KAAN

A Turquia está se preparando para encerrar 2023, um ano marcado por avanços nas plataformas de defesa, enviando ao céu pela primeira vez seu caça a jato de quinta geração e seu primeiro veículo aéreo não tripulado de asa voadora e ataque profundo.

O acumulado do ano já viu uma série de voos inaugurais, incluindo o do primeiro caça a jato não tripulado da Turquia, Kızılelma, o caça leve e de treinamento a jato, Hürjet, bem como o novo veículo aéreo de combate não tripulado (UCAV), Bayraktar TB3, feito sob medida para o porta-aviões recém-comissionado do país, TCG Anadolu.

Nos dias restantes de 2023, as Indústrias Aeroespaciais Turcas (TAI) realizarão os voos inaugurais da aeronave de combate de quinta geração desenvolvida internamente, denominada KAAN, e do novo drone de combate, Anka-3.

Revelado publicamente no início deste ano, o KAAN é um dos projetos mais importantes da história de Turquia. O avião de combate fez sua estreia na pista e completou com sucesso seu primeiro teste de táxi depois de ligar seus motores pela primeira vez em meados de março.

A plataforma faz da Turquia um dos poucos países com infraestrutura e tecnologia para produzir uma aeronave de combate de quinta geração. O objetivo é substituir a antiga frota de F-16 do inventário do Comando da Força Aérea, que está prevista para ser descontinuada a partir da década de 2030. O projeto foi lançado em 2016.

Depois de terem sido submetidos a testes independentes abrangentes, os sistemas e subsistemas de missão que estarão a bordo durante o voo inaugural do KAAN começaram a ser instalados na aeronave, que foi desmontada até o menor componente.

A atividade de montagem culminará com a instalação dos motores no protótipo. Após a montagem, a previsão é que o KAAN se mova para a pista e se prepare para seu primeiro voo através de uma sequência de taxiamento lento e depois rápido.

O culminar destas atividades está previsto para meados de dezembro, com o primeiro voo da KAAN agendado para 27 de dezembro.

Espera-se que o jato de 21 metros seja capaz de atingir uma velocidade máxima de Mach 1.8 (2.222 km/h) graças aos seus dois motores, que podem produzir 29.000 libras (13.000 kg) de empuxo cada.

O KAAN possui todas as tecnologias e recursos encontrados nos aviões de combate de quinta geração. Proporcionará a oportunidade de atacar estrategicamente alvos ar-ar e ar-solo. Possui uma infraestrutura totalmente doméstica para compartilhamento seguro de dados e uso de munições inteligentes.

Com seu radar de alto desempenho, guerra eletrônica, eletroótica, comunicação, navegação e capacidade de identificação, espera-se que ele alcance maior poder de combate com precisão e disparo preciso a partir da baia interna de armas em velocidade alta/supersônica. Ele também possui reconhecimento e detecção automática de alvos, fusão de dados múltiplos e recursos de inteligência artificial.

O projeto ajudou a Turquia a avançar em áreas tecnológicas como baixa observabilidade, baia interna para armas, alta manobrabilidade, maior consciência situacional e fusão de sensores, todos recursos necessários para uma aeronave de nova geração.

Anka-3

Quanto ao Anka-3, a plataforma passou por melhorias de design, estruturais e de subsistemas e deverá apresentar diversas vantagens, como baixa observabilidade de radar, alta velocidade e uma capacidade de carga útil substancial.

Terá a mesma arquitetura aviônica e estações de controle terrestre dos veículos aéreos de combate não tripulados Anka e Anka-2, também desenvolvidos pela TAI.

Não possui caudas horizontais nem verticais, um design que as autoridades dizem que lhe permitirá operar secretamente sem ser detectado. Ele também contará com capacidade de translado de alta velocidade, permitindo rápido desdobramento em áreas remotas.

Espera-se que o Anka-3 seja capaz de voar a uma altitude de serviço de até 40.000 pés e suportar voo por até 10 horas a 30.000 pés. Terá peso máximo de decolagem de 6.500 quilos e capacidade de carga prática de 1.200 quilos.

