Mestrado em engenharia aeronáutica da Embraer oferece bolsa de R$ 5 mil por mês

13

Especialização acadêmica em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) abre inscrições hoje

São José dos Campos – SP, 24 de julho de 2023 – A Embraer abriu hoje as inscrições para a 32° turma do Programa de Especialização em Engenharia (PEE), um mestrado profissional para aceleração de carreira de engenheiros e engenheiras que queiram aprofundar conhecimentos no setor aeroespacial. Há 45 vagas disponíveis para candidatos de todo o Brasil que podem se inscrever até o dia 3 de setembro pelo link: https://embraer.com/br/pt/pee

A especialização acadêmica, realizada em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), tem duração de 18 meses e oferece bolsa-auxílio no valor de R$ 5 mil, com reajuste de 20% no segundo ano, entre outros benefícios. As aulas estão planejadas para começar em fevereiro de 2024.

Mais de 1.670 profissionais provenientes de 105 universidades de 20 Estados do Brasil já passaram pelo programa desde a sua criação em 2001. A média de contratação dos participantes pela Embraer é de 96%.

“O investimento de longo prazo em qualificação profissional da nossa engenharia é um diferencial competitivo da Embraer num setor intensivo em capital intelectual”, disse Andreza Alberto, vice-presidente de Pessoas, ESG e Comunicação Corporativa da Embraer. “O PEE possui uma função central em um ecossistema de formação de talentos em tecnologias estratégicas para o país e tem se consolidado como uma referência em geração e disseminação de conhecimento em engenharia aeroespacial.”

Os candidatos selecionados participarão de curso e atividades de capacitação nas áreas de Engenharia de Desenvolvimento do Produto e Processos da companhia, em São José dos Campos (SP), além de se especializarem em fundamentos e projetos aeronáuticos, com atividades e temas sobre Indústria 4.0, Inteligência Artificial, Robótica e Prototipação de Projetos.

Toda a formação é ministrada por profissionais da Embraer, professores do ITA e consultores, com direito a título de mestrado profissional em Engenharia Aeronáutica, reconhecido pela CAPES/MEC. Entre os pré-requisitos do processo seletivo, estão inglês avançado e graduação entre 2021 e 2023 nas modalidades aeronáutica ou aeroespacial, ambiental, automobilística, civil, computação, controle e automação, elétrica, eletrônica, energia, física, manufatura, manutenção, materiais, mecânica, mecatrônica, metalúrgica, minas, naval, nuclear, petróleo, produção, química, robótica, sistemas, softwares e telecomunicações e transporte.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer tem negócios em Aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, prestando serviços e suporte pós-venda aos clientes.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano.

A Embraer é a maior fabricante de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo

Mestrado é uma coisa especializacao é outra, quando me formei em engenharia fiz parte de equipe aerodesign por 3 anos…queria fazer especialização mas não deu, me formei da federal no RS..mas é ótima oportunidade mas é especializacao.
Pena que em banco para Eng Jr já pagam mais que isso…eu sou exemplo tenho mestrado em Eng materiais e agora trabalho em banco que dá mais dinheiro que industria

Fernando EMB

Mas quem deseja trabalhar com engenharia e com aviação, desenvolvendo produtos de ponta na área, este é o melhor caminho.
O programa é um programa duplo que é uma especialização e um mestrado stricto senso ao mesmo tempo.
É muito puxado, mas excelente.
Ao final do curso, no último semestre, a turma desenvolve uma aeronave (de forma conceitual).
Ao final do programa, são contratados como engenheiros.

Palpiteiro

Com certeza a Emb é uma ótima escola. Mas depois de aprender, o caminho natural desse pessoal é trabalhar em empresas de engenharia que paga salários melhores ou ir para o exterior trabalhando para a concorrência.

Camargoer.

Caro. A migração de profissionais de uma empresa para outra é comum. Na área química, de materiais odontológicos e farmacêutica é como um profissional mudar de empresas de tempos em tempos. Isso acontece inclusive nas universidades. A empresa investe no profissional e depois de um tempo, ele muda de emprego, mas a empresa também ganha no sentido oposto, com profissionais que ganharam experiencia em outras empresas.

Palpiteiro

Sim, porém com relação a este caso específico, quero dizer que a empresa não consegue atrair profissionais de outras empresas do setor e não tem uma politica eficiente para retenção de talento. Não é necessário ser gestor para fazer gestão baseado em médias, ou seja, estará sempre propensa a perder os que estão acima da média.

Camargoer.

Olá Rodrigo. Primeiro, parabéns pela carreira. Eu sou um grande incentivador de se cursar um mestrado, mesmo que a vida leve para outras carreiras profissionais. O mestrado é muito mais para ensinar uma forma de pensamento baseado no Método Científico do que uma demanda técnica. Sobre isso, há algum tempo, a CAPES implementou um novo tipo de mestrado chamado “Mestrado Profissional”. Ele é equivalente ao Mestrado Acadêmico mas o projeto deve ser desenvolvido dentro da empresa, da escola, do hospital… ou seja, dentro do ambiente no qual o estudante já está inserido. Como muita gente ingressa no mercado de trabalho… Read more »

Rodrigo

Obrigado eu fiz o mestrado profissional em engenharia de materiais, mas o apoio da indústria é fraco..nem para amostra de nióbio me liberaram, e eu trabalhava na engenharia de produto da indústria. Se fosse mais novo iria atrás dessa bolsa agora com família complica. Mas é um baita programa que não existia quando me formei antes de 2010.

Camargoer.

Em meu mestrado, usei material doado pela CBMM. Para o MP é preciso de apoio da empresa onde esta trabalhando. E precisa também de muito apoio da família porque o desafio é enorme. Parabéns por esta vitória.

Leo Barreiro

Camargoer

Por favor, tenho interesse no futuro de fazer um mestrado profissional, estava vendo em outras entidades, porém sempre tive a dúvida, de se de fato valeria a pena, sou da área de TI.

O Mestrado Profissional possibilita também a dar aula? Você acha que profissionalmente é uma boa? Eu particularmente gosto de estudar.

P.S peço desculpas aos moderadores por sair do tema da discussão, mas não é sempre que se tem esse tipo de oportunidade 😉

Camargoer.

Olá Leo. O CAPES tem uma lista dos programas de pós-graduação em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/avaliacao-quadrienal/resultado-da-avaliacao-quadrienal-2017-2020 Você consegue baixar uma planilha com todos os cursos de pós-graduação. O cursos de mestrado profissional são indicados por MP. Os cursos de mestrado acadêmico são indicados por ME. Ao lado tem a avaliação dos cursos. Os melhores cursos de MP tem a nota “5”, mas os cursos nota “4” também são bons e recomendados. A nota “3” são dos cursos que estão se estruturando ainda. Dai você pode verificar a área de seu interesse e uma instituição que seja próxima de onde vocẽ mora. Eu vi… Read more »

Leo Barreiro

Camargoer

Desculpa a demora em agradecer…

Muito Obrigado!

Rodrigo

Mestrado profissional possibilita sim dar aula o meu foi profissional agora tô fazendo um acadêmico em ciência da computação…Em ti que agora sou da área de dados vale muito, se for ver no Itaú maior banco do Brasil, todos presidente da área tech são Doutores.

Leo Barreiro

Rodrigo

Muito obrigado!