A Áustria busca avançar nas negociações com a fabricante brasileira de aviões Embraer SA (EMBR3.SA)  para a compra de quatro ou cinco aeronaves de carga militar KC-390, disseram duas fontes familiarizadas com o assunto disse na quarta-feira.

A medida faz parte da meta da unidade de Defesa da Embraer de ampliar sua participação na receita externa neste ano, com foco nas vendas externas do C-390 Millennium – como também é conhecido o avião de transporte a jato – conforme noticiado pela Reuters neste ano .

A Áustria participou de um encontro de usuários do KC-390 no mês passado em Portugal. A Hungria, que já comprou o avião, a Holanda, que selecionou o avião para renovar sua frota, e a República Tcheca também participaram do encontro.

Uma delegação austríaca viajou ao Brasil para a LAAD, e uma das pessoas disse que mais conversas sobre o KC-390 estavam em sua agenda, embora uma decisão final sobre a compra ainda não fosse tomada.

O governo austríaco não respondeu imediatamente a um pedido de comentário enviado fora do horário comercial.

A Áustria está procurando renovar sua frota de Hercules C-130 da Lockheed Martin (LMT.N) . O país anunciou que adquiriria de quatro a cinco aeronaves para assinatura de contrato no primeiro semestre de 2024, com entrega até 2030.

“O KC-390 está sendo analisado e há interesse mútuo”, disse uma segunda fonte da indústria na quarta-feira.

A notícia chega quando a Embraer assinou na terça-feira um memorando de entendimento com a Saab da Suécia (SAABb.ST) para posicionar o KC-390 como a solução preferencial para os requisitos de transporte aéreo tático da Força Aérea Sueca e buscar novas oportunidades de negócios.

“Há negociações com vários países”, disse o CEO da Embraer Defesa, Bosco da Costa Junior, à Reuters nos bastidores da LAAD. Ele não especificou os países, mas observou que é público que a Áustria e a República Tcheca participaram recentemente de uma reunião de usuários do KC-390.

Publicidade · Role para continuar
A empresa também lançou na quarta-feira a aeronave de ataque leve A-29 Super Tucano com configuração da OTAN, inicialmente com foco em atender às necessidades das nações europeias, segundo comunicado.

FONTE: Reuters

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

273 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
PauloOsk

Nao ta facil a vida de quem torceu contra o kc390.

João

Não sei não Paulo.
O atual presidente está bem alinhado à Rússia e China. Numa destas o o pessoal boicota o kc, e digo mais, de repente os Gripens são “freiados”.

Esteves

Defina alinhado.

Jagderv#44

Esteves, parece que nossa diplomacia não é mais a mesma desde Oswaldo Aranha (el gaucho).
Alinhado = afirmar que a Ucrânia (o Zelensky) não pode “querer” tudo, que a Ucrânia é (também) responsável pela guerra, que “só” os EUA/Europa querem a guerra, etc.
OK ok, é um ponto de vista.

Luiz Garcia

E feriado.

M4l4v1t4

Concordo 100%

A Embraer tem 95% da sua carteira de clientes em mercados que podem ser desligados do dia para a noite se o EUA entender que assim dever feito.

Não entendo como alguém pode rasgar a calcinha para a Rússia e para a China ao mesmo tempo que diz torcer para a Embraer. Se dependesse da Rússia e da China a Embraer não existiria, simples assim.

Esteves

“Se dependesse da Rússia e da China a Embraer não existiria”.

Se dependesse desses dois a Boeing também não.

Camargoer.

Se dependesse dos EUA, a Airbus também não existiria.

Nilo

Para quem torcia para a Embraer ser vendida para a Boeing e que a mesma iria manter a plantas da indústria da Embraer e centro de pesquisa no Brasil não a argumentação fora a que o chapéu de alumínio permite.

Camargoer.

Caro Nilo. Pois é. Fui um dos poucos que se colocou contra a venda da Embraer. Sempre sustentei que a Embraer é uma das poucas “grifes” tecnológicas que o Brasil tem e deixei claro que a venda da empresa me despertava um tremendo mal estar. Lembra? Havia quem defendesse que o sando de exportação e importação da Embraer era nulo ou até negativo, Fui eu quem mostrou que para cada US$ 2 importados pela Embraer, ela exportava US$ 3;

Saldanha da Gama

Boa tarde, assim como v c, eu trambém fui contra e uma das preincipais alegações aqui, era que iria falir sem a empresa americana.

Camargoer.

Olá Saldanha. Riso. Acho que a gente enchia uma kombi. Riso. Muita gente que defendia a venda da Embraer sumiu ou mudou de apelido.

Hank Voight

Sua afirmação não tem respaldo na realidade visto que a Airbus possui fortes negócios nos EUA. É fornecedora do Departamento de Defesa do país e possui uma linha de montagem do A320 em Mobile Alabama

M4l4v1t4

Se dependesse da Airbus quem votasse no 22 iria para a câmara de gás por racismo.

Camargoer.

