver sido 2 , é um milagre. Quem acredita no MoD Russo, é muito inocente

Ronaldo

Esse canal apenas repete o que a propaganda russa diz. Hoje a Rússia tem um enorme atraso tecnológico em relação ao ocidente. Um caça de 5 geração é algo que os russos simplesmente não têm capacidade de fazer. O simples tanque “armata” que seria de última geração simplesmente não passou de protótipo
seria de última geração

Fernando "Nunão" De Martini

Esse canal apenas repete o que a propaganda russa diz.”

Você já escreveu isso mais de uma vez. Ou você não conhece os sites da trilogia Forças de Defesa e tudo que foi publicado neles nos últimos 15 anos ou está de má-fé.

Felipe

Deu pra ver o “atraso” russo través do “sucesso” dar armas ocidentais (mesmo com todo apoio de inteligência da Otan) na Ucrânia.

Valcir

EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO POR NÃO SEGUIR AS REGRAS PARA COMENTÁRIOS.
O PRIMEIRO TROLL DE 2024…..BELO INÍCIO DE ANO!!

Orivaldo

Fonte ?

Djalma

Tudo farofada russa, desde que invadiu a Ucrania, só recebeu 2 e ainda de prototipos. A Rússia só tem 4 unidades prontas. Parece a estória do tal MBT Armata.
Fico impressionado como vocês caem nessa conversa fiada da Russia

Beto

Sei…e tal vitória relâmpago da aliança dos 31 contra 1 aonde é que está, parece que na mídia e em nenhum outro lugar, desde que acompanho as notícias da guerra

Mercenário

1 só? E as armas enviadas pelo Irã, Coréia do Norte, (China)?

Pessoal por pessoal é 1 contra 1. O vizinho pequeno ainda luta de mão amarrada porque não pode usar alguns mísseis em território russo, a pedido dos fornecedores.

Santamariense

Aliança de 30, 31 …. tem um soldado que seja da OTAN lutando na Ucrânia? Tem um caça, MBT, etc, sãs frotas dis países da OTAN sendo usados nessa guerra? Seria 31 contra 1 se as Forças Armadas da OTAN estivessem em guerra declarada e aberta contra a rússia.

Eduardo Neves

E a Otan sofrendo com a farofada russa, a farofada russa destruiu centenas de armamentos ultra mega blaster dos EUA e Europa, já existe um museu com exposição dos armamentos ocidentais, Bradley, javelin, leopard, atacms, scalp, storm shadow, tow entre outros tantos…

E a Rússia segue lá firme e forte graças as sua farofada kkkkkk.

Mirade1969

Pra vc ver que a propaganda do ocidente que era os melhores do mundo, alta tecnologia, os melhores dos melhores não passava de mera propaganda e não esta muito melhor que a tecnologia soviética de 30 anos atrás. Lembro que quando lia artigos e livros sobre os equipamentos soviéticos nos anos 80 havia um desdém sobre tudo que era soviético como ultrapassado e na prática não esta sendo até porque quem escreveu os livros eram ocidentais americanos alinhados com Washington e estavam no mínimo tendenciosos para não dizer errados.

Bosco

Mas a tecnologia ruim do Ocidente você parece que usa e está gostando já que toda a tecnologia que utilizamos vem diretamente do Ocidente. Ou você adota alguma tecnologia russa?
Seu celular?
Computador?
Talvez seu carro?
Voou em algum avião russo?
Televisão?
Satélites?
GPS?
Internet?
Fez uma ressonância magnética num aparelho russo?
Tomografia?
Vamos ver… sua lâmpada elétrica? Não?
Geladeira?
Ar condicionado… ventilador… chuveiro…
Ah! Seu chuveiro foi desenvolvido e fabricado na Rússia…
Não?
Ah! Desisto de adivinhar. Se você não me contar eu não vou descobrir.

Last edited 3 meses atrás by Bosco
Nilton L Junior

É so comprar pelo e-bay

Felipe

ou aliexpress

Jagdverband#44

No rosto não. Estraga o velório.

