Serão recebidas também seis aeronaves cargueiras Il-76MD-90A

MOSCOU, 5 de setembro. /TASS/. Quatro bombardeiros porta mísseis estratégicos supersônicos Tu-160M e seis aeronaves de carga Il-76MD-90A devem entrar em serviço na Rússia ainda este ano, disse o ministro da Defesa russo, Sergey Shoigu.

Em uma teleconferência com o alto escalão militar russo, ele disse: “Este ano, o Exército deverá receber seis Il-76MD-90As e quatro Tu-160Ms”.

O Tu-160M é equipado com sistemas avançados de armamento e guerra eletrônica e equipamento radio eletrônico a bordo baseado em tecnologia aviônica de última geração. O primeiro protótipo atualizado do Tu-160M foi projetado sob um programa de grande escala atualmente sendo implementado pelo Tupolev Design Bureau para modernizar aeronaves operacionais de longo alcance.

O IL-76MD-90A é a última modificação do avião Il-76 (que fez seu voo de estreia em 2012). A Rússia também produz o avião tanque de reabastecimento aéreo Il-78M-90A baseado nesta plataforma (que fez seu voo de estreia em 2018). Ambas as classes de aeronaves podem operar em qualquer região do mundo, incluindo o Ártico e a Antártida.

IL-76MD-90A
Subscribe
Notify of
guest

103 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo

Show já ajuda a repor as perdas causada pelos drones de papelão..

Rafael Santos

Agora com o sistema de proteção com pneus não ocorrerão mais perdas.

Camargoer.

Olá. Apenas lembrando que recentemente a Russia perdeu um ou dois Tu22, que é um pouco diferentes do Tu160.

Palpiteiro

Esse avião é parecido com o B1.

Camargoer.

De fato, São aviões projetados para funções equivalentes.

Marcelo Andrade

Só que o TU-160 é maior e mais rápido, podendo levar mais armamentos.

Paulo

E portanto um alvo mais fácil para os drones de papelão kkkkkk

Gerson Carvalho

Quando um TU-160 decola a OTAN treme e ponto final.

Santamariense

Sério? Hehehehe

Marcelo M

Alguém saberia dizer quando um caça derrubou pela última vez um bombardeiro pesado? Imagino tenha sido um Mig21 derrubando um B52 no Vietnã. Bem, tá me parecendo que os F16 vão ter oportunidade de realizar feitos inéditos nos últimos 50 anos.

Pragmatismo

Primeiro terão que passar pelos SU-30 e SU35 com armamento e alcance superiores.

Pragmatismo

Ademais, esses bombardeiros dispararão do território russo ou a uma distância beeeeem distante.

Santamariense

Ué, mas os russos não tem superioridade aerea sobre a Ucrânia? Pra que o medo?

Eduardo Neves

Então porque a Otan não vai lá expulsar os Russos???? Vamos parar de torcida, assim fica muito chato o assunto, os drones de papelão são um elemento novo no teatro de operações, querer fazer chacota de uma superpotência militar e especial por causa de torcida é uma infantilidade muito grande.

Geraldo

A federação russa vai sangrar muuuuuito ainda…já estão na fase de depender de pneus velhos p defender seus aviões…kkkkk

Ciclope

Até porque o uso do papelão na carenagem do drone até faz sentido por ser um material de difícil deteção radar, barato, leve e resistente o suficiente para cobrir a estrutura do drone. Para uma região que dificilmente chove, e interessante.
Eu sempre me perguntei o porquê de não se fazer o mesmo com plástico.

MMerlin

Vale lembrar que a história contém o uso de vários materiais improváveis. Dois deles, bastante famosos, são o uso de concreto e gelo para produção de navios.

Camargoer.

Olá Merlin. Argamassa armada e materiais compósitos de resinas com algum tipo de reforço, que pode ser fibra de vidro, fibras naturais, ou até mesmo minerais fibrosos, são alternativas ao uso do aço naval na construção civil. Parece que tudo que se pode usar para construir uma casa pode ser usado para construir um barco. até folhas de bananeira.. riso.

Santamariense

Onde eu falei de drone, seja de papelão ou não?? Eu questionei o motivo dos russos operarem de fora do espaço aéreo ucraniano. Isso é torcida? Não sabia. Sua colocação sobre a OTAN é que é torcida, pois a aliança NÃO está em guerra. Os países membros estão apoiando a Ucrânia. Isso é muito diferente de estar em guerra.

leonidas

Essa é aquela galera que diziam estar a Russia sem armas em seis meses, com a economia colapsada e que o fator eleições não irá impor sérias preocupações para a aliança ocidental.
Enfim, coisa de amante de supertrunfo…rs

Jodreski

Superioridade aérea é diferente de supremacia aérea, termos parecidos mas que não dizem a mesma coisa. Sim a Rússia tem superioridade aérea mas não supremacia. Isso pelo visto jamais terá!

