Passando por enormes mísseis balísticos intercontinentais e drones militares inéditos, Kim Jong Un deu ao ministro da Defesa da Rússia um tour pelo mais novo e avançado armamento da Coreia do Norte na quinta-feira, informou a mídia estatal.

Depois que Washington, no início deste ano, acusou Pyongyang de fornecer armas a Moscou para sua guerra na Ucrânia, fotografias na mídia estatal mostraram Kim conduzindo Sergei Shoigu, de Moscou, por uma vasta exposição de defesa mostrando os mísseis nucleares do Norte e o que o site especializado NK News, com sede em Seul, disse ser novidade. veículos aéreos não tripulados (UAVs).

Shoigu e uma delegação chinesa de alto escalão estão em Pyongyang como os primeiros convidados estrangeiros conhecidos de Kim desde o início da pandemia de Covid-19, quando o país marca o 70º aniversário do armistício da Guerra da Coreia, que encerrou as hostilidades abertas e é comemorado como  Dia da Vitória.

Kim e Shoigu visitaram a “Exposição de Armas e Equipamentos 2023”, informou a Agência Central de Notícias da Coreia, mostrando fotos que apresentavam os maiores mísseis balísticos intercontinentais da Coreia do Norte, o Hwasong-17, e o ICBM de combustível sólido Hwasong-18.

A Rússia, aliada histórica da Coreia do Norte, é uma das poucas nações com as quais Pyongyang mantém relações amistosas.

Kim e Shoigu haviam discutido anteriormente “assuntos de interesse mútuo no campo da defesa e segurança nacional e no ambiente de segurança regional e internacional”, disse a KCNA.

O líder norte-coreano tem sido firme em seu apoio à invasão da Ucrânia por Moscou, incluindo, segundo Washington, o fornecimento de foguetes e mísseis – uma acusação que Pyongyang nega.

Durante a visita, Kim disse a Shoigu “sobre as armas e equipamentos que foram inventados e produzidos” sob o plano de defesa nacional da Coreia do Norte e “expressou repetidamente a crença de que o exército e o povo russo alcançariam grandes sucessos”, acrescentou a KCNA.

A visita de Shoigu é digna de nota, já que os ministros da Defesa russos não visitam Pyongyang regularmente desde antes do colapso da URSS, disseram especialistas à AFP.

“A Rússia pode precisar do potencial da indústria militar norte-coreana no domínio das armas convencionais, enquanto a Coreia do Norte pode estar interessada em transferências de tecnologia de mísseis da Rússia”, disse à AFP Vladimir Tikhonov, professor de estudos coreanos na Universidade de Oslo.

Apesar da cobertura de alto nível da visita de Shoigu, a Coreia do Norte provavelmente será “muito cuidadosa” ao fornecer armas a Moscou para sua guerra na Ucrânia, disse à AFP Park Won-gon, professor da Universidade de Ewha.

“Se for confirmado publicamente, os países europeus também se tornarão adversários”, disse Park, acrescentando que a Coreia do Norte prefere não enfrentar sanções adicionais.

“Portanto, será cuidadoso, mas é possível que a Rússia busque mais ajuda em segredo.”

VÍDEO: Novos drones da Coreia do Norte

Primeiros estrangeiros

Imagens de satélite indicam que a Coreia do Norte está se preparando para uma parada militar em larga escala para o aniversário de quinta-feira.

A inclusão de convidados estrangeiros nas comemorações deste ano é uma novidade pós-pandemia e sugere uma nova flexibilidade para a aplicação de controles de fronteira.

Os militares de Seul disseram que as “autoridades de inteligência dos EUA e da Coreia do Sul estão monitorando de perto” a preparação do desfile de Pyongyang, acrescentando que também estão acompanhando as “tendências de desenvolvimento de armas” do país.

“No momento, estamos analisando os sistemas de armas revelados pela Coreia do Norte e, por enquanto, não temos mais nada a dizer”, disse um porta-voz do Estado-Maior Conjunto.

A Coreia do Norte impôs um rígido bloqueio Covid-19 desde o início de 2020, impedindo até mesmo seus próprios cidadãos de entrar no país.