Elintoor-_

Ele deve andar de LADA e ter um SOVIET no pulso…

Rustam

Seriamente? Como estão as armas superocidentais e a ofensiva de verão? A Ucrânia já está na Crimeia, lembre-me.

Andre K
Oráculo

Até os russos usam tecnologia ocidental. E não é de hoje. Já faz tempo. E eles adoram. Diz que tem Armênio ficando milionário vendendo iPhone pros Russos. Teve até lançamento do novo iPhone em Moscou. Importar tecnologia ocidental e revender para os Russos é o grande negócio do momento nos países satélites da Rússia. Daí a mídia ocidental denuncia, os governos fingem que vão fazer alguma coisa, e as fábricas continuam a vender do mesmo jeito. E o povo se matando nos comentários achando que russo não tem chip porque americano não vendeu. De fato, foi um Armênio que fez… Read more »

Felipe

que eu saiba quase tudo isso vem da china….

Bosco

Provavelmente você vai dizer que é tudo fabricado na China.
Até algumas coisas são mesmo, mas de empresas ocidentais com tecnologia desenvolvida no Ocidente.
E a China não é a Rússia ainda que compartilhem de muitas coisas.

Santamariense

Se essa fosse uma guerra da OTAN contra a rússia você poderia fskar isso com propriedade. Quando ao museu, se a Ucrânia quisesse poderia fazer um Tb com destroços de T-90, T-72, T-62, BMP, Su-30, Su-34, Su-35, Mi-8, Mi-17, Mi-35, Mi-28, Ka-52, etc …

Camargoer.

Pois é. Todo churrasco precisa de farofa e pão de alho.

George

Mas essa quantidade os Estados Unidos recebe de F-35 em menos de um mês!

Luís Henrique

Na verdade a força aérea americana pretende receber 48 F-35 por ano. O que da uma média de 4 F-35A por mês. Parece que em 2022 receberam 41 em vez de 48. E em 2023 a produção de F-35 caiu bastante de + 150 unidades no ano para menos de 100 devido a problemas com parceiros e fornecedores. Lembrando que dos 97 F-35 produzidos em 2023 uma boa parte é entregue para parceiros e clientes de exportação, não são todos produzidos para as forças americanas. Os últimos dados que li de 2022 apontam que a USAF recebeu 302 F-35A, os… Read more »

L G1

Verdade. 10 novos SU-57 entregues em 2023. Total na ativa 20 agora. Ano que vem previsão de entrega de mais 12 SU-57.

Teve também as entregas de novos SU-30 SMS, SU-35 e SU-34. O MIG-35 não vi informações.

Mas houve entregas também de novos bombardeiro e aviões de transporte.

Leonardo Bastos

Esse sabe tudo…

Djalma

E sem GPS nativo.

Walsh

A verdade é que a Rússia perdeu o bonde da tecnologia. O SU-57 está muito atrasado e não conseguiu sequer alcançar o mesmo patamar dos projetos furtivos americanos de 20 anos atrás. Até a China já passou a Rússia e outros países estão chegando lá. E antes que venham chorar, não há milagre gente, a Rússia simplesmente não tem recursos para se manter na corrida, expertise existe, a Rússia tem o conhecimento e a experiência, mas simplesmente não tem capacidade de produção. O desenvolvimento do Su-57 vem se arrastando ha anos, não tem perspectivas de vendas e se a Rússia… Read more »

Luís Henrique

Na verdade as forças armadas da Rússia possuem mais dinheiro agora do que antes. Aumentaram os gastos em Defesa para cerca de 6% do PIB ou 30% dos gastos públicos. É fato que o desenvolvimento do Su-57 atrasou e levou muitos anos e a China acabou entregando o J-20 antes. Mas também é fato que todos os outros países, incluindo todas as potências europeias, não possuem um caça furtivo próprio e os projetos em andamento ainda vão levar 1 década ou mais para entrarem em operação. Então a Rússia está atrasada em relação aos EUA e um pouco atrás da… Read more »

Walsh

Nossa, 6% de um PIB menor que o Brasil!