VÍDEO: Teste de táxi do Anka-3 e do KAAN

FONTE: Daily Sabah

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leonidas

O que eu não entendo é como o caça turco tem um canopi digno de um 5º geração e o SU57 com aquele layout que pouco fica a dever ao de um MIG 23 rs
Outra coisa esse caça tem tecnologia nacional turca em qual porcentagem?
De todo modo é um exemplo claro para nós do quanto politica de estado faz a diferença entre nações que realmente queiram obter capacidade de defesa e soberania…

Fábio CDC

Se os russos, com toda a Tecnologia & Expertise que possuem fizeram o Sukhoi Su-57 com aquele desenho de Canopi, eles logicamente tem seus motivos técnicos plenamente justificados para isso. Agora, até para um leigo (não digo que é o Vosso caso), comparar um caça de 3º Geração como o MiG-23 Flogger com um caça de 5º Geração como Fellon é forçar demais, camarada.

leonidas

Não foi comparação, apenas uma analogia absurda para fins provocativos…rs

Luís Henrique

Concordo com você que no “olhômetro” o caça turco é mais “lisinho”.
Entretanto, fico om o general da força aérea americana que disse ser impossível dizer o RCS de uma aeronave, apenas olhando para ela.

Não sabemos a qualidade dos materiais compósitos utilizados pelos russos no Su-57.
Ainda que as superfícies não sejam tão “lisas” como em outras aeronaves, a capacidade dos materiais absorver ou redirecionar as ondas eletromagnéticas dos radares é desconhecida.

Plinio Jr

Havia dito isto anteriormente , as chances dos turcos irem de Su-57 ou Su-35 são nulas, além deste projeto eles vão querer modernizar sua frota de F-16s e adquirir outro vetor que seja da OTAN…

Luís Henrique

Não diria nulas. Os turcos querem moderniza seus F-16, para isso estão dispostos a adquirir 40 F-16 novos. Pois o Kaan só será produzido na próxima década, em 2030…
Caso os EUA não aceitem, o plano B são Eurofighters. Eles não querem depender totalmente do Kaan porque ainda vai demorar para ficar pronto.

O plano C, caso tanto o F-16 como o Eurfighter sejam negados, poderá ser caças russos.
Pelo menos o Erdogan já “ameaçou” que pode considerar os caças russos.

deadeye

Bom… os turcos tiveram ajuda no Design da Rolls Royce né

Last edited 4 meses atrás by deadeye
Groosp

Sim, no motor. Mas também participou do programa F-35 e fabricou partes do F-16 antes disso. Nos últimos anos a Turquia deu um salto na produção de armamentos modernos. Ele querem voltar a serem potência.

chris

Eu nao vejo nada de errado no canopy do SU-57… Mas talvez o fato dele ser uma variante do SU-27 explique algo !

Unica diferenca que realmente percebo… Eh que esses outros cacas de 5a geracao… Nao possuem canopy de cor amarelada ou avermelhada (F-22 e F-35)… Uma tecnologia para evitar que as ondas de radar os penetrem…

Os americanos pensaram ate nos parafusos, para serem stealth. Incluindo ate os motores… Eqto o SU-57 parece ter sido pensado muito mais para caça-los… Considerando seu radar ! Mas o som de um SU-57 passando… Eh assustador (E lindo) !

Last edited 4 meses atrás by chris
Alex Prado

Todo mundo fazendo a lição de casa, enquanto isso aqui estão na rua jogando bola e criando memes BRAZIU BRAZIU BRAZIU BRAZIU BRAZIU BRAZIU

Rodrigo

Mas milicaiada quer saber de urna eletrônica, de concurso, de banda de música de jantar e de eventos…força aérea de quase 80 mil em solo….. e a culpa é do gado que olha jogo do Brasil…é cada uma

Rudney

Eu diria que a culpa é de quem não investe na indústria nacional e isso não é e nunca foi privilégio de governo A, B ou C. Nunca investiram no Brasil. Nunca pensaram em criar uma indústria de defesa forte por aqui, que não apenas serviria para fornecer recursos defensivos para um país de dimensões continentais, quanto poderia ser fonte de divisas, exportando produtos com alto valor agregado.
Em termos de defesa, sempre pensamos pequeno. Mas, ultimamente, temos pensado minusculo…

adriano Madureira

Tem grana mas prefere dar preferência a indústria estrangeira comprando de fora.