Caro. Eu não entendi o seu comentário e acho que não se deve fazer trocadilho com o genocídio feito pelos nazistas. Acho que todo mundo deve conhecer alguém próximo a uma vítima daquele horror. Eu conheço vários.

Nilo

Meu caro a Airbus está propondo parceria com a Embraer porpondo no médio prazo colaborações nos setores de defesa e espacial, recente declaração do vice-presidente de defesa e espaço da Airbus na América Latina, Víctor De La Vela.

Hellen

Se dependesse da Boeing e do governo americano a Embraer tinha deixado de existir no ano passado !!!

Rodrigo Maçolla

Também concordo, Na politica internacional ou Geopolítica nem tudo que se pensa se fala, e nem tudo que se fala é o que se pensa. Mas esperar que nosso governo pense antes de falar é muita inocência, Então quando falam só pode sair coisa que não presta. é aquela história para que ser coerente e cuidadoso?, Quando se pode ser estúpido e irracional.

A mais é bem provável que a Embraer venda uns 100 o KC-390 para a Russia ou 200 para a China, “só que não”

Mengao

Os europeus irão continuar comprando o KC-390 mesmo o Brasil alinhado com China e Rússia, se vc acompanhar os fatos vai ver que líderes europeus tb estão alinhados com o discurso do Lula, exemplo Macron e o Charles Michel, com relação a Embraer quem queria comprar ela pra transformar em uma mera subsidiária era a Boeing. O Brasil tem a oportunidade de ser uma potência, ao lado da China e Rússia nos BRICS, mas se quiser continuar sendo tratado como quintal pelo Ocidente e sabotado pelos EUA então esquece.

WILIAM CESAR VIOLATO

se os EUA, resolverem “embargar” a coisa… eles conseguem .. lembre-se os motores V2500 fabricados pelo consórcio (IAE) quem tem a Pratt & Whitney como integrante, eles conseguem colocar água no chopp viu…

Hank Voight

Esqueça! no BRICS o Brasil jamais será potência mas apenas mero caudatário de China e Rússia em seus embates com o ocidente. A Índia já percebeu isso….

Slow

A India é o mais fragilizado dos BRICS devido o nível de relação com os EUA e sua briguinha com a China ..

É óbvio que vão tentar desestabilizar o BRICS por lá .

Rui Mendes

O Macron e o Chalés Michel, alinhados com o discurso do Lula!!!?????
Nem mentir sabes.
Aliás, tens a resposta a isso, na resposta dos EUA e da UE, a esse discurso.

Daniel Ricardo Alves

Caro amigo, acha que não sabe bem do que está falando. O alinhamento entre líderes europeus e o Lula é óbvia. Só não vê quem não quer. Os dois lados do Atlântico, além de Canadá e EUA seguem uma agenda nitidamente progressista.

SGT MAX WOLF FILHO

Dos EUA também não, tanto que o objetivo da BOEING quando tentou comprar a Embraer era fazer da Embraer um escritório no Brasil e levar a fábrica toda pro estado do Texas.

André Macedo

Não foi Rússia ou China que compraram a Embraer só pra prejudicá-la, foi? Kkkkkkkkkkk rapaz cada comentário seu é uma vergonha diferente.

PauloOsk

Isso eh verdade, mas sera que seria isso o ultimo golpe pra jogar o Brasil no colo chines de uma vez por todas? Querendo ou nao, o Brasil ainda tem muitos lacos com os paises ocidentais, mas qualquer embargo que sofrermos pode ser superado substituindo por produtos chineses. So olhar o que aconteceu com a Russia depois do inicio da guerra.
Lembrando que nao desejo isso de forma alguma, e sim que continuemos fazendo negocios com todos.

SGT MAX WOLF FILHO

Se isso acontecer é tiro no pé das empresas estrangeiras que vendem produtos pra Embraer, porque ela vai ser o obrigada a comprar similares chineses e russos, e com isso o KC 390 seria híbrido nessa nova ordem mundial… Vendendo tanto para lado A ao lado B

Camargoer.

Caro João… As primeiras visitas internacionais do atual presidente foram na Argentina e depois nos EUA, o que mostra bem a prioridade diplomática do país. A China é o principal parceiro comercial do Brasil. O Brasil não está alinhado nem com os EUA, nem com a Russia, nem com a Ucrãnia. Perceba que se o Brasil aderir ao boicote contra a Russia ou fornecer armas para a Ucrânia, significa tomar uma posição de não-neutralidade. Seria o mesmo que fornecer armas para a Russia, Neste caso, a posição brasileira é a de cessar fogo imediatamente. Para isso, os dois países precisam… Read more »

Rinaldo Nery

O mundo inteiro quer o cessar fogo, dum conflito que não deveria nem ter iniciado. Mas, afirmar que A ou B são culpados pelo início do mesmo, como o ¨primeiro ignorante semianalfabeto¨ afirmou (está na mídia), não ajudou em nada. Nem na diplomacia, tampouco na economia.

Camargoer.

