Taurus KEPD em voo

A Ucrânia já opera a dupla de mísseis de cruzeiro Storm Shadow/SCALP, mas espera obter em breve o modelo alemão conhecido como Taurus KEPD 350 e o americano ATACMS. Recentemente, tem havido cada vez mais notícias nos meios de comunicação de que a Alemanha planeia fornecer mísseis Taurus, mas apenas com a condição de que os EUA entreguem ATACMS ao mesmo tempo. Uma táctica semelhante foi usada quando a Alemanha tomou a decisão de fornecer tanques Leopard à Ucrânia e pediu aos EUA que fornecessem ao mesmo tempo o Abrams.

A Ucrânia não receberia muitos dos mísseis Taurus, que possuem um alcance de 500 km e são difíceis de rastrear. O alcance do míssil ATACMS é de apenas cerca de 300 km. O Taurus é semelhante ao Storm Shadow e ao SCALP-EG – todos eles foram desenvolvidos no mesmo projeto conjunto. O bom disso é que os defensores da Ucrânia podem usar os mesmos adaptadores do Su-24 para todos esses mísseis.

O míssil Taurus pesa 1.360 kg, tem uma ogiva de 481 kg e atinge uma velocidade de 1.000 km/h. O Taurus é um pouco mais adaptado para destruir bunkers, o que significa que tem grande capacidade de destruir estes alvos que os seus semelhantes. Poderia, por exemplo, ser muito eficaz contra algum tipo de ponte se a Ucrânia tivesse necessidade de destruir uma estrutura como essa.

Uma diferença interessante entre o Taurus KEPD 350 e o Storm Shadow é o motor. O míssil de cruzeiro alemão usa um turbofan Williams WJ38-15, enquanto o Storm Shadow é movido por uma unidade turbojato Microturbo TRI 60-30. Um motor turbofan permite que o Taurus carregue um pouco mais de peso, o que é importante para suas funções de destruição de bunkers.

Além disso, parece que o Taurus simplesmente tem um alcance de 500 km, enquanto o Storm Shadow tem versões de alcance mais curto. Enquanto os mísseis Storm Shadow mais avançados podem viajar até 550 km, os que a Ucrânia obteve perderam força por volta da marca de 270-250 km.

O míssil de cruzeiro Taurus é muito importante para a Ucrânia. Possui alguns recursos STEALTH, que ajudam a evitar a detecção por radar. Voa muito próximo do solo e só sobe antes do alvo para realizar uma manobra de mergulho. Espera-se que a Ucrânia receba estes mísseis em breve – eles expandiriam significativamente as capacidades de ataque de longo alcance da Ucrânia e ajudariam a destruir a infra-estrutura militar russa bem atrás das linhas inimigas.

FONTE: Technology.org

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sensato

“O Taurus é um pouco mais adaptado para destruir bunkers, o que significa que tem grande capacidade de destruir bunkers.”

Ah sim. Interessante. Nunca imaginei.

André Macedo

Não duvido da capacidade dele, mas que bicho feio ein, além de quadradão ainda tacam esse verde musgo, parece um protótipo mal acabado kkkkkkk

Mas para ser justo vi umas outras fotos dele com outra pintura e em outros ângulos e ele parece mais bonitinho.

Maurício.

A Argentina tinha uns projetos de bombas que lembravam esses mísseis, as bombas Dardo 2 e 3, acho que nunca passaram da fase de protótipos.

comment image

André Macedo

Essa eu não conhecia. Os argentinos tiveram projetos bem interessantes que não vingaram, como os mísseis Condor e o Pulqui

Bosco

A principal vantagem do turbofan em relação ao turbojato é a redução do consumo o que se traduz num maior alcance.
A ogiva , como nos Storm Shadow/SCALP , também é de dois estágios, o que é bom para penetrar em bunker mas para pontes, só se atingir os pilares. Atingindo a superestrutura só faz um “buraquinho”.

