Eve Air Mobility avança fase de testes do eVTOL e conclui desenvolvimento do seu software de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano

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Empresa evolui no desenvolvimento de tecnologias críticas para a maturidade da aeronave.

MELBOURNE, Florida — 26 de maio, 2023 — A Eve Air Mobility (“Eve”) (NYSE: EVEX, EVEXW) anunciou hoje que continua avançando na fase de testes de sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL), evoluindo em direção a marcos fundamentais do programa. Os diversos testes realizados ao longo dessa fase fazem parte da abordagem de building blocks da Eve, que busca aumentar a maturidade da tecnologia e do eVTOL para oferecer o melhor produto ao mercado.

“Estamos muito satisfeitos com o desenvolvimento do programa até o momento e progredindo muito bem, à medida que avançamos na seleção dos principais fornecedores e finalizamos a definição da arquitetura dos sistemas de nossa aeronave,” disse Alice Altíssimo, vice-presidente de programas e operações da Eve. “Continuamos investindo, e nossa equipe está trabalhando arduamente com o objetivo de desenvolver uma aeronave madura para certificação e início de operação em 2026.”

No Brasil, a Eve concluiu os testes do propulsor em seu ambiente de ensaio (RIG), a fim de medir o desempenho aerodinâmico e as propriedades sonoras para modelagem e desenvolvimento. O número e as características gerais das pás (torção, forma, etc.) são fundamentais na definição do perfil de vibração, carga e som, bem como nos requisitos de energia do eVTOL. Nossos engenheiros testaram vários modelos para melhorar a eficiência, reduzir o impacto sonoro e os custos operacionais.

A empresa também começou recentemente a testar seus rotores de elevação vertical a bordo de uma nova plataforma customizada montada em um caminhão. O equipamento móvel foi projetado especificamente para avaliar o desempenho dos rotores durante a fase de transição do voo. Nossa equipe de engenharia já começou os testes e a coleta de dados sobre as características aerodinâmicas dos rotores durante o voo para a frente.

A aeronave da Eve apresenta uma configuração de decolagem + cruzeiro (Lift + Cruise) com rotores dedicados para voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem a necessidade de componentes para a transição durante o voo. Essa configuração favorece a segurança, eficiência, confiabilidade e certificabilidade, enquanto reduz custos operacionais, de manutenção, reparo e revisão.

Os resultados dos recentes testes em túnel de vento da empresa, acompanhado das descobertas dos testes de propulsão e dos rotores, estão sendo utilizados para aumentar a fidelidade do simulador de voo e do sistema fly-by-wire da empresa. A Eve também está utilizando os aprendizados obtidos a partir de cálculos aprimorados de Fluidodinâmica Computacional (CFD) para aperfeiçoar a análise da transição entre as fases de voo pairado e de cruzeiro, entre outras ferramentas.

A Eve espera concluir a seleção dos principais fornecedores de equipamentos na primeira metade de 2023 e iniciar a montagem do primeiro protótipo do eVTOL durante a segunda metade de 2023, seguido pela campanha de testes em 2024. O eVTOL da Eve está programado para ser certificado e entrar em serviço em 2026.

Eve conclui desenvolvimento do protótipo de seu software de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano

Melbourne, Fla., 26 de maio de 2023 – A Eve Air Mobility (“Eve”) (NYSE: EVEX; EVEXW) anunciou hoje a conclusão de seu protótipo de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (Urban ATM). O protótipo é focado em conceitos e serviços essenciais para apoiar a introdução e escalabilidade das operações de Mobilidade Aérea Urbana (UAM). A Eve está iniciando agora o desenvolvimento comercial das soluções de Urban ATM para garantir que a integração do espaço aéreo da UAM seja bem-sucedida.

O protótipo foi inicialmente testado durante a simulação de Chicago, realizada em setembro do ano passado, para apoiar a validação de conceitos fundamentais de Urban ATM e a integração da UAM dentro do ecossistema. A simulação, que utilizou helicópteros como substitutos dos eVTOLs, realizou testes de tecnologia de gerenciamento de tráfego aéreo com simulação de serviços terrestres, requisitos de infraestrutura e equipamentos, e as jornadas do veículo e dos passageiros. Os testes ofereceram informações fundamentais para a Eve avançar no desenvolvimento de suas soluções comerciais de Urban ATM, em que clientes poderão desfrutar de serviços de gerenciamento de tráfego personalizados que atendam às suas necessidades e proporcionem operações eficientes e a otimização de recursos.

“A Mobilidade Aérea Avançada tem o potencial de viabilizar novas opções de transporte e oportunidades econômicas para a sociedade. A Eve reconhece que essas evoluções precisam ser avaliadas para a segurança e integração com o ecossistema atual do espaço aéreo, a fim de evitar potenciais desafios logísticos,” disse André Stein, co-CEO da Eve. “Ao oferecer soluções abrangentes, nossa tecnologia de Urban ATM oferecerá serviços críticos de gerenciamento de tráfego, que serão essenciais para atender essas necessidades. O software de Urban ATM da Eve desempenhará um papel fundamental para permitir ganho de escala do mercado global de UAM e possui um design centrado no cliente para endereçar os desafios de operações futuras.”

