Transferência de alta tecnologia: Rheinmetall planeja construir uma fábrica de fuselagem do caça F-35 em Weeze, Alemanha

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  • A Rheinmetall planeja construir uma fábrica ultramoderna para a fabricação de seções de fuselagem para a aeronave de combate multimissão F-35A em Weeze, no oeste da Alemanha
  • Parceria testada e comprovada com Northrop Grumman e Lockheed Martin
  • Pelo menos 400 seções de fuselagem serão produzidas a partir de 2025
  • Fábrica vai empregar 400 trabalhadores altamente qualificados

Juntamente com seus parceiros americanos Northrop Grumman e Lockheed Martin, a Rheinmetall alcançou outro marco importante em um projeto importante da Bundeswehr, abrindo simultaneamente um novo capítulo na cooperação em tecnologia de defesa germano-americana. A empresa de tecnologia com sede em Düsseldorf planeja construir uma fábrica ultramoderna em Weeze, no distrito de Kleve, no estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália (NRW), para produzir seções de fuselagem para o F-35A Lightning II, o avião de guerra de melhor desempenho do mundo. A decisão sobre onde colocar a fábrica seguiu uma análise de possíveis localizações na Alemanha.

A nova fábrica deve produzir pelo menos 400 seções de fuselagem F-35A para as forças aéreas da Alemanha e outras nações amigas. Um grupo de tecnologia integrada, a Rheinmetall se baseará aqui em sua vasta experiência na fabricação de componentes sofisticados, bem como no domínio da aviação. A produção está prevista para começar em 2025.

“Estamos orgulhosos de que nossa parceria de longa data com a Northrop Grumman e a Lockheed Martin e nosso relacionamento de décadas com a Bundeswehr esteja resultando em uma transferência genuína de know-how para a Alemanha”, declara o executivo-chefe da Rheinmetall, Armin Papperger. “E estamos muito satisfeitos por contribuir para a viabilidade futura da Alemanha como uma potência tecnológica e, especialmente, da NRW, nossa sede corporativa de longa data. Perto da capital do estado, em Düsseldorf, vamos construir uma fábrica que define padrões em toda a Europa. Estamos muito gratos pelo apoio político e administrativo que recebemos em Weeze durante nossa busca por um local.”

“A Northrop Grumman replicará nossas tecnologias automatizadas e de fabricação da Linha de Montagem Integrada em Weeze”, disse Glenn Masukawa, vice-presidente do programa F-35 da Northrop Grumman. “Combinada com os recursos da Rheinmetall, nossa colaboração com a Lockheed Martin para fabricar a fuselagem central é fundamental para reforçar a segurança global. Estamos ansiosos pelo sucesso desta mais nova instalação do F-35.”

“Estamos satisfeitos com a rápida seleção do local da Rheinmetall para a próxima instalação de produção da fuselagem central do F-35. Isso marca um marco importante no programa alemão do F-35 – esse aumento na capacidade ajuda a atender à crescente demanda global que permite ainda mais ao F-35 ficar à frente das ameaças em evolução no cenário do século 21”, disse Mike Shoemaker, vice-presidente de Programas de clientes do F-35 na Lockheed Martin. “A Lockheed Martin está empenhada em promover parcerias industriais e criar empregos na Alemanha. Agradecemos o papel da Rheinmetall como um parceiro ágil e flexível e esperamos continuar colaborando.”

Com tecnologia de ponta, a fábrica planejada será operada pela Rheinmetall Aviation Services GmbH. Terá 60.000 metros quadrados de área útil. Mais de 400 homens e mulheres altamente qualificados farão parte da linha de montagem ultramoderna. Além disso, a planta incluirá logística e armazéns, centros de pesquisa e testes, salas de aula e unidades de controle de qualidade.

DIVULGAÇÃO: Rheinmetall

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glasquis7

Isso é um TOT de grande valia pra Rheinmetall!

Groosp

Essa parte da fuselagem era fabricada na Turquia.

Mengao

Agora os turcos estão fabricando o seu próprio caca… que está muito próximo do primeiro vôo.
Inclusive seria interessante uma reportagem sobre a fragata Istambul, que já estão finalizada e iniciando seus testes.