Ola Rinaldo. Eu tenho defendido o imediato cessar fogo e início das negociações de paz desde os primeiros meses da guerra, ainda que a maioria dos colegas achem que isso era uma posição pró-Russia, o que é um erro de interpretação do que tenho escrito. Fiz uma análise sobre o que me parecia a avaliação estratégia da Russia para a invasão (sem que eu emitisse um juizo sobre se era justa ou não). Obviamente, uma invasão agride o direito internacional, contudo a questão imediata é o cessar fogo. Creio que se avaliarmos os erros cometidos no tratado de Versalhes no… Read more »

Leo Rezende

Não,vc não acertou em tudo. Suas premissas quanto a Venezuela e Rússia,a meu ver,são equivocadas.
Russos estão em uma guerra de conquista de territórios,são INVASORES.
E quanto ao Maduro,o que impede a existência de uma democracia na Venezuela é a existência do mesmo e de seus iguais.
Não se negocia com chacais.

Camargoer.

Caro Leo. Então, o comércio entre o Brasil e a Venezuela acabou. De um saldo positivo para o Brasil de mais de US$ 4 bilhões ao ano não resta quase nada. Quem fornece bens de consumo para a Venezuela hoje é a China (eu avisei…). Guaidó foi abandonado pela comunidade internacioinal porque foi incapaz de assumir o poder (eu avisei….). Maduro continua no poder (eu avisei…..). A oposição sem Guaido tem negociado com o Governo mediado pelo México (eu avisei que isso ia acontecer e que o Brasil ficaria de fora….). Sobre a guerra na Ucrânia existem duas alternativas. 1.… Read more »

Santamariense

Você é professor, não é? Em uma universidade pública? Se é professor em uma universidade, então não está em férias. Mas, posta aqui as 10:00, 14:00, 16:00, 17:00…que horas tu trabalha?

Camargoer.

Estou de férias.

Santamariense

Mas, faz tempo então…..hehehehe

Rui Mendes

Mesmo.

Slow

Se um não quer dois não fazem ..

A Ucrânia já negou todo tipo de acordo então aguenta ué .

Sensato

Esse argumento tem a profundidade de um pires rachado. A Ucrânia nunca quis a guerra e ela foi feita mesmo assim. Agora é ela quem tem que se submeter a perder território ainda mais território, riquezas e recursos depois de tudo que já perdeu?

Caerthal

A Ucrania é um país rachado. Metade do país quer se alinhar à UE e outra metade à Russia. Para dirigir uma país assim você precisa de estadistas e não de humoristas. Muito triste todo esse desfecho.

Andrey

Para a claque amestrada dizembque foi o maior discurso de um governante,que a diplomacia voltou,que o Brasil deixou de ser pária ,só esqueceram de combinar com a imprensa estrangeira e o resto do mundo.

glasquis7

Não foi um bom discurso e agora tem que ficar dando desculpinhas.

A verdade é que nos últimos anos a política externa não tem sido gerida a contente por nenhum dos lados.

Pela importância do Brasil na região, esperamos que as coisas melhorem.

Jagderband#44

Penso que o comentário do João foi no sentido de que se o Brasil, via PT, se posicione explicitamente em favor da Rússia e comercialmente, em favor da China.

O Brasil votou a favor da investigação da explosão do Nordstream, junto com a China e a Rússia. Isso é um sinal de alinhamento. Deveria se manter neutro.

Voltando ao teu comentário, caro Camargoer, a visita aos EUA foi muito rápida, sem cerimônias, sem acordos, sem nada.

Camargoer.

Caro Jad. Quem dá o tom da visita é o anfitrião. Lembro que BushJr recebeu Lula em Camp David e com jantar de gala em tudo na Casa Branca. Biden preferiu menos destaque, inclusive poderia ter enviado a vice-presidente para a posse, como fez a China. Preferiu enviar a Secretária de Interior (ainda que ela seja extremamente importante na estrutura do governo). Ainda assim, a segunda viagem internacional do atual presidente foi para os EUA (tradicionalmente, a primeira é na Argentina, exceto no caso de Bolsonaro… ). Atualmente, o Brasil tem assento no Conselho de Segurança representando os países da… Read more »

Slow

Oferecem 50 milhões pro fundo da Amazônia , é isso mesmo ( 50 milhões) além de ter feito uma recepção mixuruca .. Já na China a recepção e o tanto de acordo assinados não preciso nem falar ..

Jagderv#44

Slow, eles não investem no Brazil pois não temos segurança jurídica, o retorno é baixo (custo Brasil) e a corrupção é endêmica, simples assim.
A China investe, mas suga tudo que pode do país, vide África.

Ou seja, não existe bonzinho no mundo amigo.

WILIAM CESAR VIOLATO

João.. penso a mesma coisa… >>> o Presidente atual deveria não tecer comentários ou estar do lado A ou B de uma guerra… apesar de ser algo reprovável toda e qualquer guerra, não é um problema do Brasil. Seria melhor deixar que a diplomacia o fizesse … mas o que esperar de um “ex-captivus”

Sergio

Ainda é cedo pra medidas tão radicais por parte da UE/USA. Hoje mesmo ele já recuou nas declarações. Minha modesta opinião é que o Presidente é um velhinho que perdeu a mão e a janela do tempo pra ser mais um Hugo chaves da vida. Não acontecerá. Mas se forçar a mão…

Agressor's

Várias nações do mundo se mostram bem interessadas pelo o KC-390, apenas a república democrática dos estados unidos do braziu é que não…

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Esteves

Assinaram 28. Mas a grana..l

Felipe M.

