Programa educacional organizado pela SAE Brasil estimula difusão de conhecimentos de engenharia aeronáutica

São José dos Campos-SP – 24 de outubro de 2023 – A Embraer celebra os 25 anos da competição SAE BRASIL AeroDesign, que se tornou uma referência nacional em geração de intercâmbio e difusão de conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes universitários do Brasil e exterior.

A edição deste ano, que acontece entre os dias 2 e 5 de novembro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, interior de São Paulo, contará com 82 equipes e mais de mil participantes. O evento será aberto ao público no sábado e domingo.

A competição consiste em avaliar aplicações práticas utilizadas pelas equipes que desenvolvem e efetuam voo de aviões rádio-controlados sob a supervisão de um professor orientador e com o apoio voluntário de diversos profissionais, incluindo mais de 70 colaboradores da Embraer. De acordo com a SAE Brasil, entidade responsável pela organização do evento desde 1999, cerca de 20 mil estudantes já participaram deste programa educacional.

“A competição AeroDesign estimula o empreendedorismo e o interesse dos jovens pela carreira na indústria aeronáutica. Temos muito orgulho de apoiar essa iniciativa desde seu início e poder contribuir com o processo de mentoria dos futuros profissionais”, disse Andreza Alberto, vice-presidente de Pessoas, ESG e Comunicação.

Pela primeira vez participam da competição duas equipes da Suécia, representando a Universidade de Linköping, cidade onde a Saab, fabricante do caça Gripen, tem unidade industrial. Desde a assinatura do contrato para o fornecimento dos caças à Força Aérea Brasileira, em 2014, a Embraer e a Saab trabalham juntas no maior projeto de transferência de tecnologia em curso no país que impulsiona o desenvolvimento da Indústria de Defesa do Brasil por meio de empresas locais.

Entre os apoiadores do AeroDesign também está a XMobots, empresa investida pela Embraer classificada como a maior companhia de drones da América Latina, e que surgiu a partir da experiência de seu fundador de participar como estudante das primeiras edições da competição.

Para mais informações acesse: SAE BRASIL AeroDesign – SAE BRASIL

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer (NYSE: ERJ) tem negócios em Aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, fornecendo Serviços e Suporte aos clientes no pós-venda.

Desde que foi fundada em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano.

A Embraer é a principal fabricante de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa. Para mais informações, visite www.embraer.com.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo

Top demais…participei dois anos dela…foi top tudo,…projetar desenvolver e ver se espatifar meu avião na pista (um ano foi isso)..kkk mas faz parte.

Fernando EMB

Competição fantástica. Verdadeira escola para os futuros engenheiros.

Rodrigo

De fato adorei ela…me estimulou muito sobre aerodinâmica, não fui para aeroespacial, mas automotiva.

Last edited 6 meses atrás by Rodrigo