Pequim é o aliado mais importante e benfeitor econômico da Coreia do Norte, seu relacionamento forjado no derramamento de sangue da Guerra da Coreia na década de 1950.

Kim Jong Un também se encontrou com uma delegação chinesa liderada pelo membro do politburo Li Hongzhong e disse a ele que “o povo coreano nunca esquecerá o fato de que os bravos soldados dos Voluntários do Povo Chinês derramaram sangue para obter a vitória na guerra”, disse a KCNA.

“As reuniões mostram que Kim está mais interessado no teatro político do que na Covid”, disse Leif-Eric Easley, professor da Universidade de Ewha, à AFP.

Park, também da Universidade de Ewha, disse que é improvável que as visitas levem à reabertura das fronteiras do Norte, observando o sistema médico “quebrado” do país e que seu povo não foi vacinado.

A Coreia do Norte só retomou parte do comércio com a China no ano passado e permitiu que o novo enviado a Pequim, Wang Yajun, assumisse seu cargo este ano. Ele é o primeiro diplomata sênior conhecido a cruzar para a Coreia do Norte desde o fechamento da fronteira em janeiro de 2020.

FONTE: AFP

Subscribe
Notify of
guest

83 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Allan Lemos

Coreia do Norte sancionada desde sempre e tem brinquedos que o Brasil está a anos-luz de ter. E ainda querem que levem nos levem a sério.

Leandro Costa

Em compensação se você transplantar um norte-coreano para o centro de São Paulo, acho que ele vai imaginar que está em outro planeta.

Arariboia

Principalmente na cracolandia

Leandro Costa

Em qualquer lugar, na verdade.

Santamariense

Mil vezes um Brasil, com cracolândia e tudo mais, do que o “melhor do melhor” que a coréia no norte pode oferecer aos seus cidadãos.

KKce

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVISO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Ander

😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

Allan Lemos

Leandro, não adianta ficar querendo dourar a pílula com, o assunto aqui é defesa, não IDH.

De todo modo eu poderia tranquilamente substituir a Coreia do Norte por Israel e a premissa do argumento ainda assim se aplicaria.

Santamariense

Tu, como cidadão, contribuinte, consumidor de bens e serviços que deve estar acostumado, está pronto para enfrentar os reflexos negativos na economia, e na vida de todos os brasileiros, advindos de um bloco de sanções resultantes de uma tentativa de produzir armas nucleares?

Allan Lemos

Já disse várias vezes, sanções são o Bloqueio Continental da era moderna, não funcionam e nunca funcionaram, exceto talvez com situações muito específicas como a de Cuba.

A Rússia está ai para provar que a efetividade de sanções são quase zero. Essa não é o motivo de não desenvolvermos armas nucleares, não as fazemos porque somos uma nação de covardes e de traidores da Pátria.

L G1

Totalmente verdade.

Marcos

Pode também substituir por duas dezenas de países europeus que a premissa também se aplicaria…
Na verdade pode substituir por diversos países africanos que a premissa também se aplica…

Leandro Costa

Tá bom Allan, o assunto é defesa, e não IDH.

Então para que serve a Defesa?

André Macedp

Qual compensação? A de sanções econômicas até o talo?
Os norte coreanos podem ir facilmente até Shanghai, Pequim, Guangzhou…

Leandro Costa

Os Norte-Coreanos, que podem ser executados à tiros de canhão por desagradarem alguma autoridade, que não tem direito de ir e vir, que não tem fácil acesso à comida, que dirá energia elétrica e outros confortos, que vivem em um Estado Policial, que não tem qualquer ingerência sobre os rumos do país, de forma perfeita ou não, que não tem a mínima chance de terem qualquer tipo de liberdade de expressão e vivem em uma mentira. Sim, parece uma existência maravilhosa… O problema não é fazer armamento nuclear. O problema nem são as sanções que poderiam advir em se desenvolver… Read more »

Allan Lemos

Acho inclusive que devemos deter o conhecimento de como se fazer algumas ogivas em pouco tempo para o caso de uma necessidade extrema. Ah sim, ai quando essa “necessidade extrema” surgir, nossos reatores não serão os primeiros alvos de uma saraivada de Tomahawks. Saber fazer e não ter tira 95% do propósito de se desenvolver uma arma nuclear em primeiro lugar. O problema são os custos de se fazer uma tríade nuclear que realmente funcione, bem como a necessidade de sua implantação Outra conversa sem fundamento que repetem ad nauseam. Israel, com um orçamento de defesa praticamente igual ao do… Read more »