Santamariense

Por isso eu usei o termo superioridade. A rússia não tem supremacia aérea na Ucrânia, com certeza. Mas, quando se questiona a torcida pró-rússia, eles não gostam. Eles afirmam que os sistemas AAé ucranianos são destruídos assim que entram em operação, que os aviões ucranianos decolam e são imediatamente abatidos…não é isso que vemos a torcida russa afirmar sempre??? Então, quando se questiona o motivo deles operarem com cautela, o russos tupiniquins acusam a gente que questiona, de ser torcedor….

leonidas

Não é medo, é padrão disparar de solo amigo se há armas com este alcance.
Alias protocolo a ser observado mesmo para um B 2 havendo este oportunidade.
Cada questionamento que esses escoteiros mirins fazem… rs

AVISO DOS EDITORES: MANTENHA O RESPEITO.

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Eduardo Neves

Mas isso é o que todos fazem, atirar de uma distância mais segura…

Augusto

Não faz sentido nenhum gastar milhões de dólares (nesse caso rublos, kkkk) para projetar e fabricar um bombardeio para poder disparar seus misseis a centenas de quilômetros e querer usar essas aeronaves a curta distancia.

Queriam que ele entrasse no espaço aéreo ucraniano e lança-se bombas burras lá?kkkk

Não é questão de ter superioridade aéreo ou não e questão de bom senso. Esse bombardeio possuiu um RCS muito grande para poder se aproximar muito do território inimigo. Ele não foi projetado para penetrar no espaço aero contestado igual o B-2 por exemplo, ele não possuiu capacidade steath.

Eduardo Neves

Igual ao B2, ou você acha que em um conflito com os Russos o B2 sobrevoaria Moscou??? kkkkkkkkk, porra é cada uma que nossa senhora, imagina uma aeronave armada com mísseis de 3 mil km de alcance não utilizar seus mísseis mais capazes pra não desagradar o torcedor de Washington???

Santamariense

Sentiu?? Acusou o golpe?? Então, não afirmem que os sistemas AAé ucranianos são destruídos facilmente pelos russos, como muitos de vcs afirmam constantemente aqui.
É óbvio que se tu tem capacidade de operar em segurança, irá fazê-lo. E os russos fazem isso. Porém, a torcida daqui acha que eles são super-homens operando armas e sistemas invencíveis e infalíveis. Entendeu?? Pensa nisso antes de chamar os outros de torcedores.

Marcelo M

Radar superior? Misseis superiores? Tácticas superiores? Assinatura de radar inferior?

Dixon

Não existe AWACS operando pró Ucrania?

Marcelo M

Não, mas tem AWACS da Otan compartilhando informação.

Ciclope

Sim, de fronteira da Polônia, do outro lado do país e bem distante da linha de frente.

Ciclope

E entrar na Rússia Pois esse bombardeiros lançam mísseis de cruzeiro a no mínimo mil km de distância.

Marcelo

Os feitos inéditos dos últimos 50 anos foi o mig-21 bison indiano derrubando o f-16.
O caixão voador indiano te manda lembracas!!!😎😎

Underground

O pessoal tem de decidir se o MIG21 indiano, modernizado com sistemas israelenses, derrubou ou não o F16 paquistanês. Muita gente que hoje diz que derrubou, na época dizia que não haviam provas do abate.

Santamariense

Pois é….há muitas imagens do Mig-21 abatido naquele combate, mas do F-16 não lembro de ter visto.

Bruno

F-16 serão TDS derrubados como mosca, estuda antes de falar besteira

Santamariense

Heheheheheh

Cruz

Foi um Mig 15

Marcelo Andrade

Quando esses F-16 chegarem a guerra já acabou

Magaren

Espero que outros dones de papelão não acertem estes.

Alecs

Eu já espero que acertem estes e vários outros. Tomara que acertem, de preferência, no solo e sem vítimas. Os russos em geral não tem culpa de terem o salva vidas de aquário Putinho no poder.

Bosco

O povo russo tem culpa sim.

Eduardo Neves

A Otan cada dia mais próximo da Rússia tá legal né!? Sejamos honestos, o Putin implorou para os EUA frear o crescimento da Otan, agora aguenta o tranco ué!?

