O Saab JAS 39 Gripen é um exemplo notável de engenharia aeronáutica e inovação na indústria de defesa da Suécia. Desenvolvido pela empresa sueca Saab, este caça multifuncional entrou em serviço no início dos anos 90, projetado para substituir os antigos Draken e Viggen da Força Aérea Sueca. Desde então, o Gripen se estabeleceu como um dos caças mais eficientes e economicamente viáveis do mercado mundial.

O Gripen é um caça leve, monomotor, capaz de realizar uma ampla gama de missões, incluindo combate aéreo, ataque ao solo e reconhecimento. Sua versatilidade vem da capacidade de carregar uma variedade de armamentos e sistemas eletrônicos, adaptando-se facilmente a diferentes tipos de missões. A flexibilidade é um dos pilares de seu design, atendendo às necessidades variadas de forças aéreas de diferentes países.

O design do Gripen reflete a ênfase na eficiência operacional e manutenção. Ele foi projetado para operar em pistas curtas e em condições adversas, uma necessidade para a Força Aérea Sueca, que pratica a dispersão de suas aeronaves em caso de conflito. Isso significa que o Gripen pode decolar e pousar em estradas e pistas improvisadas, aumentando sua capacidade de sobrevivência em ambientes de guerra.

Tecnologicamente, o Gripen é uma aeronave de quarta geração, com as variantes E/F incorporando características de quinta geração. Ele possui um radar avançado, sistemas de guerra eletrônica e é capaz de se conectar a redes de informações para compartilhamento de dados em tempo real no campo de batalha. Essa capacidade de rede aumenta significativamente a consciência situacional do piloto e a eficácia do caça.

Uma característica distintiva do Gripen é sua eficiência de custo. Comparado a outros caças modernos, o Gripen é notavelmente mais barato tanto em termos de custos iniciais de aquisição quanto de manutenção ao longo do tempo. Essa eficiência torna-o uma opção atraente para países que buscam modernizar suas forças aéreas sem os custos proibitivos associados a muitos outros caças contemporâneos.

O Gripen também se destaca pela sua capacidade de atualização. A Saab projetou o avião com uma arquitetura que facilita a atualização de seus sistemas e armamentos. Isso permite que o Gripen evolua com as mudanças tecnológicas, mantendo sua relevância e eficácia contra ameaças emergentes.

Internacionalmente, o Gripen encontrou vários compradores fora da Suécia. Países como a República Tcheca, Hungria, África do Sul, Tailândia e Brasil adotaram o caça, atraídos por sua versatilidade, custo-benefício e facilidade de integração em suas respectivas forças aéreas. O Gripen, portanto, tornou-se um jogador significativo no mercado global de defesa.

No Brasil, o Gripen desempenha um papel central na modernização da Força Aérea Brasileira. A versão específica para o Brasil, chamada Gripen E/F, inclui várias modificações projetadas para atender às necessidades específicas da FAB. O acordo inclui não apenas a entrega de aeronaves, mas também um extenso programa de transferência de tecnologia, visando fortalecer a indústria de defesa brasileira.

O desenvolvimento contínuo do Gripen é uma prioridade para a Saab, que busca manter o caça competitivo em um campo cada vez mais avançado. A evolução do Gripen inclui melhorias em sensores, armamentos e sistemas de propulsão, garantindo que ele continue a ser uma ferramenta eficaz para a defesa aérea moderna.

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mig25

É isso aí, belo vídeo!
Se mete com os Grifos, pra cê ver rs

Mota

´Pequeno, mas bruto não é?

adriano Madureira

Digam oque quiserem os críticos( sim, ainda existem os inconformados…) do Gripen : ´Que é pequeno, que só tem um motor, que é de quarta geração, que são inferiores aos suecos e aos f-35,cujo todos estão comprando, que são poucos, que vendem pouco entre outras queixas. Mas para a FAB será um grande salto tecnológico, e isso veremos na CRUZEX-24, seja contra nossos hermanos latinos ou contra nossos “parceiros e aliados europeu e da américa do norte. Quem sabe poderíamos ver aqui a presença dos F-16 ou até mesmo dos F-15C,lembrando que este ano eles estiveram presentes  no exercício Relámpago VIII,… Read more »

Rinaldo Nery

Na CRUZEX, o Gripen não combaterá contra nenhum desses participantes. A Opposite Force (OPFOR), que ficará sediada em Fortaleza, será uma UAE brasileira, provavelmente o 1° GAVCa ou o 1°/14° GAV. O Gripen vai voar ao lados dos demais participantes, nas missões COMAO.

adriano Madureira

Obrigado pelo esclarecimento Nery!

Elias E. Vargas

Tem gente que só gosta de criticar, mas o Gripen E/F é geração 4 ++ e chega a ser quase tão furtivo como o F-35, que não nos foi oferecido e quanto aos f-16 e f-18, ele é sabidamente superior. Alem do mais a qualidade dos pilotos faz a diferença e os nossos estão entre os melhores do mundo.
Tem mais. A embraer já pensa no sucessor desse matador.

Otafran Sousa Lima Brasil

O Saab Jas 39E Gripen é um Caça com Geração 4++, voa 2 vezes acima da velocidade do som, possui sensores embarcados com alcances para Mísseis Meteor e IRIS T, e Bombas guiadas a laiser, na América Latina é o mais moderno e tecnológico que existe. O Preço de um Caça custa US$ 65 Milhões, compramos 36 Caças em 2014 na Suécia, com a Presidente da República Dilma Rousseff assinamos um contrato em 2014, onde compramos 28 Caças para um Piloto e 8 Caças para dois Pilotos, o valor do negócio foi de US$ 5,4 Bilhões. Para a Aeronáutica no… Read more »

Santamariense

Tá e aí??

Fabio Araujo

Pelo que me lembro o Gripen C foi usado em conjunto com a OTAN numa operação na Líbia, ele foi usado só em ações de reconhecimento ou teve também algumas ações de combate?

Marcelo

Só reconhecimento.

Fernando "Nunão" De Martini

Reconhecimento armado.

Em caso de necessidade poderia empregar armamento.

Os caças chegaram a ser “iluminados” por radares de direção de tiro líbios mais de uma vez, mas não houve necessidade de empregar armamento por conta disso. Há matérias aqui sobre esses incidentes.

Santamariense

Não é uma crítica, apenas uma observação. Atrás do assento ejetável, sempre me chamou atenção a quantidade de equipamentos, fios, cabos, mangueiras, etc, todos expostos. Em comparação, o A-1 tem uma cobertura naquele local, que encobre parte do sistema de ar condicionado da aeronave. Mas, é só uma observação, sem querer colocar defeito.

Reubber

O gripen sim e um caca que cabe no” Bolso” do Brasil, sim, um caca de 4° geracao mas que vai alem dos cacas dessa categoria.. E um salto tecnologico para nos e que sera uma plataforma muito util para os nossos futuros cacas, acho que a FAB acertou na escolha, so gostaria de ver tambem um outro vetor de preferencia mais avancado e furtivo nos ceus do Brasil e de preferencia com tecnologia brasileira.

Cristiano

Logo acordo e vejo auto desempenho dessa força aérea

Rinaldo Nery

Auto ou alto? Tem diferença.