Leonardo e a Pratt & Whitney Canada realizam primeiro voo 100% SAF com o helicóptero AW139 movido a PT6C-67C

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AW139 Volo SAF

Roma, 07/12­/2023 – A Leonardo e a Pratt & Whitney Canada anunciaram hoje a conclusão bem-sucedida do primeiro voo de um helicóptero gêmeo intermediário AW139, equipado com motores PT6C-67C, utilizando 100% de combustível de aviação sustentável (SAF). Realizado nas instalações da Leonardo em Cascina Costa di Samarate (Itália) em 21 de novembro, o voo de 75 minutos e os testes em solo avaliaram o desempenho do motor com múltiplas variações de potência e outros sistemas. O teste mostrou uma resposta excepcional ao novo combustível, sem diferenças significativas em comparação com o uso do combustível Jet A1.

Essa conquista marca uma estreia histórica tanto para os helicópteros da Leonardo quanto para a família de motores PT6 da Pratt & Whitney Canada. No início deste ano, os helicópteros AW139 em serviço realizaram voos com SAF, misturado com combustível de aviação tradicional de acordo com os padrões de certificação atuais, no Japão, na Malásia e, mais recentemente, nos Emirados Árabes Unidos. Todos os principais modelos civis da linha de helicópteros da Leonardo são certificados para operações com SAF com uma proporção de mistura de até 50%.

O voo de demonstração 100% SAF do AW139 é mais um exemplo do excelente projeto e do desempenho excepcional da aeronave e de seus sistemas, sendo considerado o helicóptero mais bem-sucedido de sua categoria. Com mais de 1.100 AW139s em serviço em todo o mundo e quase 4 milhões de horas de voo registradas até o momento, esse esforço mostra outro benefício tangível dentre as possibilidades da aeronave para operadores que realizam missões em variadas condições meteorológicas e ambientais, enquanto buscam metas de sustentabilidade mais ambiciosas.

Gian Piero Cutillo, Diretor Geral da Leonardo Helicopters, disse: “Estamos demonstrando, com este voo, como podemos apoiar a rápida evolução dos requisitos de sustentabilidade na aviação, à medida que o setor busca um maior uso de SAF nas operações. Fizemos isso com o AW139 e atestamos que essa tecnologia permite operações mais sustentáveis, mantendo o alto nível de desempenho enquanto contribuímos significativamente para reduzir as emissões de CO2. Temos o compromisso de unir forças com parceiros e fornecedores do setor de aviação, autoridades, líderes em energia e prestadores de serviços de aeronaves de asas rotativas para incentivar o uso da SAF e impulsionar a redução da pegada de carbono.”

“Este primeiro voo demonstra efetivamente a funcionalidade do motor e é uma parte importante de nossos esforços de longa data para apoiar o desenvolvimento de configurações futuras para 100% SAF, uma parcela essencial de nossa estratégia de propulsão sustentável”, afirma Maria Della Posta, presidente da Pratt & Whitney Canada. “Esta é a primeira vez que um motor PT6 voa usando 100% SAF. Esse marco se sustenta em seu legado inigualável de sucesso e destaca como a família de motores pode contribuir para um futuro mais sustentável na aviação. Desde que entrou no mercado, há 60 anos, a família de motores PT6 registrou mais de 500 milhões de horas de voo, das quais 8,3 milhões foram com motores turboeixo PT6C.”

Sobre o Helicóptero AW139

O programa de helicópteros mais importante do mundo desde sua certificação em 2004, o AW139 registrou pedidos de mais de 1.300 unidades de mais de 290 operadores em mais de 80 países até o momento. O modelo apresenta aviônicos de última geração com sistemas avançados de navegação e prevenção de colisões para aumentar a consciência situacional e reduzir a carga de trabalho dos pilotos, velocidade inigualável, margens de potência e desempenho geral, a mais ampla cabine de sua categoria com capacidade para rápida reconfiguração, uma caixa de engrenagens principal exclusiva com capacidade de 60 minutos ou mais de funcionamento a seco para aumentar a confiabilidade e a segurança e até 1.000 kits certificados. O AW139 é equipado com dois motores Pratt & Whitney Canada PT6C-67C que proporcionam uma capacidade de potência excepcional, com cada motor produzindo 1.700 shaft horsepower (shp) termodinâmicos. O AW139 é apoiado por recursos digitais avançados para manutenção e treinamento, tanto em termos de gerenciamento de dados de voo da frota quanto de simulação para pilotos, tripulações de cabine e técnicos.

Sobre a Leonardo

Leonardo A Leonardo é uma empresa líder global no setor aeroespacial, de defesa e segurança (AD&S). Com 51.000 funcionários em todo o mundo, ela opera nas áreas de Helicópteros, Eletrônica, Aeronaves, Segurança Cibernética e Espaço, e é uma parceira importante nos principais programas internacionais, incluindo Eurofighter, NH-90, FREMM, GCAP e Eurodrone. A Leonardo tem capacidades industriais significativas na Itália, no Reino Unido, na Polônia, nos EUA e em Israel e também opera por meio de subsidiárias, joint ventures e participações, incluindo Leonardo DRS (72,3%), MBDA (25%), ATR (50%), Hensoldt (25,1%), Telespazio (67%), Thales Alenia Space (33%) e Avio (29,6%). Listada na Bolsa de Valores de Milão (LDO), a Leonardo registrou novos pedidos de 17,3 bilhões de euros em 2022, com uma carteira de pedidos de 37,5 bilhões de euros e receitas consolidadas de 14,7 bilhões de euros. A empresa está incluída no índice MIB ESG e faz parte do Dow Jones Sustainability Indices (DJSI) desde 2010.

DIVULGAÇÃO: Leonardo no Brasil / Approach Comunicação

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Nonato

“primeiro voo de um helicóptero gêmeo intermediário AW139, equipado com motores PT6C-67C”.
Erro de tradução.
O twin não é gêmeo.
É bimotor…
Por falar nisso, o mesmo motor do super tucano?

Rinaldo Nery

O do A-29 é o PT6-68, um aperfeiçoamento desse para o vôo invertido.