Saab 340 AEW&C

Saab 340 AEW&C - Foto: Alexandre Galante

A Agência de Armamento da Polônia está conduzindo conversações sobre a aquisição de 2 aeronaves Saab 340 de alerta aéreo antecipado (AEW) para as Forças Armadas da Polônia, no âmbito da oferta da Suécia que, a curto prazo, garantirá a capacidade de detectar e alertar sobre ameaças aéreas.

Há poucos dias foi noticiado que a Polônia também negocia a aquisição de aeronaves Saab GlobalEye, mas mesmo que o acordo seja fechado, a entrega das aeronaves levará ainda alguns anos. Desta forma, as aeromaves Saab 340 AEW&C poderiam cobrir a lacuna até a chegada dos GlobalEye.

O  Saab 340 AEW&C é ou foi operado pela Força Aérea Sueca (2 unidades), Tailândia (2) e Emirados Árabes Unidos (2 unidades, substituídas por GlobalEye) e Grécia (2 unidades alugadas antes da chegada dos EMB-145 AEW).

Cobertura do radar Erieye do Saab 340
Saab 340 AEW&C da Tailândia acompanhado por um Gripen D
Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

Qualquer Força Aérea que não tenha uma aeronave com essa capacidade perde muito em capacidade.
Ainda bem que a FAB foi pioneira nisso na AL.

Rinaldo Nery

O Chile foi com seu 707 Condor.

Rinaldo Nery

Um pouco? Você não tem noção da turbulência gerada.

Cicero

Cel., uma pergunta que certamente você pode responder:

Com relação ao E-99, quando em operação, o voo da aeronave é nivelado ou é a antena que fica nivelada com o horizonte? Sabe também dizer se durante o desoenvimento da aeronave foi considerado um radar do tipo conformal? Aquela antena deve gerar um arrasto imenso.

Abcs

Rinaldo Nery

Quando a aeronave fica “on station” ela reduz a velocidade para um pitch de 6° (algo em torno de 160 a 180 KIAS, dependendo do peso), quando a antena fica nivelada com o horizonte. Esse pitch é verificado pela página do inercial, no FMS. Sim, o arrasto é enorme. Em 1995, quando o sistema Erieye foi escolhido, não existia nenhuma antena conformal com as características do requisito.

Cicero

Muito bom mesmo saber. Sempre tive esta dúvida. Mas agora fica aquela questão: porque a antena foi colocada nessa posição? A meu chute é que o comprimento dela é maior que o comprimento maximo possível, e deixando ela inclinada, seria a melhor posição para que não houvesse um deslocamento grande do centro de gravidade.

Abcs

Rinaldo Nery

A antena pesa 980 kg. Ela é inclinada para que fique paralela ao horizonte na baixa velocidade. Nada a ver com CG. Nenhum AWACS/AEW fica “on sation” em alta velocidade, ou velocidade de cruzeiro.

Cicero

Muito bom poder falar com quem sabe do negócio. Super esclarecedor.

Underground

Um eventual Praetor AEW&C seria uma aeronave para concorrer com o SAAB 340. Falta o cliente lançador.

Filipe Prestes

Já existe o P-600 mas como vc mesmo afirmou, falta um cliente. É um vetor interessante para países de baixo orçamento de defesa

Welington S.

Já li que a Índia se interessou pelo P600.

Filipe Prestes

Será mesmo eles tendo recentemente adquirido o Netra? Faz sentido partir para uma plataforma menor e com radar de menor alcance?

EduardoSP

Mas será que um Erieye caberia no dorso de um Praetor 600?

Last edited 10 meses atrás by EduardoSP
DanielJr

Não seria o Erieye, mas um radar da Rafael ou Elta (Israel), formado por algumas antenas fixas no entorno da fuselagem, não uma antena grande no dorso.

Nilton L Junior

A Polônia sabe que a batata dela esta assando.

Filipe Prestes

Acalme-se, absolutamente nada vai acontecer.

Wellington R. Soares

Caro Nilton, A Polônia é integrante ativa da OTAN, a Rússia não vai fazer nada, ainda mais que estão atolados na guerra com a Ucrânia.
Querer enfrentar a Polônia e Ucrânia seria suicídio, não iriam aguentar os dois juntos, isso sem contar o envolvimento direto da OTAN.
A Polônia está se tornando uma potência militar na Europa (caças F35, ataque leve FA-50, Patriot, tanques M1, blindados Black Phanter, entre outras aquisições significativas).

Last edited 10 meses atrás by Wellington R. Soares
Alecs

Acho que além dos Saab 340 AEW&C devem haver alguns Hawkeyes versão C que serviriam como opção até os GlobalEye serem entregues, mas os Saab 340 AEW&Cdevem ter um custo menor para serem mantidos. Como você não é o Lulu das verduras que só fala abobrinha vou me conter e só tecer um breve comentário. A Rússia está atolada na Ucrânia lutando contra forças armadas que usavam equipamentos de conhecimento dos russos e que só recentemente está recebendo equipamentos ocidentais sendo alguns obsoletos e outros atuais em menores quantidades. O que você acha que aconteceria com o exército russo contra… Read more »

Nilton L Junior

EDITADO:

2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.

Last edited 10 meses atrás by Franz A. Neeracher
Nilton L Junior

E lulu das verduras é o que elogio?

Alfredo arantes

A Suécia e Alemanha são países de grandissima confiança?
A Polónia faz bem a comprar os aviões caças saab da Suécia.
Será um grande sucesso?
Espero que o inteiro ocidente esteja unido e couezo para impor a soberania e democracia de todos os países livres ?