Nonato

Com a tecnologia que aprenderam no f 35.
A Alemanha tambem quer aprender.

Alecs

Deve ter gente se contorcendo de raiva na Turquia. Parceiro pouco confiável é descartável.

Rodolfo

O problema foi o governo atual e sua aproximação com a Rússia e a gota d’água foi a compra do S400, o que iria expor informações confidenciais do F35 como o RCS aos russos… apesar que eles já devem saber muito pois há baterias S400 instaladas perto da fronteira da Síria com Israel. Mas a Turquia não é descartável pois geograficamente está num ponto extremamente importante entre Europa, Rússia e oriente médio e controla o estreito de Bosforo, ponto chave para o comando sul da marinha russa (Sevastopol, Criméia) para acesso as águas do mediterrâneo. Além disso, têm poder de… Read more »

gordo

Muito em breve a OTAN vai ter que resolver essa questão turca, já tentaram uma vez e acabaram fortalecendo ainda mais o governo. O problema é que a OTAN para os turcos já não atende mais as ambições, eles querem seu lugar ao Sol novamente, querem voltar a ser o centro político da região. Por enquanto o pessoal vai se tolerando e vão se desagradando, um compra uma bateria russa outro bloqueia a entrega do F-35, tudo com sorrisos cordiais, mas isso por enquanto. A definição do rumo dessas pequenas desavenças vai se acentuar muito quando a questão Rússia vs… Read more »

Rodolfo

O Erdogam tem 69 anos. Os EUA trabalham com a visão de hegemonia nesse século… preferível manter a Turquia na OTAN torcendo para que o próximo líder daqui 1 década seja mais pragmático e pró ocidente.

gordo

Faz sentido, existe essa possibilidade.
A questão aí é a hegemonia dos EUA, gostemos ou não a China avançou muito e vemos um EUA com problemas internos e até financeiros. Vai ser interessante ver como os EUA/ UE vão barganhar com um sucessor do Erdogam ou até mesmo com o próprio. O contexto turco vai muito além do Erdogam, é um País que nos últimos anos tem se voltado para o nacionalismo e isso não vai passar em pouco tempo. Vamos ver o que a China oferece.

Agressor's

Erdogan não se mostra apenas como líder da Turquia, mas também como um exemplo de governação para todo o mundo muçulmano atualmente. Ele conseguirá levar a Turquia ao próximo nível! A Turquia está no caminho certo e o seu povo merece um governo que represente seus desejos. A Turquia que era um país de agricultura e agropecuária alimentando a união europeia, está esforçando para viver uma transformação na indústria tecnológica. As empresas turcas cada dia estão lançando novidades e experiências novas na fabricação e manufaturamento de novos produtos que tem valor agregado…

Rodolfo

O Erdogan tá afundando a economia com inflação, aliás, quem quiser estudar a consequência de baixar os juros na marra como o Lula quer, basta analizar o que a Turquia fez.

Augusto

A inflação turca fechou em 72,3% ano passado. No recente terremoto, cerca de 45.000 (quarenta e cinco mil!!!) pessoas morreram na parte turca, em boa parte por razão da péssima pronta-resposta do governo. Posso continuar essa lista de tragédias até a noite, mas se você diz que Erdogan é um grande líder, vou parar por aqui.

Agressor's

Então porque reelegeram ele? Governa a Turquia desde 2014. Erdogan assumiu o governo com uma dívida de 23,5 bilhões de dólares ao FMI, que foi quitada por completo em 2010 em seu governo…

Luís Henrique

Deve ter feito igual o Lula fez aqui no 1o ou 2o mandato. Quitou uma dívida com taxa de juros bem baixa com o FMI para fazer propaganda para a população e aumentou exponencialmente a dívida interna, pagando as maiores taxas de juros do mundo.
Mas a população, em sua maioria ignorantes sobre economia, aplaudiram, pois o Brasil não devia mais para os gringos do FMI.

Alecs

Rodolfo, quando usei o “descartável” foi me referindo ao acordo rompido do F-35. A Turquia é importantíssima para OTAN.