Não adianta levar em consideração apenas um lado da questão, e os interesses Russos??? Não são levados em conta??? Agora a Europa está toda ferrada, o embargo nem mexeu o ponteiro da economia Russa e os Russos estão em posição de conforto estratégico, só resta chorar …

Santamariense

Cara, em que mundo tu vive?? Escreve isso e ainda tem a pachorra de chamar os outros de torcedores???

Afonso Bebiano

Não entendi sua redação.
Depois de escrever “sejamos honestos”, a honestidade foi definitivamente abandonada em seus argumentos.

Leonardo Bastos

Realmente. Com exceção dos EUA, todos os povos são culpados por entrar em guerras.. SQN!

Guilherme Lins

Claro que tem culpa!

Leonardo Bastos

The white swan…

Vendéen

Em 2020, a Rússia anunciou que pretendia adquirir 50 Tu-160M ​​até 2035. A importância estratégica representada por estas 4 aeronaves parece demonstrar que este objetivo ainda é relevante nos dias de hoje. O Tu-160M ​​​​pode realizar ataques convencionais com, entre outras coisas, mísseis de cruzeiro subsônicos da família Kh-55 (alcance de 1.500 a 3.000 km) e, assim, estar seguro em território russo. Caso contrário, não devemos esquecer que a Força Aérea Russa ainda está à espera de um futuro bombardeiro estratégico stealth (PAK-DA?). Esta deveria ser uma resposta ao B-21 Raider dos EUA. Hoje não sei se seu desenvolvimento ainda… Read more »

Alecs

“Hoje não sei se seu desenvolvimento ainda está planejado (?).” No papel e na fanfarronice estão em desenvolvimento como o Su-75.

Vendéen

Olá Alecs,

As consequências dos caprichos e das ilusões patéticas do mafioso Putin talvez atrasem certos projectos ou sejam factores que limitam fortemente as ambições russas.
Se não me engano, o primeiro voo deste futuro bombardeiro stealth foi planejado para 2025/26 para estar operacional em 2027 (?).

Satyricon

“Força Aérea Russa ainda está à espera de um futuro bombardeiro estratégico stealth (PAK-DA?)”

Vai esperar muito…

Orivaldo

Todos os 40 já foram entregues. Estão nos Urais, juntos com o s57 aguardando a invasão da Otam

Vendéen

Bonjour Orivaldo,

Para se divertir:
Quem está por trás disso: “A invasão Otam” (sic)… gremlins ruins, orcs, alienígenas ruins ???

Bosco

Pra fazer isso (lançar mísseis com 3000 km de alcance) contra um país fronteiriço as Rússia devia utilizar aviões de transporte. Não precisaria de bombardeiros.
Na verdade, nem de avião precisariam. Bastariam lançadores terrestres já que hoje eles não estão limitados pelo tratado INF.

Bosco

A principal razão de existir do Tu-160 é ser a perna aérea da “tríade” contra os EUA já que um futuro bombardeiro stealth russo está num futuro longínquo e incerto.

Vendéen

Olá Bosco, Sim, claro que existem outros lançadores, mas a abundância nunca foi um problema existencial para os russos lol. Este vector estratégico seria simplesmente um suplemento/complemento muito móvel no arsenal russo. Também não devemos esquecer que este projeto ainda pretende substituir o Tu-95 – o Tu-160 e o Tu 22-M. Se não me engano, estranhamente, parece-me que os russos são muito favoráveis ​​ao fornecimento de bombardeiros estratégicos para poderem realizar missões aéreas sem sair da sua fronteira. Assim, teriam outro lançador muito móvel que, em teoria, estaria sob a protecção dos seus sistemas de defesa aérea. E isto apesar… Read more »

Rinaldo Nery

Compraram pneus velhos pra colocar sobre as asas?

Nei

ha ha.

Satyricon

Já tá difícil achar pneu na Rússia, imagina agora…

KKce

Vai vir um carregamento da coreia do norte

Nilton L Junior

O complexo de vira lata é latente, assisti um vídeo que os Russos tiveram que reativar a técnica de solda em titânio para poder dar prosseguimento as modernizações em seus bombardeiros Tu-22 e o 160.

Mirade1969

Interessante já que o Titânio é um material ruim para se soldar e os Russos eram um dos poucos países que desenvolveram tal tecnologia com uso em aeronaves e até em submarinos. Lembrando que teve um bombardeiro americano que era para ser em titânio mas teve que optar pelo bom e confiável pois não dominavam a tecnologia de soldagem de titânio na época. O XB-70

Nilton L Junior

Pois então tem até documentário que a CIA criou vária empresa laranjas para comprar o titânio dos soviéticos.