Leandro Costa

“Dinheiro tem, o que falta é interesse político, compromisso com a soberania do país, seriedade, planejamento e visão estratégica.” Mas é isso mesmo. A instabilidade política e econômica são decorrentes exatamente do que você falou. E não adianta ficar comparando orçamentos de países que já investiram muita raça de grana ao longo de várias e várias décadas porque eles enxergam (e na maioria das vezes tem) necessidade. Aí você vem e compara toda a grana investida por eles com nosso mísero orçamento anual da Defesa? Seja mais realista. Mas diz aí, qual a necessidade que nós temos? Tem alguém aí… Read more »

Allan Lemos

Em 1941 a gente também não tinha inimigos até que a gente teve.

Em 2013 a Ucrânia também não tinha inimigos até que tinha.

Brasileiro não aprende mesmo. Continuemos deitados eternamente em berço esplêndido então.

Leandro Costa

Em 1942 (quando o Brasil entrou na guerra), nós tivemos algo como três anos desde a eclosão da guerra (e nem estou contando com toda a tensão que ocorreu de meados da década de 1930), que já serviram de aviso que algo poderia respingar na gente. E na época não éramos uma fração do que somos hoje. Conta aí… Três Anos… Acima eu falei que uma grave crise que pudesse envolver o Brasil levaria ‘anos’ e parece que você corroborou essa visão. Mas aí vai comparar com a situação geopolítica Ucraniana que, como você bem sabe, é exatamente igual à… Read more »

Sensato

Israel tem a benção dos EUA pra fazer as deles e o Paquistão, da China. No nosso caso, quem seria o “padrinho”? Você está soltando argumentos baseados em premissas falhas.

L G1

O Brasil tem o dinheiro e tem a tecnologia. O dia que quiser em 6 meses consegue produzir uma bomba atômica. 21#5#15

André Macedo

Concordo sobre o que você disse sobre as ogivas, eles pagaram um preço alto.
Mas francamente, é impressionante como qualquer notícia furada é tida como válida, me lembro de uma “refugiada” de lá dizendo numa entrevista que o metrô parava de funcionar e as pessoas eram obrigadas a empurrar.
EMPURRAR um TREM.

Santamariense

Furada é a intenção de alguém tentar relativizar ou achar algo de bom na ditadura do Nhônho norte-coreano…

André Macedo

Verdade, os comunistas comem crianças e o Decálogo de Lênin é real!!!

Vitor

É mesmo vai se decepcionar moradores de rua e favelas.

Leandro Costa

Duvido muito. Acho que ele vai achar incrível que mesmo as pessoas que moram em favelas podem ter celulares e televisores moderníssimos e não vai entender como tem gente morando na rua e passando fome com tanta abundância.

Se nós mesmos não entendemos direito, que dirá um pobre coitado que mora basicamente em um feudo moderno?

Luís Henrique

Segundo estimativas americanas a Coreia do Norte investe 26% do seu PIB em suas forças armadas. Por isso, mesmo sendo um país com 26 milhões de habitantes, possui um dos exércitos mais poderosos do mundo.

SmokingSnake 🐍

Não impede a China de passar tecnologia para eles já que a coréia do norte nem tem indústria para fazer essas coisas.

Allan Lemos

Não foi a China, no caso das armas nucleares quem os ajudou foi, principalmente, um cientista paquistanês.

Mirade1969

Não sei não, mas me parece que um dos itens importados pelo Brasil da Coreia do Norte era placas de computador sendo assim tem industria lá e como não tem industria se a mesma desenvolve foguetes e armas atomicas? cara acho que vc desconhece este país.

Leandro Costa

Que placas importadas são essas? E OBS.: Até onde se sabe, os caras não fabricam placas de computadores mesmo não.

Alecs

Placas para K6 2 fabricadas em 2023.