Não se iluda, esse dinheiro a mais vai todo ser enterrado no lamaçal da guerra da Ucrânia.

Artur

E mesmo assim a Rússia é potência militar, mesmo assim ninguém peita a Rússia

Camargoer.

Para comparação, os gastos dos EUA são da ordem de U$ 800 bilhões, mais que a soma dos gastos de todos os países. A China vem em segundo com gastos de US$ 297 bilhões e depois a Russia com US$ 71 bilhões. São os trẽs maiores gastos com defesa.

Luís Henrique

Esses dados já estão defasados. A Rússia já deve estar na casa dos U$ 120 bi em 2023.

Camargoer.

São dados de 2022. O Sipri ainda não publicou os dados de 2023.

Luís Henrique

Sim, mas as notícias nas mídias indicam que a Rússia aumentou seu orçamento militar em 2023 para algo próximo de U$ 115 bi e acabou de aumentar ainda mais em 2024 para cerca de U$ 140 bi.

Foi aprovado recentemente 36,6 trilhões de Rublos para a defesa no plano para os próximos 3 anos.
Isso representa hoje cerca de U$ 403 bi.

Em 2023 a Rússia aumentou seu orçamento militar para cerca de 6% do PIB e o previsto é que aumente para 7% do PIB agora no ano 2024.

Last edited 3 meses atrás by Luís Henrique
Camargoer.

Segundo o Sipri, os gastos com defesa em 2022 do Brasil foram de US$ 17,6 bilhões, da Ucrãnia foram US$ 43,9 bilhões e da Rússia foram de US$ 71.9 bilhões. Em termos de PIB, isso representou 1,1% no Brasil, 33% na Ucrãnia e 4,1% na Rùssia.

Nesta proporção, se os gastos da Russia subirem para 6% isso representará um gastos da ordem de US$ 100 bilhões.

Luís Henrique

O Brasil é uma das maiores economias do mundo, assim como a Rússia.
Em PIB PPP a Rússia ultrapassou a Alemanha como a 5ª maior economia do planeta, apenas atrás de China, EUA, Índia e Japão, estando quase empatada com o Japão.

Sim, a economia russa é bem menor que a americana e a chinesa, mas em 5º lugar no mundo não é pequena.

Santamariense

“Aumentaram os gastos em Defesa para cerca de 6% do PIB ou 30% dos gastos públicos.”

Vamos ver até quando vão aguentar. A população vai ficar quieta? Se bem que lá não dá pra fazer protesto….a “democracia” russa não deixa….até os jornalistas de lá somem inexplicavelmente.

Felipe

mais realidade, menos torcida por favor.

Oráculo

“Então a Rússia está atrasada em relação aos EUA e um pouco atrás da China, mas está à frente das potencias europeias”. Melhor comentário. O SU 57 não é o melhor caça de 5° Geração. Mas é um caça de 5° Geração. Coisa que as potências européias, com seus dois projetos separados e com praticamente todos os grandes fabricantes de componentes aéreos do continente envolvidos, ainda não conseguiu produzir. Não chega a ser uma vitória, mas está longe de ser uma derrota. No mais é um bom avião. Já testado em combate(Síria) e que segue sendo produzido e aprimorado. Obviamente… Read more »

Leonardo Bastos

Que tal dizer então todos os grandes “problemas” desse caça em relação aos seus concorrentes americanos e chineses? Mal posso esperar por sua análise abalizada…

Walsh

Fora estar a mais de 20 anos em desenvolvimento e não ter nem 15 unidades em operação?

Tem farto material na internet mostrando seus problemas de operacionalidade, principalmente em relação aos motores definitivos e a furtividade discutível. É só tirar os antolhos dos olhos e ler.

vmax

A patrulha soviética aqui é cruel meu amigo. Não deixa passar uma oportunidade de negativar comentário, caso não seja pró Putin. Isso tudo que você disse, pode ter certeza, vai se refletir no momento em que eles entrarem em um conflito de verdade. Esperar racionalidade de pessoas que defendem o direito russo de invadir um território que não lhe pertence mais, mesmo depois de ter sido feito um tratado sobre a quem pertence tal território é pura perda de tempo. É a hipocrisia dos que defendem a democracia, mas sequer percebem que o que defendem é nada menos do que… Read more »

Mirade1969

O que é antolho? Ele esta sendo desenvolvido e vai voar por mais de 30 anos portanto mesmo que tenha voado a versão A ainda virão muitas outras versões e isso também vale para o F-35 ou outro avião pois ele tem que ser constantemente aperfeiçoado. Vc não sabia disso português.

