Evento será neste Domingo, 1º de outubro, na Zona Norte de São Paulo – entrada pela Avenida Santos Dumont, 2241

A Força Aérea Brasileira abre seus portões para o tradicional Domingo Aéreo no Campo de Marte.

O Domingo Aéreo, também conhecido como Portões Abertos, tem como propósito aproximar a Instituição da população paulistana, além de mostrar o trabalho dos militares da Aeronáutica e realizar demonstrações aéreas das diversas aeronaves da FAB, além de exposições estáticas.

O evento ocorrerá no dia 01 de outubro de 2023, no Campo de Marte na Avenida Santos Dumont, 2241, no Bairro de Santana, na Zona Norte de São Paulo e é organizado pelo Parque de Material Aeronáutico de São Paulo – PAMA-SP desde 1988.

O evento é uma oportunidade para estreitar os laços entre a Organização Militar e os cidadãos da região. Com entrada gratuita e estrutura para receber mais de 100 mil pessoas, a diversão será garantida aos visitantes de todas as idades.

O Domingo Aéreo reunirá atividades para toda a família, com programação cultural, infantil, gastronômica e atrações para os admiradores das esquadrilhas de demonstrações aéreas e entusiastas das atividades militares.

A programação conta com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, Demonstração de Rapel, sobrevoo de aeronaves, bem como exposição estática de diversos aviões, motores e helicópteros da FAB.

Os visitantes também poderão acompanhar as apresentações dos Motociclistas Batedores da Polícia do Exército, dos cachorros do Canil da Guarda Civil Metropolitana, da Banda de Música da Base Aérea de
São Paulo e exposição de viaturas históricas.

O Domingo Aéreo também realizará ações de prevenção e cuidado à saúde, com estandes de orientação médica e odontológica.

Domingo Aéreo 2023
Data: 01/10/2023 – 9h às 17h
Local: Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) – Av. Santos Dumont, 2.241 – Santana

OBSERVAÇÕES:

Não será permitido ingressar no evento com materiais ou vestimentas que contenham manifestação e/ou propaganda político-partidária (camisas, bonés, bandeiras, etc…).

Não será permitido aos visitantes portar armamento de qualquer espécie.

Não será permitida a entrada de bebidas alcoólicas, coolers ou qualquer tipo de alimento (exceto para lactantes).

Não será permitido o sobrevoo de drones. Por questões de segurança operacional relativa à movimentação de aeronaves, não será permitida a entrada de pets.

Não será permitida a entrada de bicicletas, patins, patinetes e afins. Devido limitação de áreas de estacionamento, sugerimos que deem preferência aos meios de transportes coletivos, táxis, transporte por aplicativo ou compartilhamento de veículos.

Devido ao elevado fluxo de visitantes é comum que a rede de internet e telefonia móvel fique mais lenta, portanto, é aconselhável trazer dinheiro em espécie para o consumo de alimentos na praça de alimentação; recomendamos que o visitante utilize protetor solar, bonés, gorros e viseiras.

Não serão permitidos guarda-sóis e nem montagem de barracas.

DIVULGAÇÃO: FAB (incluindo cartaz)

DEMAIS IMAGENS: Poder Aéreo – edições anteriores

NOTA DO EDITOR: para este evento, diferentemente de outros, não houve divulgação de necessidade de retirada gratuita de ingressos pela Internet (mesmo porque, no ano passado, foi necessário desistir da conferência de ingressos na entrada devido à gigantesca fila formada antes da abertura do portão).

Recomendamos a ida por transporte público: as duas estações de metrô mais próximas são Santana e Carandiru (linha 1 Azul), e há pontos de ônibus bem próximos na avenida Braz Leme. Caso realmente queira ir de carro, lembre-se que parte da av. Santos Dumont é interditada para facilitar a entrada dos pedestres. Quanto mais longe, menos disputados ficam os estacionamentos, especialmente na av. Cruzeiro do Sul.

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Funcionário da Petrobras

Pergunta que não quer calar:
O Gripen virá para São Paulo/SP?

Funcionário da Petrobras

Alguém tem resposta para a minha pergunta?

Não tenho resposta.

Last edited 6 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Funcionário da Petrobras

Vocês têm muitos contatos com o pessoal da FAB.
Quebra essa pra nós.

Henrique Silva

Acho que para Pirassununga na base aérea

Fernando "Nunão" De Martini

Em Pirassununga já foi. Tem matéria e vídeo aqui.

Funcionário da Petrobras

COMENTÁRIO APAGADO.
NÃO REPITA COMENTÁRIOS SEGUIDAMENTE.
MANTENHA O BLOG LIMPO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rodrigo LD

Peço um favor aos Editores: lembrem de fotografar e se possível apresentar notícias e matérias sobre os nossos veneráveis e esquecidos UH-1H que porventura estiverem por lá. Certamente eles ainda possuem uma legião de entusiastas.

