Arma a laser ou mísseis de cruzeiro. O que a USAF vai colocar no lugar do canhão de 105mm do AC-130?

13

O Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA confirmou ao Defense News que está considerando remover os canhões de 105mm da aeronave já em 2026. A ideia surge no momento em que a Força repensa como usará o avião fortemente armado após o fim da Guerra do Afeganistão e em meio a um foco maior no principal adversário dos EUA, a China.

As modificações poderiam representar uma grande mudança na forma como o famoso avião de combate da Força Aérea apoiaria as forças de operações especiais e os militares em grande escala numa guerra sofisticada contra um adversário avançado como a China.

O comando também está de olho em outras mudanças no Ghostrider, incluindo a adição de pequenos mísseis de cruzeiro para ataques; um radar avançado de varredura eletrônica ativa para melhor rastreamento de alvos terrestres; e uma série de atualizações de comunicações e redes para melhor interligar as redes de comando e controle da força conjunta.

“Para colocar em campo conceitos operacionais e tecnologias relevantes nos ambientes de competição estratégica atuais e futuros, o AFSOC está atualmente avaliando as capacidades do AC-130J Ghostrider ”, disse o comando em comunicado ao Defense News. “O objetivo desta revisão é aumentar a letalidade, versatilidade e adaptabilidade do AC-130J em uma ampla gama de cenários operacionais, garantindo ao mesmo tempo que continue a ser um ativo vital dentro do AFSOC.”

A Força Aérea ainda não tomou uma decisão final sobre o destino do canhão de 105 mm e o que – se houver alguma coisa – o substituiria, disse um oficial da Força Aérea ao Defense News sob condição de anonimato para falar abertamente. AFSOC está a utilizar financiamento de investigação e desenvolvimento para realizar uma análise até 2025.

O oficial observou que o comando agora não tem fundos para aquisição para remover o canhão ou substituir a arma, o que significa que ela não seria retirada antes de 2026, no mínimo.

Um porta-voz da equipe majoritária do Comitê de Serviços Armados da Câmara se recusou a comentar sobre as possíveis mudanças nas armas em consideração.

Uma fonte da comunidade de armas, que falou ao Defense News sob condição de anonimato porque não estava autorizado a falar com a imprensa, disse que o AFSOC praticamente decidiu remover o canhão de 105 mm.

“É um fato consumado”, disse ele.

A fonte acrescentou que a remoção do enorme canhão do lado esquerdo do avião criaria um desequilíbrio no centro de gravidade da aeronave, entre outros problemas estruturais. O preço para remover a arma e consertar a fuselagem de toda a frota provavelmente seria de milhões de dólares, explicou ele.

“Quando você abre um buraco naquele avião, é uma grande intrusão estrutural”, disse ele. “Você não pode simplesmente arrancar a arma dele e voar por aí com aquele buraco. Você tem que redesenhar a fuselagem onde ela foi cortada.”

John Venable, ex-piloto de F-16 e pesquisador sênior de defesa do think tank Heritage Foundation, disse ao Defense News que o AC-130J não sobreviveria a uma guerra contra a China e que o comando está certo em repensar sua missão. No entanto, acrescentou, o comando deveria deixar o canhão de 105 mm instalado numa parte da frota para conduzir missões em ambientes permissivos como o Médio Oriente.

“Este é um movimento significativo”, disse Venable. “Em um combate de alta intensidade onde há ameaças ar-ar e [mísseis terra-ar] de longo alcance, ele seria relegado a uma posição – muito parecida com o [E-8] JSTARS, muito como o AWACS [E-3 Sentry] – onde seria quase ineficaz em combate em sua função atual. Ainda precisaremos dos AC-130 para voar em África; a mesma coisa com nossas tropas na Síria.”

Mas embora os esforços da Força Aérea para aposentar a aeronave A-10 Warthog tenham levado a anos de conflito com os legisladores até recentemente, Venable duvida que a Força enfrentará oposição semelhante no Capitólio sobre possíveis mudanças no AC-130.

AFSOC descartou a substituição do canhão por um laser de alta energia atualmente em testes e já considerado para o AC-130J.

Outro oficial da Força Aérea, falando sob condição de anonimato para poder falar livremente, explicou que colocar um laser onde está o canhão de 105 mm produz agora tanta turbulência de ar que perturbaria o feixe do laser. E aquele oficial jogou água fria na ideia de um dia um AC-130J ir para a batalha armado com um laser.

