As inscrições começam no dia 10/07/2023 e terminam no dia 28/07/2023

A Força Aérea Brasileira (FAB) lança Instruções Específicas para o Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica para ingresso em junho de 2024. As inscrições estarão abertas de 10 a 28/07/2023. Para se inscrever basta acessar o site: ingresso.eear.aer.mil.br. A taxa de inscrição é de R$ 80,00 (oitenta reais).

As vagas serão destinadas a candidatos de ambos os sexos, que atendam às condições e às normas estabelecidas nas Instruções Específicas do Exame. Para ser habilitado à matrícula na segunda turma do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS 2/2024), o candidato não deve possuir menos de 17 anos nem completar 25 anos de idade até 31/12/2024 e ter concluído, até a data da Concentração Final do Exame, o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino.

O processo seletivo é composto de Provas Escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, procedimento de heteroidentificação complementar e validação documental.

As Provas Escritas ocorrerão no dia 19/11/2023. Os aprovados em todas as etapas deste processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA), deverão se apresentar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), no dia 30/06/2024, para habilitação à matrícula no Curso que terá duração de dois anos.

Após a conclusão do Curso com aproveitamento, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-Sargento e será distribuído e classificado em uma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER), localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.

Para obter mais informações, consulte as Informações Específicas na página: www.fab.mil.br/eear

DIVULGAÇÃO: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo

Ai querem aumento de orçamento…mais concursos…querem chegar a uma força aérea será de 100mil em solo

MARS

Você sabe que todos os anos tem gente se aposentando, né? Quem vai ocupar a função? O coelhinho da pascoa?

BLACKRIVER

Compare o efetivo da Força Aérea Francesa ou Alemã com seus respectivos números de aeronaves e bases bem como esquadrões….
Depois compare esses números com os números da FAB e aí você vai entender do que estamos falando!!!

Exemplo:
Por que manter duas bases aéreas com distância de 135NM num mesmo estado, ou seja, até o avião mais lento da FAB faz o percurso em menos de uma hora!
Detalhe ao lado de uma dessas base tem um aeroporto internacional com uma pista que tem capacidade para receber a operação de qualquer equipamento da frota da FAB!!,

JORGEMATEUS77

Quer msm misturar o tráfego de Canoas que é basicamente de F-5 e a galera da carroça com um internacional ?
Pega o exemplo da BANT e como foi conturbado as décadas lá operando em conjunto com o aeroporto internacional

Santamariense

Colocar uma base militar operando a pista em conjunto com um aeroporto internacional? Isso não dá certo em lugar nenhum.

Up The Irons

Mas aí não seria essa a oportunidade para redução de pessoal, não repondo em 100% os que se aposentarem?
Se todo ano se aposentam 200, mas se abrem concursos com 200 vagas, nunca sairemos dos quase 80 mil funcionários da Força. Não é possível que somente a iniciativa privada esteja na era da automação e da inteligência artificial e consiga reduzir seus quadros de funcionários mantendo a produtividade!
Se eu estiver enganado, aceito correções.

M.@.K

Olá Irons, se me permites opinar, acho que vc não está totalmente enganado, mas tb não está totalmente correto. Com a saída do pessoal da ativa, é necessário a reposição do efetivo. Penso que o maior problema seja com as aposentadorias do pessoal que vão para a reserva com integralidade, principalmente com relação aos altos cargos de oficiais de alta patente. Com relação a tão polêmica pensão das filhas, estes dispositivos vêm dos conflitos históricos do passado, como garantia, mas que acabou tendo um pouco de desvio de finalidade, que desde os anos 2000 já foi cortado, restando ainda os… Read more »

BLACKRIVER

Dentre os problemas que vc citou, temos um que ainda está longe da solução, é o número de pessoas que temos em relação a outras forças aéreas para um mesmo número de aviões, base aérea e ou esquadrão!

A FAB precisa trocar os gastos com salários por gastos em equipamentos e infraestrutura!

Marcelo

A tá,espera sentado que eles irão trocar os gastos com salários por gastos em equipamentos.
Se voces estivesse la faria mesma coisa para receber salarios polpudos.
O importante é toda vez que apareça dinheiro novo e aumento no orçamento de defesa para as forças a primeira coisa é os salários,ja a aquisição de equipamento que si lasque .

Andrey

Vc tocou no ponto,os altos cargos dos oficiais:será que precisamos de tantos generais,almirantes e brigadeiros.
Acho que alguém poderia comparar com outros países para termos uma noção melhor.

Otto Lima

Andrey, a FAB tem hoje 63 oficiais generais para um efetivo de 70 mil militares. A título de comparação, a Força Aérea de Israel tem apenas 08 oficiais generais para 35 mil militares.

Rodrigo

Ninguém tem reduzir gente…estado gordo é isso… milico quer mamar apenas isso…

JSilva

Seu comentário usou um exemplo infeliz.
Sargentos especialistas, que colocam literalmente a mão na massa, e custam bem menos, estão longe de ser o problema.
Se fosse o quadro de oficiais, que no Brasil tem uma relação oficial/praça alta em comparação aos demais países relevantes, menos mal.
Um bom exercício seria saber onde estão alocados esses 80 mil militares, para sabermos onde está a gordura.

Last edited 9 meses atrás by JSilva
Fábio

Reduzir que é bom não reduz.. mais dinheiro jogado fora.