Rússia inova nas técnicas anti-drone e cobre asas de bombardeiro com pneus velhos de carros

85

Imagens recentes de satélites mostram o que seriam pneus de carros colocados sobre as asas de enormes bombardeiros Tu-95 ‘Bear’ das Forças Aeroespaciais Russas.

As imagens foram divulgadas pela conta @Tatarigami do Twitter. Numa delas um Tu-95 estacionado ao lado de um MiG-25 está com as asas praticamente cobertas por pneus.

Acredita-se que tal medida seja uma forma de evitar ou reduzir danos causados por ataques de drones. Recentemente a Rússia perdeu dois Tu-22M3 e quatro Il-76 para drones suicidas em supostos ataques ucranianos contra bases aéreas da Rússia distantes da fronteira.

Não se conhece a eficácia desta medida, nem mesmo se ela já foi colocada em prova, mas não há dúvida de que se trata de uma atitude inédita.

NOTA DO EDITOR: provavelmente não haverá problemas de suprimento para essa criativa contramedida, como mostra a notícia abaixo, publicada no ano passado.

 

Subscribe
Notify of
guest

85 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Emmanuel

Quem não tem cão, caça com gato.

Sant

Kkk essa fou boa. Do tempo da minha avô, contudo, útil ate hoje.

Orivaldo

Os pneus na Rússia são anti chamas ?

Marcelo Soares

Kkkkkkk

Bosco

Ouvi dizer que é pneu slick , porque o tempo lá está bom.

Toshio

Anti chamas , vai ser a hora que a Rússia parar de exportar urânio para a Europa antes do inverno, vão entrar no vermelho sem energia elétrica 🤣

Bosco

Ish!
Agora é tarde! Todos os europeus já morreram de frio no inverno passado por conta do gás russo.

GPlácido

De novo essa ladainha?

Ano passado foi o mesmo…

Nei

Colega, você está atrasado! Não morreram no inverno?

Orivaldo

Isso já aconteceu ano passado Patriota. Esse ano os Europeus armazenaram bastante madeira

Odracir

A humanidade descendo ladeira abaixo acreditando na hipocrisia não tem percepção mínima, uma criança não influenciada percebe isso. Enquanto a Alemanha, por exemplo, exige que o Brasil seja ecologicamente “correto”, ajudam a cavar a própria cova, sancionado o gás russo barato para obedecer o mandatário (o democrata Tio San, que sanciona, digo, o ditador de regras de interesse próprio), sofre queda na produção, na indústria, no PIB e na moral, que não tem, haja vista que cospe no prato que come, não lembra e não valoriza que os livrou (e o mundo) do tirano da Segunda Guerra. Exigem consciência ecológica… Read more »

Orivaldo

Pois ê, tadinha da Russia

Andrey

Deveriam pintar as asas de azul igual os telhados da China rs.

Satyricon

Imagino o estado etílico do oficial russo que mandou os subalternos fazerem isso, kkkkkk.

O que o desespero não faz,

Marcelo Soares

😂

Eduardo Neves

Sim o desespero faz você usar até drone de papelão 😄.

Claudio Reis

Imagino o desespero dos russos perdendo milhões em aeronaves de combate super modernas com drones de 100 reais de papelão. Aí sim é incompetência!

Orivaldo

E destruir aviões de milhões de dólares, o papelao provou que funciona kkakaka

Nei

Melhor um drone de papelão, que pneu (borracha) em asa de avião! No aguardo do engenheiro ou cientista explicar isso!

Leonardo Bastos

Na Guerra e no Amor vale tudo…

C G

Expectativa: S-400, S-300, Pantsir, Tor…
Realidade: Pneu.

GM.ia

Expectativa: satélite com radar quantico
Realidade: drone de papelão e blindagem com pneu

GM.ia

Não acumula mosquito da dengue?

ednardo curisco

kkkkkkkkkkkkkkkkk Brasil vai enviar caminhões da SUCAM lá

Rafael

Aqui no Brasil teríamos que lutar na guerra e contra uma epidemia ao mesmo tempo!
Talvez cobrindo os pneus com lona de caminhão…

Alecs

No mínimo algum mafioso da área de pneus está levando algum Rublos por conta dessa “super contramedida”! Rsrsrs

Rinaldo Nery

Defesa russa nas mãos das borracharias! Quem diria…

José Martins

Os Drones eu vejo como a mais importante evolução, na área militar, desde os anos 2000, estão fazendo um belo trabalho em todos os conflitos que estão envolvidos, agora e os sistemas Anti Aéreos Russos? São tão ruins assim? não tem nada atualmente que segure um enxame de Drones, alguém saberia dizer ?