Jadson S. Cabral

Os caras investem um absurdo na formação de engenheiros, cientistas e hackers. Eles tem uma rede gigantesca de espionagem e gente que trabalham em outros países que passam infromacoes para sua industria. Eles nao precisam fazer quase nada do zero. Viu a semelhança que os drones apresentados na imagem tem do MQ-9 e do RQ-4?

Rui Mendes

Um dos países mais atrasados do mundo, tem armas nucleares , com ajuda Chinesa e Russa e já o invejas??!?!
No resto, como medicina, indústria de qualquer ramo, educação, farmacêuticas, têxtil, moda e por aí fora, é um completo zero, mas tu dás a impressão, que trocavas bem, o que é o Brasil por o que é a Coreia do Norte.
Para mim é no mínimo incompreensível, mas cada um é que sabe, o que quer e gosta

L G1

Eu prefiro morar no Brasil. Quem quiser morar na Coreia do Norte, eu não recomendo, más pode ir. 21#5#15

L G1

Na verdade eu não quero morar nem nos EUA ou Europa que hoje são os melhores lugares do mundo. Mas que tudo indica logo logo vai virar um inferno na terra também. Eu prefiro morar no mato no interior , plantando os meus alimentos e criando alguns animais, bem simples,que é mais seguro, para as coisas que estão para acontecer no mundo. Vamos aguardar.

IvanF

Se funciona lá, funciona cá! Não faz igual, mas não muda nada… kkkkkk

E vai ter gente dizendo que qualquer semelhança desses UAVs com algum modelo ocidental é mera coincidência! 😀

BraZil

Bom dia a todos. Concordo com sua linha de pensamento Allan, mas nós também somos sancionados. Existe a sanção que é comunicada, ou seja tornada pública e a que é velada. Mas é do conhecimento do próprio sancionado inclusive. Só não é alardeada. Contra países fracos em determinação e vontade como o nosso, (leia-se sociedade fraca, classe política fraca, tomadores de decisão fracos ou vendidos – vez que o conceito de país é abstrato nesse caso) – funciona assim: sabemos até onde podemos ir para não incomodar nosso feitor e nosso feitor sabe onde e como nos pressionar, para que… Read more »

Vitor

Dominação silenciosa mata aos poucos.

Andrade

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVISO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Adriano Madureira

Qual o problema 🤔❓A Ucrânia não está sendo ajudada pelos EUA e seus asseclas da nato🤔⁉️

Andrade

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVISO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Marcos

A Coreia do Norte possui uma grande indústria militar. E presume – se que possua estoques gigantescos de munições que são muito demandadas pela Rússia dado o alto consumo diário. Resta saber se vão fornecer e o que querem em troca…

Adriano Madureira

O presidente Kin está diferente, acho que está fazendo alguma dieta, está com uma aparência melhor.

Santamariense

A cara de Nhônho permanece a mesma.

Komander

Notei isso, ele está mais atlético.

Agressor's

Deve ser um dos dublês ou sósias dele….

Heinz

Ele é o único gordo da Coréia, o restante é tudo magro, na base da dieta de barata.

Jagderband#44

Vida longa à Kim!!

Santamariense

À Kim Kardashian?? Concordo plenamente….

L G1

Kkkk boa. Resposta inteligente sem ofender. Na brincadeira. Kkkk muito bom.

Nunes Neto

Verdade seja dita a Ucrânia esta recebendo ajuda da OTAN ,mas nem sempre dos melhores equipamentos, e quando são modernos, sempre são limitados em quatidade ou alcance.Realmente se tirar o arsenal nuclear da Rússia e dos EUA, fica patente que os EUA ganhariam, se a russia nao ameaçasse com armas nucleares e a OTAN liberasse as suas armas mais modernas para a Ucrania , a vida dos russos estaria mais dificil. É patente a desordem das forças armadas russas,suas limitações e o poder da persuasão nuclear.

Marcos

Aparentemente a Rússia vem reorganizando tanto seus sistemas de produção militar quanto suas forças armadas. Houve alguma melhora no transcorrer do conflito. Caso essa guerra dure mais alguns anos pode ser que haja uma curva de aprendizagem digna. Os russos não são bobos. Historicamente sempre responderam quando postos à prova. Mesmo que a custos muito altos.

