Fundação Banco do Brasil e Instituto Embraer assinam parceria para integrar Tecnologias Sociais à educação

4

Investimento compartilhado no projeto social dos Colégios Embraer abrange o atendimento a cerca de 570 estudantes de ensino médio

São José dos Campos-SP, 19 de maio de 2023 – A Fundação Banco do Brasil e o Instituto Embraer anunciaram parceria inédita para potencializar a transformação social de famílias em situação de vulnerabilidade nas regiões de São José dos Campos e Botucatu (SP). O projeto “Educação de qualidade integrada a Tecnologias Sociais”, com duração de três anos, busca conectar a educação a iniciativas sustentáveis, promovendo uma inovação pedagógica por meio da reaplicação de Tecnologias Sociais.

As Tecnologias Sociais são técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com as comunidades e que representam efetivas contribuições para a transformação social. Os projetos serão desenvolvidos com os estudantes do ensino médio dos Colégios Embraer e compartilhados com escolas públicas ou aplicados nas comunidades, a exemplo das tecnologias sociais “Postes de Luz Solar” e “Uso de Energia Solar Para Beneficiamento de Cera na Apicultura”, já apoiadas pela Fundação Banco do Brasil em outras regiões.

Elisângela Zilli, presidente da Fundação BB, destaca a atuação da instituição como certificadora de mais de 600 Tecnologias Sociais, levando soluções inovadoras para desafios socioambientais: “Conectamos as Tecnologias Sociais (TS) aos nossos programas de Educação para o Futuro, Meio Ambiente e Renda, Saúde e Bem-estar, Voluntariado e Ajuda Humanitária. Com o apoio de parceiros e investidores sociais, como o Instituto Embraer, conseguimos ampliar nossa atuação e reforçar nosso papel como Fundação da Tecnologia Social, valorizando vidas e transformando realidades em todas as regiões do Brasil”.

“Queremos transformar a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade através da educação integrada às tecnologias sociais. Essa iniciativa tem o potencial de gerar impacto positivo nas comunidades e contribuir para o desenvolvimento sustentável do nosso país. Juntos, Fundação Banco do Brasil e Instituto Embraer, investimos nesta nova geração para construir um futuro mais próspero e justo para todos”, reforça José Ricardo Sasseron, vice-presidente de Governo e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil.

O Instituto Embraer tem uma história marcada pela geração de oportunidades de transformação social e se tornou uma das referências de investimento social privado do Brasil. Entre os projeto de destaque estão os Colégios Embraer de ensino médio (com unidades em São José dos Campos e Botucatu) que já formaram mais 4.700 alunos em duas décadas. A parceria com a Fundação Bando do Brasil fortalece ainda mais os conceitos relacionados à sustentabilidade, tecnologia, inovação, empreendedorismo e geração de renda.

“Os Colégios Embraer são reconhecidos pela excelência no ensino, com altos índices de aprovação nas melhores Universidades do País e do mundo, há mais de duas décadas. Mas este é um projeto social que transcende as disciplinas obrigatórias e os objetivos pedagógicos do ensino médio. Buscamos gerar impacto positivo na sociedade como um todo, e a parceria com a Fundação Banco do Brasil vai nos permitir ampliar o alcance e a sustentabilidade, fomentando as Tecnologias Sociais”, disse André Tachard, Diretor do Instituto Embraer.

“É um imenso orgulho ter a Fundação Banco do Brasil como parceira no nosso ecossistema de geração e disseminação do conhecimento. A educação foi a base da criação da Embraer e continuará sendo nosso principal propósito para promover um ensino de qualidade e contribuir com a redução das desigualdades sociais”, disse Andreza Alberto, vice-presidente de Pessoas, ESG e Comunicação Corporativa da Embraer.

O projeto pedagógico dos Colégios Embraer é pautado no sócio interacionismo, com aulas de formação geral básica e avançada, itinerários formativos e projeto de vida, contribuindo com a formação integral do estudante. Atende anualmente 720 jovens nos três anos do ensino médio, dos quais 80% recebem bolsa de estudos de forma totalmente gratuita. Desde 2018, também conta com 20% de alunos pagantes, promovendo uma maior integração social, a partir da diversificação do público atendido.

Sobre a Fundação Banco do Brasil

Há quase quatro décadas, em 1985, o Banco do Brasil instituiu sua Fundação para contribuir com a transformação social dos brasileiros e com o desenvolvimento sustentável do país. É a principal instituição gestora dos projetos socioambientais apoiados por meio do Investimento Social Privado – ISP do BB e de parceiros, declarada o coração social do Banco do Brasil.

Nos últimos 10 anos, foram investidos R$ 2,6 bilhões em 10 mil iniciativas que impactaram positivamente a vida de 6,6 milhões de pessoas.

Sobre o Instituto Embraer

Criado em 2001, o Instituto nasceu com o objetivo de investir o capital social privado da Embraer em programas voltados principalmente a educação. Além de manter os dois colégios de Ensino Médio em período integral nas cidades de São José dos Campos e Botucatu, interior de São Paulo, o Instituto investe recursos financeiros e humanos em projetos que impactam positivamente a sociedade.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground

Meu Zezus!!!
Mais uma invenção social para não dar em nada. Pessoal quer inventar a roda.
Bota a crianças para estudar, o restante do povo para trabalhar e se livrem dos políticos.

BVR

Acho importante que fundações promovam o acesso à educação de qualidade para adolescentes (e crianças) oriundas de famílias de baixa renda; pois do contrário, dependeriam muito mais dos sorteios de vagas nas escolas federais (e algumas poucas estaduais) que do êxito num processo seletivo, que normalmente exige um conteúdo escolar que esses adolescentes (e crianças) mal tiveram acesso – ou conheceram de maneira muito superficial. Some-se a isso a dificuldade que municípios e estados parecem ter em entender que sala lotada/entupida de alunos é um obstáculo ao processo de aprendizagem. Certamente as salas de aula da fundação Embraer devem equacionar… Read more »

FernandoEMB

Este Colégio, aliás Colégios (são dois, um em Eugênio de Melo e outro em Botucatu), são fantásticos.

Possuem um excelente estrutura de salas e laboratórios. O ensino é de excelência. São em período integral e os estudantes tem tudo, material, transporte, refeições, uniformes,…

O índice de aprovação dos alunos em universidades públicas é de mais de 80%.

Uma iniciativa fantástica e que já tem muitos anos…

Felipe M.

é isso aí.
Que cada um faça um pouquinho.
Melhor do que ficar esperando e reclamando que alguém o faça.
Que mais empresas tenham ou ampliem essas iniciativas.
Continuo esperançoso que um dia ainda teremos ensino integral, em nossas escolas públicas, em parceria com a iniciativa privada, especialmente no que tange a uma primeira experiência profissional aos alunos ainda no ensino médio e com um ensino técnico prático.