Luís Henrique

Existe uma luz no fim do túnel. Tem uma PEC com chances de sair, estabelecendo uma Lei para um orçamento militar mínimo de 2% do PIB, com aumentos de 0,1% ao ano.
Tem chances de ser aprovada ainda esse ano ou no próximo.

Caso seja aprovada, acho provável que FAB encomende o desenvolvimento de um caça de 5a geração da Embraer para a próxima década.

KKce

Sério que você acredita nisso? Esse aumento no orçamento será usado pra inflar o contingente e aumentar salários e regalias.

Rinaldo Nery

Ai….

Luís Henrique

Caro KKce, o salário dos militares é estipulado em decretos e leis, aprovadas pelo Presidente e congresso. O efetivo das 3 forças também é determinado em Lei, tendo um teto pré-estabelecido. Os comandantes das 3 forças não possuem poder para aumentar o efetivo além do teto pré-estabelecido, também não possuem poder para aumentar os próprios salários. Portanto, se a classe política conceder um aumento de orçamento, isso não significará que haverá aumentos de salários e de efetivo. Aliás é muito fácil resolver qualquer dúvida quanto à isso, basta o poder político estabelecer um mínimo ou máximo na porcentagem do orçamento… Read more »

Rinaldo Nery

Precisam desvincular a folha de pagamento e previdência do orçamento das FFAA.

Rodrigo

Pode ser desde que recebam teto do INSS… e a solução mágica para o custo dos inativos é passar para outro departamento…é cada uma. Não existe a opção de diminuir gradualmente, soca um fator previdenciário…tipo recebe somente 70% , se quer mais vai trabalhar em outra área. Como todo aposentado do INSS fã se precisa aumentar renda.

Last edited 4 meses atrás by Rodrigo
Zenótico

Ainda assim, algum orçamento deverá ser sacrificado para pagar as pensões. Não faria nenhum sentido tirar esse dinheiro de saúde ou educação, por exemplo – lógicamente, ele teria que vir mesmo da defesa. Caso contrário, o que você está propondo é melhor definido como aumento – e não re-estruturação – do orçamento da defesa. Se houvesse dinheiro…

Vale o mesmo para a idéia de aliviar os gastos da Marinha criando uma guarda costeira. 

Joabe Pires

Se tirassem as solteironas da folha e os zumbis ( mortos vivos), já sobrariam alguns bilhões anuais.

Luís Henrique

As filhas solteiras já foi corrigido no ano 2000. De lá pra cá não tem mais esta mamata. Já os aposentados, não tem o que fazer, fizeram uma reforma na previdência militar agora no último governo, aumentaram o tempo de contribuição de 30 para 35 anos, aumentaram a contribuição de 7,5 para 10,5% (de cabeça acho que foi isso). Mas todos os aposentados e os pensionistas com o direito adquirido, continuarão recebendo até a morte. Portanto é o que eu venho martelando há anos aqui no blog, a única solução de curto a médio prazo, é aumentar o orçamento militar,… Read more »

José de Souza

Mas até 2000 isso garantiu muita mamata! A avó de um amigo, com quase 100 anos é viúva de Marechal da FEB. Nenhuma das irmãs, com filhAs e até netinhAs, nunca casaram no papel. Isso vai demorar gerações!

adriano Madureira

eu conheço uma família onde a maioria dos filhos são mulheres, apenas um homem, todas são juntadas, com machos,filhos e até netos, mas todas tem a mamatinha da defesa…

Rodrigo

Direito adquirido é uma aberração que existe somente no Brasil.