Nunes Neto

Resumo, numa guerra convencional, usando o melhor que cada um têm , a balança iria pender para a OTAN/ ou só EUA , claro com perdas pesadas, agora se a china se unisse a russia…..acredito que a china já ultrapassou a russia como potencia belica convencional tranquilamente, a Russia só respira “aliviada” numa guerra por causa do arsenal nuclear..

Maurício.

Acho engraçado esse papo que a Rússia só respira aliviada por causa de suas nukes, mas e os méritos de conseguirem fazer e manter mais de 6 mil artefatos, não contam? Armas nucleares não são armas também? O que eu acho mais engraçado é que o mesmo pessoal que diz isso é o mesmo pessoal que diz que Israel possue nukes e pode acabar com o Irã, é o mesmo pessoal que defende o uso delas pelos EUA no Japão, é o mesmo pessoal que dizia que o Biden deveria declarar Defcon 2 quando a Rússia estava com suas tropas… Read more »

Nunes Neto

Engraçado para mim não cabe,nunca bati palma para guerra,para arma nuclear ,só estou analisando um fato concreto, o território russo só não recebeu um ataque a altura dos qur inflinge a ucrania e os países da OTAN ainda nao disponibilizaram o que tem de melhor,por causa da ameaça nuclear,fato,a russia usa tudo o que tem e pode, a Ucrania recebe material com limite de alcance, com ataque ao território russo vetado…se a russia só tivesse armas convencionais como seria essa guerra?Serve inclusive de exemplo do poder de disuasão dessas armas

Maurício.

“se a russia só tivesse armas convencionais como seria essa guerra?”

Volto a repetir, em uma guerra não existe o “se”.
Um outro exemplo do “se” foi a guerra do Vietnã, “se o congresso isso” “se o congresso aquilo” “se os EUA não tivessem amarrados” e por aí vai, ou seja, a guerra é o que é, simples assim, e os “se” simplesmente ficam de fora.

Nunes Neto

Já tenho mais de 44 anos , tenho filho, nao tenhos sonhos molhados com che guevara , nem acho os EUA inocente, não sonho em ser o rambo ,nem o maverick, nem sonho entrar numa guerra e virar heroi, enfrentar zumbi no apocalipsi, só fiz uma analise pelo meu ponto de vista, sem ofender as tietes russas ou americanas.tens direito de discordar ,mas nao de levantar teórios do de que bato palmas p beltrano ou fulano, tenho pena dos soldados nessa guerra dos dois lados,das famílias que estão sofrendo por causa da loucura de 1 punhado de políticos

Jadson S. Cabral

Armas que nao podem ser usadas são armas, mas na pratica, na hora da guerra mesmo… valem de que?

Komander

A diferença é que China ajuda por debaixo dos panos mas não vai meter as caras na guerra, só está usando a Rùssia como buffer para poderem continua em paz e ter recursos naturais por valor irrisório..

EUA desde o primeiro minuto está lá na fronteira da ucrania de olho na russia.

Ainda sim acho muito dificil a China fornecer qualquer tipo de ajuda no nível que EUA/UE forneceram para a ucrania, vão ajudar até o ponto em que não se comprometem demais.

L G1

Verdade contra a OTAN a Rússia já vai logo mandar as 6.000 bombas atômicas no primeiro minuto. 21#5#15

Aéreo

Este conflito se transformou em uma guerra de desgaste. A OTAN manda seus estoques para a Ucrânia, a Rússia gastas seus estoques e procura viabilizar junto a Irã, China e Coréia do Norte mais estoques. As defesas aéreas russas e ucranianas (fornecidas pela OTAN), tornaram este conflito uma guerra de mentalidade terrestre, o que tente a alonga-lo ainda mais. A Rússia pode pagar estes “favores” com comodities, mas também com “tecnologias”. Quais os problemas que os cientistas do Irã enfrentam hoje para finalizarem suas ogivas atômicas? Qualquer que seja o problema os russos sabem como resolver. Quais os problemas que… Read more »

Maurício.