Walsh

Cara, acorda! Que aperfeiçoado? O avião simplesmente não entrou em operação ainda! O F-35 tem quase 1.000 unidades produzidas, o Su-57 tem pouco mais de 10 modelos operacionais, que ainda não tem sequer o motor definitivo.

O que precisa pra vcs entenderem?

Santamariense

Trocar o cérebro.

AVISO DOS EDITORES: MANTENHA O RESPEITO.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Leonardo Bastos

Assim é fácil argumentar. Só opinada de teclado sem qualquer fundamento…

Walsh

Gzuis….hahahaha.

Santamariense

Tergiversa e não responde. Em todos comentarios tu desqualifica o comentarista e não refuta a opinião em si.

Last edited 3 meses atrás by Santamariense
Túlio

Especialistas da Globo

Santamariense

Tu tem acesso a esses problemas? A Sukhoi divulga? Todo esse tempo para colocar uma quantidade pífia em operação não seria por problemas, né? Os russos nunca erram nem tem dificuldades técnicas, correto? Ora, por favor!

Eduardo Neves

Desculpa mas o coronel McGregor disse exatamente o contrário, os russos estão aí e os EUA sim já não goza de supremacia militar, um novo mundo surgiu e o mundo de dez anos atrás não existe mais, essa é a nova realidade.

Walsh

General McGregor? Hahaha…

Caraca o pessoal aqui enfia a cabeça na areia até o pés.

Rinaldo Nery

O que disse o Cel Braddock?

Camargoer.

Só perguntando para o Cel. Trautman.

Tomcat4,4

Eita avião bonito viu !!!

Maurício.

Gosto é gosto, eu acho ele meio estranho, é meio “esparramado”, ainda assim acho ele mais bonito que o F-35 (que parece um pardalzinho obeso) e o J-20, o mais bonito é o F-22.

Macgaren

Eu acho os F5 bonitos

Santamariense

Gosto é particular, mas esse negócio é feio pra danar. Os Su-27, 30 e 35 dão de 10 a zero nisso aí em matéria de beleza.

Luís Henrique

O Su-57 com novo motor poderá ficar assim:

https://avatars.dzeninfra.ru/get-zen_doc/9662638/pub_64a068876dd57644dd0aa2fa_64a068ca44f34412e68975fe/scale_1200

Foi divulgado pelo chefe da UEC que a vida útil do motor será de 30 à 50 anos.

A potência máxima será de 18.000 kg/F contra 15.000 do motor atual.

Foi divulgado uma redução significativa na RCS e assinatura térmica. O novo motor além de mais potente é também mais leve (1.400 kg contra 1.600 kg) e mais econômico, o que ampliará o alcance da aeronave também.

Foi divulgado que as aeronaves produzidas em 2024 já virão com o novo motor.

Last edited 3 meses atrás by Luís Henrique
Leandro Costa

Foi divulgado que esse motor estaria pronto a anos e anos atrás.

Leonardo Bastos

Negativo! O motor que já deveria estar em produção é o AF 51-F1 (Izdeliye 30). Esse que aparece no link já seria um desenvolvimento ulterior, considerado de 6a geração, e possui bocal achatado com vetorização 3D.

Santamariense

Esse que aparece no link já seria um desenvolvimento ulterior, considerado de 6a geração, e possui bocal achatado com vetorização 3D.

O F-22 tem um motor assim, embora com vetorização 2D, em operação há quase 20 anos.

Zorann

Pois é os EUA tem operando a quase 20 anos e a Russia, 20 anos depois, pesquisando e desenvolvendo sozinha esta desenvolvendo sozinha, com um orçamento militar dez vezes menor, um motor do tipo.

