Aeronave é a primeira entregue com Full Operational Capability

Gavião Peixoto, 23 de novembro de 2023 – A Embraer (NYSE: ERJ, B3: EMB3) entregou à Força Aérea Brasileira (FAB) a quinta aeronave modernizada EMB 145 AEW&C, designada na FAB como E-99M. A E-99M executará funções de Alarme Aéreo Antecipado e Controle e Alarme em Voo, além de missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento Aéreo.

“A entrega do quinto E-99 é um importante marco para o projeto E-99M. Essa é a primeira aeronave entregue na configuração FOC – Full Operational Capability – com os sistemas totalmente certificados para emprego pela Força Aérea Brasileira na proteção do Brasil e de sua soberania nacional”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “As quatro aeronaves entregues previamente serão atualizadas para a versão FOC, para que possam desempenhar plenamente todas as missões para quais foram projetadas”.

Desenvolvido sobre a plataforma do bem-sucedido jato regional ERJ 145, o E-99 da FAB é capaz de detectar, rastrear e identificar alvos em sua área de cobertura e transmitir essas informações via Data Link. A aeronave realiza missões de vigilância do espaço aéreo, controle e gerenciamento de interceptação, inteligência eletrônica e monitoramento de fronteiras.

Com a modernização, a aeronave E-99M passa a contar com os sistemas Radar Erieye e Comando & Controle (C2) totalmente modernizados. A aeronave também possui novos sistemas de Guerra Eletrônica (Non-Communication – NCOM), novo IFF Transponder, 7 rádios V/UHF definidos por software, novo sistema de Áudio de Missão de tecnologia VOIP e novo gravador de Áudio e Dados de Missão, além da função Data Link adaptada à nova arquitetura. O interior da aeronave também foi atualizado para aumentar o conforto da tripulação e ampliar a capacidade de operação, com cinco consoles reprojetados e otimizados para melhor emprego dos sistemas modernizados.

O projeto E-99M é conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) junto à Embraer e fornecedores internacionais, como a SAAB, Aeroelectronica International (AELI) e Rohde & Schwarz. A Atech, empresa do grupo Embraer, participa do projeto no desenvolvimento de parte do sistema de comando e controle, fornecendo seis estações de planejamento e análise de missão, que serão empregadas no treinamento e aperfeiçoamento das tripulações.

Além da operação pela FAB, o EMB 145 AEW&C também é operado pelas forças aéreas da Índia, México e Grécia.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rinaldo Nery

Agora toda a frota está modernizada.

adriano Madureira

E os R-99? Já foram modernizados ou estão na fila?

comment image

Matheus

Até onde sei, também vão passar por modernização.

Thunder

R e E?

J.Neto

E-alerta antecipado e R – sensoriamento remoto

Antonio Neto

O que é necessário fazer nos primeiros 4 exemplares entregues para que fique no mesmo padrão deste? Isso Já está contratado?

Rinaldo Nery

Sim

Heinz

Caro Rinaldo, nossas aeronaves E-99 estão no mesmo patamar de um globalEye? Digo, em termos de sensores e alcance. Saudações.

Rinaldo Nery

Sim

BLACKRIVER

Curiosidade, o avião opera com APU ON ALL TIME?
Só curiosidade mesmo pra saber se os geradores dos motores dão conta ou até mesmo pra evitar oscilações nas trocas de barramentos…

Rinaldo Nery

O ERIEYE necessita da APU (geração AC). Se o radar não for utilizado não precisa da APU.

Cicero

Realmente é um belíssimo avião. Mas esse número na frota é suficiente para executar as missões que se esperam deles? Ou o Governo e/ou FAB pisaram em não ter contratado mais unidades? E com essa modernização, qual será a expectativa de vida útil para estas unidades?

Abraçcos

Rinaldo Nery

Sim, é. Pode colocar mais uns 25 anos aí.