Santamariense

Eu também acredito que sim. Mas, ocorrendo a desvinculação do pessoal ativo e inativo do orçamento do MD, essa verba vai junto para o Ministério que for. Não espere que o gasto de pessoal, saindo do MD, vai deixar o orçamento da pasta do tamanho que é hoje. O que precisa é um reordenamento dos percentuais destinados para investimento, custeio, etc.

Rodrigo

Acredita nisso…com essa verba chegaremos em 200 mil na força aérea em solo, dobramos os eventos, dobramos as bandas de música e compramos mais dois griphen c usados.

Luís Henrique

Este é o efetivo máximo autorizado por lei Dados de 2014. Não sei se teve alterações nos últimos anos. 80.507 para a Marinha 80.937 para a Força Aérea 296.334 para o Exército Mais do que isso, os comandantes Não podem aumentar. E já foi divulgado há alguns anos que as 3 forças estão Reduzindo o Efetivo em pelo menos 10%. O EB tinha pouco mais de 222 mil homens há alguns anos e hoje algumas fontes indicam cerca de 215 mil. A FAB e MB tinha cerca de 80 mil homens cada e hoje algumas fontes sugerem 76 mil na… Read more »

GRAXAIN

Para quem acredita em Papai Noel, Coelho da Páscoa e coisas do gênero, isso pode acontecer…

Rui Mendes

Os Turcos também jogam bola na rua.
Isso nada tem a ver.

Santamariense

Olhando a primeira foto deste tópico e comparando com as visões frontais do F-22 e F-35, ele é muito parecido. Uma bela mistura de ambos.

Marcelo M

A pergunta que mais interessa é: qual a semelhança entre o TCG Anadolu e o Nae Atlântico. Seria possível operar o mesmo drone por aqui?

Zenótico

É interessante lembrar que há algumas décadas atrás parecia que o custo do projeto e fabricação caça-bombardeiros supersônicos estava tão alto que o numero de países capazes de enfrenta-lo, já reduzido, iria diminuir ainda mais. Dizia-se que a Suécia, por exemplo, nunca mais teria um caça próprio depois do Gripen.   Hoje parece que vários países com PIB médio podem pagar esse ‘luxo’. Só não sugiro que o Brasil se junte ao grupo a) porque me parece que há necessidades mais elementares, mesmo no campo militar, a que precisamos atender e b) porque isso é coisa para países bem administrados –… Read more »

Last edited 4 meses atrás by Zenótico
Marcelo M

Vamos esperar pra ver se o programa vai ser concluído mesmo. Muita gente já desistiu, como o Japão.

Joanderson

Pelo menos a aparência é de ser nair furtivo que o su-57, alias td caça de 5 geração e até o caça sul coreano parece ter uma carcaça mais bem feita que o Felon.

Marcelo Soares

Parabéns aos turcos e à sua indústria militar.

Washington Kuwada

Nossa se isso for mesmo real e o caça turco vingar. vergonha seria dos japoneses da Mitsubishi que não conseguiram concluir o caça 100% nipônico.

Last edited 4 meses atrás by Washington Kuwada
BVR

Parabéns a Turquia por mais esse patamar alcançado.👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾 Mudando um pouco o rumo da prosa, e aproveitando a oportunidade, eu tenho algumas dúvidas sobre quais as características básicas de um caça de 5a geração. Sempre achei que eram alta furtividade no design (não através de recurso eletrônico e tintas especiais); alta manobrabilidade; alta capacidade de sustentar supercruise e fusão de dados. Contudo, parece que o caça turco ( e o caça sul-coreano) não apresentam o empuxo vetorado, e ainda sim é (são) classificado(s) como 5a geração. Minha lista de características precisa ser revista ? Ou basta ter sido criado depois… Read more »

jose silva

Uma grande oportunidade para o Brasil.
poderíamos adquirir 183 unidades deste caça, elaborando uma grande parceria com os nossos irmãos turcos.