Além do Ministro José Mucio e do Comandante da Aeronáutica, a visita contou com a presença de parlamentares

O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, acompanhado por parlamentares e outras autoridades civis e militares, visitou nessa terça-feira (13/06) a Base Aérea de Anápolis (BAAN). O objetivo foi estreitar as relações entre os Poderes Executivo e Legislativo. Ao aproximar-se de Anápolis, a aeronave C-99, que transportou a comitiva de Brasília (DF), foi escoltada por um caça F-39 Gripen.

O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro Ar Marcelo Kanitz Damasceno, recebeu a comitiva e apresentou as instalações da Base, juntamente com o Comandante da BAAN, Coronel Aviador Renato Leal Leite.

“Temos orgulho de ser brasileiros vendo o trabalho das Forças Armadas. O trabalho da Força Aérea é espetacular. A forma como tudo aqui é conduzido é incrível. Agradeço a presença dos parlamentares e a recepção do nosso Comandante, Tenente-Brigadeiro Damasceno, e do Comandante da Base, Coronel Leite”, disse o Ministro José Mucio.

A comitiva teve a oportunidade de observar de perto algumas das aeronaves da FAB e conhecer as suas atribuições. No Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) – Esquadrão Jaguar, os visitantes conheceram o simulador e a linha de voo do Gripen. No Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus e no Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV) – Esquadrão Guardião, foram apresentadas as aeronaves KC-390 Millennium e E-99.

“A Base Aérea de Anápolis é uma das mais estratégicas, pois reúne atividades multidisciplinares da Força no que diz respeito a nossa operacionalidade: Aviação de Caça, Aviação de Transporte e a nossa importante e estratégica Aviação de Reconhecimento. Tivemos a oportunidade de mostrar o acionamento real da nossa Defesa Aérea, destacando a importância dessa atividade singular e apresentando um pouco do nosso sistema integrado de Defesa e Controle do Tráfego Aéreo, um orgulho para todos nós da Força Aérea Brasileira”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro Damasceno.

O Comandante da BAAN considerou de extrema importância a visita. “Tivemos a oportunidade de mostrar um pouco do nosso trabalho para o ministro e para os parlamentares presentes. Temos a certeza de que eles saem daqui com uma boa impressão sabendo que estamos aqui para cumprir a missão!”, finalizou o Coronel Leite.

FONTE: Força Aérea Brasileira

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Heitor

Frescura ein.. de Brasília até Anapolis é um pulo…

Fernando Botelho

Tem que gastar o dinheiro do contribuinte de algum modo, né?

Alexandre Costa

Cerca de 2h e meia de carro. Pra que economizar o dinheiro do contribuinte, não é mesmo?

Alex Faulhaber

Sanguessugas do Brasil. Refiro-me aos políticos.

Silveira

Militar virou político.

Heinz

é proibido militar virar político?

Camargoer.

Caro Heinz. Sempre foi proibido, Para segur carreira política, o militar dever pedir baixa.

Heinz

justamente, mas sempre será um militar..

Jagderv#44

Alguém tem que cortar o capim ao lado da pista.

Leandro Costa

Não faz sentido a FAB se concentrar em cortar capim ao lado da pista. Com o dinheiro gasto numa roçadeira, podemos usar os recursos para um segundo lote de Gripens. E tenho dito! 😛

Matheus

O mato aí tá alto, hein?

Solskhaer

Desça daí seu ….., desça daí!

Emmanuel

kkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu cantando o resto da música na cabeça…

Emmanuel

Ministro para inglês ver.
Nada vai mudar.

Silveira

No caso não seria para chinês ver?

Emmanuel

Também….kkkkkkk.

Rinaldo Nery

Comitiva chinesa já esteve lá, quando comandei o 2°/6°.

Rodrigo Maçolla

Veja sem duvida um ministro que não conhece nada e mais uns “peixe piloto” ir juntos como o tubarão conhecer uma Base aérea tão importante, julgo ate necessário e benéfico, nada que não tenha sido feito antes por outros pares, , Mais era preciso queimar Querosene de Brasília a Anápolis ?
Bom Esse Senhor é tudo menos ministro da Defesa… E o pior ainda é que temos que dar graças a Deus , poderia ser um endivido ainda menos qualificado;

Andrey

Mas não se esqueça o peixe piloto ,a depender do tubarãoe se for discreto ,pode num futuro virar presidente do STM.

Neto

Crítica à quantidade de aeronaves executivas são necessárias. Parlamentar tem verba de gabinete para isso – isto é, voo à trabalho.
.
Existir um GTE é uma necessidade.
.
Avião presidencial é uma necessidade. Comprar um para ser o presidencial tá fora de realidade. Ter o C30 e puder usar como presidencial é uma discussão válida. E se transformando também em avião presidencial, que se venda o outro airbus lá do GTE.
.
Se valer a pena, UM E2 para complementar vendendo o outros do GTE alocados para o presidente.

Sensato

Não julgo correto usar o C30 como presidencial pois não foi a finalidade da compra. O correto é que eles sigam para conversão ao padrão MRTT e se o PR quiser mais autonomia para seus vôos, que solicite a reforma para a instalação dos tanques adicionais que o A319 é homologado para usar. Isso elevaria o alcance para aproximadamente 11000km e pouparia recursos que a FAB tanto necessita para sua atividade fim que é combater.