Grana tem, para tudo.
Não tem é interesse. Justamente o que o Agressors comentou acima.
Aliás, o contrato já tá em quantos? 21? 15?

Esteves

Aonde Está essa grana?

LeoRezende

Dizer que NÃo tem dinheiro é (quase) tão demagógico quanto dizer simplesmente que HÁ,como se ele simplesmente estivesse disponível. O fato é que,o que existe e predomina,são prioridades de governantes e seus interesses que quase nunca são os melhores para o Estado brasileiro,melhor dizendo,para a NAÇÃO brasileira. Afinal,todos sabemos que o tamanho do erário é significativo,mas seus gestores e nossos legisladores republicanos (de tamanho também gigantesco) são,em boa parte, perdulários,irresponsáveis,corruptos e egoístas,de modo que hagam pro Br e pra massa amorfa comumente chamada de “povo”. Defesa só é RARAMENTE discutida,ao menos fora de uma bolha muito específica formada pela caserna… Read more »

Last edited 1 ano atrás by LeoRezende
Esteves

Como você faria? Qual movimento deveria ser realizado para buscarmos mais eficiência no gasto público?

https://www.extraclasse.org.br/wp-content/uploads/2023/02/Gastos-com-a-divida-consumiram-463-do-orcamento-federal-em-2022.webp

LeoRezende

Esteves,não tenho a ousadia de discorrer sobre o assunto,ainda mais apresentar solução para um problema grave e crônico. Apenas dei meus 5 centavos sobre algo que qualquer vivente pagador de impostos nesse país,percebe através da simples observação. Não é nem ao menos necessário ser letrado para tal. Mas arrisco dizer que um Estado mais enxuto,mais rigoroso consigo mesmo do que com o cidadão,uma classe politica mais comprometida,fiscalizada,punida com rigor quando necessário e com menos benesses,idem para o judiciário e outros de alta casta de servidores públicos…poderia citar inúmeras outras idéias óbvias e generalistas. Mas o fato é que vc corrobora… Read more »

Rinaldo Nery

Vários foram punidos na Lava Jato, mas um tal de STF cancelou quase todos os processos, e devolveu o dinheiro roubado aos mesmos. Sob os aplausos de VÁRIOS aqui (¨a Lava jato acabou com a economia do País…¨). Eu li isso aqui!

M4l4v1t4

Mas o STF está cumprindo com o papel dele de Partido dentro da Juristocracia Woke.
Errado está você em achar que o STF é o tribunal máximo do Poder Judiciário da República Federativa do Brasil.

Rinaldo Nery

De ¨máximo¨ não tem nada… É um apêndice do partido governante.

Camargoer.

Caro RInaldo. Perceba que os dois juízes mais conhecidos da LavaJato, o Moro e o Bretas, foram repreendidos e punidos pelos órgãos superiores da justiça. O problema é que quando um juiz de primeira instância comete um crime sob o argumento de aplicar a justiça ele se torna um justiceiro, Uma das mais importantes ideias do sistema judicial moderno é a possibilidade do recurso a uma instância superior. Tem um colega advogado que me explicou que “se o juiz de primeira instância dizer que a roda é quadrada e ninguém recorrer, a roda fica quadrada”. A mesma coisa sobre o… Read more »

Carvalho2008

Mestre Camargoer, todos os juízes receberam e recém pressão contra, a juíza substituta também.

Não adianta falar.

O Brasil tem corruptores mas não tem o corrupto os condenados de um lado e nenhum político do outro. Gente proibida de ir para os EUA e multas pesadíssimas lá por crimes aqui.

O dinheiro existe e que prova a mais? Isto é apenas condescendência enjoativo de quem defende e contemporiza.

Uma questão de time da vez, nada mais.

Camargoer.

Olá Carvalho. Pois é. Juízes de primeira, segunda, terceira e do STF sofrem pressão. A maioria suporta, alguns ignoram, outros cedem. Alguns se vendem. Na primeira instância é complicado porque é apenas um quem decide. Na segunda instância fica mais difícil porque é um colegiado, ainda assim tem a terceira instância. E no Brasil (talvez equivocadamente) tem a quarta instância, que deveia ser apenas uma corte constitucional. Temos acompanhado o imbróglio em torno do depoimento do Tacla Duran. Eu cometeria um erro se eu dissesse que “quem não deve não teme”. Não é assim. Prefiro aguardar para ver o que… Read more »

Santamariense

No Brasil, o dono de uma empresa envolvida até os alicerces em corrupção, tem a pachorra de escrever um livro acusando a operação que mostrou seus crimes ao mundo, como se ele fosse o injustiçado e a polícia e a justiça, as culpadas. É o poste mijando no cachorro.