A pesquisa com laser “tem sido um programa bastante demorado”, observou o funcionário. “Nossa intenção com [o laser aéreo de alta energia] agora é continuar e terminar a demonstração para [o Gabinete do Secretário de Defesa], e veremos se somos capazes de realmente entendê-lo como um sistema de armas. No momento, não parece que poderíamos. Nós simplesmente não sabemos; a decisão ainda não foi tomada. Mas, resumindo, o laser não pode entrar onde está o canhão de 105 mm.”

Repensando o ‘Anjo da Morte’

O AC-130J é a quarta e mais recente versão da série de caças, às vezes apelidada de “Anjo da Morte” por sua enorme quantidade de poder de fogo. A aeronave entrou em ação pela primeira vez durante a Guerra do Vietnã. E os militares dos EUA utilizaram frequentemente AC-130 durante as guerras no Iraque e no Afeganistão, particularmente em missões de apoio aéreo aproximado e em operações importantes, como as batalhas de Fallujah.

O Ghostrider começou a chegar ao AFSOC em 2016 e atingiu capacidade operacional inicial no ano seguinte. É uma versão fortemente modificada do C-130J fabricado pela Lockheed Martin, equipado com canhões duplos – um canhão de 30 mm que pode disparar até 200 tiros por minuto junto com a arma de 105 mm – e a capacidade de transportar munições guiadas com precisão, como o AGM-176 Griffin, AGM-114 Hellfire, bomba GBU-39 de pequeno diâmetro e munição GBU-69 Small Glide.

O ex-chefe do AFSOC, tenente-general Bradley Heithold, pressionou para que o AC-130J tivesse o canhão de 105 mm ao lado da arma de 30 mm, dizendo aos repórteres em uma conversa em 2015: “Eu quero duas armas”.

Ambos os canhões são montados à esquerda do AC-130J, e a aeronave normalmente é projetada para voar em sentido anti-horário sobre a área alvo – às vezes por horas – enquanto seus artilheiros atacam as posições inimigas.

Mas o Pentágono tem vindo lentamente a reduzir o âmbito que planeou originalmente para o Ghostrider, cada um dos quais custou 165 milhões de dólares. AFSOC originalmente queria uma frota de 37 Ghostriders para substituir as aeronaves AC-130H Spectre, AC-130U Spooky e AC-130W Stinger II, agora aposentadas, mas no ano passado cortou a aquisição em 30.

AFSOC disse que não planeja reduzir ainda mais o número de AC-130Js.

O ex-chefe do AFSOC, tenente-general Jim Slife – o nomeado para ser o próximo vice-chefe de gabinete do serviço – ordenou que o comando analisasse se o canhão de 105 mm deveria ser removido do Ghostrider como parte do memorando de objetivo do programa fiscal de 2023. Seu sucessor, o tenente-general Tony Bauernfeind, deu continuidade a esta revisão.

O primeiro oficial da Força Aérea disse que uma combinação de fatores levou a uma reconsideração do papel do Ghostrider.

“Como será a luta futura?” disse o oficial da Força Aérea. “Precisamos do canhão de 105[mm]? …Não queremos nos classificar em operações estritamente especiais. É aí que reside a nossa experiência, [mas] também queremos expandir as capacidades e oferecer algo à força conjunta.”

Os orçamentos apertados também desempenharam um papel, disse ele, embora o AFSOC ainda esteja a descobrir quais os custos ou poupanças potenciais que uma mudança na arma pode gerar.

Se pequenos mísseis de cruzeiro forem adicionados ao AC-130J, disse o oficial, a tripulação poderá ejetá-los da rampa do avião de combate para serem lançados – potencialmente como munições paletizadas, nas quais um contêiner com vários mísseis de cruzeiro é retirado de um avião de carga e em seguida, disparou uma barragem. Ou, acrescentou o oficial, os mísseis poderiam ser montados e lançados a partir das asas do Ghostrider.

A AFSOC disse que esses mísseis de cruzeiro permitiriam ataques a alvos fixos e móveis e permitiriam que o AC-130J enfrentasse inimigos a uma distância mais segura. O AFSOC ainda não decidiu quais mísseis específicos poderão desempenhar esta função.

O radar ativo de varredura eletrônica em consideração para o AC-130J seria mais sensível, varreria mais rápido e teria maior resistência a interferências, ao mesmo tempo que permitiria que a aeronave discriminasse melhor os alvos, disse o AFSOC. Também apoiaria múltiplas missões, como busca ar-ar, direcionamento ar-solo, mapeamento do solo e detecção meteorológica.

E os avanços na rede de missão adaptativa que poderiam ser adicionados ao AC-130J permitiriam que ele compartilhasse melhor informações críticas com outras aeronaves ou forças amigas, bem como recebesse atualizações em tempo real no campo de batalha.