Jhenison Fernandez

acho que não são ruins, mas acredito que o motivo seja a grande quantidade destes na Ucrânia, diminuindo a quantidade dos mesmo ao longo do território Russo.

Jodreski

Acho que não existe pais hoje, nem os EUA, que seja capaz de proteger suas tropas e ativos (na totalidade) do ataque de drones. Se um F-22 já tem um RCS minúsculo, imagina o eco que um drone deve ter! Vc teria que ajustar o se radar a um ponto que o levaria até a enxergar uma coruja como uma ameaça.
Porém esse mesmo drone carregando uma carga incendiária teria capacidade de avariar um B-2 ou até um B-21 ao ponto de ficar irrecuperável.
Os Russos devem estar com inveja da base Irariana fincada na montanha!

Bosco

Jodreski, É provável até que o RCS de um pequeno drone seja maior que o de um F-22 ou B-2. O problema é mais a velocidade, além , claro, do diminuto RCS. Radares AA tradicionais com tecnologia de pulso doppler são ajustados para alvos mais rápidos . Helicópteros pairados com o relevo ao fundo, por exemplo, são geralnente detectados pelo giro em alta velocidade das pás do rotor. Além de lentos os drones tipo helicóptero tem pás de material “transparente” ao radar, então, fica complicado detectá-los e travar neles. Daí os sistemas de aquisição de alvo serem em geral do… Read more »

Ramiro coutinho

Uma bela espingarda calibre 12 com chumbo 3t da conta de um drone, desde que seja um bom atirador.
Pode se pensar em algo parecido.

Jose

Vou mandar um monte de pneu para a Rússia

Fernando "Nunão" De Martini

Nem precisa!

Pneu velho e furado já tem de monte:

https://m.youtube.com/watch?v=T07EEKKAYsA

Santamariense

Hehehehehehe…muito bom!

Bosco

Brincadeiras à parte, os pneus devem estar sendo utilizados não como forma de reduzir os danos na aeronave mas como forma de mascarar sua assinatura térmica e visual para sistemas de mísseis que adotam orientação tipo ATA (aquisição automática de alvo), tais como o Storm Shadow/SCALP e um possível Neptune modificado. Só que contra drones isso não adianta porque eles operam no modo “man in the loop”, sendo pilotados remotamente por um operador humano que não seria “enganado” por esse artifício. Também , os mísseis mais novos podem ter seu processador “carregado” com uma imagem do alvo logo antes do… Read more »

leonidas

Apesar de tudo considero que a Rússia esta melhor do que eu acreditava que estivesse. O tempo esta passando e a pressão politica junto aos governos Europeus e mesmo norte americanos começa a fazer os mesmos ficarem impacientes pois ao contrário da Rússia que é uma ditadura eles devem prestar contas aos eleitores, e o custo caro da energia esta impactando diretamente na competitividade de seus parques industriais. Apesar do que o senso médio acredita, a questão não é só ter um fornecedor mas um fornecedor que garanta volume e preço coisa que não dá para igualar por motivos óbvios… Read more »

George

Mas qual a relação do seu comentário com a notícia ?

No one

Nada, só a torcida de sempre querendo mascarar os fracassos.

Jodreski

Acho que essa guerra tende a esfriar com o tempo. O objetivo primário da Rússia era derrubar o governo ucraniano e instaurar um governo alinhado com os interesses Russos. Claramente ele falhou e o ocidente não permitirá isso em momento algum, os Russos sabem disso e é aí que fico curioso: qual seria a razão em manter esse conflito? No máximo, o que eles podem conseguir é manter a Crimeia e só! Nada além! E o governo ucraniano já deixou claro que não negociará sequer isso com eles! E é claro que os Russos estão perdendo mais ativos do que… Read more »

Leonardo Bastos

Péssima análise. Se procurasse se informar melhor, veria que as sanções estão bem longe de provocar o efeito esperado pela OTAN, enquanto isso os ucranianos já perderam cerca de 400.000 soldados, sem falar os feridos e fora de combate…

Bosco

400.000 foram os que tiveram o CPF verificado pelo site Oryx mas há informações confiável de que além desses mais de um milhão já partiram para o Além.
Literalmente a coisa tá russa pros ucranianos.