Fabio Araujo

Quantos E-99 temos ? E quantos vão ser modenizados?

J.Neto

5 e foram todos modernizados, os outros 04 serão atualizados para esta versão full…tá no texto…

Lyw

Temos 5. Os 5 já passaram pelo processo de modernização, mas apenas o último saiu na configuração FOC, que é de plena operacionalidade. Isto significa que as outras quatro, que já foram modernizadas, passarão por ajustes pontuais, principalmente em termos de programação dos softwares.

Matheus

Além da Embraer estudar uma versão E2 para patrulha marítima deveria lançar estudos para uma nova geração de AEW&C bem como estudos de um E2 versão de Guerra Eletrônica (EW) e inteligência (ISR).

Santamariense

Essa entrega deve ter acontecido há dias e divulgada pela Embraer no dia de hoje, pois o E-99M 6704 (que aparece nas imagens como último modernizado entregue), participou do EXCON Tínia 2023, encerrado em 17/11. O outro E-99M na Tínia foi o 6701.

Matheus

Achei estranho também, o FAB2857 aparece nas imagens mas ele não voa pra GPX há muito tempo.

Santamariense

O 2857 era o KC-390 reabastecedor participante da Tínia. As aeronaves militares nem sempre voam com os transponder ligados, não permitindo um acompanhamento integral pelo flightradar24, por exemplo.

Matheus

Não necessariamente. Só vi o 57 fora da cobertura do FR em exercícios militares.

Santamariense

Mas, se você não viu o deslocamento dele para GPX é pq estava desligado.

Bispo

Qual a capacidade do radar , tipo , qual é o raio de alcance em km ?

Os dados do radar desse avião serão enviados diretamente para os F-39 ?

Jefferson Henrique

Algo entre 450~600km talvez, não saberemos o real, o Nery sabe.
Acredito que sim via data link br.

Luís Henrique

Isso já foi divulgado. O alcance do radar foi aumentado consideravelmente para 723 km.

Carlos Campos

Segundo a SAAB 720Km, isso para navios e aeronaves de grande RCS, um furtivo seria visto mais de perto, na teoria, um radar potente de GaN consegue ver um caça furtivo a mais de 100Km

Rinaldo Nery

Sim, via data link.

Toro

De acordo com a matéria essa e a primeira aeronave FOC.

O que difere essa aeronave das outras? Existe a necessidade das outras aeronaves voltarem para a Embraer para alguma modificação?

F-39 Gripen

Uma dúvida, o E-99 é realmente superior ao E3 Sentry como alguns dizem?

Jefferson Henrique

Talvez em Detection Range e pelo tipo de antena.

Wilson Look

Os dados que são públicos sobre os alcance dos radares de ambos, até onde vi, mostram um alcance de detecção semelhante, a principal diferença está na tecnologia da antena dos radares, o radar do E-3 é do tipo PESA e a do E-99 é do tipo AESA.

Clésio Luiz

Depende do que você considera como superior. A antena do E-99 não gira, então não existe interrupções no acompanhamento de um alvo que fique dentro do campo de visão do Erieye. Existem E-3 em vários estados de atualização da eletrônica. O radar do E-99M com certeza é melhor do que o dos E-3 que não receberam um radar AESA, numa grande atualização nos últimos 20 anos. Outra vantagem é ser menor, podendo operar de pistas menores e com pior logística. Dito isso, o E-3 tem vantagens inerentes ao maior tamanho da aeronave: possui maior número de controladores de voo. Possui… Read more »

Carlos Campos

Sim e muito, radar do E3 é antigo, pode facilmente sofrer ataques eletrônicos se o inimigo tiver um POD para isso, além de que o Alcance é inferior, 650 no máximo para o E3 e 720 para o Erieye, uma vez que o alvo entre na visão do radar, ele não sai, diferente do E3 que o radar tem que girar e a taxa de atualização do alvo é menor, o radar o E99 por ser o mais moderno e no limite da tecnologia atual, estado da arte, pode ver caças furtivos mais distantes que o E3.

