O Ymir-1, um satélite equipado com tecnologia da Saab, foi lançado ao espaço em 11 de novembro a bordo do SpaceX Falcon 9. O lançamento marca uma nova era na comunicação marítima

O Ymir-1 é um satélite de teste e faz parte do desenvolvimento da próxima geração do Sistema de Identificação Automática (AIS), um sistema usado por navios para comunicar posição, velocidade, curso e outros dados. O AIS é um requisito para todos os grandes navios e embarcações no tráfego civil. A Saab TransponderTech é líder na fabricação de transponders de AIS e construiu o transponder avançado a bordo do satélite.

“O foco da Saab é a inovação e estar na vanguarda da tecnologia. Ao utilizar o domínio espacial, podemos fortalecer e melhorar os produtos já existentes em nosso portfólio. O lançamento do satélite é um passo importante em nosso investimento no espaço e demonstra nossa capacidade de utilizar a tecnologia Saab disponível para, junto com nossos parceiros, criar novas e exclusivas aplicações espaciais”, diz Christian Hedelin, Diretor de Estratégia da Saab.

Devido ao crescente número de navios no mar, o AIS será atualizado para uma nova tecnologia conhecida como VDES (VHF Data Exchange System). Com o VDES, a capacidade aumentará significativamente e haverá a possibilidade de comunicação bidirecional segura por meio de satélites, proporcionando cobertura global em comparação com os sistemas atuais, que são limitados à comunicação costeira.

Em longo prazo, o novo sistema de navegação e comunicação VDES conectará terra, mar, ar e espaço, combinando transponders avançados com software e satélites modernos.

O satélite Ymir-1, construído na Suécia, é uma ferramenta para pesquisa e desenvolvimento, desenvolvida em colaboração entre a Saab, a AAC Clyde Space e a ORBCOMM dentro do consórcio AOS. O projeto continuará até 2024.

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder no segmento de defesa e segurança com a contínua missão de ajudar nações a manter a segurança da população e da sociedade. Com a força de 20.000 funcionários, a Saab está em constante expansão das fronteiras tecnológicas para criar um mundo mais seguro, sustentável e igualitário. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armamentos, comando e controle, além de sensores e sistemas subaquáticos. A Saab tem sua sede na Suécia, tem operações de grande porte em todo o mundo e faz parte dos recursos de defesa de diversas nações.

No Brasil, a Saab mantém uma parceria de longo prazo e fornece diversas soluções avançadas, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.

DIVULGAÇÃO: Saab / MSL Group

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground

Esse SpaceX é o nosso lançador de satélites, cujo programa já tem quarenta anos, mandou um monte de dinheiro para o espaço? É esse, né!?