GREENSBORO, N.C., – A Honda Aircraft Company anunciou hoje que irá comercializar o HondaJet 2600 Concept, um jato leve totalmente novo que foi apresentado pela primeira vez na NBAA Business Aviation Convention & Exhibition (NBAA-BACE, Convenção e Exposição de Aviação Executiva da Associação Nacional de Aviação Executiva, na tradução para português).

A empresa também disse que terá como meta a certificação de tipo em 2028 para o novo jato, o que representará uma nova linha de produtos para a Honda Aircraft Company e será oferecido junto com seu modelo existente, o HondaJet Elite II.

Além disso, com base no compromisso da Honda Aircraft Company em reduzir as emissões de carbono, o novo jato leve oferecerá eficiência de combustível inigualável, com até 20% a mais de eficiência em comparação com outros jatos leves e mais de 40% de eficiência, se comparado aos jatos de tamanho médio, durante um voo típico.

“A comercialização do nosso novo jato leve representa o próximo capítulo da Honda de mobilidade aérea, o que expande ainda mais o potencial da vida das pessoas”, disse Hideto Yamasaki, presidente e CEO da Honda Aircraft Company. “Ao aproveitar a experiência por trás de nossas inovações tecnológicas, vamos acelerar o desenvolvimento do programa com a sustentabilidade como elemento-chave em todo o processo.”

A Honda Aircraft Company identificou fornecedores específicos para o novo jato leve e firmou acordos de fornecimento estratégico com a Aernnova para aero estruturas e componentes, a Garmin para aviônicos, a Spirit AeroSystems para a fuselagem e Williams International para os motores. A Honda Aircraft Company está finalizando os projetos de engenharia para o novo jato leve, com atividades de fabricação em andamento.

Especificações

Motor Williams International FJ44-4C
Conjunto aviônico Garmin G3000
Configuração 1 tripulante + 10 pessoas

2 tripulantes + 9 pessoas

Alcance certificação NBAA (1 tripulante + 4 pessoas) * 2,625 milhas náuticas
Máxima velocidade de cruzeiro* 450 KTAS / 450 nós
Máxima altitude de cruzeiro* FL470 / 47.000 pés

*Meta de desempenho

Sobre a Honda no Brasil: Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Honda Motos, em Manaus. De lá para cá, a unidade produziu mais de 27 milhões de motos, com destaque para a CG, veículo mais vendido do Brasil, além de quadriciclos e de motores estacionários que formam a linha de Motores e Máquinas, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores e cortadores de grama. Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o Consórcio Honda, administradora de consórcios referência no mercado nacional, que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda. Dando continuidade à trajetória de crescimento, em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados e, pouco tempo depois, em 1997 a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção, em Sumaré (SP). A segunda planta de automóveis da marca, construída na cidade de Itirapina (SP), foi inaugurada em 2019 e concentra, atualmente, toda produção dos modelos locais, enquanto a unidade de Sumaré se consolida como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de produtos, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda. Atualmente, 2 milhões de automóveis da marca já foram produzidos em solo nacional. Durante esses anos, a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. Estruturou uma rede de concessionárias hoje composta por aproximadamente 1.300 endereços. Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica das plantas de automóveis no interior de São Paulo e do escritório na capital paulista, reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa. Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil.

DIVULGAÇÃO: Honda Brasil

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Underground

Motor Williams… abandonaram o motor próprio. Pelo jeito deu trabalho.

Aéreo

Este novo avião vai se posicionar na mesma faixa do Phenon-300 que é já há algum tempo, o jato executivo com maior quantidade de entregas no mundo. É o passo natural para a Honda “esticar” o projeto original, assim como a Cessna e a Embraer também o fizeram.

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As empresas de países do BRICS precisam ser substituídas por empresas locais, sobrando um bom espaço para a Honda e outras empresas que devem substituir a Embraer na aviação executiva nesses países nos próximos anos. Destaque para a Cessna, que vai abocanhar boa parte do mercado que ela tinha perdido para a Embraer.

O Novo Pacto de Varsóvia (leia-se BRICS) está abrindo grandes oportunidades nos países que não aderiram ao bolinho.

Fernando EMB

Vai sonhando… Este ano as vendas dos aviões executivos da Embraer estão em alta a a carteira de pedidos em nível recorde… E aceite, 90% das encomendas são dos EUA e Europa…
E a guerra da Ucrânia e a posição do Brasil nele rolo não mudou… E continuamos vendendo… Então acorda e ______________

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

assis

Bicho… pelo assunto do teu comentário ele me interessou. No entanto, eu não entendi direito o que tu queres dizer. As empresas do BRICS precisam “ser substituídas por empresas locais”… como assim? A Embraer estaria, segundo o teu texto, tendo sua posição ameaçada? Olha, não é o que os números de vendas estão dizendo. Além disso, não sei se o BRICS se sustenta no tempo, especialmente porque a Índia tem lá seus problemas com a China. E são problemas muito sérios. Também é bom lembrar que Rússia e China não são democracias, o que deixa os outros países numa situação… Read more »

Carlos Campos

Phenom 100 finalmente terá um oponente digno?

Fernando EMB

Phenom 300…. Não 100

EduardoSP

Incrível a lentidão dos japoneses no desenvolvimento de aviões civis. O Honda Light Jet começou a ser desenvolvido no final dos anos 90, voou pela primeira vez em 2003 e foi certificado só em 2015! Agora para fazer uma variação do Light Jet estimam 5 anos de desenvolvimento. O Phenon 100 foi lançado no começo de 2005, voou pela vez no começo e 2007 e foi certificado no final de 2008. O pessoal da Mitsubishi também não conseguiu certificar o MRJ. Lançaram em 2008, voaram pela primeira vez em 2015. Construíram 4 protótipos e depois de 5 anos desistiram do… Read more »