Airbus e Leonardo assinam acordo para atuar em conjunto no mercado de sistemas integrados de treinamento

6

Novas fronteiras e tendências do poder aéreo impulsionam o desenvolvimento de novas capacidades e tecnologias para a formação de pilotos de caça

Paris, 21/06/2023 – A Airbus e a Leonardo assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para promover conjuntamente sistemas de formação integrados e estudar as futuras soluções para enfrentar os desafios do domínio aéreo.

No âmbito desta colaboração, ambas as empresas irão, em conjunto, analisar e desenvolver oportunidades de negócio para o fornecimento de sistemas de formação avançados, apoiando-se na experiência comprovada do M-346, graças às mais de 100 000 horas de voo realizadas pela aeronave em todo o mundo. A Airbus e a Leonardo irão também explorar o aprofundamento dos vínculos e da cooperação industrial para desenvolver futuros modelos de formação de pilotos militares. Tudo isto com base na cooperação e nas sinergias de plataformas e programas específicos, também no âmbito de uma colaboração europeia e internacional mais ampla.

Uma indústria de defesa forte, inovadora e competitiva é um dos requisitos essenciais para reforçar o ambiente de defesa europeu e para alcançar a tão desejada “autonomia estratégica””, afirmou Jean Brice Dumont, Diretor do Sistema Aéreo Militar da Airbus. “A Leonardo é mundialmente reconhecida como um dos protagonistas no segmento da formação de pilotos militares e acreditamos que a nossa sinergia poderá proporcionar respostas adequadas às necessidades dos nossos clientes”.

Com este acordo, a Leonardo e a Airbus combinam a sua experiência e capacidades específicas para fornecer aos clientes europeus e internacionais as mais avançadas e eficazes soluções de Sistemas Integrados de Formação”, afirmou Marco Zoff, Diretor-Geral da Divisão de Aeronaves da Leonardo. Graças a um roteiro comum de desenvolvimento tecnológico baseado no M-346 ITS, as duas empresas irão também moldar progressivamente as capacidades avançadas para o futuro do poder aéreo, identificando necessidades potenciais e criando soluções inovadoras, de modo a proporcionar uma formação eficaz dos pilotos de aeronaves de combate de última geração e prontidão operacional em cenários complexos”.

A renovação do poder aéreo e as tendências decorrentes exigem a plena capacidade das atuais soluções mais avançadas e exigem o desenvolvimento acelerado de novas capacidades e tecnologias para gestão da eficácia dos pilotos de caça, incluindo a formação da tripulação aérea e de terra como uma das peças-chave para manter os pilotos de caça proficientes e aptos a exercer as suas competências e prontidão.

O mercado europeu de equipamento avançado de treino será responsável por mais de 400 entregas de novas aeronaves nos próximos 20 anos, aos quais se somarão mais 12 mil milhões de euros destinados à prestação de serviços de formação avançada de pilotos.

DIVULGAÇÃO: Leonardo / Approach Comunicação

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rinaldo Nery

O que é a tripulação de terra? Traduziram certo?

mario

eles traduziram direito, o piloto no simulador interage e treina junto com o piloto que está em voo, o real encontra o virtual!

Rinaldo Nery

Não entendi bem. Exemplifique essa interação. O que o “piloto real” vê ou recebe de informação? E como?

mario

Embora a redução de custos seja importante, o M-346 ITS é único porque permite a criação do ambiente Construtivo Virtual ao Vivo, um ambiente de treinamento integrado onde os mundos real e virtual se fundem em um único cenário operacional no qual os pilotos nos simuladores podem interagir com os pilotos voando na aeronave real. Desta forma, os futuros pilotos do Eurofighter e do F-35 podem operar simultaneamente voos reais (ao vivo), simuladores (virtuais) e adicionar ao mesmo tempo diferentes tipos de ameaças geradas por computador (Construtivo).O LVC live virtual contructive, permite que até 10 aeronaves amigas e inimigas interajam… Read more »

Rinaldo Nery

Agora sim. Obrigado pela paciência.

mario

um prazer, estou curioso também