Gripen C AIM-120

A Suécia está preparando um novo pacote de ajuda militar para a Ucrânia. Incluirá principalmente munições e peças sobressalentes para veículos blindados anteriormente transferidos.

O pacote foi anunciado no site oficial do governo sueco em 15 de agosto de 2023. O valor total dessa assistência de defesa é de aproximadamente SEK 3,4 bilhões, ou quase US$ 314 milhões.

Este é o 13º pacote de ajuda militar da Suécia para a Ucrânia desde o início da invasão russa em grande escala.

“O governo decidiu um novo pacote de assistência para a Ucrânia. A ajuda inclui munição e peças sobressalentes para vários sistemas de equipamentos que a Suécia doou anteriormente à Ucrânia”, disse o comunicado de imprensa.

Trata-se de peças de reposição e munições para veículos de combate de infantaria CV9040C (Stridsfordon 90) e tanques Stridsvagn 122, que é a versão sueca do tanque alemão Leopard 2A5.

A Suécia também está doando veículos, veículos de resgate de emergência e equipamentos de desminagem.

Além disso, o parlamento sueco autorizou o governo a vender mísseis ar-ar Jaktrobot Rb 99 para os Estados Unidos em 2023. Os Estados Unidos, por sua vez, doarão esses mísseis à Ucrânia e oferecerão à Suécia uma versão mais moderna dos mesmos.

O míssil ar-ar de médio alcance Rb 99 é uma versão licenciada do míssil americano AIM-120B (AMRAAM) com alcance de até 70 quilômetros, que foi montado anteriormente na Suécia. Os caças multimissão suecos JAS 39 Gripen estão armados com esses mísseis.

Presumivelmente, esses mísseis serão usados nos sistemas de defesa aérea NASAMS, que estão em serviço com a Força Aérea Ucraniana.

Após a transferência do 13º pacote de ajuda, o valor total da assistência militar fornecida pela Suécia à Ucrânia desde o início da invasão em grande escala da Rússia excede SEK 20 bilhões (mais de US$ 1,8 bilhão).

Em julho de 2023, soube-se que a Suécia e a França haviam assinado acordos sobre compras de defesa com a Ucrânia.

FONTE: Militarnyi

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alecs

E cada vez mais a ajuda à Ucrânia continua chegando. Essa guerra ainda vai durar anos.

Heinz

Sim, aguarde até os F16 chegarem, vão ajudar bastante os ucranianos. Pelo menos a VKS não vai “voar” como quiser, ainda mais se fornecerem mísseis de ponta para esses caças.

Henrique

Não vai mudar em nada, Ucrânia continuará tomar na cabeça.

Rodrigo Maçolla

Acredito que muda sim amigo, pois do contrário os Russos já teriam chegado a Kiev…,

Todo mundo sabe que sozinha Ucrânia não teria chances contra a Russia

RPiletti

Sim, irá continuar, entretanto a mesma afirmação vale para os russos. Estamos em uma situação onde quem está ganhando não está no campo de batalha.

Sensato

Desde sempre, quem mais ganha, nunca está.

Fabio

Sim concordo, os americanos são os maiores beneficiados, boa parte das energias que a Europa comprava da Rússia agora vão para os EUA, muitos países doaram seus Arsenais soviética pra adquirir armamentos americanos, portanto essa guerra é bastante conveniente já que os americanos usam recursos militares dos países subalternos aos EUA, até nosso eles economizam, só que a Rússia tem uma indústria militar muito grande e o desgaste esperado pelos americanos não vai acontecer porque as sanções não surtiram efeitos e a Rússia tem Din Din a vontade pra lutar até o último soldado Ucraniano.

Whalace Anequino

Acredito que se os pilotos forem bem treinados com certeza vai fazer uma grande virada na guerra atacando alvo estratégicos.

Nelson Junior

Como o espaço aéreo da Russia é muito “contestado”, esses F-16 “provavelmente” servirão como plataforma de lançamento de misseis de longo alcance como o Storn Shadon e o Scalp…
Acredito que também ajudará a tornar o espaço aéreo Ucraniano mais difícil de “penetrar” tanto por caças quanto por helicópteros russos…
Mas acho muito pouco provável haver dog figths ou combate aéreo mesmo que BVR…
Mas quem acha que uns 20 a 30 F-16 não farão diferença alguma, ou é ingenuo ou mal informado !

Fabio

Se algumas pessoas aqui soubessem que a Ucrânia só teria alguma vantagem se recebesse pelo menos 5 baterias do patriot avançados, uma dúzia de caças F22 raptor e meia dúzia de caças F35 além de pelo menos 200 novas peças de artilharia avançados, 150 bredley 200 mbts de ponta e muita munição isso pra começar, ainda assim não derrotaria a Rússia que tem um poderio impressionante não utilizado na Ucrânia.

bit_lascado

Patético seu argumento. De que adianta ter poderio militar, equipamentos avançados e não conseguir avançar? Pra que prorrogar uma guerra que seria uma “operação militar especial” de curta duração? Não caio nessa desse “xadrez 5D” russo.
É mais que óbvio que os objetivos da Ucrânia são de apenas retirar os russos de seu território, e não o de obliterar a Rússia.
Pra mim hoje a China e os EUA são os maiores poderios militares do planeta, a Rússia está muito aquém desses dois.

Marco Aurélio

A Rússia está desgastando moralmente a Otan com seus blindados e demais armamentos e fazendo a Ucrânia se endividar até o pescoço! No dia que a Rússia quiser, em menos de 12h muda o cenário da guerra, pq poder bélico ela tem à vontade! E não estou falando dos mísseis hipersônicos, basta mandar uns 20 mísseis táticos Skander para algumas partes da Ucrânia que desanda tudo! Até hoje nenhum sistema abateu o Skander e sua ação de impacto equivale a pequenas armas nucleares!