A potencial remoção da arma de 105 mm também ocorre depois que 17 navios de guerra da frota receberam canhões atualizados. Engenheiros do Naval Surface Warfare Center projetaram e desenvolveram a versão mais recente, batizada de GAU-XX, e entregaram as armas em janeiro de 2022.

O primeiro oficial da Força Aérea disse que o foco do AC-130J não está mudando totalmente para a capacidade de ataque isolado e que ainda será capaz de fornecer apoio aéreo aproximado, mesmo sem um canhão de 105 mm.

“Apoio aéreo aproximado é o que sempre fizemos desde o início e é algo que continuaremos a fazer”, disse ele. “Nosso pessoal no local antecipa e espera que… forneçamos o mesmo alto nível de suporte que sempre lhes oferecemos. Não se trata de mudar o foco de um para outro, mas sim de expandir capacidades.”

FONTE: DefenseNews

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Sávio Craveiro Bueno

Sobre mísseis de cruzeiro sendo lançados paletizados, mestre Carvalho já ilustrou suas ideias, as quais acho bastante interessantes. Utilizando os KC-390, claro.

Klaus

O famoso “Rapid Dragon”

Hcosta

Artilharia propulsada por hélices. E cumpre esta função na perfeição.

Mísseis de cruzeiro em paletes podem ser lançados por qualquer avião de carga com rampa, roubando espaço a munição, sistemas de armas ou operadores.

Atualizar os sistemas e acrescentar outros sistemas auxiliares é a sua evolução normal.
Querer acrescentar outras funções talvez seja conversa para garantir mais financiamento.

Bosco

Hcosta,
A USAF (na verdade todos os ramos das forças armadas americanas) está sinalizando que não quer mais se meter em intermináveis operações de contrainsurgência e nesse contexto o AC-130 é inútil. Assim como o A-10 são excrescências de uma doutrina ultrapassada.
Agora mesmo o AC-130 já foi integrado às bombas planadoras SDBs com 100/120 km de alcance (no caso de ser lançada pelo AC-130 deve ficar na casa dos 50/60 km).
O futuro do AC-130 deverá ser o de lançador de pequenos drones de longo alcance com capacidade de controlá-los a grandes distâncias.

Hcosta

As SDB’s são um complemento para atingirem alvos em movimento e talvez não seja um substituto dos outros sistemas. A sua forma de atuação terá alterações significativas devido à inclusão destes mísseis? Isso não sei lhe responder… E como lançador de mísseis há outras plataforma que podem fazer o mesmo e melhor… No caso dos drones, são drones kamikaze? Aí é a mesma questão das SDB’s… Há outros sistemas que o podem fazer com maior eficácia. É um sistema com muita limitações mas só deixará de fazer sentido quando deixar de existirem os grupos terroristas “tradicionais” e nisso a USAF… Read more »

Sensato

Pensei num lançador de uma boooa quantidade de switchblades. Lançados do ar de forma similar ao que se lançam sonoboias, creio que poderiam oferecer bons resultados.

Bosco

Sensago,
Veja sobre o ALTIUS 600 e 700

Last edited 5 meses atrás by Bosco
H.Saito

É, definitivamente a USAF não quer mais saber de Close Air Support (CAS).
Eles querem é estar o mais distante possivel do conbate, ou Very Distant Air Support, VDAS!

Last edited 5 meses atrás by H.Saito
Sensato

Editores. No primeiro parágrafo o Word inflacionou o canhão em 45mm rsrsrs

Fabio Jeffer

Do jeito que pensam os americanos ultimamente eles estarão cogitando colocar o Dath Vader com seu sabre ou o Capitão América com seu escudo

Nilton L Junior

Eu ia sugerir torpedos de fótons

Zenótico

O oficial do AFSOC citado acima não quer que seu comando esteja restrito a “operações estritamente especiais”. O texto lincado abaixo aponta, justamente, para “… the persistent American tendency—as old as the U.S. Army itself—to insist that the most recent irregular conflict, whether the 19th century Indian campaigns, the Philippine Insurrection, Vietnam, or Afghanistan, was an aberration, the lessons from which are not worth institutionalizing because now it’s time to get back to the real business of preparing for conventional combat against another great power. The problem is not only that irregular threats have a pesky habit of demanding our… Read more »

Marcelo Tatsch

A Guerra da Ucrânia está mudando várias formas de se combater no campo de batalha. É um laboratório em tempo real para as fabricantes analisarem conceitos, repensarem seus produtos e buscarem novos desenvolvimentos.