Aéreo

Bem lembrado. O Titânio em projetos aeronáuticos normalmente é soldado por feixe de elétrons em camaras de vácuo. O F-14 nos EUA e o Tornado na Europa foram programas onde este tipo de tecnologia foi empregada em maior escala no ocidente. Na Rússia ela já era um pouco mais disseminada.

Nei

Alguém tem pneus para doar?

Underground

Se trata de aviões novos, zero bala, ou são aviões modernizados?

Zorann

Mesma pergunta que faço

DanielJr

Eles vão modernizar a frota existente a zero km, como dizem por aqui e acrescentar mais algumas unidades novas de fábrica, utilizando ferramental, estruturas e equipamentos que estavam guardados desde a construção dos aparelhos originais.

Zorann

Destes 4, quantas são células novas e quantas são aeronaves modernizadas?

Há um programa tb de modernização de células estocadas no mig 31, além das que ja estao em serviço, para poderem operar misseis hipersonicos. Li sobre dezenas que seriam recolocados em serviço.

Há um programa de modernização dos Tu 95 tb em curso

Luís Henrique

Segundo fontes russas esses 4 Tu-160 serão 2 Tu-160M e 2 Tu-160M2. Ou seja, 2 Tu-160 Modernizados e 2 Tu-160M2 Novos de Fábrica. Um trabalho louvável da Rússia que pretende adquirir 50 Tu-160 até 2035. Este bombardeiro é o maior e mais pesado do mundo, chegando a incríveis 275 toneladas. O contrato assinado em 2018 foi para 10 Novos Tu-160M2 pelo valor de 180 bi de rublos, que hoje daria cerca de U$ 1,86 bi, ou seja, cerca de U$ 186 mi por unidade. Além dos Tu-160M2 que são novos de fábrica, os antigos Tu-160 estão todos sendo modernizados para… Read more »

EduardoSP

Estava também com essa dúvida sobre se são novos ou modernizados. O texto não deixa claro.

Obrigado pelas informações!

Geraldo

Logo uma incursão de drones de papelão acaba com essa nova “novidade” da força aeronáutica russa,mesmo sendo defendida com pneus novos oriundos da coreia do porquinho gordo…kkkkk

Orivaldo

Esse já vem com os pneus nas asas ?

Dod

Ae galera, alguém sabe se vai ter portões abertos em anapolis esse ano ?

Dod

Muito obrigado

Tuxedo

Bons aviões, a Rússia como sempre resistindo bem às sanções da OTAN.

Geraldo

Bons aviões,todos remendado s com peças ocidentais de geladeiras micro-ondas, lava roupas,secadores de cabelo, pranchas de alisamento,mixers walita,tudo feito na base da estratégia do shoygu e no improviso tecnológico russo SANCIONADO. Se funcionarem….kkkkk

Luís Henrique

Um bombardeiro pesado com 275.000 kg (+ 11 vezes o peso carregado do Rafale) . Com potência de 100.000 kg/F (10 x a potência máxima do Gripen E) Que atinge velocidade de 2.200 km/h (mais rápido que muitos caças) Pode voar por 25 horas, percorrer cerca de 14.000 km de distância. Pode cumprir missões de voar + de 7.000 km disparar 12 mísseis de cruzeiro Kh-101 ou Kh-102 com 5.500 km de alcance contendo ogiva nuclear de 250 kt ou de 1 Megatom ou ogiva convencional e retornar para a base. Qual país possui um bombardeiro semelhante? Apenas os EUA.… Read more »

Santamariense

Peso/massa e potência devem ser diretamente proporcionais, não? Então, isso não é algo fora do normal. Fora isso, é um bom avião, sim.

Luís Henrique

É completamente fora do normal, pois existem mais de 200 nações e apenas 1 (os EUA) possui uma aeronave com capacidade próxima a esta.

Santamariense

Tu não entendeu o que eu escrevi. Eu disse que a potência precisa ser elevada, pois o peso também é elevado. Usando os números que você colocou, temos: Tu-160:
275.000 kg / 100.000 kg de empuxo = 2,75 kg de peso para cada kg de empuxo.
Gripen E:
16.000 kg/10.000 kg = 1,6 kg de peso para cada kg de empuxo.
Entendeu?

Luís Henrique

Eu entendi perfeitamente o que o sr. quis dizer.
Mas as capacidades que eu citei da aeronave que são fora de série, o sr. minimizou como “nada de mais” já que a potência precisa ser maior por causa da massa maior.
Ocorre que não é qualquer país que possui tecnologia ou orçamento para produzir um bombardeiro semelhante.
E o fato de ser um bombardeiro tão grande e tão pesado e ainda atingir 2.200 km/h, um alcance intercontinental a uma grande carga de armamentos é sim algo notável e não concordo que seja “nada de mais”.