Rodolfo

Eu entendi que talvez fosse isso que você quis dizer.

diogocld

Se me lembro bem, a Turquia só decidiu comprar o S-400 após o veto da venda do Patriot pelo Congresso Americano. Só então os turcos teriam se voltado para os russos. Lembro-me que Trump governava à época e criticou o Congresso pela decisão de impor a exclusão do programa F-35, quando os legisladores americanos levaram os turcos para os braços russos por meio de suas decisões e ao não l possibilitarem uma outra opção de sistema de defesa AA.

Alecs

Não teve veto nenhum. A questão era preço.

Rui Mendes

Não houve veto nenhum e o que Trump diz, não é para contar como verdade, pois basta ver o que ele continua a dizer das eleições que perdeu, mas só dessas, das que ganhou, essas foram exemplares.

diogocld

Eu estava enganado, não foi veto do Congresso, mas da gestão Obama. Talvez seja tudo conversa,
mas é o afirmado pelo próprio
Erdogan. https://ahvalnews.com/us-turkey/turkeys-erdogan-blames-obama-administration-s-400-crisis

Last edited 9 meses atrás by diogocld
Rui Mendes

A Turquia tem poder de veto na NATO, como todos os outros sócios da Nato, pois para alguém entrar tem que ser por unanimidade, e quanto ao controlar o fluxo migratório, é verdade, mas só pelo simples facto de não ter escrúpulos em fazer chantagem com a UE, que se a UE não ceder, são esses refugiados e emigrantes que pagam com a vida, assim a UE aceitou pagar muitos biliões de Euros aos Turcos, para muitos ficarem na Turquia. A Turquia não tem mísseis balísticos Americanos de curto alcance, os mísseis balísticos de curto alcance que tem, são próprios,… Read more »

Alecs

Complementando: o segundo lote de Gripens deveria ser contratado para ontem! Já o terceiro, em minha opinião, deveria ser substituído por 36 F-35A.

Jorgemateus77

Cuidado…. vai ter fanzinho aqui falando q N faz sentido a FAB ter F-35, q é melhor ter 100 gripens etc…

Rodolfo

O F35 é fenomenal e seria um pulo de performance pra FAB, mas talvez dentro da realidade de custos e logística seja muito caro… isso têm que ser levado em conta. Não adianta ter um avião rainha de angar e não conseguir arcar com o custo hora/vôo. Na realidade financeira do país (investimento em defesa <2% pib, cortes no orçamento, regime de pensão), o Gripen no momento é o melhor avião que a FAB pode dispor e voá-lo com a frequência necessária para proteger o espaço aéreo brasileiro. Isso é um fato, assim como é fato que o F35 é… Read more »

Camargoer.

Caro R. O custo de operação do F35 é alto, mas acredito que a FAB até conseguiria opera-lo. É preciso lembrar que a FAB tem um orçamento da ordem de US$ 5 bilhões por ano. Ou seja, a FAB tem praticamente o mesmo orçamento de todas as forças armadas de Israel. A razão da FAB ter escolhido o F39 é que ele foi oferecido no programa Fx2 e a Saab fez uma excelente proposta de desenvolvimento em parceria com a industria aeroespacial brasileira, coisa que a Lockheed não fez ao propor o F16.

JSilva

E é preciso relativizar o custo considerando o fator tempo… O custo é alto hoje, mas em 2030, na época de um hipotético terceiro lote, ele vai está operando em muitas forças aéreas e numa quantidade grande. Então o custo tende a ser menor mais pra frente.

Luís Henrique

Acho que está muito enganado nesta afirmação sobre Israel. Segundo o SIPRI o orçamento militar de Israel em 2022 foi de U$ 23,4 bi e o do Brasil foi de U$ 20,2. Lembrando que aqui no Brasil temos um problema de um sistema de previdência militar muito generoso que faliu nosso orçamento, então dos U$ 20 bi METADE vai para pagamento dos Inativos (aposentados e pensionistas), então na verdade nosso orçamento é de U$ 10 bi para pagamento dos militares da Ativa, custeio e investimentos. Já Israel deve ter uma previdência militar bem mais racional e moderna, provavelmente até fique… Read more »

glasquis7

Não faz sentido a FAB ter F35… pois estes ou fazem parte de uma aliança belicosa ou estão numa zona “quente” , aqui na AS 65 F39 tá de bom tamanho…”

Acho que vc está enganado.