Carvalho2008

Se ele não agiotou os contratos talvez um dia assista Se ele não pagou benesses e propinas, talvez assista Se o dinheiro que foi devolvido não existisse, talvez assistiria Não adianta, os milhões e milhões existiram e foram devolvidos, ao menos no que se conseguiu saber…. É como devolver uma barra de ouro e dizer que ela nunca saiu do cofre alheio Todos os juízes que pegam este processo são perseguidos…o primeiro foi, o segundo foi, o de Brasília foi, o do RJ o Bretas também foi… e o caso foi julgado e condenado por colegiado de 2a e 3a… Read more »

Santamariense

Esquece os juízes. Atenha-se aos crimes que foram mostrados pela operação. Vocês, que defendem o inominável, se apegam às críticas ao Moro para encobrir o que a lava-jato escancarou para o mundo, a corrupção desenfreada e a roubalheira institucionalizada dentro do governo, dos partidos que lhe davam sustentação e das estatais. Sobre os impactos na economia, quem critica a lava-jato por isso, é quem defende a máxima dos calhordas: “rouba mas faz”.
Vocês venceram ,por enquanto. O mundo da voltas. Além disso, Deus não se mete no jogo, mas fiscaliza.

Carvalho2008

infelizmente, corretíssimo Mestre santamarinense

Santamariense

Pois é, mestre carvalho2008. É desmotivante e decepcionante ver gente que se diz ser esclarecida, defendendo esse tipo de atos corruptos e esses desmandos que graçam no Brasil.

LeoRezende

Mesmo? E com os desembargadores que AUMENTARAM a punição do(s) ladrão(ões),e com os juizes do STJ que RATIFICARAM essa mesma sentença,o que aconteceu com eles???
O que estão a fazer com o Moro e com o Bretas,é pura vendetta. Das mais risíveis.

Camargoer.

Caro. A primeira decisão é dada pelo juiz na primeira instância. È possível recorrer da decisão de primeira instância para a segunda instância. A decisão da segunda instância é superior á de primeira instância. O colegiado de desembargadores pode confirmar ou reformar a decisão do juiz de primeira instância. Contudo, ainda há a terceira instancia que é superior ao colegiado de segunda instância. Os ministros da terceira instância podem confirmar ou reformar a decisão de segunda instância. E por fim, o STF é a instância suprema que tem a palavra final. Então, o que vale para a segunda instância (poder… Read more »

Santamariense

Tu te fazes de desentendido. O que o outro colega escreveu, é que não foi só Moro que condenou o inominável. O TRF4 e o STJ mantiveram a condenação. Entretanto, só Moro é acusado e punido? Mas, os que mantiveram a condenação não são responsáveis também? O que acontece é que Moro foi o que teve peito e coragem de enfrentar o inominável e este achou um absurdo ser julgado e condenado na primeira instância, dada sua empáfia de se achar acima dos outros reles mortais. O próprio inominável afirmou a vontade de se vingar de Moro.

Carvalho2008

Como disse acima, todos os juízes de todas as instâncias e colegiado condenaram e agravaram a pena. São os juízes de carreira e concursados

O S T F que é um tribunal político de ingresso por critérios políticos é que politicamente manobrou.

Enfim, repetir o contrário é apenas contemporizar e solidarizar com a falta de justiça brasileira….o local em que o dinheiro do roubo é devolvido mas não houve roubo, o local que existe os corruptores condenados mas não existe o corrupto…como pode existir um elemento sem outro….??? que aventura dialética…

Santamariense

Perfeito, mestre carvalho!

LeoRezende

Vc tergiversa,só isso. De uma maneira tão óbvia,que chega a ser quase insultante essa condescendência,usada como maneira de justificar o injustificável. Sua ‘aula’ foi desnecessária. Por favor,responda objetivamente: Se hipoteticamente a 1° instância erra,e o seu responsável deve ser punido por isso,aqueles em instâncias superiores que concordam com ela e DEFEREM sua decisão também devem ser punidos,ou não? E quando o stf (em minúsculas,mesmo) erra,e aparentemente é a corte que MAIS o faz,quem o pune? Lembrando que no Br essa corte é essencialmente POLITICA. Quis custodiet ipsos custodes… Essa velha máxima não deveria ser empregada em TODOS os casos,e não… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Felipe M e Camargoer, já deu essa conversa, hein?

Absolutamente nada a ver com o tópico.

Marquem um encontro (real ou virtual) pra continuarem esse assunto, por favor, e liberem o espaço pra discussões mais ligadas ao tema.

A sugestão vale para outros que queiram continuar nesse assunto de eleições e fundo partidário etc, pedimos encarecidamente que voltem a focar na matéria.