Santamariense

Cara, tu não entendeu não!! Eu falei que a potência, que na relação potência/peso é menor que a do Gripen, não é nada fora do normal. Eu não desmereci outras capacidades como velocidade e alcance, na realidade, disse que é um bom avião. Mas, deixa pra lá…cada um com sua opinião e bola pra frente.

Bispo

Geladeiras , microondas , máquinas de lavar roupa, contribuíram ? 😁

Leonardo Bastos

Kkkkkkkkkkkk…

Geraldo Luque

sim, com eletronica subtraida de suas entranhas ocidentais, em especial, chips eletronicos,ja que de outra forma nao teriam aceso a esses componentes, ta tudo sancionado

soldado imperial

A Russia reativando e fabricando velharias da época sovietica. Uma pena está cavando seu poço pra se afundar ainda mais. A Russia pode até ganhar(tem a obrigação por ser mais poderosa militarmente e a agressora) está guerra, porém os prejuizos serão tão grandes tanto no quesito economico quanto populacional, que ela, a Russia vai perder totalmente a relevancia no mundo atual. Ou seja, a Russia vai cair pra segunda divisão, pelejando para não cair pra terceira divisão, no quesito potencias mundiais.

Dmitry

Aprenda história e não escreva bobagens sobre o período soviético. A Rússia sempre esteve em guerra, durante 1000 anos. Há apenas uma razão: geografia. Um vasto continente com um grande número de países e povos. E a Rússia recuperou não um pequeno pedaço de terra. Aqui eles escrevem sobre o anormal Putin. Então os líderes comunistas foram anormais e os reis da Rússia e os príncipes dos reinos locais e mais profundamente na história. As guerras foram, são e serão. Essa é a natureza das pessoas. A Rússia não desistirá da Ucrânia. Esta é a terra russa pela qual a… Read more »

Santamariense

Tu é russo??

Geraldo Luque

ucraniano esse cidadao nao é….kkkk SLAVA UKRINE!!!!!

Geraldo Luque

E, a proposito, a federação russa vai mesmo p terceironaaaaaaaa, so pra disputar vaga na fila de ossos com a coreia do porquinho gordo

Geraldo Luque

e, ja tem informes de que o putinho russo morreu faz mais de um ano…fizeram uma copia xerox colorida dele e botaram pà andar…kkkkkk

Fábio de Souza

Muito interessante a matéria , o que demonstra o quanto a Rússia , tem meios e tecnologias que lhe faz ser uma potência Militar .

Anton

O rublo continua a perder valor face ao euro e já cota a 110 para 1, mas apesar de várias medidas como o rublo digital e massivas intervenções no mercado espera-se que junto com a economia russa continue a afundar.
Isto e os desires ou derrotas nas frentes de combate não indiciam tempos promissores para as ambições de conquistas do traidor Putin. (Traíu os acordos com a Ukrania)

Luís Henrique

A economia russa está crescendo em 2023 e eles acabaram de superar a Alemanha e se tornar a 5a maior economia do mundo, de acordo com o banco mundial, pelo método PPC.

Geraldo Luque

a Alemanha, atualmente esta com sua economia muito combalida pela crise energetica gerada pelo rompimento unilateral do fornecimento de gas da GASPROM russa.Entao, se vc bate num fraquinho, vc é so um pouquinho mais que um fraquinho…

wilhelm

Alemanha “fraquinha”? Oi?

Geraldo Luque

se nao estou enganado, a russia traiu quase todos os acordos que assinaram ao longo de sua historia como nação. Ja tem cadeira cativa no SCPC daqueles lados e ta negativado por muuuuuuitos motivos…

Paulo

Uma ótima notícia, mais alvos para os drones da Ucrânia… Kkkkkkk

Geraldo Luque

daqueles de papelão, australianos, steath!!! kkkkkk so pra arrombar a “federação russa”

Ricardo Santos

Meu Deus, quanta viagem! O pessoal aqui, realmente, acredita em propaganda de guerra!! Senhores, vamos ser um pouquinho mais isentos de torcida e mais tecnicos, se possível, por favor? Pra começo de conversa, vamos colocar alguns fatos e, contra fatos não há argumentos! Ok?! Não existem mocinhos dos dois lados desse embate! Isso é uma guerra de sobrevivência para os dois lados, se a Ucrânia ou a Rússia perderem, elas deixam de existir como nações! A Rússia, realmente, não respeitou nenhum tratado que assinou até hoje, principalmente o de integridade territorial que assinou, quando da fundação da ONU, sendo ela… Read more »