• O maior fabricante de jatos executivos do Canadá e um dos maiores contratados de defesa do Canadá unem forças para colaborar como a Equipe de Aeronaves Multimissão do Canadá para fornecer capacidade aerotransportada de ponta combinando a renomada aeronave Global 6500 da Bombardier com a tecnologia de sistema de missão totalmente interoperável General Dynamics do Canadá e sensores para a melhor plataforma do futuro.
  • Esta plataforma de próxima geração aproveita a experiência da General Dynamics Mission Systems–Canada como líder mundial em tecnologia de caça submarina e seu pedigree como uma força global no fornecimento de guerra antissubmarina e inteligência aérea, vigilância, reconhecimento (ISR) e recursos marítimos e terrestres para militares em todo o mundo.
  • A plataforma colocará o Canadá na vanguarda da guerra multimissão e antissubmarina (ASW) de próxima geração, tanto como operador quanto como exportador aliado.
  • A Bombardier Defense e a General Dynamics Mission Systems–Canada também estão unindo forças para pedir ao governo do Canadá que abra um processo de aquisição competitivo, justo e transparente que, em última análise, permitirá que a inovação canadense prospere, ao mesmo tempo em que estimula talentos de alto calibre e o Pan- Ecossistema aeroespacial canadense.

A Bombardier Defense e a General Dynamics Mission Systems-Canada estão colaborando para entregar a próxima geração de aeronaves Multi-Mission and Anti-Submarine Warfare (ASW) que atenderão aos requisitos estabelecidos pelo Governo do Canadá para o programa Canadian Multi-Mission Aircraft (CMMA). Ambas as empresas canadenses de longa data estão alavancando suas extensas redes para se preparar para o sucesso em um processo de aquisição competitivo, aberto e transparente, e estão unindo forças como a equipe de aeronaves multimissão do Canadá.

Com um histórico longo e altamente bem-sucedido no fornecimento de várias aeronaves especializadas em todo o mundo, a Bombardier Defense se destaca entre os fornecedores de aeronaves para missões especiais. Os produtos da Bombardier provaram ser plataformas confiáveis e totalmente interoperáveis por meio de projetos versáteis para alguns dos maiores fornecedores de defesa do mundo e para governos em todo o mundo, incluindo Estados Unidos, Alemanha e outros.

A base para a solução da Canadian Multi-Mission Aircraft Team é a aeronave Global 6500 altamente eficiente e ágil, o jato de tamanho certo para o CMMA com motores de última geração, longo alcance, alta resistência e acoplado com confiabilidade comprovada e melhor eficiência de combustível conforme documentado na recém-publicada Declaração de Produto Ambiental do jato. A família Global de aeronaves é a plataforma escolhida para mais de 10 tipos diferentes de missão em todo o mundo, devido à sua capacidade de desdobrar em todas as condições meteorológicas com carga útil total da missão, sua melhor combinação de velocidade, alcance e resistência, e seu funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana em todo o mundo infraestrutura de apoio.

A aeronave hospedará os melhores sistemas de missão integrados da General Dynamics, aproveitando diretamente o investimento do Canadá no recém-modernizado CP140 Block IV e CH-148 Cyclone. Este projeto canadense operacionalmente comprovado forma a base para a integração iterativa e de baixo risco de sensores e sistemas modernizados, permitindo que o Canadá salte ainda mais à frente de seus pares e adversários. Essa fundação à prova de futuro também garantirá relevância operacional contínua, respondendo às necessidades emergentes do Canadá até meados deste século.

“Os canadenses merecem uma frota de ponta para seu programa Canadian Multi-Mission Aircraft. A Bombardier está ansiosa para aproveitar esta oportunidade de fornecer uma plataforma de última geração. Esta é uma oportunidade geracional para uma empresa canadense alavancar sua aeronave Made-In-Canada Global 6500, conhecida por seu excelente desempenho e aprimoradores de missão personalizados para cada cliente. Ter a Bombardier trabalhando no CMMA é a escolha certa do ponto de vista de desempenho da aeronave e também uma oportunidade para o Canadá promover a inovação, reforçar suas capacidades e apoiar talentos em toda a indústria aeroespacial do Canadá de costa a costa”, disse Jean-Christophe Gallagher, Vice-Presidente Executivo, Vendas de Aeronaves e Defesa da Bombardier.

”Durante décadas, a General Dynamics se orgulha de fornecer soluções para os requisitos de defesa do Canadá. Esta nova parceria abre uma oportunidade geracional para acoplar nossos sistemas de missão confiáveis e de ponta para, em última instância, fornecer uma solução feita no Canadá que suporte as necessidades aerotransportadas de múltiplas missões do Canadá no futuro, ao mesmo tempo em que cria uma capacidade prontamente exportável que beneficiará o Canadá de modo muitas outras maneiras.” disse Joel Houde, vice-presidente e gerente geral da General Dynamics Mission Systems–International.