Bem, tirando a parte social e focando só na militar (afinal, estou em um site de tema militar) é impressionante o que a CN consegue fazer em termos militares, é assim que se consegue o “respeito” das grandes potências, afinal, um país só é respeitado militarmente se possuir suas nukes, o resto é resto. Uns hwasong-17/18 e ninguém mais falaria de amazônia, ninguém mais falaria em bem da humanidade e essas ladainhas todas…

Leandro Costa

Bobeira. Ninguém respeita a Coreia do Norte. Nunca respeitaram depois da Guerra da Coréia. Respeitam é a China, que só autorizou a Coreia do Norte à ter armamento nuclear para acrescentar mais um elemento imprevisível na equação da estabilidade regional, dar mais aos países em volta com o que se preocuparem e tentar tirar um pouco o foco da própria China. Ninguém tinha qualquer interesse em invadir a Coréia do Norte após 1953, e olha que houveram diversas ocasiões em que quase aconteceu alguma coisa. A Coréia do Norte provavelmente vai usar isso para tentar barganhar alguma coisa em mesa… Read more »

Maurício.

Leandro, tu está levando mais para o lado social da coisa, mas a CN e seu povo vão continuar na m*, com ou sem nukes. Se fomos levar a parte social em conta, até os EUA estão errando, esses dias vi um vídeo de um veterano chorando porque os EUA estavam enviando milhões para a Ucrânia, por outro lado, não estavam dando o suporte necessário para ele e outros veteranos. A Filadélfia, com suas ruas cheias de “zumbis” por causa das drogas, sem contar os outros estados. É óbvio que não estou comparando a CN com os EUA, mas com… Read more »

Leandro Costa

Sem comparar já comparando, né? Hehehehehe Mas tranquilo. Todo país tem seus problemas. Até a Noruega e Dinamarca. E olha que ao longo dos anos os EUA ainda diminuíram número de nukes e plataformas de lançamento porque simplesmente não viam mais necessidade. Os ‘dividendos da paz’ na década de 1990 diminuíram em muito o investimento de Defesa pelos EUA. Estamos inclusive vendo os efeitos disso nos dias atuais. Mas os EUA viram uma necessidade de se investir nisso já na década de 1940. Os norte coreanos nunca tiveram necessidade disso. Essa é a diferença. Meleca por Meleca, o povo deles… Read more »

Maurício.

“Os norte coreanos nunca tiveram necessidade disso.” Bem, teve a guerra da Coreia, então é relativo afirmar que nunca tiveram necessidade. Eu coloquei os EUA como exemplo na parte social mas também poderia colocar uma Índia ou Paquistão, dois países que estão longe, mas muito longe de uma Noruega também, e onde a parte social em muitos pontos é um desastre, onde o dinheiro para manutenção de suas nukes poderia ser mais bem empregado para a população, e não é isso que acontece. O caso da CN é igual o do Brasil, alguns dizem que não adianta cortar o efetivo… Read more »

Leandro Costa

Vou precisar lembrar que foi a Coréia do Norte que invadiu e por muito pouco não tomou por completo a Coréia do Sul? Mas realmente se não fosse a intervenção da China, a Coréia do Norte não existiria hoje, porque a contraofensiva à partir de Inchon acabou mesmo com o exército Norte-Coreano e os perseguiu até o Yalu. Mas mesmo assim, é a Coréia do Norte que ao longo dos anos fez inúmeras ações que vão de encontro ao cessar-fogo. Foi a Coréia do Norte que durante anos cavou túneis para infiltrar agentes na Coréia do Sul que fizeram todo… Read more »

KREST

pela forma que fala, eles vivem nas cavernas. Vc ja procurou ouvir outro lado ou apenas as fontes dos rivais geopoliticos da *republica popular – ”coreia do norte” e um nome dado pelo ocidente ao pais, nao o verdadeiro nome.

Sensato

Em análise geopolítica, não tem como deixar aspectos sociais de lado como tu parece querer. Uma sociedade como a norte coreana, são uma massa de prisioneiros de um ditador. No momento em que tiverem como se libertar disso, darão ao seu ditador, o mesmo destino que teve Gaddafi.

Maurício.

“Em análise geopolítica, não tem como deixar aspectos sociais de lado como tu parece querer.”

