A aeronave da companhia em homenagem aos 150 anos do pai da aviação dá um show e encanta uma plateia com dezenas de milhares de pessoas no Domingo Aéreo, da Academia da Força Aérea Brasileira, em Pirassununga (SP)

São Paulo, 18 de setembro de 2023 – Depois do batismo na Base Aérea de Brasília, o Embraer E2 da Azul Linhas Aéreas, que leva a imagem e a famosa assinatura de Santos Dumont para os céus, foi agora protagonista no tradicional espetáculo aéreo da Esquadrilha da Fumaça. O evento, realizado no domingo, 17, na Academia da Força Aérea Brasileira, em Pirassununga (SP), marcou o céu do interior paulista com manobras emocionantes, voos rasantes e traços esfumaçados, até de ponta cabeça.

Na ocasião, os 130 convidados da Azul se juntaram às mais de 60 mil pessoas que acompanhavam o encontro e presenciaram o show histórico, repleto de simbolismos que faz parte da homenagem da Azul aos 150 anos de nascimento do pai da Aviação. E Fábio Campos, diretor de Relações Institucionais da companhia, e um dos pilotos do E2 Santos=Dumont, explicou a importância de se ter um Embraer com o nome do inventor do avião na malha da maior companhia aérea do país em número de voos e destinos atendidos.

“Queremos levar a história em nossos voos e reforçar a importância deste que é o principal nome da história da aviação mundial. Como uma aérea que nasceu para o Brasil, para conectar o maior número de cidades brasileiras e única a voar com aeronaves Embraer de fabricação nacional no país, não poderíamos deixar de comemorar em grande estilo o aniversário desse ídolo, que tinha orgulho de ser brasileiro”.

Com o logotipo criado pela Força Aérea Brasileira (FAB), o E2 da Azul – que passa a integrar a frota da companhia – carrega o nome de batismo exatamente como o pai da Aviação gostava de assinar, Santos=Dumont. Apaixonado pelo nosso país, ele fazia questão de reforçar com esse sinal de igual a brasilidade do nome, apesar da descendência francesa.

Sobre a Azul

A Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL) é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, com mais de 1000 voos diários, para mais de 150 destinos. Com uma frota operacional com mais de 160 aeronaves e mais de 14.000 tripulantes, a Azul possui mais de 300 rotas diretas em voo regionais, domésticos e internacionais. Em 2022, a Azul foi eleita a companhia aérea mais pontual do mundo, segundo o relatório OnTime Performance-OTP Review da Cirium – a principal referência mundial de dados operacionais do setor. Além disso, em 2020, conquistou o prêmio de melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor Travelers’ Choice, sendo a única empresa brasileira a receber ambos os reconhecimentos.

Para mais informações, visite o site da Azul.

Pilotos da Azul responsáveis por realizar as manobras: Cmte. Guilherme Holtmann, FO. Mirella Zambelli e FO. Fabio Campos _ Foto_ Guilherme Ramos

VÍDEO: E2 da Azul e Super Tucanos do EDA no Domingo Aéreo da AFA

DIVULGAÇÃO: Azul Linhas Aéreas Brasileiras

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Meus parabéns à Azul pela iniciativa.

Rinaldo Nery

Não fizeram manobra alguma. Só voaram reto e nivelado. Quem manobrou foi o EDA.

Santamariense

Mas, o texto não afirma que foi o avião da Azul que realizou as manobras.

Rinaldo Nery

A foto dos pilotos diz isso. Leia novamente.

Santamariense

Então, é só eles substituírem o termo “responsáveis pelas manobras” por “responsáveis pela pilotagem (ou pelo controle)”. Mas, de qualquer maneira, não acho provável que alguém vá imaginar que um E2 realizou manobras acrobáticas.

Rinaldo Nery

Tem muita gente aqui que acha muita coisa.

BK117

Belas fotos e belíssimo avião! Ah, mas eu sonho em ver versões militares especializadas desse bicho, viu…
Imagina um sobrevoo de um desse com a suíte de sensores do GlobalEye ou de um P8?
Sei que pareço disco arranhado, mas enfim…

Ricardo Torres

Também muito bacana foi a apresentação da Gol com 737/800 com a pintura do Santos Dumont.

Santamariense

Sim, eu ia falar o mesmo.