LIVRO – ‘Guerra na Ucrânia: Análises e perspectivas. O conflito militar que está mudando a geopolítica mundial’

12

Iniciada muito antes do dia 24 de fevereiro de 2022, a guerra na Ucrânia está mudando o mundo e nossas vidas – se para melhor ou para pior somente o tempo dirá, mas conhecê-la em toda sua complexidade é fundamental para entender e assimilar essas inevitáveis transformações. Essa tarefa não é fácil, pois diante dos enormes interesses econômicos e geopolíticos envolvidos no conflito, tornou-se muito difícil encontrar informações desenviesadas nos grandes meios de comunicação.

Com denso conhecimento do assunto não apenas no campo militar mas também no tocante aos meandros da complicada e violenta reviravolta política ucraniana que se inicia na revolução de 2013, ambos os autores desvendam a guerra com uma clareza, rigor factual e simplicidade que tornam muito agradável (e apaixonante) a leitura deste livro.

Poucas pessoas conseguiriam explicar esse cenário caótico com tanta maestria e altivez. Trata-se, portanto de um trabalho sério, técnico e, sobretudo, elaborado com dois atributos raros nos dias de hoje: dignidade e respeito aos acontecimentos, sem paixões ou polarizações. Que o leitor extraia lições para os sérios e negligenciados perigos que o mundo atual expõe para a sobrevivência da humanidade.

  • Ano: 2023
  • Autor: Rodolfo Queiroz Laterza, Ricardo Pereira Cabral e Pedro Silva Drummond (orgs)
  • Editora: Editora D’Plácido
  • ISBN: 9786555898187
  • Nº de Páginas: 494

Para comprar seu exemplar, clique aqui.

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RenanZ

“…sem paixões ou polarizações…”

Aqui reside o maior dos problemas que vejo atualmente no blog, que muitos (alguns já recorrentes) preferem largar o debate e partir pro EMBATE mesmo, menosprezando a vida e a tragédia humana que é a bestialidade de uma guerra sem propósito algum

Afonso Bebiano

Também achei que essa é uma promessa difícil de ser cumprida, pelos autores.
Sempre há subjetividade, em qualquer análise que se faça.
E o acirramento das torcidas acaba levando a esse desprezo, de certos torcedores, pelo sofrimento que a guerra causa.

Rayr Guilherme

Excelente colocação nobre amigo! Acredito eu que tratar temas como guerras e conflitos implica concomitantemente em abordar diferentes visões políticas, até porque uma está correlacionada com a outra.

Pedro Fullback

Minhas preocupações são: A qualidade é sim importante, mas a quantidade também. Não adianta ter 80 caças de ultima geração ou 80 MBT de ultima geração, a qualidade anda junto com a qualidade. Para um país entrar em guerra, é necessário ter uma indústria civil e bélica. A importância de ter bons políticos que unem o nosso país. O presidente ucraniano foi eleito como um voto de protesto, porém, ele não possui experiência e maturidade para pensar o bem da Ucrânia. Mesma coisa com o Brasil, nossos governantes estão preocupados se você é X ou Y, mas não possuem uma… Read more »

Vinicio Nagel

Para você pensar o bem da Ucrânia seria o presidente ter fugido e deixado a Rússia dominar o que bem entende sem nenhuma resistência?

Amaury

Não seria muito cedo para um livro baseado num conflito que aparentemente esta longe de terminar? ou talvez seria melhor um título como ” Causas da Guerra da Ucrânia e perspectivas” De qualquer forma é sempre bom olhar um trabalho sério.

Rinaldo Nery

Concordo. Eu esperaria o encerramento do conflito.

Racionalista*

Não é necessário,basta ler a arte da guerra de sun tzu,lá estão os fundamentos básicos da guerra,basta entender e você saberá a resposta antes que aconteça,assim é essa guerra Rússia/Ucrânia
Por mais que o ocidente tente armar a Ucrânia,o poder militar maior em quantidade principalmente está do lado russo,portanto quanto mais demorar essa guerra,mais chances tem a russia de vencer
Porque no fim,a realidade sempre se impõe,e ela nos indica que os russos vencerão,embora com enormes perdas.

Last edited 5 meses atrás by Racionalista*
athalyba

Me manda um exemplar que eu faço uma resenha mais bacana *rs

Aéreo

Tenho um grande ceticismo sobre a capacidade de um livro contar a história de um conflito que ainda está em andamento e envolvam dois países cuja imprensa e a verdade sempre foram sufocadas. Conflitos como as Malvinas, Vietnã, Golfo 1991 e 2003, entre outros só puderam ser realmente registrados anos depois, quando os participantes já fora da vida militar escreveram livros, deram entrevistas, quando os sobreviventes puderam contar a sua história. Se os autores não estiveram no campo de batalha, não falaram com os envolvidos e se basearam apenas em fontes abertas, a história é contada pela metade. Fontes abertas… Read more »

Rinaldo Nery

Exato.

Racionalista*

Se você tivesse lido a arte da guerra de sun tzu você saberia a resposta.