A Saab entregou hoje (09) dois novos caças Gripen E para a Força Aérea Brasileira (FAB). Os aviões chegaram ao Brasil na última sexta feira (05), em Santa Catarina, e voaram na data de hoje diretamente para a Base Aérea de Anápolis, responsável pela operação dos caças.

As aeronaves de matrículas FAB 4105 e FAB 4106 foram conduzidas pelos pilotos da FAB Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira Perez e Major Abdon de Rezende Vasconcelos em um voo de aproximadamente 1h30min. Com estes, a Força Aérea Brasileira passa a contar com 6 caças Gripen E em operação.

A entrega acontece no mesmo dia em que Saab e Embraer inauguram a linha de produção dos caças no Brasil, registrando mais um grande marco para o Programa Gripen Brasileiro.

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder no segmento de defesa e segurança com a contínua missão de ajudar nações a manter a segurança da população e da sociedade. Com a força de 19.000 funcionários, a Saab está em constante expansão das fronteiras tecnológicas para criar um mundo mais seguro, sustentável e igualitário. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armamentos, comando e controle, além de sensores e sistemas subaquáticos. A Saab tem sua sede na Suécia, tem operações de grande porte em todo o mundo e faz parte dos recursos de defesa de diversas nações.

No Brasil, a Saab mantém uma parceria de longo prazo e fornece diversas soluções avançadas, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.

DIVULGAÇÃO: Saab / MSL Group

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Victor Filipe

Agora eu quero ver o Brasil participando de um Red Flag usando eles.

Willber Rodrigues
Santiago

Torcendo pra ser em Natal

Rinaldo Nery

E será.

Maurício.

Pode ter certeza, quando eles estiverem operacionais, os americanos vão convidar a FAB, disso eu não tenho a menor dúvida…rsrsrs. Eu quero ver uma Cruzex, o Gripen com Meteor, a Venezuela poderia participar com os Su-30, frança com Rafale, EUA com F-15E e Chile com F-16 Bloco 50, seria bem interessante.

Victor Filipe

O Gripen + Meteor + E-99M é um combo melhor do que qualquer coisa que existe por essas bandas.

Willber Rodrigues

Colocaria na lista o LinkBR, quando ele estiver 100% operacional. Ninguém fala dele, mas ele é o verdadeiro divisor de águas da FAB.

Maurício.

Concordo.

fulcrum

Eu quero ver a Saab cortando relações.

Santamariense

Com quem?

Nunes Neto

Já têm os capacetes com visor intregada (HMD)?

Maurício.
Tutu

Agora que são 6, eles já fazem alerta em Anápolis?

oswaldo

Acho que nao estao operacionais ainda.

Rinaldo Nery

Ainda não.

Flight_Falcon

Boa noite Cel.
Qual é o tempo médio para formação da tripulação, desenvolvimento da doutrina e utilização de uma aeronave de combate nova em alerta?
Claro, pensando na parte somente de defesa aérea, não todo o tipo de missão.

Rinaldo Nery

Por volta de um ano, um ano e meio. Os pilotos que cursaram na Suécia já são aptos a fazê-lo. Agora é escrever manual e ensinar os novos.

rommelqe

Duas obervações/indagações: 1) O IRST aparentemente veio totalmente instalado, o que me parece indicar que este sistema ja atingiu um grau minimo de integração; este fato demonstra o quanto eram infundados receios anteriores demonstrados por foristas quanto a terem robustez suficiente para ser transportado via marítima. Entendo que durante operação normal e em condições de combate este sistema será muito mais intensamente solicitado, seja em termos mecânicos, eletrônicos e químicos. 2) Por que foi dispensada a passagem por Gavião Peixoto antes de ir para Anápolis? A confiabilidade certamente atingiu patamares adequados; por outro lado, se está prevista a instalação de… Read more »

Rosi

Muito bom!!!
2 pilotos Brasileiros
Vôo Direto para Anápolis em 1.30h
Top D+++

bjj

Alguém sabe dizer se esses 6 caças operacionais já estão na configuração N1?

Grifon Eagle

07 Gripens apenas… Enfim, melhor que nada né?

Renato

É aquela história, você pode enxergar o mesmo copo meio vazio ou meio cheio, depende da sua perspectiva.
.
Poderia ser mais rápido? Sim com certeza, mas também poderia ser pior, poderíamos não ter nada..

Marcelo Baptista

Só vim para ver os comentários sobre o IRST, ehehhe

Felipe

Pena que não efetuaram o aditivo para mais 4 caças… Os próximos 2 só serão entregues pro fim deste ano…

Wellington Góes

Algumas coisas começam, enfim, serem comprovadas a favor da aeronave, sua autonomia. Por óbvio que facilita o fato de estarem sem armamentos coisa e tal, mas quando isso acontecer, especialmente nas missões ar-ar, o cacinha terá uma autonomia bem interessante.