Vejo isto como mérito, não como demérito

Bispo

Gostei desse “novo bocal” parece que o drone S-70 já tem ou terá novo motor com bocal mais “stealth”.

Angelo

Acho que a Rússia tinha muita variedade de aeronaves, os Estados Unidos que vendem quase no mundo todo só tinha 3 tipos, um naval, um terrestre de menor alcance e custo e uma de maior alcance e carga paga ” caças anos 80″ tá certo que a Rússia precisa estimular sua indústria, mas seria legal reduzir os tipos de aeronaves de caça ” todos multi missao ” e se quiser dar serviço pra mig encomenda um caça naval de 5 geração aproveitando o motor do su57 para ter mais escala de produção e reduzir o custo.

Luís Henrique

Os EUA também possuem vários caças. Existe a questão do mix High/Low com um caça mais pesado, mais capaz e mais caro e outro caça mais leve, menos capaz, porém mais barato. E também existe a questão da entrada de caças de nova geração e a convivência com caças de geração anterior. Portanto os EUA possuem F-16 e F-15 convivendo com F-35 e F-22. 4 caças apenas na força aérea. Na Marinha e nos Fuzileiros Navais têm os Harrier e Hornet mais antigos, convivendo com Super Hornet e os mais novos F-35C e F-35B. 5 caças. Totalizando 9 caças no… Read more »

Bosco

Luís, Acho que tem alguns F-117 ainda sendo utilizados. No caso seriam 11. Agora uma coisa é certa, todos os caças bombardeiros supersônicos americanos e até o subsônico AV-8B são caças multifuncionais. O único exclusivo de ataque é o A-10 (e possivelmente o F-117). Já os caças russos são muito menos flexíveis. Geralmente ou são caças russos são mais dedicados do que multifuncionais. Os caças Su-27, MiG-29, MiG-31, Su-33 , Su-35, Su-30, MiG-35, MiG-29K e Su-57 são mais focados em defesa aérea/superioridade aérea, enquanto os Su-24, Su-25 e Su-34 são mais focados em missões de ataque. Claro que todos podem… Read more »

Leonardo Bastos

Isso usa Chip de Geladeira…!!

Djalma

Parem de divulgar Fake News, não existe lotes de SU-57 coisa nenhuma. Quando esse avião foi desenvovido foi com base em avionicos desenvolvidos e fabricados no Ocidente, sendo que a Russia não tem mais acesso e nem capacidade de fabricar.

Alexandre Galante

comment image

Não é fake news, os aviônicos são russos como mostra a imagem. A Rússia usa alguns componentes ocidentais, mas a Rostec está nacionalizando a produção deles, como você pode ver nas notícias da empresa:

https://rostec.ru/en/search/?TYPE=34&q=Ruselectronics

Last edited 3 meses atrás by Alexandre Galante
Vinicius Momesso

Eles acham que o parque industrial russo e semelhante ao brasileiro. O termo “Made in Brazil” deveria mudar para “Assembled in Brazil”, por que é isso que a nossa indústria é.

Nilton L Junior

kkk a melhor do ano.

Leonardo Bastos

Kkkkkkkk….

Bispo

Fake News é se achar o suprassumo do saber por empirismo mediúnico 🙃

Marcos

Concordemos em uma coisa: Feio não é.

Santamariense

Concordo, pois não é feio … é horrível! Mais feio que ele só o J-20. O projetistas que desenharam os belos Su-27, 30, 35 e Mig-29 e 35 devem ter se aposentado.

Last edited 3 meses atrás by Santamariense
Nilton L Junior

Não sei mas acho que deveria investir mais no Su-75, afinal de contas muitos do que foi desenvolvido no 57 pode ser melhorado e utilizado no Checkmake.

Bispo

SU-75 é um caça leve como o “nosso” Gripen, ideal para países que não tem inimigos “latentes ou presentes” em suas fronteiras.
Baixo custo de aquisição e manutenção.