Ok, vamos fazer um abaixo-assinado para que todos os países que possuem nukes deixem de investir na manutenção de seus arsenais e invistam esse dinheiro na parte social, começando com um SUS que funcione de verdade para todos que necessitam…

Marcos

Penso que a partir de agora, fornecendo ajuda aos russos a Coréia não vai precisar se preocupar com acesso a alimentos ou matérias primas diversas. Isso a Rússia possui em grandes quantidades. Atender as necessidades básicas de sua população e de sua indústria deixou de ser um problema de acesso a itens básicos como alimentos ou matérias primas. Replicar em algum nível o modelo chinês certamente é questão de tempo…

Leandro Costa

Não acho que seja uma questão de tempo. Acho que é uma questão absolutamente impossível. A Coréia do Norte precisa ter uma economia aberta para convidar investimentos em todas as áreas industriais que possa ter qualquer tipo de possibilidade de competir com a própria China no mercado externo. Em tempos em que os maiores mercados consumidores de mercados Chineses estão limitando o acesso da própria China à novas tecnologias e tentando substituir as importações Chinesas por outras, locais ou de Estados menos antagônicos à eles, você acha mesmo que alguém vai investir na Coréia do Norte? Mesmo a China, você… Read more »

Marcos

Com acesso a matérias primas diversas, com a população atendida em itens básicos, com determinação de um poder politico absoluto sem opositores e com investimentos determinados por esse poder em detrimento de todos os outros que um estado ocidental faz é possível cobri o gap rapidamente. Engenharia reversa é mais rápido e fácil do que desenvolvimento do zero. A Coreia do Norte possui uma grande vantagem sobre outros países em dominar tecnologias criticas: estão aptos a fazer isso em detrimento de quase tudo e a custos sociais que em qualquer outro país seriam inadmissíveis. Não acredito que esse desenvolvimento seria… Read more »

Leandro Costa

Imagine a Samsung abrindo uma fábrica na Coréia do Norte. Não apenas vai precisar de uma mão de obra minimamente qualificada, o que não existe por lá, como também vai precisar de uma abertura por parte do governo. Uma graaaaaaande abertura. Ninguém vai querer investir em tecnologia no Estado mais fechado do Mundo. E praticamente todos os Estados vão aconselhar contra fazer isso para não entregarem tecnologia de graça para os Norte-Coreanos. E isso sem falar nas sanções. E caso isso aconteça, caso os cidadão norte-Coreanos tiverem pleno e irrestrito acesso à internet, possam ir e vir tanto para fora… Read more »

Marcos

Samsung não. Mas existem inúmeras empresas chinesas, russas, bielorrussas, cazaques, vietnamitas, argentinas, colombianas, indianas e até brasileiras. Tudo vai de alinhamento politico… E infelizmente esse alinhamento vem sendo construído…

Leandro Costa

Esses países mal tem indústrias para investir, e a China só investiria no que não fosse necessário para eles. Não é só uma questão de alinhamento político, mas sim uma questão de se abrir a Coréia do Norte, o que não parece ser interessante para seu governante.

Sensato

Em algum nível bem básico já que as indústrias do Ocidente dificilmente transfeririam suas plantas para a CN, um dos fatores fundamentais para a China estar onde está hoje.

Komander

Agora começa a virada russa.

Santamariense

Aham…vai ser o game changer em prol dos russos….kkkkkkkkkk

Nilton L Junior

Fato, o conflito na Ucrânia vai permitir atualizar seus drones conformes os dados recebido do campo de batalha, corrigir eventuais falhas no projeto aperfeiçoando seu emprego. Fato, se esses drones da Koreia do Norte forem usados pela Russia na Ucrânia vai ser outro laboratório com beneficio para Rússia e KN, que por sua vez pode repassar a China que vai utilizar essas informações na sua indústria militar.

Groosp

A possível combinação destes drones para ISR e o IAIO Qaher-313 para combate deve tirar o sono dos analistas militares ocidentais.

Esdras Moreira

Sou apenas um entusiasta da tecnologia de defesa. Não tenho a pretensão de discutir a qualidade técnica de tecnologia de países, qualquer que seja, já que me falta conhecimento tecnico. Mas é espantoso observar que um país com tantas sanções consegue tanto em armamentos. Sim, a China dá uma forcinha. Mas precisa ter muito empenho e coragem para enfrentar o Ocidente deste jeito. Conhecimento senhores, é tudo…