GRAXAIN

Mantém a FAB na geração destes sistemas… é o mínimo, mas é o máximo que a FAB consegue.

Recruta Zero

O E99M junto com JAS39E /Meteor com certeza colocarão a FAB em outro patamar em se tratando de superioridade aérea.

Comte. Nogueira

Essa aeronave tem a capacidade de detectar um SU30 venezuelano decolando de Caracas?

Douglas Rodrigues

Decolando de Caracas não… O R-99 precisaria estar sobrevoando o território venezuelano para isso, pois seu alcance de radar é de no máximo 700Km e a divisa com o Brasil está mais distante que isso…

Matheus

É só voar sobre o Caribe.

Douglas Rodrigues

É uma possibilidade, porém não estaríamos invadindo o espaço aéreo deles e assim dando motivos para que eles decolem os Su-30 armados para abate? Teria que analisar esses detalhes…

Matheus

Como assim? A USAF já realizou várias missões de Inteligência na costa da Venezuela sobre o espaço aéreo internacional.

Carlos Campos

se ele estiver a uns 400Km de Caracas sim

Douglas Rodrigues

A EMBRAER em conjunto com parceiras, já poderia pensar na renovação desses aviões com base nos E-2 (o E190) e assim desenvolver substitutos para os E-99, R-99 e P3, uma família de aviões com capacidade de detecção e radar, só na FAB já seriam quase 20 encomendas. Os E-190 E2 teriam mais espaço para consoles, para descanso de tripulação e operadores e também poderiam mais facilmente receber sondas de reabastecimento como os NETRA indianos, aumentando ainda mais a capacidade de se manter em operação por mais tempo e com ainda mais alcance.

Alex Faulhaber

Qual o melhor, E-99 ou o da SAAB?

Rinaldo Nery

O Globaleye tem mais autonomia. Só isso.

Rodrigo Silveira

Faltou colocar uma sonda REVO, mas… É o que tem para o jantar…

Marcelo Andrade

Caraca, nós temos uma das melhores aeronaves AEW do planeta mas o pessoal aqui não está satisfeito!! Impressionante!!

LUIZ CARLOS - Pará de Minas - MG

Foi ampliada a distancia de varredura ? tá enxergando mais ?
LINK BR integrado com os demais e funcionando ?
145 …nossa ! … lindo demais .avião bonito. ( como todos da embraer )

Luiz Carlos, há diversas matérias publicadas aqui com respostas às suas perguntas.

Campo busca do blog, ícone da lupa no canto superior direito da página. Aproveite o fim de semana para uma boa pesquisa e boa leitura.

Luiz Carlos - Pará de Minas

Obrigado nunão

Rinaldo Nery

Só não foi instalada a sirene! Kkkkkk Desculpe a brincadeira. Não resisti.

JORGEMATEUS77

É uma vergonha que essas aeronaves sejam pilotadas por pilotos da aviação de caça, e não os da patrulha e reconhecimento.

Rinaldo Nery

Quem te disse isso? Não sou caçador, sou um dos fundadores do Esquadrão e ex cmt. Quando selecionamos o efetivo inicial, em 1999, selecionamos oficiais de TODAS as aviações, até de asas rotativas. De onde tirou essa maluquice? O Dantas, atual cmt, não é caçador.

JORGEMATEUS77

É um absurdo pelo simples fato de caçadores terem preferência para serem pilotos do esquadrão, roubando lugar de muitos patrulheiros oriundos dos 7ºos. Um tenente antigo-capitão que sai dos 3ºos vai ter preferência.
Como diria alguns ditados antigos: cada macaco em seu galho

Rinaldo Nery

Quem te disse que eles têm preferência? A única proibição do COMPREP era (muito anos depois que passei o comando) para pilotos de transporte. Você é oficial aviador?