Nei

De onde essa informa de 400.000 ucranianos (soldados) mortos?

Leonardo
Bosco

Nesse vídeo não diz isso não.

Visionário

E você acha que Rússia está lutando a sua primeira guerra?!!! Só no fim desta guerra saberos com que o governo ucraniano presta continência, quando se trata de análisar guerras, não se deve vir muito emocionado, e aquerditar em todo dessa mídia. Quem acompanha a geopolítica há muito tempo, tem um olhar totalmente diferente desses imocionados que ficam a dar notícias parecendo uma cambada de estéricas. O motivo deles incistir nessa guerra é óbvio, a expansão da OTAN, se Ucrânia entrar-se fácil para o lado do ocidente, muitos fariam isso, até mesmo as estados dentro da Rússia, porque os civis… Read more »

Nei

A energia está cara para nós brasileiros! Na Europa, está mais barato que antes da Guerra.
Suas torcidas e crenças, seguem o puxa-saquismo russo.

Rafa

A idéia é o drone bater nos pneus e voltar de volta pra Ucrânia

Magaren

ahahahhahah

António Rodrigues

Armar os drones com napalm e ….onde ficam os depósitos internos combustível dos bombardeios….

Fabio

O mundo nunca viu uma guerra em que o protagonista são pequenos drones suicidas, ambos os lados vem tendo êxito com esse armamento barato e eficaz, agora não só a Rússia e a Ucrânia, o mundo inteiro se volta a estudar meios de detectar e combater essa pequena ameaça, os grandes sistemas de defesa e seus poderosos radares são ineficazes pra detectar pequenas ameaças, muitas lições serão aprendidas nessa guerra.

Jose

Nenhuma inovação pois a Alemanha em 1944 já fazia uso dessa “técnica” para tentar “esconder” seus U-Boot do sonar.

Sant

Ja dizia o ‘velho deitado’ – Na guerra e no amor… Vale tudo

Jodreski

Vai dar super certo VKS, confia! Kkk

deadeye

Eu acho que química e física não é o forte dos Russos.

Leonardo

Quem será que criou a tabela periódica e garantiu o transporte dos astronautas dos Estados Unidos e do resto do mundo ocidental à Estação Especial Internacional durante dez anos, entre o fim trágico do programa Space Shuttle e o surgimento do fenômeno privado SpaceX?

deadeye

Os Russos, porém, mesmo com tudo isso não conseguem pousar na lua (desde 1969). E btw, o Shuttle foi aposentado por questões políticas, não tecnicas

Leonardo Bastos

Procura informações sobre Mandeleev na wikipedia…

Rodrigo

Tecnologia russa..

Akiro

Os caras almoçando e assistindo Pernalonga e Patolino e resolveram testar as ideias do desenho

Marco Aurélio

Zé Lensky provoca Putin ele mandar um pesado míssil tático para Kiev, destruindo uns 8 quarteirões, para justificar a entrada da Otan na guerra como os EUA querem! A Rússia não é trouxa. Ela vai drenar todo os recursos da Ucrânia e dos aliados até obriga-los a render-se! Qual a saída que ainda resta??!

Overandout

Vc eh troll ou verdadeiramente descolado da realidade?

RPiletti

Que tal começar a semana de leve, como que tu vai chegar na sexta se já começa falando em drenar todos os recursos dos aliados fazendo com que eles tenham que pedir a rendição?

George

Calma amigo. Por que essa raiva toda? O texto é sobre avião, pneu, drone.

Nei

kkkkk. Sério, isso é piada? Quem está drenando a Rússia são os ucranianos e a OTAN. Não tem defesa aérea, munição não chega nas áreas dos combates e quem diz isso, são os próprios Russos no X (twiter).

XANDREZ 5D, virou Damas!

GFC_RJ

Desde o grave acidente na curva Tamburello, todo mundo sabe que só uma barreirinha de pneus não adianta! Tem de ter também uma área de escape maior e uma caixa de brita com boa distância!
Uma célula de segurança para a asa do avião também é fundamental!

Enfim… os russos não aprenderam nada com os desastres passados!

L G1

Muito interessante os Russos. Eles improvisam coisas simples para resolver problemas complexos. Se fosse no ocidente seria criado uma arma extraterrestre. As gaiolas em cima dos tanques e blindados contra ataque de drones foram os Russos que inventaram também. Contra drones não adianta usar mísseis antiareos é muito caro. O ideal são canhões antiareos de 20 ou 30 mm igual o gepard. Ou armas eletromagnetismo.

