Além disso, 5 A330s comerciais serão convertidos. Primeira entrega prevista para 2027

Getafe, Espanha / Ottawa, Canadá – 25 de julho de 2023 – O governo do Canadá concedeu à Airbus Defence and Space um contrato para quatro aviões Airbus A330 Multi Role Tanker Transport (MRTT) novos e para a conversão de cinco A330-200s usados em uma busca para fortalecer as capacidades de defesa continental do Canadá. O contrato atual tem um valor de pedido de aproximadamente CAD $ 3 bilhões ou 2,1 € bilhões (excluindo impostos).

Conhecida como Capacidade de Transporte Estratégico e Reabastecimento (STTC – Strategic Tanker Transport Capability) esta nova frota de aeronaves substituirá a envelhecida frota de CC-150 Polaris (A310 MRTT), operada pela Royal Canadian Air Force (RCAF). A frota existente de A310 está sendo usada para realizar operações de reabastecimento ar-ar, transporte aéreo militar e de pessoal e carga, evacuações médicas, bem como transporte estratégico de funcionários do Governo do Canadá.*

“Como o avião-tanque multimissão mais avançado do mundo, o A330 MRTT atende perfeitamente às necessidades do Canadá de proteger sua soberania, bem como aprimorar as operações tanto no Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) quanto na OTAN”, disse Mike Schoellhorn, diretor executivo da Airbus Defence and Space. “O Canadá alcança esse aprimoramento das operações não apenas melhorando a interoperabilidade com outras nações clientes aliadas do A330 MRTT, mas também devido à primazia tecnológica da aeronave à frente da concorrência global.”

Os novos A330-200 serão montados na linha de montagem final da aeronave A330 em Toulouse, França. Programado para entrar em conversão nas instalações do A330 MRTT em Getafe, Espanha, em meados de 2025, o primeiro MRTT será entregue à RCAF em 2027.

Sob o acordo, os A330 MRTTs serão equipados com mangueira e cesta (hose and drogue) e uma lança (flying boom) como opções de reabastecimento, além de soluções de segurança cibernética e contramedidas. Todos eles podem ser instalados com a solução de kit Airbus Medical Evacuation também incluída, composta por 2 Unidades de Terapia Intensiva e macas adicionais.

O contrato abrange um conjunto completo de serviços de treinamento, incluindo os dispositivos de treinamento mais avançados, como o Full Flight Simulator, para preparar e manter a prontidão da tripulação como parte da modernização da infraestrutura de treinamento operacional aéreo das Forças Armadas do Canadá.

Após um processo de aquisição aberto, em abril de 2021, a Airbus foi selecionada como o único fornecedor qualificado para a substituição do CC-150. Com 76 pedidos de 15 clientes e capacidade para transportar até 300 soldados, o A330 MRTT acumula 90% de participação de mercado fora dos EUA e mais de 270.000 horas de voo. Como uma plataforma madura, a aeronave foi comprovada em combate em teatros de operações como o Oriente Médio e o Flanco Oriental na Europa, com interoperabilidade, sucesso de missão e taxas de disponibilidade como destaques de seu desempenho.

A Airbus tem sido um player industrial líder no setor aeroespacial do Canadá por quase 40 anos. A empresa emprega mais de 4.000 pessoas localmente e obtém aproximadamente CAD $ 2 bilhões de empresas canadenses.

FONTE: Airbus

* NOTA DO EDITOR: a frota canadense de CC-150 Polaris (A310 comerciais adquiridos usados e convertidos) é composta de 5 exemplares, um na configuração VIP, dois na configuração cargueiro e dois da versão cargueiro / reabastecedor.

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DanielJr

Bela encomenda

Emmanuel

Aqui se compram dois e um vira VIP.
E se reclamar, o outro também vira VIP.

Nelson Junior

Um deles por aqui vai virar cabaré, o outro se bobear nem vai chegar a ser convertido para MTTR

Matheus Lucas

Pelo geito os nossos vão ficar só no sonho vão virar hotel presidencial e a fab vai ficar sem nada de novo .

Rinaldo Nery

E mesmo que decidam hoje pela conversão em MRTT, vão entrar na fila depois desses canadenses.

Adriano madureira

Irá ficar sem por irresponsabilidade deles, se o airforce 51 tivesse vindo com os tanques extras, certamente Lula não teria passado a mão, pois o Airbus não seria perna curta.

Von Richtoffen

Quando não se tem nada pra dizer o “geito” é repetir o que lê no zap. Como é?… Ah, “Valha-me Deus! Geração Escola Cívico-Militar”

Douglas Rodrigues

Ele em escrevendo errado, pode estar certo!
Pois atualmente aquele PR que não gosta de militar, adoraria ter um avião VIP para chamar de seu.

Douglas Rodrigues

Digo, um avião VIP maior, pq um ACJ 319 tem perna curta para aquelas viagens rumo aos países europeus onde costumam criticar os países pobres por estar queimando florestas a frente de belos exemplares de madeira nobre… Ou quem sabe para um país de um regime mais fechado para tomar como exemplo irrefutável de democracia.

Hertz

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COMENTÁRIO APAGADO. DEBATA COM ARGUMENTOS, SEM ATAQUES PESSOAIS. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rinaldo Nery

Acho que é geração Paulo Freire…

Heinz

É claro que o nine vai querer o avião desse para ele, o vulgo pai do pobres, adora coisa de pobre. Como pegar uma aeronave estratégica e converter para táxi de luxo de suas viagens milionárias de passeios ao redor do mundo com nenhuma ou insignificante serventia para o Brasil.

Jadson S. Cabral

Assim, sem querer defender ninguém… mas quando era o antigo as viagens tinham serventia?

Fábio CDC

Para bons entendedores, Vosso ponto é um livro inteiro. Entendo perfeitamente os sentimentos que tentas expressar… É realmente frustrante. E muito.
.
De consolo serve o fato de que ele não viverá para sempre e mais dia menos dia morre e apodrece em um buraco qualquer.