Se a FAB ficar limitada ao seu TO estará renunciando fatidicamente ao emprego de tecnologias novas, superiores.

A FAB deve ir para um caça de 5a ou 6a geração por que é o caminho natural de toda força.

O Gripen é um bom caça e supre as necessidades imediatas da FAB mas não apenas de TO que se vive.

Alecs

Concordo! 5ª e 6ª geração fazem parte da evolução dos meios aéreos e as principais forças aéreas do continente (Chile e Brasil) deveriam procurar evoluir e se equiparem com esses meios. Mesmo que seja em quantidades menores e um pouco mais no futuro. A questão de problemas de projeto, que todas as aeronaves enfrentam, será superada. Os custos operacionais cairão a medida que a frota mundial aumentar. Além do mais o F-35 já está em serviço em vários países e em produção. Enquanto os europeus de 6ª geração ainda estão no “papel”. O Teropode é nosso brother em diversos comentários… Read more »

Rodolfo

Pouco provável que o Brasil vá comprar tão cedo por falta de dinheiro mas também por duas razões: 1-Os EUA venderia de prateleira sem TOT pois faríamos parte do mesmo tranche de países como a Rep Tcheca, não parceiro, com acesso zero ao código fonte, e isso a FAB deve não aceitar… não poderia integrar nemhum missil nacional por exemplo. 2- A fab vem adiquirindo misseis da mbda (meteor e irist por exemplo) que não estão integrados a plataforma… o meteor vai ser integrado somente ao f35 da royal navy e está atrasado. Um pacote de F35 teria que incluir… Read more »

Rui Mendes

A R. Checa é NATO, é mais que parceira.
Os EUA não venderam os F-35 para os EAU e Tailândia.
Mas não sei, se não venderiam para o Brasil, neste momento desconfio que não, mas com outra administração no Brasil, poderia vender, não sei, mas era de prateleira, sem dúvida.

Rodolfo

A Rep Tcheca é da NATO, mas isso e o programa F 35 são diferentes. There are three levels of international participation. The levels generally reflect the financial stake in the program, the amount of technology transfer and subcontracts open for bid by national companies, and the order in which countries can obtain production aircraft.  Primary costumer: USA Tier 1 partner: UK. Tier 2 partner: Italy, Netherlands. Tier 3 partner: Australia, Canada, Denmark, Norway. Security Cooperative participants: Singapore, Israel. Os outros são Foreign Military Sale e acesso a tecnologia do avião é restrita. Existe contrapartida e investimento na indústria local.… Read more »

Rodolfo

Quanto ao UAE, existe toda a questão do 5G chinês no país mas a venda ainda segue em negociação diplomática…

“We have a continuing and robust dialogue with the UAE on these sales. We remain committed to them, even as we continue consultations to ensure that we have a clear, mutual understanding with respect to Emirati obligations and actions before, during, and after delivery,”

https://breakingdefense.com/2023/02/potential-f-35-reaper-deal-with-uae-not-completely-dead-senior-us-official-says/

Rodolfo

Quanto aos “tiers” do F35 que eu postei, a Alemanha entrou no programa mas não sei se como tier 2 ou 3.

Rodolfo

EUA são o primary costumer do program F35. Depois tem 3 tiers de países que fazem parte do programa (garante acesso a tecnologias criticas alem de produção de partes)… tier 1 UK, tiers 2-3: Italia, Holanda, Canada, Dinamarca, Noruega, Austrália (a Turquia era tier 3). Israel e Singapura tem um acordo de cooperação de segurança com o programa F35. Os outros países não são parceiros do programa, compraram por FMS apenas e acesso a tecnologia do avião é restrito, mas isso não impede compensação industrial… na OTAN inclui também nessa categoria Polonia, Bélgica e a recém admitida Finlândia. Eu não… Read more »

Camargoer.

A Alemanha irá produzir as partes estruturais que seria de responsabilidade da Turquia.

Lucas F

A RAF e a RN atuam juntas na operação dos F-35B. A Itália também está integrando o Meteor (e o míssil SPEAR, assim como os britânicos).

Ao meu ver, um número de 18-24 F-35A de prateleira seria suficiente.