Para apoiar o desenvolvimento de sua solução de Urban ATM, a Eve está trabalhando em colaboração com a Atech, empresa integradora de sistemas e tecnologia de controle de tráfego aéreo da Embraer, aproveitando sua experiência no desenvolvimento de produtos para o mercado de aviação com base nos sistemas de ATM no Brasil. Para viabilizar a adoção do produto, a Eve está construindo parcerias estratégicas para compartilhar conhecimento e múltiplas competências que beneficiarão stakeholders. As parcerias estabelecidas até o momento incluem Halo Aviation, BLADE India, Skyway, Bluenest, Volatus e Ferrovial. A Eve vem realizando grupos consultivos com esses parceiros para garantir que o desenvolvimento de suas soluções esteja alinhado com suas necessidades e maximize o valor potencial do software de Urban ATM para suas operações.

A empresa continua colaborando com orgãos reguladores, provedores de serviços de navegação aérea, operadores de frota, desenvolvedores de vertiportos, aeroportos e outros stakeholders do ecossistema de UAM nas Américas, Europa e Ásia-Pacífico, para avançar em conceitos e começar a desenvolver tecnologia para apoiar a operação inicial e a escala das operações de UAM do ponto de vista de ATM.

Siga a Eve no Twitter, Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube: @EveAirMobility.

Sobre a Eve

A Eve se dedica a acelerar o ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM). Beneficiando-se de uma mentalidade de startup, apoiada por mais de 50 anos de experiência aeroespacial da Embraer S.A. e com um foco singular, a Eve está adotando uma abordagem holística para o progresso do ecossistema de UAM, com um projeto avançado de eVTOL, uma rede global abrangente de serviços e suporte e uma solução exclusiva de gerenciamento de tráfego aéreo. Desde 10 de maio de 2022, a Eve está listada na Bolsa de Valores de Nova York, onde suas ações ordinárias e bônus públicos são negociados sob os códigos “EVEX” e “EVEXW”. Para obter mais informações, visite www.eveairmobility.com.

DIVULGAÇÃO: Eve Holding

 

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EduardoSP

Não só “to come”, mas “to test” e “to certify”, para pôr em produção e entrar em operação em 2026, como estão dizendo.
Sei não…

Underground

A asa e a deriva sempre existiram.
A antiga deriva era dupla, menor, em V.

Filipe Prestes

Me causa estranheza que a maioria dos concorrentes da Eve já estão voando seus protótipos e alguns já em fase final de certificação e enquanto isso o EVTOL da Eve nem sequer tem seus protótipos

Ozires

Truco!!!! Qual está em fase final de certificação. Me conta aí!!!!

Não tem nenhum nem sequer em fase inicial.

Eles tem projetos, intenções e demonstradores de conceito.

E como poderiam estar em fase final de certificação se os requisitos para tal estão sendo definidos e escritos ainda…

Rinaldo Nery

E aquele modelo que a Azul comprou (esqueci o nome)? Já não está voando? Vi alguns vídeos.

Rinaldo Nery

Um alemão.

FernandoEMB

Ter voado não significa que está pronto e muito menos quase certificado.

Rinaldo Nery

Por isso perguntei.

Rafael Soares Cordeiro

Lilium Jet,modelo com conceito bem diferente em relação a esse da EVE. Parece que a GOL foi pelo mesmo caminho e também comprou uma aeronave eVTOL, porém de outro fabricante e de construção “mais convencional”, o VA-X4, desenvolvida em parceria com empresas como Honeywell, Microsoft, Rolls-Royce e Solvay, possui alcance de 160 km e pode atingir a velocidade máxima de 320 km/h, não sei se esses dados já são de certificação ou apenas teóricos.

Fernando EMB

De certificação não são… Porque na está certificado.

Rinaldo Nery

Grato.

Ozires

Muitos cobram o primeiro voo do EVTol da Embraer achando que ela está muito atrasada em relação aos concorrentes que já voaram… O que muitos esquecem é que a Embraer tem todo expertise de certificação e está seguindo os passos corretor para isso. Efetuando testes, ajustes, reprojetos quando necessário, ganhando conhecimento em cada etapa e etc. É um processo mais lento, mas que garantirá um produto mais maduro, seguro e certificável. As startups que estão aí, por outro lado. Fazem voar qualquer coisa, que nem certificável é, pois precisam capturar investidores… É só ver o caso de alguns por aí,… Read more »

MARS

Exatamente! A Embraer está criando um ecossistema, um novo modelo de locomoção urbana. Não adianta ter um “carro” se não houver “estrada” para ele “andar”!

Rinaldo Nery

O sistema de controle de tráfego aéreo ainda será do DECEA. Tem que combinar com os russos…

FernandoEMB

A combinação está ocorrendo já a um bom tempo…

Rinaldo Nery

Que bom.

Underground

“Propomos uma nova abordagem chamada Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (UATM). O UATM é um sistema que usará estruturas e procedimentos de espaço aéreo estrategicamente projetados para garantir que os voos urbanos permaneçam seguros e eficientes, minimizando o impacto no ATM [Air Traffic Management].

White Paper da EmbraerX de maio de 2019 , página 14.”

Rinaldo Nery

Em São Paulo imagino que usarão os mesmos corredores dos helicópteros.

Fernando EMB

Rinaldo, eu não sei. Imagino que, com o tempo, os corredores de helicópteros tornem-se insuficientes.

Rinaldo Nery

Ah, isso sim. São Paulo já é meio problemático quanto à operação de helicópteros. A Azul quer fazer vôos para o litoral c o Lillium.