Onironauta

Novamente você comentando abobrinhas. Recurso não se ”impetra”, recurso se interpõe. Outra coisa, o Brasil só possui três instâncias, não quatro, sendo a terceira os tribunais superiores. Ah, e mais uma coisa: se você soubesse o mínimo de processo, saberia que a segunda instância é terminativa na análise de FATO. Ou seja, se houve a condenação na segunda instância, então o sistema judicial brasileiro declarou que o fato narrado existiu. Instâncias superiores só podem tratar de discussões de mérito estritamente jurídico. O STF entendeu pela incompetência do juízo (entendimento controverso, no meu entender), mas ele jamais disse que os fatos… Read more »

Onironauta

Camargoer, eu sou advogado, e fico estarrecido de ler seus comentários tratando sobre temas que você claramente não domina. Juiz natural não tem nada a ver com o local que o crime ocorre. E outra coisa, em sede da Lava Jato, as instâncias superiores confirmaram as sentenças condenatórias do Moro e do Bretas.

glasquis7

Tinha mais gente interessada em acabar com as investigações da lavajato.

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-54472964

Camargoer.

Olá Glasquis. Pois é. Tem um livro, que infelizmente está esgotado e é difícil de encontrar, chamado “Poderes selvagens” de um autor italiano sobre como a operação “Mani Pulite” na Itália destruiu o sistema político italiano e levou o país a uma crise que até hoje prejudica a Itália, lembrando que a operação LavaJato foi inspirada no que aconteceu na Itália. Após praticamente uma década, já temos uma visão ampla do que aconteceu. Eu realmente recomendo este livro. O fato é que o país vem passando por uma anormalidade política e social há praticamente uma década que foi apenas agravada… Read more »

Carvalho2008

Talvez inspirada na Itália pois ambos os países tinham e tem uma máfia instalada….mesma doença, mesmos remédios….

Camargoer.

Pois é Carvalho. Se o objetivo era desmantelar a Máfia na Itália, então a operação foi um fracasso. Se o objetivo era punir a corrupção na política italiana, a operação foi um fracasso porque permitiu a eleição de Berlusconi e o aprofundamento da corrupção partidária. Então, se a doença era a mesma e o remédio era o mesmo, o resultado foi o mesmo, Cloroquina.

Carvalho2008

sim, as máfias ganharam e a operação fracassou…muitos apoiadores envolvidos e muitos apaixonados….Paixão cega as pessoas…

Mas sim, vc está certo, fracassou e as máfias ganharam…

Santamariense

Exato, mestre carvalho. As máfias venceram…lá e aqui!

Santamariense

O remédio é o culpado e nâo a doença?!?! Com gente que pensa como tu, o Brasil nunca vai sair da sarjeta.

Sensato

Dizer que a Lava Jato destruiu qualquer coisa é o mesmo que dizer que o dono de uma casa é culpado pelo roubo que sofreu por não ter colocado medidas de segurança similares às da Casa Branca. A culpa é do ladrão e não de quem sofre o roubo, de quem o prende ou de quem o condena. Absolvição não torna necessariamente uma pessoa inocente ou muito menos respeitável.

Camargoer.

Caro. Quem avaliou o impacto de R$ 150 bilhões na economia em 2015 em consequência da operação LavaJato foi a FIESP.

Santamariense

Claro que tinha!!! Todos os políticos, com raríssimas exceções, tem o rabo preso.

Last edited 1 ano atrás by Santamariense
Adriano Madureira

Grana para tudo tem nesse país, especialmente coisas supérfluas, mas para coisas que são vitais para nossa segurança como estado, a grana entra, mas é sacanamente contingenciado…

grana para a defesa jamais deveria ser…

Esteves

Contigenciamento significa que não houve arrecadação para executar a despesa prevista.

Camargoer.

Recursos para Educação, Saúde, Segurança Pública e Infraestutura jamais deveria ser contigenciados.

Henrique A

Eu acho que foi acordado em 19 células. Só não sei como vão distribuir esse número pelos esquadrões, é um número ímpar, 10 pra um e 9 para o outro? Faria mais sentido se fosse 18.

Rinaldo Nery

Qual o problema do número ímpar? Não entendi.

Henrique A

Não vão ser dois esquadrões equipados? Vão ficar de tamanhos diferentes, usualmente em organizações militares se procura padronização.

Franz A. Neeracher

Não tem problema algum um esquadrão possuir 10 aviões e um outro 9….coisa normal que acontece no mundo inteiro.
Em ambos esquadrões sempre terá algum ou alguns aviões parados para manutenção….
Claro que ter 2 esquadrões com 20 aparelhos cada seria muito melhor 🙂

Fernando "Nunão" De Martini

Henrique, isso varia conforme os esquadrões e suas missões. Não necessariamente precisam ser iguais. Mesmo porque em determinado momento um pode ter mais aeronaves fora do esquadrão em manutenções nível parque, entre outras variáveis.

Os esquadrões de Hercules da FAB, por exemplo, até onde sei nunca tiveram números iguais de aeronaves.

Carlos

Só para mostrar o meu desagrado por terem apagado o meu comentário porque usava humor na critica ao presidente do Brasil, devido aos últimos discursos e até a jornalista Patrícia Campos Mello usou a expressão “Errou e muito” no início do comentário dela sobre o presidente brasileiro e tudo a propósito da Embraer querer vender aeronaves para países da OTAN. Lamento muito e não se vão preocupar mais comigo porque não farei qualquer comentário

Rinaldo Nery

Não, não existe essa motivação. Não pense com a cabeça dos outros. Tamanho diferente não tem importância alguma. Vide o 1°/9° GAV e o 1°/15° GAV. Vide o 5°/8° GAV e o 7°/8° GAV.