Jean-Christophe Gallagher (à esquerda), vice-presidente executivo de vendas de aeronaves e defesa da Bombardier, e Joel Houde, vice-presidente e gerente geral da General Dynamics Mission Systems–International, assinando um Memorando de Entendimento

Reunindo a experiência incomparável oferecida por ambas as organizações, esta plataforma fornece o que há de mais moderno em tecnologia de gerenciamento de missão aérea, garantindo a liderança contínua do Canadá nos domínios ASW e ISR.

Com o maior fabricante de jatos executivos do Canadá e um dos maiores contratantes de defesa do Canadá unindo forças para entregar uma aeronave multimissão canadense, resultarão benefícios consideráveis para o ecossistema aeroespacial pan-canadense, incluindo a criação de empregos de alto calibre, inúmeras oportunidades para pequenos e médios médias empresas (PMEs), comunidades científicas e instituições de ensino em diversas regiões do país. Com aquisição competitiva e custos operacionais significativamente mais baixos, os recursos do sistema de missão existente são integrados em uma aeronave Global 6500 moderna e de alto desempenho, que representa uma abordagem evolucionária de baixo risco para atender às necessidades de aeronaves multimissão do Canadá.

A General Dynamics Mission Systems–Canada apoia o Governo do Canadá (GoC) em muitos projetos, incluindo a entrega do Projeto de Modernização Incremental CP140 Aurora (AIMP). Essa modernização, juntamente com o anterior Projeto de Extensão de Vida Estrutural do Aurora (ASLEP), manterá o CP140 na vanguarda das capacidades ASW e estenderá a vida operacional do CP140 Aurora até a década de 2030. O cronograma de aquisição CMMA publicado foi projetado com prudência pelo Departamento de Defesa Nacional para permitir que o governo do Canadá se envolva totalmente com a indústria para explorar opções para atender às necessidades de aeronaves multimissão do Canadá e ter tempo suficiente para avaliar as opções. A plataforma baseada no Canadá apresentada pela Bombardier Defense e pela General Dynamics Mission Systems-Canada, fornecendo capacidades líderes mundiais em ASW, ISR e eficiências operacionais alavancando a aeronave Global 6500 é um excelente exemplo.

Mais informações sobre a equipe de aeronaves multimissão do Canadá serão reveladas como parte de uma coletiva de imprensa em 31 de maio de 2023 na CANSEC em Ottawa.

Sobre a General Dynamics Mission Systems–Canada

A General Dynamics Mission Systems–Canada é a maior contratada de defesa do Canadá, com 75 anos de presença duradoura no Canadá, e é líder entre as empresas de tecnologia de defesa do Canadá com reputação mundial de excelência na produção de guerra antissubmarina e inteligência aérea, vigilância e reconhecimento sistemas em plataformas tripuladas e não tripuladas. Uma força dinâmica na comunidade de negócios aeroespaciais, a General Dynamics está avançando nos recursos de defesa e segurança do Canadá enquanto visa aumentar as exportações globais por meio de P&D de ponta, fazendo parcerias com fornecedores inovadores, aumentando a base de fabricação do Canadá e investindo em um setor altamente talentoso e diversificado trabalhadores. Para obter mais informações, visite gdmissionsystems.ca.

Sobre a Bombardier

A Bombardier (BBD-B.TO) é líder global em aviação, focada no projeto, fabricação e manutenção dos jatos executivos mais excepcionais do mundo. As famílias de aeronaves Challenger e Global da Bombardier são conhecidas por sua inovação de ponta, design de cabine, desempenho e confiabilidade. A Bombardier possui uma frota mundial de aproximadamente 5.000 aeronaves em serviço com uma ampla variedade de corporações multinacionais, fornecedores de fretamento e propriedade compartilhada, governos e particulares. As aeronaves da Bombardier também são confiáveis em todo o mundo em funções governamentais e militares de missões especiais, aproveitando a experiência comprovada da Bombardier Defense.

Para notícias e informações corporativas, incluindo o relatório Ambiental, Social e de Governança da Bombardier, visite bombardier.com. Saiba mais sobre os produtos líderes do setor e a rede de atendimento ao cliente da Bombardier em defense.bombardier.com. Siga a Bombardier no Twitter: @Bombardier.

DIVULGAÇÃO: Bombardier

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Filipe Prestes

Pode ser uma opção para a FAB (Ou MB, dependendo de quem vai assumir Matheus) menos custosa que o P-8 e mais veloz e com maior autonomia do que o C-295 M. Não acredito que a Embraer queira desenvolver um P-190 a partir do E2, então a lista de opções fica curta.