Rodolfo

A RAF e RN estão atrasadas na integração e já foi empurrado para 2027, parece que é bem complicado e caro modificar e fazer toda a certificação do software do F35.

https://ukdefencejournal.org.uk/integration-of-meteor-missile-on-f-35b-slips-to-2027/

Rodolfo

A integração do Meteor e Spear estão atrasados. Meteor no F35 não antes de 2027…

UK Ministry of Defense:

“Meteor was assigned a place in the Followon Development Programme by the F-35 Joint Programme Office and contracts were awarded to Lockheed Martin in the early summer. However, entry into service is not anticipated to be until 2027 and there is a possibility that integration pressures in the programme may incur further delays because of challenges in the wider F-35 programme.”

Lucas F

A aeronave vale-se realmente pela frase “sistemas de sistemas”, obviamente processos de integração de armamento podem ser um desafio que demande tempo e dinheiro, porém esses são problemas que vão e são enfrentados, melhorados e corrigidos. O Brasil não pode usar para sempre a desculpa de “é sempre caro” e nem a mentalidade de alguns entusiastas quererem um TOT em cada milímetro de peça de uma aeronave. O F-35 será o F-16 do século 21, uma longa espera geracional como está sendo a transição dos F-5M para o Gripen E/F não pode ocorrer novamente.

Nelson Junior

O Brasil, nunca vai ter o F-35, pois ele só é oferecido a países “Democráticos”

Camargoer.

Caro Nelson. Os EUA já ofereceram o F35 para o Brasil para uma importação simples, sem participação da industria brasileira. Ao contrário do F16 que foi oferecido dentro do programa Fx2, o F35 seria para importação simples.

Nelson Junior
Camargoer.

Caro NJr. Exato. LM ofereceu o F16 no programa Fx2, que caso fosse escolhido, seria fabricado com participação da industria brasileira. Os EUA não convidaram o Brasil para participar do programa F35. Quando Saito e Jobim visitaram a linha de produção do F16, a Loockheed ofereceu o F35 por meio de uma importação simples, fora do Fx2. Se a FAB tivesse aceitado, teria sido o fim do Fx2. Já a SAAB ofereceu o F39 para ser fabricado no Brasil com participação da industria brasileira, por isso foi escolhido. A reportagem de O Globo explica a razão da LM ter oferecido… Read more »

glasquis7

Há anos que já está autorizada a vendo do F35 pra FAB.

JSilva

36 é muito, considerado que é um caça de 5ª geração, metade disso ou mesmo um terço já estaria de bom tamanho, desde que a espinha dorsal de 60 a 72 Gripen estivesse contratada.

Luís Henrique

Se o MD conseguir aprovar no congresso uma lei para passar o orçamento militar para 2% do PIB, ai acredito que o caminho seria adquirir um 2o lote de +40 Gripen, totalizando 80 unidades em 4 esquadrões com 20 caças cada. E em seguida partir para um caça de 5a geração Nacional com uma encomenda de 200 unidades para a FAB e 48 para a MB. Mas provavelmente o congresso vai só enrolar e o orçamento vai continuar o mesmo. Então se conseguirem +26 Gripen (como pretendido para compor um total de 66 unidades) com entregas a perder de vista… Read more »

Rodolfo

Pra quem pode arcar com os custos, nāo tem caça melhor… por mais bonito que eu ache o Rafale.

Mengao

A Turquia está melhor, com seu próprio caça. Descartável é o F-35.

Rodolfo

Não… acho que desenvolver eletrônica e situational awareness similar ao F35 impossível para qualquer outro país no mundo que não os EUA. Fora stealth coating, turbina… O Borame tá indo pra frente num país rico e líder em eletrônica mas teve que contar com ajuda da Lockheed. Os chinese por exemplo só agora completaram a turbina ws15. Esse caça da Turquia será bom para a indústria local, mas dificilmente será exportado… construir um caça de 5a geraçao sozinho é muito dificil.

https://www.thedrive.com/the-war-zone/chinas-j-20-fighter-with-long-awaited-ws-15-engines-may-have-flown

Rodolfo

O F35 está cheio de problemas como vc disse, mas a plataforma deve evoluir muito ainda. A previsão é que será a espinha dorsal da USAF por muitos anos (o NGAD vai substituir apenas o F22), vem aí Block 4 e no futuro acho que será inevitável ter turbofan de ciclo adaptativo como a xa100 da GE. Por isso, não acho que se deve apostar contra os americanos. Eu concordo que é melhor investir numa plataforma nacional ao invés de só comprar de prateleira… o problema é a realidade dos custos e falta de domínio de tecnologia em certas área,… Read more »

glasquis7

Descartável é o F-35.”