Santamariense

Exato. Tem esquadrões díspares e iguais em suas dotações. O 1°/9° GAV tem 8 C-105 e o 1°/15° GAV tem 3 C-105. O 5°/8° GAV tem 6 H-60L e o 7°/8° GAV tem a mesma quantidade de H-60L.

Franz A. Neeracher

Uma pergunta, talvêz vcs possam me ajudar:

O que acontecerá com o 2°/8°, Esquadrão Poti, agora que os AH-2 estão dando baixa?

Rinaldo Nery

Se eu fosse do AltCom enfiava mais Black Hawk lá. Comprados do AMARG.

Hellen

A historia certa seria 28 para as forças armadas +10 para os correios na versão civil do C-390 !!!
Mais no final da historia tudo foi diferente !!!!

Samuca cobre

Grana para o fundo partidário tem…
Engraçado né??

Kommander

Incrível o sucesso que esse avião tá fazendo! Desejo toda a sorte do mundo a Embraer, pois é uma das poucas empresas que nunca abandonou o Brasil e está sempre na vanguarda de novos projetos, mesmo diante da total falta de interesse do MD e da FAB em apoiar novos desenvolvimentos.

Vitor

Não acho que seja falta de interesse do MD ou FAB, a falta de interesse é do Governo Federal, pelo fato de o dinheiro que estar curto e também falta de interesse/visão política. Acabamos de sair de uma pandemia que foi uma “guerra”.
A Embraer não desenvolve nada no risco e sim custeado por um cliente que lançaria o produto e portanto o GF não tem dado sinal verde para bancar tal desenvolvimento.

Nonato

O governo federal não bancou o desenvolvimento do KC?

Vitor

Me referi a novos desenvolvimentos respondendo ao comentário acima. O KC-390 foi bancado pelo estado sim.

Carvalho2008

bancou sim Mestre Nonato…e aí ela fez….se o MD quiser bancar outro, ela faz outro…

Felipe M.

Acabamos de sair de uma “guerra”.

Verdade.

O Fundo eleitoral, nessa guerra, foi pra quase R$ 5 Bi.
As emendas parlamentares, das quais parte vai sabe Deus pra onde, estão nas dezenas de bilhões.

Portanto não é falta de grana e/ou consequências de crises. É a pura e simples falta de interesse.

Andrey

Não esqueça que o desgoverno do “amor” ,só para a cultura são 10 bilhões ,e o silêncio da claque é significativo.
No mais o KC 390 é uma aeronave que vai fazer muito sucesso,asim como a família 312 e 314.

Carvalho2008

Bem.lembrado, aos contemporizadores, melhor ler revista caras e deixar o blog, pois o meio artístico ganhou o orçamento para turbinas suas unidades, e o KC foi desturbinado….prioridades….prioridades…prioridades….aguardem as contas de publicidade governamentais….tem algum pseudo defensor entusiasta de tecnologia e defesa aqui que queira ir lá ver as mudanças das verbas publicitárias?

Vamos lá pessoal….vai, afinal, o que são 40 mil viúvas militares versus 200 artistas….? vamos discutir a efetividade deste dois gastos….difícil de escolher…

quem vota nas viúvas levanta a mão!!

quem vota nos 200 artistas levanta a mão!!!

Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
Camargoer.

Caro. São trẽs coisas distintas. 1. Fundo Eleitoral. 2. Fundo Partidário. 3 Emendas Parlamentares. O Fundo Eleitoral é algo fundamental para a estabilidade democrática. Quando se analisa as doações de campanha de 2022, percebe-se que 80% das doações mai altas foram oriundas de 20% dos contribuintes e que os 80% das pessoas que contribuiram somam apenas 20% dos valores. Isso mostra um desequilibrio no financiamento das campanhas. Por isso, o fundo eleitoral é tao importante. Felizmente, no Brasil, apenas pessoas podem fazer contribuições eleitorais o que reduz a distorção. Nos EUA é mais grave. Já o fundo partidário é uma… Read more »

Felipe M.

“São trẽs coisas distintas. 1. Fundo Eleitoral. 2. Fundo Partidário. 3 Emendas Parlamentares” Pô Camargoer, já conversamos sobre isso. Antes de querer ensinar, pensa um pouquinho sobre o que você está escrevendo. Em qual momento eu tratei como coisas iguais? Inclusive, se você parar pra ler e pensar um pouco sobre o que está lendo, você vai perceber que, inclusive, no que se refere às emendas parlamentares, mesmo em poucas palavras, eu tive a prudência de especificar que me referia a parte delas, que sim, entram em um “todo” que não se permite identificar exatamente a origem, o destino e… Read more »

Rinaldo Nery

Boa argumentação. Concordo. E, quando tivermos o voto distrital, extinguindo essa bizarrice de voto de legenda, teremos uma VERDADEIRA democracia.

Camargoer.

