Aquisição de 25 Eurofighters novos no valor de 4,6 bilhões de euros para substituir as antigas aeronaves Tranche 1 que serão retiradas de serviço a partir de 2030

MADRID — Atualmente, a frota de aeronaves C.15M (Eurofighter) está prestes a iniciar o processo de descomissionamento, previsto para cerca de 2030, pelo que é necessário proceder à sua substituição.

Portanto, é necessária a aquisição de 25 novas aeronaves Eurofighter EF2000, motores e sistemas de apoio à missão associados. A isto será adicionado um pacote logístico inicial e nível de manutenção ML2 e dois sistemas de simulação de alta fidelidade incluindo sua infraestrutura.

Novos requisitos da 1ª fase do Programa:

Dado que certas necessidades não puderam ser financiadas no início do Programa Halcón, é necessário atualizar o seu montante para obter os fundos necessários para aumentar o seu teto financeiro através do Memorando de Entendimento (MoU) 6.

O orçamento total do programa é de 4.593,6 milhões de euros, repartidos entre os anos de 2023 e 2035.

Aumento dos limites do Programa Eurofighter III (modernização e aquisição de novas capacidades).

Devido à evolução do Programa EF2000, é necessária a realização de uma reprogramação financeira, com o objetivo de obter os fundos necessários para elevar o teto financeiro do Programa e permitir as necessidades relacionadas com as atividades de desenvolvimento e modernização de novos capacidades de aeronaves a serem financiadas, sob a proteção do Memorando de Entendimento (MoU) 7.

FONTE: Gabinete do Governo Espanhol

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Antunes 1980

Decisão visando garantir empregos até 2050!

Os trench 1 virão para a Colômbia ?

Rodolfo

Sim, mas parece que apesar de também estarem no programa de 6a franco alemão, também estão de olho no F35.

https://aviationweek.com/defense-space/aircraft-propulsion/spain-planning-phased-fighter-acquisition

Welington S.

Caças para a Colômbia virou uma incógnita. Ninguém sabe ainda quando haverá uma palavra final da escolha do caça. A SAAB está fazendo uma campanha forte lá mas como sabemos que a Colômbia têm uma grande ajuda financeira dos States, a possibilidade do Trench 1 ir para lá é praticamente nula. Óbvio que seria muito surpreendente se, por exemplo, a Colômbia for “rebelde” e escolher o Rafale, Trench 1 ou Gripen. F-16s parecem estar mais na cara mesmo.

Groosp

O Eurofighter tranche 1 é uma péssima aquisição por ser inviável economicamente o upgrade. Só compra se for muito barato ou rolar uma corrupção.

Cansado

Isso sim é um caça de respeito.

Rinaldo Nery

Tenho um companheiro de turma, ex cmt do 1°/10° GAV (Poker), que realizou o Curso se Estado Maior em Madrid, no Exército do Ar espanhol, em 2009. Em visita à sede do Esquadrão de Typhon contou-me que a infraestrutura necessária para operar esse avião é enorme (administração, logística, treinamento etc.) É a mesma situação que a FAB agora vive com a implantação do F-39. A modernidade e tecnologia traz outras necessidades a reboque. Não é só comprar e sair voando, como muitos pensam.

Rinaldo Nery

* trazem

Welington S.

Outros 500s né.

BLACKRIVER

A grande quantidade de dados gerados em um voo de translado/treinamento/simulação ou combate de uma aeronave moderna como F39/RAFALE/TYPHON/F35/… P8/E99NG/P3…. Requer uma moderna e sofisticada infraestrutura para processar avaliar e estudar os resultados… Enfim todo e qualquer vetor seja de combate ou vigilância nos dias atuais requer um grande investimento em infraestrutura para operação em estado de arte, felizmente com a tecnologia atual praticamente tudo pode ser processado em um único centro… no caso do F39 acredito que SBAN Imagina só em termos de ar condicionado dedicados a manter a refrigeração de um centro de processamento de dados para os… Read more »

Luís Henrique

Recentemente reclamaram que nós escolhemos o Gripen E e estávamos pagando o desenvolvimento.

Tá aí, U$ 4,9 bi para 25 Eurofighter.
Pagamos U$ 4,5 bi para 36 Gripen E/F.

Antunes 1980

Eurofighter é bem superior aos Gripen NG.

Carlos Campos

em que?

DanielSA

Custo!

Luís Henrique

Concordo que é superior, mas então que critiquem a escolha do Gripen demonstrando que podíamos ter escolhido caças mais capazes e tentem demonstrar quais são as capacidades que outros caças possuem e que nosso Gripen é inferior. Ai seria outro debate.
Mas a crítica é que estávamos pagando muito caro porque escolhemos um caça em desenvolvimento e portanto, estavamos gastando dinheiro com o desenvolvimento.

BLACKRIVER

Gripen E foi uma excelente escolha, há começar que é um monomotor, e o custo de um monomotor é sempre inferior a um bimotor. o Gripen E é estado de arte em tecnologia e avionics, a grade verdade que nos dias atuais se a carcaça tiver lugar e o gerador elétrico for parrudo, até um Xavante tira estado de arte em avionics e tecnologia, se vai ter performance pra usar isso ou não é outro história!!! Mas o que realmente precisamos atualmente para o que o Gripen E seja um vetor de RESPEITADO no espaço aéreo Brasileiro é a quantidade… Read more »

Nonato

Por questões financeiras não dá para espalhar demais.
Só se for para escapar de destruição.
Acho que 3 bases está bom.
Talvez 5.
O que não impede que fiquem rodando o Brasil, especialmente para Manaus.
Sobre trafico etc não é a função do Gripen combater isso.

BLACKRIVER

Então não precisamos de um F39
O nosso grande problema não são as ameaças externas vindas de outras Forças Aéreas…
Nosso problema são o tráfego de drogas e a evasão de divisas, que nenhuma PM ou PF tem condições de vigiar e combater, isso infelizmente tem que ser feito pelas FAA, requer orçamento, sim, então que tenhamos menos pessoal e mais equipamentos!

glasquis7

É difícil fazer essa avaliação. U$ 4.5 em 2013 contra U$4,9 em 2023… 10 anos depois.

glasquis7

Está difícil editar os comentários. O sistema não permite.

É difícil fazer essa avaliação. U$ 4.5 em 2013 contra U$4,9 em 2023… 10 anos depois.

Se eu tivesse que fazer alguma crítica ao Gripen seria apenas a data de entrega.