Fernando "Nunão" De Martini

Acho que fotografei no ano passado.

JORGEMATEUS77

Esse “aproximar” a instituição do povo não existe mais.
Cada vez que passa só piora a qualidade desses eventos e mais monótono se tornam
A espera de dias melhores

Fernando "Nunão" De Martini

No PAMA-SP um entusiasta eventualmente entediado com o que acontece no céu, como parece ser o seu caso, sempre tem a opção de apreciar a linha de manutenção do F-5 e quase sempre abrem mais de uma oficina (por exemplo, bancada de testes de motores, onde também há um mini-museu de motores antigos). Basta explorar o que se quer ver e aproveitar. O público lota o PAMA-SP todo ano e aproveita bastante. Chuva ou faça sol. E parece que, mais uma vez, haverá boa possibilidade de chuva. É a “maldição” do Domingo Aéreo no Campo de Marte, podem antecipar, atrasar,… Read more »

JORGEMATEUS77

O público fidedigno em todos esses tipos de eventos é quase de certo. O negócio mesmo é o “retorno” que a instituição tem dado Já vi públicos em portões abertos ir a loucura com a partida dos 4 motores de um C-130. Muito bacana mas acho que poderia ter mais. Uma demonstração vertical de um F-5/F-39 ou voos rasantes sobre a pista (com altitude liberada) já seria bem animador. Anos atrás tinham displays solos de F-5 com decolagens verticais, loopings e tonneaus. É um voo de risco certamente, mas muito animado. Colocar crianças pra sentarem no assento de um F-5… Read more »

Alexandre

Fato..incrível, somente nos anos 90 que o sol acompanhava..muda a data e a chuva acompanha..

José Luiz

Verdade qdo não chove esta bem nublado.

Matheus

Estarei lá!
Só queria que o C-390 aparecesse denovo, na ultima vez que fui, não consegui entrar nele pois a fila estava muito longa e tinha chuva.

Tambem queria MUITO que o Gripen aparecesse, mesmo que só num sobrevoo.

Groosp

Lembro, lá pelos anos 90, de uma apresentação dos Halcones (Esquadrilha da Fumaça chilena) com aviões Pits.

Rafael Gustavo de Oliveira

O F5 consegue pousa/pousava no campo de marte? caso não….como fazem para realizar essas manutenções lá, pousam em outro aeroporto e levam de caminhão?

Sim, pousam na Base Aéreo de São Paulo (Cumbica). Tem matérias aqui no site sobre isso.
Na verdade, há dezenas de matérias só sobre a manutenção dos F-5 no PAMA-SP. Vale a pena ir no campo busca do blog e acessar.

Rafael Gustavo de Oliveira

Obrigado….vou ler

Funcionário da Petrobras

Sim, são transportados através de carreta entre Campo de Marte e a BASP (na cercania do aereporto de Guarulhos).
Quanto a pousar e decolar o “manual do proprietário” do F-5 não recomenda, pois a pista de Campo de Marte tem algo em torno de 1600 metros.
Reza a lenda, já li em alguns sites, que já houve em Campo de Marte pouso e decolagem de F-5 com pouquíssimo combustivel o suficiente pra pousar em Guarulhos, reabastecer, colocar tanques externos e prosseguir para sua base de destino.

Rafael Gustavo de Oliveira

Interessante….obrigado

Leandro

Bom dia, alguém sabe qual será o horário das apresentações? (Programação)

Roberto Santos

Quem vai perder tempo vendo essas sucatas ? Acredito que só vai parentes e desocupados

Rafael Gustavo de Oliveira

perder tempo eu tive lendo esse seu comentário

Fernando "Nunão" De Martini

Isso, exatamente. Em geral aparecem mais de 100.000 parentes e desocupados em pleno domingo no evento. Como o efetivo do PAMA-SP é de aproximadamente 800 militares, cada um tem a obrigação de levar 125 desocupados e parentes ao evento e tem que fretar pelo menos 2 ônibus pra isso. É descontado do soldo, inclusive, um absurdo. No total, são 1600 ônibus que ficam enfileirados na pista do aeroporto, um espetáculo à parte, embora atrapalhe um pouco os pousos e decolagens. É por isso que os caças só fazem passagens baixas e nem pousam lá. (PS: o comentário contém altas doses… Read more »

Santamariense

Hehehehehehehe…aprecio tua paciência.

Roberto Santos

100.000 Óooooooo parece o superfaturamento dos políticos brasileiros

Fernando "Nunão" De Martini

Vá e veja.

