Saab assina acordo de cooperação estratégica e faz investimento na Helsing, empresa especializada em software de IA

0

A Saab firmou uma parceria estratégica com a Helsing, uma empresa de defesa especializada em tecnologias de software baseadas em IA. A parceria baseia-se num acordo de cooperação, que combina as capacidades altamente avançadas de IA da Helsing com a ampla gama de soluções da Saab, e um investimento da Saab de 75 milhões de euros em dinheiro para uma participação de 5% na Helsing GmbH.

A Helsing, fundada em 2021, desenvolve capacidades baseadas em IA com uma abordagem apenas de software, o que levou a uma rápida adoção pelo mercado em toda a Europa. A empresa possui escritórios na Alemanha, Reino Unido e França e conta com um total de aproximadamente 220 funcionários.

Em linha com a estratégia de crescimento da Saab e com foco nas capacidades futuras, a Saab procura melhorar as suas capacidades através de aquisições e parcerias estratégicas com empresas especializadas em novas tecnologias. Através desta parceria e investimento, a Saab estará numa posição única com Helsing.

A Saab beneficiará como investidor estratégico em Helsing, reforçando assim uma estreita cooperação entre as duas empresas e desbloqueando novas capacidades em todo o seu portfólio. A cooperação começará com capacidades de guerra electrónica e vigilância para aviões de combate, bem como com outros sensores e aplicações de comando e controlo em todos os domínios.

“O investimento em Helsing marca mais um marco no compromisso da Saab em reforçar ainda mais as nossas capacidades e melhorar continuamente o nosso portfólio para atender às crescentes necessidades dos nossos clientes. Juntamente com as recentes aquisições da BlueBear no Reino Unido e da CrowdAI nos EUA, também apoia a nossa estratégia de crescimento internacional, à medida que procuramos garantir que a Saab esteja bem posicionada em mercados estratégicos”, afirma Micael Johansson, Presidente e CEO da Saab.

“Fundamos a Helsing porque acreditamos que a IA será essencial para que as democracias continuem a defender os seus valores. Para cumprir essa missão, estamos comprometidos com parcerias profundas com empresas de defesa estabelecidas, combinando as suas plataformas requintadas com o nosso software e IA de ponta. A Saab, como renomada empresa europeia de defesa em todos os domínios, é um parceiro ideal para nossas soluções avançadas de software e IA. No desafiador cenário de ameaças de hoje, são parcerias ambiciosas como essas que abrem o caminho”, afirma o Dr. Gundbert Scherf, co-CEO e cofundador da Helsing.

O investimento da Saab faz parte da recente rodada de financiamento da Helsing, liderada pela empresa de capital de risco General Catalyst.

Sobre Saab

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com uma missão duradoura de ajudar as nações a manterem seus povos e a sociedade seguros. Capacitada pelos seus 20.000 colaboradores talentosos, a Saab ultrapassa constantemente os limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro, mais sustentável e mais equitativo. A Saab projeta, fabrica e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armas, comando e controle, sensores e sistemas subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia. Possui operações importantes em todo o mundo e faz parte da capacidade de defesa interna de diversas nações.

A informação é tal que a Saab AB é obrigada a torná-la pública de acordo com o Regulamento de Abuso de Mercado da UE. A informação foi submetida para publicação, através da agência da pessoa de contacto acima indicada, no dia 14 de setembro de 2023, às 14h00 (CET).

DIVULGAÇÃO: Saab

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments