Como parte das comemorações referentes ao 150º Aniversário de Santos Dumont, a réplica em tamanho real do novo caça multimissão F-39 Gripen, da Força Aérea Brasileira (FAB), estará aberta à visitação até o dia 20 de agosto, no Museu Aeroespacial (MUSAL), no Rio de Janeiro (RJ).

O acesso a todas as áreas expositivas do Museu Aeroespacial é livre. Apenas a visitação à cabine da réplica do Gripen será mediante agendamento prévio.

A visitação é de terça a domingo, das 9h às 17h.

Para agendar a visita, clique aqui.

Cockpit do mockup do Gripen NG

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Silvano

Agendar??

Leandro Costa

Porque para visitar o Museu você pode simplesmente caminhar livremente pelo acervo. Já para subir no cockpit do mockup do Gripen você vai precisar de acompanhante.

BLACKRIVER

Por que aqui é Brasil Recentemente vimos o maior evento aeronáutico do mundo, Air Venture se desenrolar sem maiores dificuldades, foram milhares de aviões chegando e saindo sem rádio… foram milhares de visitantes explorando desde os mais vintage, até os mais modernos aviões de guerra dos EUA 🇺🇸 Mas aqui… FAB fez um pseudo evento em SBSJ e colocou ingresso 🎫 em um site, onde limitava os o número de pagadores de impostos a participar do evento, caso o pagador de impostos tivesse um imprevisto e não pudesse ir, deveria cancelar o ingresso com 48 horas de antecedência kkkkkkkkk Por… Read more »

Leandro Costa

E você sabe por acaso quanto custa o ingresso para a Air Venture?

Marcelo

O Ingresso para 1 dia é 37 dólares, já o ticket para 7 dias é 127 dólares !!!

Last edited 8 meses atrás by Marcelo
BLACKRIVER

Muito obrigado por trazer os números exatos!

BLACKRIVER

Na média de 35 ~ 40 dólares, mas soe você for Membership is $48 per year and includes: Sport Aviation Magazine—our award winning publication that covers all things aviation. E tem livre acesso ao evento!
A AIRVENTURE não é um evento da US AIR FORCE

EAA AIRVENTURE OSHKOSH 2023NEWS DIGESTEAA AirVenture Oshkosh 2023 set records, with 677,000 attendees, more than 10,000 aircraft, and 848 commercial exhibits. Our articles and videos about the people we met and the aircraft we admired are all gathered here for your convenient consumption.

Rinaldo Nery

Ficou bravo…

BLACKRIVER

Não, não estou bravo!

Apenas vejo a realidade como ela realmente é para o pagador de impostos!
E infelizmente sinto dó é pena dos Brasileiros que não tem estudo, conhecimento e ou acesso a informações para realmente avaliarem as coisas como elas são!!!

Ou alguma das minhas citações acima não são realidade nua e crua???

Rinaldo Nery

Estive no Portões Abertos da AFA no ano passado. Se não houvesse inscrição pelo site não haveria a MÍNIMA possibilidade de receberem tanta gente. A estrada de Aguaí engarrafa desde a Anhanguera, e a FAB/AFA não tem nada a ver com isso, pois não são responsáveis pelas rodovias. Além de que, se não houver limite de pessoas, não há infraestrutura que suporte (comida, água, banheiros, apoio médico, segurança, estacionamento etc.). Se o tamanho da área e os acessos onde foi realizada a Air Venture suportam isso, sorte deles. E de quem foi.

BLACKRIVER

Sorte não
Visão dos governantes do passado que investiram em infraestrutura…

Já aqui os phoda… contraíram pistas sem PCN e ou separação lateral!

Pior,
Dos mesmos atores de outrora continuam cometendo os mesmos erros!

Leandro Costa

Tá bom, a gente sabe que nossos governantes não prestam. Mas vá reclamar com eles, porque evento no MUSAL meio que foge à proposta de reclamar dos nossos governantes míopes.

BLACKRIVER

Eu não estava reclamando, apenas fiz uma comparação, foi só isso!

Marcelo

Comparar evento no país de primeiro mundo com evento no país subdesenvolvido que falta todo tipo de infraestruturas ai é já é demais.

Last edited 8 meses atrás by Marcelo
PM Roque

É meu amigo,
Estamos aqui nessa discussão que apesar de parecer acalorada, não tem nada de mais a não ser nos trazer pra nossa realidade, e aí percebemos que ao invés de seguir os bons exemplos das águias 🦅 de primeiro mundo, seguimos os patos 🦆 de terceiro mundo 🌍

Chris

Voce esta mesmo comparando EUA com Brasil ? Talvez devesse fazer como eles… Ao inves de passar a vida reclamando como o brasileiro… Vai e faz alguma coisa pelo pais !

Rinaldo Nery

Pede pro Tarcísio duplicar a estrada de Aguaí. A AFA agradece.

PM Roque

Do ponto de vista de estrutura e segurança seria o ideal, mas não vai resolver o problema, uma vez que o evento é organizado de maneira a abrir os portões no dia do evento já com sol alto!!!

Rinaldo Nery

Não entendi… Tem que abrir à noite?

Jorgemateus77

Bom dia Coronel
Aproveitando o assunto estrada de aguaí vc sabe oq aconteceu em 1994 quando dois T-25 colidiram e um veio a cair nas margens dessa estrada infelizmente levando os 2 tripulantes consigo? Salvo engano um Tenente e um Cadete 01 da Turma

Rinaldo Nery

Sim. Uma aeronave regressando da área declarou emergência e todos que estavam no tráfego subiram 500ft e permaneceram no circuito conforme previsto. Uma aeronave decolou naquele momento e iniciou a subida. A emergência foi cancelada e todos desceram os 500ft. O Freire, da minha turma, ao descer, bateu na aeronave que havia decolado e estava subindo. Devido Murphy, ambos estavam exatamente um sobre o outro. A TWR não percebeu. A esposa do Freire estava grávida. Eu servia na AFA nesse ano.

JORGEMATEUS77

É uma pena Sempre achei que no Mapro do T-25 falava que em caso de declaração de emergência as aeronaves em regresso fariam espera em portal, as em saturno fariam curva de prioridade e as no circuito de pouso arremeteriam, subiriam para 2300ft e abandonariam o tráfego na perna de través, indo em direção a área de virgem, tudo isso para livrar a área para a aeronave em emergência. E essa não foi a última vez q infelizmente houve um acidente fatal com erros do controle. 10 anos depois 2 cadetes solos colidiram na área. Dentre os fatores contribuintes houve… Read more »

Rinaldo Nery

Esse procedimento foi adotado APÓS o acidente. Só há UM radar TA-10 na AFA. Naquele época, como é vôo visual, a separação entre as aeronaves compete aos pilotos. É o que está na ICA 100-12. Um dos cadetes estava usando uma GoPro, e ambos não observaram o espaço aéreo a sua volta. O uso do transponder não era obrigatório, e não era obrigação do APP (Polaris) controlar.

Rinaldo Nery

E não foi fator contribuinte.

Jorgemateus77

Num briefing que estive presente a informação foi que foram vários fatores”: -Radar Inoperante na Área de Virgem -Cadete com aquelas câmeras antigona msm (na época N tinha as gopro), e era cultural da época tirar foto em voos solos. Depois disso ficou proibido, caso o cadete fosse pego iria a conselho e desligado -O outro cadete voando contra o por do sol, diminuindo a visibilidade. -Ambos ñ fazendo.a separação manualmente (vale a pena informar q o controle geralmente informa, mas a separação é manual pelo piloto) -Erro operacional: liberar mais de 1 cadete solo por área -Acionamento noturno no… Read more »

Rinaldo Nery

Sim. Só corrigindo: o radar cobre TODAS as áreas da AFA, não só a de Virgem. Não há radar dedicado por área.

Rinaldo Nery

Quando eu era Cadete, voávamos mais de um solo por área.

Rafa

Rinaldo, mas aí eu vou ter que discordar de vc.

Se não tem condições de suportar o número de visitantes, abre mais dias. É simples.

Faz tudo em 1 dia só. Claro que vai congestionar.

Fizeram a mesma coisa aqui em MG. 1 dia de portões abertos. Queria levar meus meninos para visitar, mas impossível.

Pq não abrem mais dias? Mais dias = mais ingressos = mais arrecadação. Que matemática complicada..

PM Roque

Exatamente,
👏👏👏👏👏

Leandro Costa

Rafa, o problema é que a AFA funciona e o currículo é puxado. Digo isso porque passei uma semana lá em congresso. O aluno sai da AFA duplamente graduado. O calendário é apertado. Fazem os portões abertos como uma forma de convidar a sociedade à conhecer o trabalho da instituição, estreitar laços com a comunidade local, etc., e os caras fazem de tudo para fazer um grande evento (que vergonhosamente ainda não pude ir). Em qualquer evento atualmente você se cadastra com antecedência, mesmo sendo gratuito, para que os organizadores possam otimizar o local, providenciar os serviços necessários para o… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Eu não sabia que os portões abertos da AFA cobrava ingresso

Não tem cobrança de ingresso. Fui no ano passado. É gratuito, com lotes liberados pela Internet.

Rafa

Leandro, então. Entendo a questão do calendário. Mas e no período de férias?

É impossível abrir mais dias?

A gente que é aficionado fica querendo levar os nossos filhos para ver a nossa bandeira, nossas cores, nossos aviões.

Mas temos que mendigar tudo. Tá doido!
Museus da FEB pelo Brasil vivem fechados.

É mais fácil eu comprar passagem, ir para os EUA, levar meus meninos para ver os aviões do que pegar um carro e dirigir 1 hora.

Isso está certo?
Qual o tipo sociedade patriótica estamos criando?

Rinaldo Nery

Não é cobrado. Mas tem que se inscrever.

Chris

Se nao abriu por mais dias… Alguma limitacao existiu ! Me parece meio obvio !

PM Roque

A Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga é uma Organização Militar (OM), subordinada diretamente ao Comando da Academia da Força Aérea (AFA). A FAYS conta com uma área de 6.502 hectares, pertencente a Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga, no Estado de São Paulo.

Realmente a área da AFA é pequena, infelizmente não é possível ter uma área de camping ⛺️ e liberar os portões um dia antes, há o contingente vida FAB também é pequeno não tem gente pra ajudar na organização!

Rinaldo Nery

Área de camping? Não, não tem. E nunca terá. Não é missão nem obrigação da AFA construir área de camping (banheiros, água, energia elétrica etc.)

Marcelo Andrade

Acho melhor desenhar pra ele!!!

Rafa

______

COMENTÁRIO APAGADO POR NÃO TER ABSOLUTAMENTE NADA A VER COM O TEMA DA MATÉRIA.

CONTRIBUAM PARA O DEBATE SEM INICIAR TEMAS FORA DE TÓPICO NEM RESPONDER AOS MESMOS ATÉ QUE OS EDITORES POSSAM TOMAR PROVIDÊNCIAS.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Camargoer.

______

COMENTÁRIO APAGADO POR NÃO TER ABSOLUTAMENTE NADA A VER COM O TEMA DA MATÉRIA.

CONTRIBUAM PARA O DEBATE SEM INICIAR TEMAS FORA DE TÓPICO NEM RESPONDER AOS MESMOS ATÉ QUE OS EDITORES POSSAM TOMAR PROVIDÊNCIAS.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Leandro Costa

______

COMENTÁRIO APAGADO POR NÃO TER ABSOLUTAMENTE NADA A VER COM O TEMA DA MATÉRIA.

CONTRIBUAM PARA O DEBATE SEM INICIAR TEMAS FORA DE TÓPICO NEM RESPONDER AOS MESMOS ATÉ QUE OS EDITORES POSSAM TOMAR PROVIDÊNCIAS.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Camargoer.

______

COMENTÁRIO APAGADO POR NÃO TER ABSOLUTAMENTE NADA A VER COM O TEMA DA MATÉRIA.

CONTRIBUAM PARA O DEBATE SEM INICIAR TEMAS FORA DE TÓPICO NEM RESPONDER AOS MESMOS ATÉ QUE OS EDITORES POSSAM TOMAR PROVIDÊNCIAS.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Chris

Sinceramente… Eu acho que é vc que esta completamente por fora da realidade.

Existe ate um patrimonio valioso la… Que deve ser preservado !

BLACKRIVER

E o nosso patriotismo, esse não merece ser preservado?

Marcelo Andrade

Brasil União e Reconstrução!!!!! kkkkk

Chris

Voce esta falando serio ?

Voce prefere que coloquem 2.000 pessoas onde cabem 300… E ainda esperar 5 horas numa fila para sentar no Gripen ?

Geralmente é disso que as pessoas reclamam !

BLACKRIVER

Não
Só organizar, que tal ao invés de um, dois dias… uma semana, duas semanas…

Fernando "Nunão" De Martini

Até onde sei a entrada do último evento de Portões Abertos em São José dos Campos foi gratuita, com ingressos adquiridos de graça pela Internet, como tem sido praxe nos últimos eventos do tipo. Solicitaram apenas doação de 1kg de alimento.

Está aqui a informação:

https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/41147/PORTÕES%20ABERTOS%20-%20DCTA%20promoverá%20“Domingo%20Aéreo”%20em%20São%20José%20dos%20Campos%20(SP)

André

Pelo menos a esquadrilha da fumaça conseguiu transferir a apresentação para a região metropolitana de Curitiba. Eu levei meu filho assistir, devia ter umas 30 mil pessoas no parque, mas por não ser um local adequado, estava um caos em terra.

Santamariense

Aqui em Santa Maria, a Expoaer, como é chamado os Portões Abertos, funcionava no sábado e domingo, sempre no final de semana próximo ao 12 de outubro. Mas, de alguns anos pra cá passou a ser só no domingo. Desde então, os engarrafamentos e a super-lotação são uma constante.

Rinaldo Nery

O mesmo ocorria em Anápolis.

Groosp

Já no museu 😉

Sensato

Grato pela lembrança. Aproveitei o domingo passado e dei uma chegada lá. A visita continua valendo bastante a pena, especialmente após a reforma.