Drones de carga transportando suprimentos de socorro serão ainda mais seguros no futuro

Immenstaad, 4 de dezembro de 2023 – O fornecedor de soluções de sensores HENSOLDT e a empresa holandesa Wings For Aid firmaram uma parceria estratégica. O objetivo da cooperação em duas fases é melhorar a segurança aérea dos drones de carga. A Wings For Aid desenvolveu o “MiniFreighter”, um sistema de aeronave pilotada remotamente (RPAS) de 650 kg que entrega bens humanitários a pessoas isoladas por desastres naturais e crises provocadas pelo homem.

Numa primeira fase, estes drones de carga serão equipados com o gravador de dados de voo “SferiRec LCR 100”. Equipado com isso, o drone terá uma capacidade de gravação significativamente melhorada dos dados de atitude de voo e do sistema de controle de voo. O drone já completou testes de voo bem-sucedidos em vários locais, incluindo o campo de aviação Magdeburg-Cochstedt. Esta é a sede do Centro Nacional de Testes para Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas do DLR, um dos parceiros da Wings For Aid.

Em uma possível segunda etapa, novas atualizações técnicas serão adicionadas para aumentar a autonomia da aeronave e melhorar a capacidade de teste de voo da Wings For Aid como Fabricante de Equipamento Original (OEM) e fornecedor global de sistemas. Os dados operacionais recolhidos nas missões de teste e voo até então podem ser utilizados diretamente para este fim. Capacidades como “Detectar e Evitar” (DAA) e a melhoria do Sistema de Automação de Segurança em Zonas de Queda deverão então garantir que o alcance operacional seja aumentado e a carga de trabalho do piloto-operador seja significativamente reduzida. Isto é essencial para ampliar os chamados voos BVLOS (além da linha de visão visual) com múltiplas aeronaves.

“Estamos muito orgulhosos de dar uma contribuição que permitirá que suprimentos de socorro sejam transportados para áreas de crise de forma ainda mais rápida e econômica no futuro”, disse Steffen Kolditz, chefe da unidade de negócios Airborne Solutions da HENSOLDT.

Sobre HENSOLDT

A HENSOLDT é uma empresa líder na indústria de defesa europeia com alcance global. Com sede em Taufkirchen, perto de Munique, a empresa desenvolve soluções completas de sensores para aplicações de defesa e segurança. Como líder tecnológico, a HENSOLDT impulsiona o desenvolvimento da eletrónica de defesa e da optrónica e está continuamente a expandir o seu portfólio com base em abordagens inovadoras à fusão de dados, inteligência artificial e segurança cibernética. Com mais de 6.500 funcionários, a HENSOLDT alcançou um volume de negócios de 1,7 mil milhões de euros em 2022. A HENSOLDT está cotada no MDAX da Bolsa de Valores de Frankfurt.

Sobre Wings for Aid

Wings for Aid é uma empresa líder no desenvolvimento de drones de carga para uso humanitário. Com sede na Holanda, orquestra uma extensa rede de parceiros para cumprir a sua missão estatutária: “chegar às pessoas em qualquer lugar”. Partindo e seguindo rigorosamente as instruções dos parceiros humanitários, a Wings for Aid desenvolveu com sucesso uma caixa de papelão para lançamentos aéreos precisos, um sistema de aeronave pilotada remotamente para transportar as caixas até o seu destino e um sistema ERP para implantação e monitoramento de voo. Os parceiros incluem os Centros Aeroespaciais Holandeses e Alemães NLR e DLR, entre outros. Parceiros operacionais regionais operam a frota de aeronaves de propriedade da Wings For Aid, principalmente para organizações humanitárias como o Programa Alimentar Mundial e a Cruz Vermelha. – www.wingsforaid.org

Gravador de voo leve

O Lightweight Flight Recorder combina em uma única caixa todas as funções de aquisição e gravação que antes estavam espalhadas por diferentes dispositivos.

Com dimensão e peso reduzidos, é possível equipar plataformas de aeronaves de pequeno porte e helicópteros, além de jatos executivos e VANTs. O SferiRec LCR100 é um gravador muito leve.

Em cooperação com a KAPPA Optronics GmbH, também oferecemos um Airborne Image Recording System (AIRS), uma solução de gravação de voo usando a câmera de cockpit Kappa FE 320 LCR.

Principais benefícios

  • Certificado ED-155 e ETSO-2C197
  • Pesando apenas 1kg
  • Função de gravação de manutenção
  • Memória protegida contra falhas

Integração na sua plataforma

Certificados de tipo suplementares (STC) da EASA disponíveis para os seguintes tipos de aeronaves:

  • Série Beechcraft King Air
  • Helicóptero Airbus H135

A HENSOLDT está cooperando com parceiros DOA para a criação de STC ou pequenas alterações. Outros STC estão em desenvolvimento, por exemplo, para o Cessna 208 Caravan.

FONTE: HENSOLDT

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

Bem OFF-TOPIC, mas….

https://www.pucara.org/post/la-fuerza-a%C3%A9rea-argentina-donar%C3%A1-a-ucrania-los-dos-mi-171e

Tá explicado o que o Zelensky foi fazer na Argentina ontem…

Fernando "Nunão" De Martini

Ok, Wilber, obrigado por compartilhar essa notícia bem off-topic sobre doação de helicópteros da Argentina para a Ucrânia Mas vou dar uma dica: se quer publicar uma notícia off topic em uma matéria que acabou de entrar no ar, e que não tem ainda nenhum comentário feito, é de bom tom inicialmente fazer um comentário dentro do tópico pelo menos. Ou esperar que ao menos um debate dentro do tópico tenha começado por outros comentaristas. Senão a conversa já descamba para outro tema logo de cara, e fica até desrespeitoso com o editor (que nem fui eu nesse caso) que… Read more »

Willber Rodrigues

Tudo bem, peço desculpas.
Se quiserem apagar meu comentário acima, pra evitar as discussões fora do tópico, fiquem a vontade.
Mais uma vez, peço desculpas, não era essa minha intenção.

Nilton L Junior

Agora vai III.

A Argentina poderia se desfazer da sua Força Aérea obsolete pra Ucrânia, afinal la foi o maior local de desova de velharia.

Heinz

Até a Argentina faz mais pela Ucrânia do que o Brasil, esse país todo dia passa uma vergonha diferente.

Carlos Campos

Bem legal, a Moya aqui do Brasil recentemente voou um drone de carga, que leva 200Kg de carga, a vantagem do drone da Moya, é que decola e ousa na vertical, assim tornado ele muito versátil.

Gabriel BR

Drones de carga são o futuro da logística dentro das áreas urbanas

Heinz

Não vai demorar muito tempo para existir uma versão militar que entregue munição e suprimentos para os soldados na linha de frente.
Achei muito interessante, e com uma proposta muito boa.

Sensato

Pensei no reabastecimento dos pelotoes de fronteira

adriano Madureira

Pode ser útil, mas sinceramente, que troçinho feio…