O veículo aéreo não tripulado ELINT Gekata foi apresentado em 2021, agora o fabricante acredita que ele irá para o campo de batalha ainda em 2023

A empresa privada ucraniana Infozahyst Research and Production Center começou a se preparar para testes de desempenho de seu sistema de inteligência eletrônica baseado em UAV chamado Gekata, disse o CEO da empresa, Yaroslav Kalinin, em um comentário exclusivo ao Defense Express.

“Continuamos trabalhando no primeiro sistema ELINT Gekata da Ucrânia com base no UAV PD-2 fabricado pela Ukrspecsystems. A partir de hoje, a empresa adquiriu e já recebeu a aeronave; nas instalações, criamos um departamento especializado com pessoal responsável para trabalhar no componente de aviação, e também fizemos trabalhos preparatórios antes da integração da carga útil ELINT no UAV”, disse Kalinin.

O CEO da Infozahyst estima que todos os testes necessários para aplicação em combate real serão concluídos até o final deste ano.

Ele também acrescenta que sua empresa, em cooperação com as Forças Armadas da Ucrânia, está trabalhando na criação de um banco de dados de sinais usados ​​pelos principais sistemas de radar russos mais comumente usados ​​no campo de batalha.

“Isso ajudará o Gekata a localizar efetivamente as posições inimigas e a transmitir as informações às unidades de apoio de fogo.”

O sistema Gekata ELINT

Este sistema de reconhecimento foi desenvolvido pela Infozahyst especificamente para ser transportado pelo veículo aéreo não tripulado de dupla utilização PD-2 em cooperação com o fabricante de drones Ukrspecsystems. É declarado capaz de localizar e identificar emissores de radiação terrestre a 450 km de distância do drone. Um sistema pode ter até quatro drones no ar que podem fornecer vigilância 24 horas por dia numa linha de frente de 100 km.

O sistema em si transporta uma carga útil de 10 kg de peso que está integrada em um UAV modular, podendo ser lançado por catapulta/pista clássica ou equipado com capacidade VTOL.

Pela primeira vez, o Gekata foi apresentado durante a exposição “Armas e Segurança” em 2021. Ainda naquele ano, o UAV equipado com Gekata realizou o seu primeiro voo, seguido do segundo voo de teste no dia 18 de fevereiro de 2022. O objetivo era descobrir parâmetros operacionais críticos: força G durante a decolagem e pouso, vibrações, impacto da altitude, etc.

Infozahyst afirma que os dados recolhidos ajudaram a melhorar o sistema para garantir a sua viabilidade em condições adversas e durante a adaptação da electrónica para funcionamento no ar.

“As mudanças afetaram o sistema de antena, que melhorou na detecção de radiação eletromagnética no campo de visão de 360°. Agora sua aparência externa leva em conta a aerodinâmica da fuselagem e mantém delicados sensores protegidos das intempéries”, observou Kalinin.

FONTE: DefenseNews

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vendéen

Bonjour le Brésil,

Sistema interessante que segundo os projetistas pode evoluir além do alcance da defesa aérea, ser capaz de rastrear 200 alvos e cobrir distâncias de até 1000 km.
Resumindo, ótimo trabalho!
https://www.youtube.com/watch?v=6r3iGgtw7SQ&t=92s

Gabriel BR

A Ucrânia forma bons engenheiros em todas as áreas.
Eles (Ucranianos) possuem excelentes projetos

Vinicius Momesso

Não apenas a Ucrânia, mas Rússia e o resto do Pacto de Varsóvia. Herança soviética.

Demolidor

Herança da União Soviética eles fizeram parte de potencia, então ainda existe grandes engenheiros na Ucrânia.

BVR

Vixe !! Quanta responsabilidade pro bichim.

Dragonov

Os caras estão em guerra, economia falida, restrições etc, e conseguem esse feito.
O Brasil em paz, economia boa, sem restrição alguma, e ainda engatinha em várias áreas.
Não consegue industrializar mísseis, navios simples, blindados etc. E em se falando do drones, ainda “engatinha”, mesmo tendo inúmeros modelos nacionais oferecidos pela indústria local.
É de abismar nossa incompetência!
Parabéns Ucrânia.

Marcelo

O Brasil nao é para amadores !!!

Miguel Felicio

Não é para amadores, é para incompetentes, ladrões, vendilhões, aproveitadores, ou seja toda a casta que não presta.

Marciano

É na hora da DOR que se CRIA REMÉDIO

AVISO DOS EDITORES:

4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso exclusivo dos editores para dar destaque às advertências nos comentários eventualmente editados ou apagados;

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Groosp

Temos um funcionalismo público que odeia empresas e fazem todo o possível para atrapalhar.

AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO COMEÇOU A SE DESVIAR DO TEMA DA MATÉRIA.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Vinicius Momesso

O projeto é pré invasão.

Elifas Ribeiro de araujo

E não vai conseguir mais nada com esse governo não tem dinheiro nem vontade não é a toa que a China tirou sarro do Brasil como o pior exercíto

AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO ESTÁ DESVIANDO PARA O PROSELITISMO POLÍTICO. LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Dragonov

“E não vai conseguir mais nada com esse governo não tem dinheiro nem vontade não é a toa que a China tirou sarro do Brasil como o pior exercíto.”
Eu acho que você errou o governo amigo.
O de agora irá investir bilhões.
O último o que fez, além do que já sabemos ???

AVISO DOS EDITORES. A DISCUSSÃO ESTÁ DESVIANDO PARA O PROSELITISMO POLÍTICO. LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Tallguiese

Talvez o que falte para o Brasil acordar seja exatamente uma ameaça a suas fronteiras não e mesmo? Claro que ainda bem que não há!

Dragonov

Eu já acho, que o que falta ao Brasil, é uma guerra, em que o agressor seja os “eternos aliados”. Que vivemos de joelhos esperando uma carícia na cabeça.

Nei

A Ucrânia fazendo o dever de casa!

Marco Aurélio

Mais uma das fórmulas para vencer os russos no campo de batalha! Já teve javalins, blindados, morteiros, blindados e agora querem mandar F-16, que se um só for abatido, a preço despencará no mercado bélico. Isso pq os armamentos e treinamentos da Otan, até agora não teveram eficiência alguma! Sem contar às informações dos satélites espiões do pentágono!

Alecs

Está certo que o título é propaganda, mas seu comentário é pura torcida para os russos. Se a notícia fosse de uma empresa brasileira ou de algum país neutro, muito provavelmente, você não postaria nenhum comentário. Ninguém nunca falou que um armamento individual vence uma guerra. Os únicos a endeusar armas russas são vocês torcedores russos (S400, Kinzal, etc.) A internet está cheia de trolls, não estou dizendo que você seja um, mas mesmo com a moderação estando mais atenta e frequente ainda aparecem alguns. É triste pois o debate sobre a notícia fica esquecido e o que mais vemos… Read more »

Nonato

São militantes a serviço da Russia.
Décadas de doutrinação nas escolas.
Por sinal, li matéria de acordo com a qual a Russia há uns 10 anos vem financiando o sentimento anti ocidente na África.
Quando a população cai na armadilha deles, incentivam golpes militares.
E já estão piores do que na guerra fria.

AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO ESTÁ SAINDO TOTALMENTE DO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Mirade1969

Matéria parece ser publicidade disfarçada do que informação, a Ucrânia embora tenha bom institutos e forme bons profissionais não tem dinheiro e instalações para montar isso. Antes da guerra que ela esta tendo a mesma preferiu perder o seu maior e único parceiro e duvido muito que algum país dos “novos” amigos dela vá produzir num país dizimado por uma guerra e com muitas outras necessidades bem mais urgentes como ´por exemplo reconstruir o país.

ChinEs

As Guerras servem para o teste de novos armamentos…

Carlos Campos

Bom que eu saiba já existe drones assim, entao dizer que esse daí vai acabar com os avioes de elint é demais,

Nilton L Junior

Gostei do título da matéria, agora vamos para realidade, atividade da OTAN no Mar Negro não precisa do drone que causará a extinção das aeronaves ELINT/SIGINT.

Vinicius Momesso

Você consegue embarcar muito mais tecnologia em um avião do que em um drone, justamente por causa do espaço físico disponível. O futuro aponta para um uso misto.

Elifas Ribeiro de araujo

A Ucrânia sairá desta guerra como um dos melhores exercítos do mundo bem treinados com a guerra real será superior a Rússia em qualidade e extrategias

paulof

Olhando esses projetos, a saída para Brasil é fazer um acordo com alguma firma já com expertise, eu penso na Saab por causa dos gripen, e tentar algo em termos de defesa aérea e drones para capacitar o país. por que a guerra vem avançando em um ritmo que antigas doutrinas se utilizadas é jogar tropas em um matadouro.

Orivaldo

Quando essa Guerra acabar, no quesito militar, principalmente no quesito drones e a sua utilização em campo de batalha a Ucrânia dará muitos bons consultores, vão ganhar uma grana boa. Os Russos também, pode ser que sejam até contratados pela China. Bom eu faria isso