Polônia negocia aquisição de duas aeronaves Saab 340 AEW&C

Saab 340 AEW&C - Foto: Alexandre Galante
A Agência de Armamento da Polônia está conduzindo conversações sobre a aquisição de 2 aeronaves Saab 340 de alerta aéreo antecipado (AEW) para as Forças Armadas da Polônia, no âmbito da oferta da Suécia que, a curto prazo, garantirá a capacidade de detectar e alertar sobre ameaças aéreas.
Há poucos dias foi noticiado que a Polônia também negocia a aquisição de aeronaves Saab GlobalEye, mas mesmo que o acordo seja fechado, a entrega das aeronaves levará ainda alguns anos. Desta forma, as aeromaves Saab 340 AEW&C poderiam cobrir a lacuna até a chegada dos GlobalEye.
O Saab 340 AEW&C é ou foi operado pela Força Aérea Sueca (2 unidades), Tailândia (2) e Emirados Árabes Unidos (2 unidades, substituídas por GlobalEye) e Grécia (2 unidades alugadas antes da chegada dos EMB-145 AEW).


A deriva e o leme do avião estão cravejados com vortex generators, a longa antena deve interferir um pouco no fluxo de ar sobre essa superfície, os vortex causam vórtices no ar segurando a camada de ar que passa nas superfícies de comando impedindo que percam sua eficácia. Existe uma versão AEW do Hercules – EC-130V – que usa a antena do Hawkeye, feita para a Guarda Costeira dos Estados Unidos, especialmente para detectar aeronaves pequenas e lentas que voam baixo. Essa versão tem uma estrutura que não é pequena, mas a deriva do C-130 é tão grande que o… Read more »
Um pouco? Você não tem noção da turbulência gerada.
Cel., uma pergunta que certamente você pode responder:
Com relação ao E-99, quando em operação, o voo da aeronave é nivelado ou é a antena que fica nivelada com o horizonte? Sabe também dizer se durante o desoenvimento da aeronave foi considerado um radar do tipo conformal? Aquela antena deve gerar um arrasto imenso.
Abcs
Quando a aeronave fica “on station” ela reduz a velocidade para um pitch de 6° (algo em torno de 160 a 180 KIAS, dependendo do peso), quando a antena fica nivelada com o horizonte. Esse pitch é verificado pela página do inercial, no FMS. Sim, o arrasto é enorme. Em 1995, quando o sistema Erieye foi escolhido, não existia nenhuma antena conformal com as características do requisito.
Muito bom mesmo saber. Sempre tive esta dúvida. Mas agora fica aquela questão: porque a antena foi colocada nessa posição? A meu chute é que o comprimento dela é maior que o comprimento maximo possível, e deixando ela inclinada, seria a melhor posição para que não houvesse um deslocamento grande do centro de gravidade.
Abcs
A antena pesa 980 kg. Ela é inclinada para que fique paralela ao horizonte na baixa velocidade. Nada a ver com CG. Nenhum AWACS/AEW fica “on sation” em alta velocidade, ou velocidade de cruzeiro.
Muito bom poder falar com quem sabe do negócio. Super esclarecedor.
Qualquer Força Aérea que não tenha uma aeronave com essa capacidade perde muito em capacidade.
Ainda bem que a FAB foi pioneira nisso na AL.
O Chile foi com seu 707 Condor.
Um eventual Praetor AEW&C seria uma aeronave para concorrer com o SAAB 340. Falta o cliente lançador.
Já existe o P-600 mas como vc mesmo afirmou, falta um cliente. É um vetor interessante para países de baixo orçamento de defesa
Já li que a Índia se interessou pelo P600.
Será mesmo eles tendo recentemente adquirido o Netra? Faz sentido partir para uma plataforma menor e com radar de menor alcance?
Mas será que um Erieye caberia no dorso de um Praetor 600?
Não seria o Erieye, mas um radar da Rafael ou Elta (Israel), formado por algumas antenas fixas no entorno da fuselagem, não uma antena grande no dorso.
O rendimento desses aviões está diretamente ligado à potência de seus equipamentos e essa potência é medida em watt, necessariamente, portanto, quanto maior sua potência maior será a demanda desta. Essa potência nas aeronaves é suprida por geradores elétricos ligados mecanicamente aos motores, geralmente um em cada motor e em alguns casos um gerador de mesma ou menor potência ligada à unidade de força auxiliar APU. A título de curiosidade cada motor do Saab 340 leva um gerador de 26kVA (medida de gerador). Um Boeing 737 tem gerador de 50kVA em cada motor mais a força do APU. Um Boeing… Read more »
A Polônia sabe que a batata dela esta assando.
Acalme-se, absolutamente nada vai acontecer.
Caro Nilton, A Polônia é integrante ativa da OTAN, a Rússia não vai fazer nada, ainda mais que estão atolados na guerra com a Ucrânia.
Querer enfrentar a Polônia e Ucrânia seria suicídio, não iriam aguentar os dois juntos, isso sem contar o envolvimento direto da OTAN.
A Polônia está se tornando uma potência militar na Europa (caças F35, ataque leve FA-50, Patriot, tanques M1, blindados Black Phanter, entre outras aquisições significativas).
Acho que além dos Saab 340 AEW&C devem haver alguns Hawkeyes versão C que serviriam como opção até os GlobalEye serem entregues, mas os Saab 340 AEW&Cdevem ter um custo menor para serem mantidos. Como você não é o Lulu das verduras que só fala abobrinha vou me conter e só tecer um breve comentário. A Rússia está atolada na Ucrânia lutando contra forças armadas que usavam equipamentos de conhecimento dos russos e que só recentemente está recebendo equipamentos ocidentais sendo alguns obsoletos e outros atuais em menores quantidades. O que você acha que aconteceria com o exército russo contra… Read more »
EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.
E lulu das verduras é o que elogio?
A Suécia e Alemanha são países de grandissima confiança?
A Polónia faz bem a comprar os aviões caças saab da Suécia.
Será um grande sucesso?
Espero que o inteiro ocidente esteja unido e couezo para impor a soberania e democracia de todos os países livres ?