Daniel Ricardo Alves

Também pensei nisso. São dois alvos completamente diferentes. Esse tipo de míssil só destruiria uma ponte pequena e olhe lá . . .

Daniel Ricardo Alves

Só fico imaginando o que a Ucrânia vai ter que dar em troca para pagar todo esse apoio que está recebendo. Como dizem, não existe almoço grátis. Uma hora a conta vai ter que ser paga.

Arnaldo

Quando a outra opção é a morte ou o aniquilamento, qualquer preço que venha a ser pago no futuro é muito barato…..

Felipe

Acordo?

Ubiraelson

Ela, a Ucrânia, tá dando a oportunidade da Otan acabar com o poder de fogo da Rússia, isso pra eles já é um bom negócio. Rússia não tá conseguindo o que esperava contra a Ucrânia.

Marco Aurélio

Não sou especialista, mas até agora a unica coisa eficiente que a Otan faz e deixar que suas armas caírem nas mãos dos russos, de granadas antitanques, mísseis, blindados, etc…, daqui a pouco serão os F-16 !

Pires

O mesmo se passa com o material Russo.Ou o material Russo não tem segredos?

Rui

Não és especialista mesmo… Kkkkk então não fala bobagens. Fica quieto e calado. Kkkkkkk

Luiz

Ainda acham que os russos estão errados nos seus objetivos semelhantes.

Bosco

A Rússia vai ajudar a pagar

Maurício.

“Só fico imaginando o que a Ucrânia vai ter que dar em troca para pagar todo esse apoio que está recebendo.”

Ela não vai precisar pagar por nada, é tudo doação das nações amigas…

Pires

Desmascarando o verdadeiro poder Russo já é paga suficiente.

Carlos Campos

não é só isso, pois no passado o Putin tentou ser mais próximo, em troca ganhou nada, continuaram expandindo a OTAN, e atividade de espionagem continuou, único país que se aproximou um pouco foi a Alemanha

Cesar

E daí? Ainda que leve gerações mas a posse da própria terra estaria garantida, NAO? a dívida não é eterna.

Cesar

Vc se acha o dono da verdade absoluta. Quem discorda de vc não é inteligente?

Pires

A conta está paga, mostrar o poder Russo como é na realidade.

Fábio L.

Resposta curta: sim, vai ter algum tipo de pagamento pós-vitória (ou armistício). Resposta longa: todo esse financiamento em armas, munições e sistemas diversos são entregues num programa similar ao “Lend-lease” da 2GM. A diferença é que os valores não precisam ser pagos de uma vez só, muito menos apenas em dinheiro. A Ucrânia poderá pagar tanto em valores diretos como também em concessões comerciais, tais como aberturas fiscais à empresas e investidores de países da OTAN, acordos para implantação de empresas estrangeiras no território ucraniano e, obviamente, privatizações. Não sou leviano de afirmar que não haverá acordos unilaterais que poderão… Read more »

Batima

a uns 1000 anos de subalterno, dos EUA e da europa.

edgar lima filho

O objetivo da Otan é fatiar a Rússia : poderia os russos observarem destruir Kiev e, Odessa para testar supersônicos..?

Maurício.

O Taurus é um Storm Shadow/SCALP um pouco mais pesado, nada além disso.

Batima

Parecido pois foram criados no mesmo programa de desenvolvimento como citado pelo autor

Alfredo arantes

Importante é que todo o mundo ocidental unido nas ajudas à ucrania seja compacto e ificaz?
Significa toda a imagem do ocidente espalhadas pelo mundo inteiro?
O mundo está há espreita de saber a capacidade do ocidente, daquilo que tanto se fala mas ninguém sabe?
Se a ucrania ganha a guerra?
Também o ocidente ganha muito mais em todas as formas seja inteligente seja poderio?

Carlos Campos

se entregarem esse míssil de 500Km para a Ucrânia, então o brasil pode vender o MTC300 para outros países com alcance igual.

Geneci Bispo

caramba :ess Rússia é forte mesmo , lutanndo sozinha com mais de 30 países