Fernando "Nunão" De Martini

Dá onde vc tirou essa que parlamentares pagam alguma coisa nos vôos da FAB?“

Groselha, você entendeu errado.

Ele disse que os parlamentares têm verba para pagar seus voos em companhias de aviação, e que deveriam voar somente assim, e não em aviões do GTE.

Camargoer.

Olá Nunão. As únicas autoridades que podem solicitar aeronaves do GTE são o presidente da república, os presidentes do Senado e da Câmara, o presidente do STF, ministros e os três comandantes das forças. Qualquer outra pessoas pode viajar de carona desde que autorizado. Parlamentares têm as verbas de gabinete que podem ser usadas para comprar bilhetes em vôos comerciais. De tempos em tempos, o parlamento abre uma licitação para a escolha de uma agência que centraliza as compras.

Fernando "Nunão" De Martini

Camargoer, eu só procurei explicar o que o outro comentarista escreveu, com o objetivo de evitar mais uma discussão sem sentido.

Last edited 10 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Camargoer.

Entendi. Achei importante esclarecer também que o uso foi GTE é restrito a poucas autoridades. Daqui a pouco alguém vai comentar que até vereador usa o GTE. Riso.

Sensato

De fato, de acordo com o decreto 4244 de 2002, do FHC, são “apenas” as autoridades que citou (faltou o vice PR) mas já é gente demais, ainda mais atualmente em que o número de ministérios aumentou 60%, saltando de 23 para 37. Isso permite , o que permite que 45 pessoas tenham a prerrogativa de solicitar o uso de uma das mais de 30 aeronaves do GTE. Considerando que cada uma delas tem uma tripulação especializada à disposição 24 horas, que são necessárias equipes de manutenção, hangaragem, combustível, peças e que e ainda podem ser contratadas comissárias para viagens longas,… Read more »

Sensato

A existência do GTE não é errada. Errada é a forma com que vem sendo usado. Para mudar isso, nós, a sociedade, temos que pressionar os parlamentares para que criem regulamentação coerente não apenas para o GTE como para os inúmeros outros benefícios de que desfrutam. Enquanto permanecermos inertes, não serão eles a tomar essa iniciativa.

Rinaldo Nery

O GTE foi criado pra transportar o Presidente Vargas. Depois do atentado à bomba no aeroporto de Recife, pela guerrilha de esquerda, inventaram de transportar ministro. Depois disso, não parou mais. Nos governos anteriores do ladrão, ele determinou que 54 autoridades poderiam solicitar o apoio do GTE. E a FAB, como sempre, entubou. GTE deve transportar SÓ o presidente. Os demais que se virem com a aviação executiva. Isso é um câncer!

Camargoer.

Caro Sensato. O GTE mantém uma página na internet com todos os vôos e autoridades atendidas por ele. Existe uma regulamentação de quais autoridades podem solicitar as aeronaves. O que está errado com o GTE? Creio ser necessário apontar especificamente qual seria o problema para, eventualmente, lutar pela revisão das regras.

Sensato

Se observar minhas respostas anteriores, verá que não apontei problemas no GTE mas em seu uso, a meu ver, abusivo. Isso é o que deveria ser mudado em meu entendimento. Uma ampliação das restrições estabelecidas no decreto de 2020, permitindo o uso do GTE apenas pela presidência, se possível com limites de tamanho de comitivas, distâncias mínimas para uso de helicópteros e etc mas aí creio que já ser querer demais.

Jefferson Ferreira

Mas se for ver essa é a função primária e fundamental da FAB… tanto é que verdade que é aonde mais se investe

Camargoer.

O setor da FAB que sempre recebeu os maiores investimentos foi a aviação de caça.

Marcos Silva

Alguém sabe porque os E-99 tem pintura brilhante?

BK117

Caro Marcos, lembro de ter lido por aqui em comentários que a pintura brilhante foi adotada pois é muito mais fácil de conservar e limpar do que a fosca.

Last edited 10 meses atrás by BK117
Camargoer.

Ola BK, Creio que foi o Rinaldo Nery quem comentou sobre a preferência pela pintura brilhante ao invés da fosca pela facilidade de limpeza.

Rinaldo Nery

É isso.

BK117

Obrigado, caro Camargoer!

Rinaldo Nery

Nos sete que passei em Anápolis o que mais vi e participei foi desse tipo de visita. Leite era Tenente. Matava o expediente. Só atrapalhava.

Rinaldo Nery

As visitas, não o Leite. Óbvio.

Adriano madureira

Parlamentares adoram eventos para posteridade,para tentar mostrar que são bastante atuantes e preocupados ..

Depois das fotos, muito blá, blá, blá e belos discursos, voltam para Brasília e nada fazem, só pirotecnia.

Frederick

Há reclamações quanto ao desconhecimento dos políticos sobre a missão da FAB.
Há reclamações quando a classe política, num esforço do MD, é convidada a conhecer a missão da FAB.

Este espaço de comentários é um longuíssimo muro de abissais lamentações. Tudo bem. Mas as esquizofrênicas são as que ainda me intrigam.