Nadai

kkkkkkkkkkkkk melhor comentário até agora kkkkkk. Eu me enquadro nesses 100.000 desocupados, faça chuva ou sol, todo ano que tem, estou lá!

DanielJr

Se todo mundo tivesse esse pensamento, ninguém jamais iria em um museu, só tem coisas antigas lá.

Afonso

Oi, me enquadro no perfil de “desocupado”. Estarei em companhia da minha filha e namorada, também desocupadas no domingo. Ansioso para ouvir a sucata bicuda rasgando os ceús de São Paulo, de surpresa sempre. rs

João Gabriel

Comentário mais tosco e ridiculo que já li em 15 anos que acompanho a trilogia. Só mostra falta de conhecimento e ignorância sobre o assunto. Sucatas? Me fale do B-52, do A-10 , dos F-15 com 35 anos de uso em média, do B-1 B da USAF. Pela sua lógica estúpida deveriam ser sucatas também, não?

Nilo

Já fui várias vezes, já vi a linha de manutenção do F-5 varias vezes.
Tanto o Gripen E e o KC 390 podem pousar em 1.600 metros, é uma desfeita da FAB ao público paulista se os dois não tiverem presentes.

Fernando "Nunão" De Martini

KC-390 já veio.

Funcionário da Petrobras

Acredito que o Gripen virá, mero palpite.
Se vier, será o que está na Embraer.

Funcionário da Petrobras

COMENTÁRIO APAGADO.
NÃO REPITA COMENTÁRIOS SEGUIDAMENTE.
MANTENHA O BLOG LIMPO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Claudio Castellari

Servi no PAMASP de 1983 a 1987, tinha orgulho e amor pela minha farda e minha Cia IG, trabalhei no prédio 29 seção TSU4, vi de perto nossos F103, F5, C115, C130, P16, Bandeirantes, Uh, Puma e muitos outros nos hangares de manutenção, sinto saudades dos irmãos que lá ganhei, quem não serviu não tem ideia do que falo hoje, melhores tempos, onde aprendi o respeito a vida, o comprometimento ao que era correto.
Espero poder ir nesse evento e quem sabe rever algum amigo lá.

Fernando "Nunão" De Martini

Desejo uma ótima visita! Torcendo pra chuva prevista não ser forte ou só cair mais à noite.

Funcionário da Petrobras

Creio que você deve ter visto o F103, não no PAMA/SP.
Falar nisso, o F103 já esteve por aqui em São Paulo/SP?

Santamariense

Como não? O PAMA/SP era o Parque apoiador dos F-103.

Funcionário da Petrobras

Frequento o PAMA/SP desde que me conheço por gente, nasci e moro em Santana, vizinho ao Campo de Marte e nunca vi o F-103 por lá na época que estavam operacionais na FAB.
O único F-103 que vejo é o 4927 que está “espetado” em frente da Praça Herós da FEB, na entrada principal do PAMA/SP.

Funcionário,

Até onde sei, o PAMA-SP era sim o parque apoiador para as inspeções e reparos das células de Mirage, tal qual dos F-5.

A diferença é que os F-5 pousavam (e ainda pousam) em Cumbica e eram transportados em carretas para o PAMA-SP, enquanto os Mirage III (F-103) tinham as asas e estabilizador vertical retirados e eram embarcados em aviões de transporte. Já vi foto do primeiro a passar por esse procedimento, em 1979. Algum dia desses faremos matéria com a foto.

Last edited 6 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Zenótico

Todo ano penso em ir, mas acabo achando que dá muito trabalho. Da última vez que estive lá, a Fumaça fez uma bela exibição com os Fouga Magister.

Talvez este ano eu vá.

José Luiz

Faz tempo.

Zenótico

72 ?

Funcionário da Petrobras

Confirmado o Gripen para o Domingo Aéreo no Campo de Marte dia 1/10/2023.
Fonte: http://www.afaccasabranca.com

Funcionário,

Obrigado por compartilhar.

Olhei agora o link que você mandou e não vi nada sobre Gripen.

Até me surpreendi por ver A-1 na programação e passagem de Hercules com F-5. Mas Gripen eu não vi.

Funcionário da Petrobras

Escrevi errado, faltou o “não” na frente de “confirmado”. Desculpe.
Embora more a menos de 1 km do Campo de Marte. Nem vou aparecer por lá, vi muito F-5 na minha vida. Verei as passagens da sacada do meu apartamento.
Custava nada mandarem o Gripen da Embraer para o Domingo Aéreo, fazer um voo de abertura e encerramento.

Dani

Com a chuva o evento ocorre normalmente?

Fernando "Nunão" De Martini

Está ocorrendo, Dani, porém com menos atrações no céu. Tem matérias fresquinhas aqui.