Na segunda-feira (13), juntamente com o ministro da Defesa holandês, Kajsa Ollongren, o ministro da Defesa Nacional romeno, Angel Tîlvăr, inaugura o Centro Europeu de Treinamento F-16 na Base Aérea de Feteşti, onde os pilotos ucranianos serão treinados.

A declaração relevante foi feita pela DW, um reportagem correspondente do Ukrinform.

O curso de formação está previsto para durar seis meses. O centro de treinamento está localizado a 150 quilômetros a leste de Bucareste.

A Lockheed, empresa fabricante do caça F-16, forneceu instrutores e pessoal técnico para conduzir o treinamento.

Em 7 de novembro de 2023, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, expressou gratidão aos Países Baixos e ao Primeiro-Ministro Mark Rutte pelo seu apoio à Ucrânia, nomeadamente a transferência de cinco caças F-16 que já tinham chegado à Romênia.

FONTE: ukrinform.net

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

Impressão minha, ou tem pilotos ucranianos em 4 países diferentes fazendo treinamento pra F-16?

E a data final pra esses F-16 e seus pilotos irem pro combate, nada ainda?

Groosp

Acho que só depois das eleições dos EUA.

JSilva

A Ucrânia não opera com mercenários?
Pergunto porque devem haver uma infinidade de pilotos de F-16 pelo mundo, e não deve ser muito difícil conseguir 50 a 100 pilotos que estejam dispostos a operar por dinheiro.

JSilva

E considerando que seus pilotos vão passar um tempo precioso em treinamento.

Groosp

Em abril os ucranianos fizeram o convite.

curisco

Mesmo estes precisam ser qualificados com este lote de aeronaves, sistemas de armas, protocolos, etc…

Rui Chapéu

Pergunta:

O que é mais fácil?
Ensinar a pilotar do 0 um F-16 ou mais fácil ter saido das aeronaves russas Mig-29, Su-25 etc….. e se atualizar no sistema ocidental??

Manuel

O que é mais fácil, ensinar alguém do zero a pilotar um Fórmula 1, ou pegar um piloto de Stock car e colocar num F1?

Last edited 8 meses atrás by Manuel
Anildo Silva

Fantastica!

Munhoz

Alguém sabe alguma coisa sobre os F 16 para a Argentina ?

Willber Rodrigues

O Tio Sam já aprovou.
Agora falta a parte mais difícil: passar as eleições presidenciais da Argentina pro presidente, seja lá quem for, verificar se tem grana ou não pra isso…

Orivaldo

Só falta o resultado das eleições. Grana todas já sabem a resposta

curisco

falta la plaaaaata.

E os hermanos estão com duas opções de candidatos que estão entre desastre conhecida e catástrofe anunciada

Nonato
Rinaldo Nery

Não parece ter sido o reabastecedor, que o Army não possui.

Rui Mendes

Foi um UH-60 das forças especiais dos EUA.

Rinaldo Nery

Agora vai!

Leonardo Bastos

Qual seria a estratégia mais eficiente de utilização dessas aeronaves, já que não há número suficiente para mudar significativamente o rumo do conflito…??

Nei

Acredito que mísseis BVR. Toda vez que um MIG russo estiver no ar, um F-16 também estará, criando assim um obstáculo para as operações russas, pois até esse momento, a Rússia faz ataques a distância e o F-16 como um caça mais atualizado dos que os MIG-29 da Ucrânia, poderá de longe também fazer ataques, tanto terrestres quanto dissuadir ataques aéreos.

Fabio Jeffer

Ok, só que na salada Russa tem bem mais que Mig-29 que aliás não é o principal caça russo, tem Mig-31, Su-35, S-400, A-50, e por aí vai. Todos com capacidade de engamento muito maior que o F-16 e seus BVR

Satyricon

Leonardo, não sou especialista mas, pelo que li, apesar dessas serem versões muito antigas do F-16, passaram por sucessivas modernizacões e atualizações. A principal vantagem é a suite eletrônica, muito mais avançada que os atuais Mig-29/Su-27 Ucranianoos, e integrada aos armamentos, como o míssil anti-radiação Harm. Isso permitirá ao avião caçar, ativa ou passivamente, as defesas anti-aéreas russas, o que fará com que a Rússia, inevitavelmente, tenha de recuá-las, afastando-as da frente de batalha.
A falta de cobertura anti-aérea nas frentes mudará a dinâmica do combate, assim como o Himar também o fez.

Nilton L Junior

Por mais que o exército ucra lute com afinco e bravura não tem como se contrapor ao poder de fogo da RF, esses F-16 é um escárnio diante da tragédia que a Ucrânia foi lançada.

Rui Mendes

Pelo menos, deixou de ser tragédia anunciada, pois anunciaram um passeio Russo, o governo Ucraniano na primeira semana, já toda a gente opinava para que país iria fugir, mas esqueceram-se de avisar os Ucranianos e a poderosa “RF” já lá está atolada vai quase, quase á 2 anos.
E mesmo com os velhos Mig-29 e SU-24, os flamantes SU-35, Mig-31, A-50 e tal, mal saiem da periferia das bases.

Nilton L Junior

Igual a contra ofensiva mega super hiper pika da galáxias né, iria chegar no mar do Azov em 3 dias.

Underground

Ninguém disse que os ucranianos chegariam no Mar de Azov em três dias. Mas o reverso é verdadeiro, com os russos dizendo que tomariam Kiev em três dias, com a própria TV russa avisando da capitulação ucraniana dois dias do início da dita operação especial, tendo de retirar os vídeos quatro dias depois.
Os ucranianos estão tendo perdas massivas de pessoal e equipamentos, a economia está em ruínas, mas as perdas russas são catastróficas, numa escala só vista na segunda guerra.

Felipe

disseram que chegariam em menos de 1 mês

Fabio Jeffer

A Rússia não está atolada na Ucrânia, ela está fincada e de lá não sai mais e se os imbecis de Kiev não ficarem espertos vão perder mais ainda

Underground

Conta isso para aquele pessoal que estava no Moskva, e que agora estão no fundo do Mar assistindo Nemo. Diz para eles: a vitória tá chegando, logo tomaremos Kiev.

Underground

Que é uma tragédia isso é!
Resta dar nome aos bois e dizer que lançou a Ucrânia nessa tragédia.

Nilton L Junior

Faz a pergunta pro velho gaga

Underground

Você é daqueles que contam a história assim: … então os romanos invadiram as regiões germânicas… daí pula todo o resto da história da humanidade e conclui com: Maduro vai fazer um plebiscito.
Nota 10!
E aí, onde entra a invasão da Ucrânia pelos russos?
Aliás, pelo “velho gagá”, ele teria mandado um avião para resgatar o Presidente ucraniano. Mas o outro resolveu ficar, correndo risco da própria vida e recebendo um monte d adjetivos no nome.

Bispo

Agora sim , pobres SU-35s 🤪