Nei

“Eles improvisam coisa simples para resolver problemas complexos” kkkk
O que os pneus resolvem? Material combustível para fogo!

Agora, só os drones querem brincar de pula-pula né?

Marcelov

A PM do Rio poderia usar isto também nos caveiroes e drones nos ataques a traficantes.

Jonathan Pôrto

Lembrei do seriado Os Simpsons cena onde Bart está com uma atiradeira e acidentalmente atinge um F-15 em vôo, o computador faz o leitura do alvo com os contornos humano e afirma tratar-se de um caça Iraquiano, o Piloto diz ao seu Ala: _É isso que acontece quando cortam verbas para a defesa, e o ala responde: _Dê uma chance para PAZ !! E mesmo assim dispara o míssil que atinge o F-15 do Ala que explode e tem ejeção do piloto, aínda determinado a cumprir a missão novamente dispara outro míssil que dessa vez atinge o próprio caça, tbm… Read more »

vmax

O dinheiro é inimigo da criatividade.
Foi uma ideia questionável, mas uma ideia.
Nisso dou o braço a torcer, os russos improvisam melhor do que os norte americanos e europeus.
Agora, pra chegar ao nível do brasileiro, os senhores da gambiarra, vão precisar comer muita banana.

Nei

Criatividade é uma coisa, fazer a criação funcionar, é outra.

vmax

Se prestou atenção no que eu escrevi, usei o termo “questionável”.
Não fiz nenhuma afirmação de que isso funcionou ou funcionará.
O simples fato de terem usado pneus para tentar minimizar os danos é, você goste ou não, uma forma criativa e de baixo custo, mas que ainda não se sabe se terá resultados positivos.
Particularmente eu acredito que não irá funcionar, até porquê existem outros meios para tirar de funcionamento um alvo desses.
Até um tiro em algum ponto sensível pode ser suficiente para deixar o avião indisponível para uso.

Mbjjunior

No Brasil só está faltando uma guerra…pra coisa melhorar..

Felipe Pinheiro

No Brasil ta faltando patriota parar de chorar

Lucena

(…)Recentemente a Rússia perdeu dois Tu-22M3 e quatro Il-76 para drones suicidas em supostos ataques ucranianos contra bases aéreas da Rússia distantes da fronteira. (…) . . Nessa informação temos umas coisas a considerar…uma … é a suposição do fato dos pneus sobre as asas do avião, de que seria uma contra medida aos drones ucranianos… suposição. . A outra ainda é nebulosa …seria o fato da origem do ataque desses drones … visto posto que a autonomia dos drones é pequena se partido do território ucraniano… as suspeitas são de ações ucranianas dentro do território russo ou dentro do… Read more »

Nei

Os Ucranianos dizem ter se infiltrado em terristório Russo para lançamento dos drones.
A Bielo-russia diz que drones cruzaram seu território em direção a Rússia, mas nada fez (amigo bom esse).
A Rússia, alega que foi um ataque do território da Letônia.
Vamos lá Putin, ataque a Letônia! Só que não.

Eduardo Prado

É muita idiotice publicar um treco deste tamanho, drone de papelão, é um grande papelão mesmo, não derruba nem urubus.

Felipe Pinheiro

A galera brinca muito, porém, se estão nessa fase do jogo o jogo está em fase crítica, os próximos capítulos serão os mais sombrios da história

Leonardo

Russos sendo Russos e sempre rústicos…

Ivan

O que levou a pensar que é
um antídoto contra drones?

Bispo

Drones de “papel”.

Creio que a forma mais eficaz de detecção seja a óptica, o problema se dimensiona no período noturno.

Questão de tempo para medidas eficazes para solucionar esse problema.

O mundo acompanha essa guerra, uns com interesses militares outros humanitários e tem a turma, quanto pior maior o lucro.

soldado imperial

Amigos vocês não entenderam…
Este pneus não são pra proteger os aviões.
Na falta de armas inteligentes nos paióis, eles agora vão bombardear a Ucrânia com pneus velhos com larva da dengue. Isto são armas biológicas que vão fazer muito estrago. O Brasil pode ter sido uns dos fornecedores.
Modo irreverente ligado….

Jota

Quem já viu a intensidade que pneu queima e o tanto que é dificil apagar , sabe que alguem lá não teve uma boa ideia. Ok, protege de impacto , de dano físico. Mas se der ignição, fim.

Jota