SU-57 / SU-35s caças pesados , mais tudo , raio de combate, armas, redundância(em teoria por ter 02 motores a chance de voltar para casa é maior) , voa mais alto, rápido. Custo absurdamente maior em tudo. Ideal para “uso soviético”(agressivo) ..rs

Nilton L Junior

De fato Bispo mas todo paradigma pode ser modificado pois existe o fator custo e este é preponderante.

Walsh

Ei _________, quem tem um celular russo aí? Um notebook? Um microondas? Quem sabe uma geladeira? Pelo menos um Lada?

Stolichnaya não conta, essa até eu tenho…hahaha.

EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. NÃO ROTULE OS OUTROS PARA NÃO SER ROTULADO.

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Talisson

O produto russo é inferior, mais feio, cadência 10 vezes mais lenta. Mas é produto deles. Russos e chineses não tem mentalidade de colonizado, como têm os latino americanos. Pra brasileiro, só é bom se for feito nos EUA ou Europa. Pra russo só é bom se for feito na Russia. Russos, chineses, turcos, iranianos, podem muito bem comprar até F15, F35, o que for, mas com o único intuito de aprender a fazer (e até plagear). Para eles o melhor produto é o produto feito por eles. Mesmo que americanos e brasileiros achem feio, bobo, inferior etc. Eles não… Read more »

Mig25

Nós estamos no hemisfério ocidental, sob influência ocidental desde 1500, colonizados econômica e mentalmente, com os países industrializados desovando suas produções por aqui, muitas vezes utilizando de ameaças, chantagens, sabotagens, para conseguir a vantagem competitiva, mas a vira latice quer criticar a industria russa e chinesa, especialmente a militar e aeroespacial…bom mesmo só made in USA…

Walsh

Quanta besteira, como se fazer comércio fosse ser colonizado. Essa é a típica lógica que produz economias estagnadas e pobreza.

E eu não citei produtos importados pelos russos, tratei exatamente da sua capacidade produtiva, que é simplesmente pobre. Os celulares russos não são “feios”, eles simplesmente não existem.

David Webb

Se eles existem porque não estão na guerra na Ucrânia ? Porque vão ser facilmente abatidos ! E já está provado que armas russas estão muito atrasados em relação ao ocidente!!!

Walsh

Não é esse motivo, a questão é que simplesmente não existem unidades o suficiente para formar um esquadrão ou uma unidade operacional.

Camargoer.

Talvez porque em uma guerra de atrito, na qual a Rússia estabeleceu uma linha de defesa compacta, não seja necessário operar caças de 5G essenciais para ações furtivas de ataque.

Antunes 1980

Até o momento não consegui ver imagens das baias internas de armamentos abertas. Alguém tem essa imagem?

Jodreski

Eu não duvido nada que os Russos estejam apenas mudando os números das aeronaves para dizer que estão recebendo novos lotes.
.
E se essa aeronave fosse mesmo stealth como os Russos dizem que é ela estaria sendo usada amplamente para destruir os SAM ucranianos de média e alta altura para permitir que os caças Russos voassem com maia frequência sobre a Ucrânia e fazendo surtidas mais seguras.

Walsh

Os __________são muito doidos mesmos, eles negativam qualquer coisa que lhes pareça uma critica a sacrossanta Rússia. Não se pode nem dizer que não existem SU-57 o suficiente para montar um esquadrão operacional que eles correm para negativar. Hahahaha.. Gente aceitem, isso nem é sequer é uma opinião é um fato, um esquadrão para ser operacional deve ter ai por volta de umas 15 aeronaves, e ate agora só foram produzidos uns 10 a 12 Su-57 (sem contar aviões de pré-série e protótipos claro). Depois de mais de 20 anos de desenvolvimento, não tem nem 15 aviões operacionais. Acho que… Read more »

Bigliazzi

Bom saber que centenas e mais centenas desses aviões são entregues a Força Aérea Russa… acho que eles terão que construir algumas novas dezenas de bases aéreas para receber essa enxurrada de aviões…

Bigliazzi

Se bobear o Brasil tem mais Gripen operacionais do que esses patéticos russos tem de Su-57.