Evento também faz parte da comemorações dos 150 anos do nascimento do Patrono da Aeronáutica Brasileira

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizará, no dia 30 de julho de 2023, em São José dos Campos (SP), o tradicional Domingo Aéreo, com acesso ao público pela Avenida Astronautas/Faria Lima, próximo ao aeroporto da cidade.

O evento, que faz parte do calendário oficial da Força Aérea Brasileira (FAB) e das comemorações dos 150 Anos de Nascimento de Alberto Santos Dumont, tem por objetivo abrir os portões do DCTA para que a sociedade conheça o trabalho realizado pelo Departamento e suas Organizações subordinadas, possibilitando maior integração e conhecimento das diversas atividades desenvolvidas em prol do país.

Haverá programação com atividades aéreas e terrestres voltadas ao público, que poderá assistir a shows aéreos da Esquadrilha da Fumaça, Esquadrilha Ceu e Esquadrilha da Turma da Mônica, liderada por Mônica Edo, primeira mulher a pilotar um avião North American T-6 no Brasil.

Além disso, haverá exposições de aeronaves militares e civis, salto livre de paraquedistas da equipe Falcões da FAB e a presença de um intérprete de Santos Dumont para interagir com os visitantes.

Dentre as diversas aeronaves, o público vai conferir a aeronave multimissão KC-390, fabricado pela Embraer; as aeronaves de instrução militar dos cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), T-27 Tucano e T-25 Universal; o Super Tucano A-29 usado pela Esquadrilha da Fumaça; entre outros.

Para participar do evento, basta adquirir o ingresso gratuitamente pela plataforma Sympla, mediante a colaboração de um quilo de alimento não perecível. Toda arrecadação será doada para entidades da cidade de São José dos Campos e todos que contribuírem receberão uma senha que dará direito a um sorteio de um voo panorâmico durante o evento.

Confira aqui o vídeo da programação completa:

Serviço:

Domingo Aéreo do DCTA

  • Dia: 30 de Julho
  • Horário: 9h às 17h
  • Entrada franca – com apresentação do QR Code gerado pelo Sympla
  • Doação de 1 Kg de alimento não perecível

DIVULGAÇÃO: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Frederick

Os joseenses e o Vale do Paraíba voltaram a prestigiar esse evento.
Recomendo aos confrades.

Luiz Carlos - Pará de Minas

Faleceu no sábado passado em Belo Horizonte, o coronel Av Carlos Alberto aos 70 anos de idade.
Natural de Pará de Minas MG, comandou o pama LS entre 85 a 88,
Grande profissional , receptivo e carismático com todos .
Em suas funções, sempre prestigiou sua terra natal , quando na reserva, fundou a TBA ( tecnologia brasileira de aeronáutica)
Aqui no aeroclube de Pará de Minas.
Segue em paz padrinho.

Sensato

Para os que são do RJ e desejam participar dos eventos em homenagem a um dos mais fantásticos e geniais Brasileiros que já viveu, existe uma exposição ocorrendo até dia 19 no saguão do Aeroporto Santos Dumont, o Musal conta com grande acerto sobre ele e sua casa, em Petrópolis, será reinaugurada no dia do aniversário, após passar por reformas.

Marcelo Andrade

Legal, Sensato, se não me engano no MUSAL dia 30/07 também haverá evento aéreo. Sou do RJ e já visitei a casa de SD em Petrópolis tb.

Sensato

Sim. Terá uma programação bem legal.

Portões Abertos 29 e 30/07
– Esquadrilha da Fumaça (somente em 29/07)
– Exposição de réplica do Gripen
– Apresentações aéreas
– Exposição de balonismo
– Aeromodelismo
– Oficinas educativas do Sesc
– Exposição de aeronaves históricas

Last edited 9 meses atrás by Sensato
Argos

Será que existe a possibilidade de encontrarmos algum Gripen “perdido” por lá? Estou muito curioso de ver um de perto!