Vamos rezar pra que descartem os F 35 no Atacama então!!!

Hank Voight

A força aérea israelense discorda de você! E entre a melhor força aérea do mundo e a sua opinião nunca foi tão fácil descobrir quem está correto…rs!

Douglas Rodrigues

Off-topic:
E sobre o SU-30 que caiu na Venezuela, teremos notícias por aqui? Seria interessante o debate a respeito deles perderem 3 dos 24 Su-30 em acidentes.

Junior Souza

A algum tempo se fala que uma pequena parte destes 24 esta de fato em condições de voo por conta de manutenção deficiente.
E considerando o momento que a Rússia esta vivendo isso tende a se agravar.

Bruno Vinícius

Isso explica o valor elevado do contrato que a Alemanha fechou pelos seus F-35.

Cansado

______

COMENTÁRIO APAGADO PELA POSTURA REPETIDA DO COMENTARISTA EM PRATICAR TROLLAGEM. MANTENHA O BLOG LIMPO. LEIA AS REGRAS:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Daglian

Seu nickname é perfeito! Todo comentário seu é extremamente cansado, de fato!

Por favor, cite 3 promessas feitas e não cumpridas pelo programa Gripen E/F e explique com números e fatos o Gripen E/F ser “extremamente caro” (sic) tanto na aquisição quanto na operação.

Fernando Botelho

…Xavante? Sério?

Rodolfo

Acho que ele tá só trolando… esse comentário dele não teria como ser sério… hahaha

Camargoer.

Olá Rodolfo. O pessoal que frequenta a trilogia há bastante tempo deve lembrar de uma dúzia de pessoas que frequentaram o ambiente, mais provocando que contribuindo. Na maioria da vezes, a pessoa se cansa… ou o pessoal fica cansado e passa a ignorar. Nos casos mais graves, quem se cansou foram os editores que acabaram excluindo o sujeito.

Alecs

Camargoer, tem razão. Será que não é algum dos editores testando nossos comentários? Acho que o Nunão fez isso uma vez, ou terá sido o Galante? Não me lembro. Mas apesar das diferenças os debates aqui são muito bons. E quanto aos Trolls o melhor mesmo é ignorar e deixar os editores lidarem com eles. Aproveitando o comentário, o Xavante foi uma aeronave excelente, tanto para a FAB quanto para a Embraer que aprendeu muito naquele tempo. Hoje acho que nem para servir de alvo serve, pois deve haver drones mais baratos de adquirir e manter do que usar o… Read more »

Cansado

Calma gente, é só a minha opinião…que horror

109F-4

O Xavante não é nem supersônico… prescindir dos F-5 e Gripen para ter 150 deles?

Camargoer.

O Xavante foi o primeiro caça que eu cheguei pertinho. Devia ter uns 8 ou 9 anos. Eu tinha uma foto dele colado na parede ao lado da minha cama. Eu continuo fã dele. Lembro que aqui no museu da TAM tem um AT26, mas deixavam ele lá atrás. Falar nisso, espero ter notícias para breve da reabertura do museu,

glasquis7

Com uma FAB equipada com 150 Xavante não precisaríamos de F-5, Super Tucano, AMX e Gripen.”

É… Tem também o 14 Bis que poderíamos usar como AWACs… pra não ter todos os aviões iguais né?

Tem também alguns remédios que o Psiquiatra me receitou, vc não quer alguns?

Alecs

Boa! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Rinaldo Nery

Ele é amigo do Luiz Carlos – Pará de Minas. Aliás, acho q são a mesma pessoa trollando.

Rodrigo

Agradeça sempre ao Putin NATO salesman of the year.

Orivaldo

Como eu disse anteriormente, muita grana rolando e o Brasil no mundo da Lua

Leandro Costa

Era uma época boa para vender armamento e revitaliar a BID com infusão de grana de encomendas.

Super Tucano

O 35 que vende!