BLACKRIVER

O avião perfeito para essa missão no Brasil se chama E175-E2, infelizmente não teve grande sucesso na aviação comercial e seu desenvolvimento foi paralisado! É um avião quem tem um espaço interno razoável, tem uma boa capacidade de gerar energia elétrica, opera bem em pistas curtas, e com baixo ACN. Pode receber modificações para aumentar a autonomia, e também pode receber uma sonda de REVO. Brasil é grande e precisa de pelo menos 12 “E99” e 12 “R99” distribuídos em três esquadrões, um no norte, um no planalto central e outro no sul… Alem do dos “E99 e R99” de… Read more »

Filipe Prestes

Creio que a Embraer não tem nenhum interesse em um ASW especificamente. O E2 muito provavelmente será usado para desenvolver o substituto do E-99

Will Bill

Filipe, entendo seu pensamento e concordo contigo… mas isso não deve ser um interesse da Embraer…e sim um interesse de nação… das forças entende meu ponto de vista? é um interesse do Estado… mas aqui é Brasil… então já viu

Will Bill

Concordo contigo!! penso que tudo que a Embraer puder desenvolver ou copiar e usar nas suas plataformas C390 ou E175-E2, deve ser explorada… mantendo linha de produção da plataforma aquecida… a FAB deveria (mais ainda) “colar” em projetos desse tipo… os chineses são o exemplo mais claro sobre (repaginar / copiar) ideias e levar pra frente ex: seus porta aviões e aviação advindos de engenharia reversa dos seus pares russos…

Aéreo

É necessário analisar uma série de dados que infelizmente não é de domínio público. O primeiro ponto é que estas aeronaves são projetadas como jatos executivos de alcance extra longo. Isto é, são otimizadas para cruzeiro em grande altitude e velocidades. A arena de operação de aeronaves navais é em baixas velocidades e altitudes menores. Quais são as reais penalidades para um projeto operar em outra região de envelope? Aeronaves navais carregam armas pesadas, misseis anti-navios, cargas de profundidades e torpedos. Quais as penalidades aerodinâmicas e estruturais estes carregamentos geram? A Bombardier está fazendo a parte dela, oferecendo seu produto… Read more »

Rinaldo Nery

As respostas pra mudança de envelope, hoje, são respondidas rapidamente por computadores. A empresa tem engenheiros aeronáuticos capazes de responderem essas questões. Ninguém lança um projeto sem ter essas respostas. Não são amadores.

EduardoSP

Sei não. Esse contrato estava indo para o P-8.
Agora aparece a Bombardier e a GD fazendo proposta.
Não sei qual seria o desempenho de um avião otimizado para voar em elevadas velocidades e altitudes como o Global 6500 voando, pouco acima do nível do mar.
Vai precisar de um bom reforço estrutural.

Rinaldo Nery

Só precisa voar baixo no uso do MAD. No resto não. Mudou o perfil da Patrulha. Os equipamentos têm outras capacidades daqueles de 40 anos atrás.

M4|4v1t4

Lembrando que a civilização provavelmente dará à Bombardier o mercado que ela irá tirar da Embraer como resultado do antiamericanismo brasileiro.

Afinal todos nós sabemos que, quando o Brasil fecha os braços e lava as mãos, é porque não tem força e coragem de dizer que está tirando força de um lado para fortalecer outro (China). Malandramente, é claro.

Então, o malandro vai conhecer a luva de pelica principesca dos otário.

Recomendação do tourinho: vendam sua ações e comprem Bombardier

F-39 Gripen

Embraer perdendo dinheiro a rodo:

1) Paquistão transformando vários Leneage 1000 em aviões de patrulha Marítima, sendo que a Embraer poderia ter oferecido uma versão de patrulha para eles….

2) O pouco interesse da Embraer nos drones, que daqui a pouco estarão substituindo as funções do Super Tucano.

3) Um novo Awacs, para substituir os R-99 e E-99. Se a Bombardier está fazendo é porque há demanda.

Fernando EMB

E você sabe tudo… Muito mais do que uma empresa toda. Sentar atrás de um teclado e apertar umas teclas é muito fácil…

Rinaldo Nery

A EMBRAER não tem gente competente na Inteligência de Mercado Militar. O último foi o engenheiro Anastácio Katsanos.

M4|4v1t4

Mas deve ter muita gente de marketing, publicidade e departamentos para assuntos aleatórios. Tenho certeza que sim.

Rinaldo Nery

Não é a mesma coisa. Pode ter certeza. Tem que entender, e muito, de aviação militar.

SGT MAX WOLF FILHO

Pior que o que vc diz tem razão. concordo sobre os ideia 2 e 3, o mundo todo lá fora está trabalhando num avião de superioridade aérea sem piloto, só não divulgaram nada do lado dos EUA pq precisam vender F-35 para pagar o que investiram naquilo dos países trouxas, quando tiverem alcançado seu objetivo de venda, vai sair os next gen sem piloto e a corrida pra comprar começa tudo de novo… A Embraer tem um projeto já na gaveta mas a FAB quer assitir topgun, game CHANGER, muita bigodagem viu

Rinaldo Nery

A FAB não tem nada a ver com isso.

SGT MAX WOLF FILHO

Tem sim meu sonho rolar uma CPI nas Forcas Armadas, ai vc vai ver o tanto e coisa errada que vão achar, Muitos filhos de generais recebendo pensão astronômicas e etc, muita coisa se comenta nos quarteis, mais como tem estrela no meio morre ali ne!

Rinaldo Nery

Falou bem: sonho.

Willber Rodrigues

Tinha falado, a algum tempo atrás, de usar o motor do ST pra um drone de ataque terrestre, pro EB, e usar o motor do Gripen pra um drone pra FAB, que servisse como “alerta antecipado”, indo na frente e repassando a informação pro Gripen, vindo atrás.