Olá Rinaldo. Eu não sei se o voto distrital é bom. Eu prefiro o voto proporcional para os cargos parlamentares. Nos EUA existe uma grande manipulação dos distritos para privilegiar um lado e prejudicar o outro. Por exemplo, uma região com uma dada preferencia (democrata ou republicano) pode ser dividida em duas simplesmente para evitar a vitória de um determinado partido, enquanto é possível desejar outros distritos para garantir a vitória de outro partido. Já o voto proporcional divide o parlamento proporcionalmente aos votos que o partido ganhou. Isso fortalece os partidos. O problema do voto distrital para o parlamento… Read more »

Carvalho2008

Mestre Camargoer, falar que o voto distrital não é Bom é tão sábio quanto achar que o voto proporcional também o é, vide as distorções que hoje temos que mal a mal 20 parlamentares hoje, são eleitos com voto próprio. Tudo de legenda.

É para isto que existe o Voto distrital misto, uma mescla tal como o próprio nome.

Resolve os vícios de ambos os sistemas. No entanto justamente por isto, resolver ambos os vícios de cada um, é que os políticos não querem.

Camargoer.

Olá Carvalho. Vocẽ tem razão quando diz que todo sistema tem méritos e problemas. Contudo, o voto distrital para eleger parlamentares cria mais problemas. Ele enfraquece o partido, ele cria um problema sobre o desenho dos distritos, ele favorece a ascensão de figuras populares puxadores de voto, ele cria uma distorção porque o segundo colocado em um distrito pode ter mais votos que o primeiro colocado em outro distrito, o que inverte a ideia que cada voto deve ter o mesmo peso. Perceba que este problema já acontece na representação dos Estados no congresso, onde um deputado precisa de mais… Read more »

Franz A. Neeracher

Então nesse caso é necessário fazer uma reforma no sistema eleitoral do Brasil. O número de deputados deve ser proporcional a população do estado….em vários países a cada 10 anos ou menos, de acordo com o novo censo, acontece uma nova distribuição do nr. de deputados…..alguns estados perdem, outros ganham, já que milhares de pessoas mudam-se anualmente de um estado para outro. No Brasil o atual sistema é injusto….é mais fácil eleger-se num estado como Amapá, Roraima ou Tocantins do que num estado como São Paulo, Minas Gerais ou Rio de Janeiro. Uma vantagem que vejo no voto distrital, é… Read more »

Camargoer.

Caro Franz. O voto distrital não muda o problema da subrepresentação no Congresso, Eu acho que piora a situação. A questão da cobrança se mistura com a prerrogatva do deputado federal, que é diferente do deputado estadual e do vereador. Esta questão da proximidade do eleitor é fundamental no vereador. O problema é exatamente fracionar o Estado em distritos. porque o deputado representa a população do Estado, não de uma subregião. Os assuntos tratados no Senado e na Cãmara têm abrangência nacional ou na pior das situações, um impacto regional (o que pode incluir um ou vários Estados). Como os… Read more »

Carvalho2008

Mestre Camargoer, muda sim. Tanto na esfera federal, estadual ou municipal. No município, sem entrar no mérito de como é formado o distrito, é como cada bairro ter seus candidatos a vereador….o vereador de um bairro zona oeste não vai fazer palanque na zona norte….ele não é candidato por lá. Na esfera estadual idem ….cada deputado estadual está ligado aos municípios de sua representatividade. No federal idem…..a base é esta. Não há nada fora disto. Alguns países inserem um critério misto para evitar bairrismos, onde uma pequena fração, pequena fração mesmo, existe pó voto proporcional de legenda, para evitar isto… Read more »

Carvalho2008

Mestre Camargoer, o amigo está errado pelo próprio fundamento da premissa….

O distrito é distrito dimensionado para encobrir a região e antes de mais nada, a qtde de eleitores do distrito, justamente para minimizar a atual distorçao atual do voto de um eleitor valer menos que o voto do outro. o distrito é subdividido tanto pela região geográfica quanto pela qtde de eleitores. São estas as duas variáveis. Hoje possui apenas a variável geográfica.

Camargoer.

Olá Carvalho. Temo que a introdução de distrito não mudará o número de cadeiras por Estado no Congresso. Deste modo, a divisão dos Estados por distritos não muda as regras constitucionais que determinam o número mínimo e número máximo de parlamentares por Estado. Hoje, o número de cadeiras por Estado é defino pela população considerando os número máximos e mínimos da CF88. A distribuição das cadeiras pelos partidos é calculada a partir do número de votos que cada partido ganha. Depois, as vagas são preenchidas a partir da lista de mais votados filiados a cada partido. O distrito distorce a… Read more »

Carvalho2008

Se o estado tem 70 deputados, continuam 70, mas divididos pelo seu setor…e deveria ser assim mesmo…..estou em SP e não vejo porque votar num dep federal da região de Marília….e muito menos quando o pleito é de deputado estadual…o de Ubatuba que seja eleito no seu distrito….depois, só acresce algumas cadeiras , menos de 1/5 por legenda….aí sim….tudo é fácil…a solução existe…voto distrital misto…

Rinaldo Nery

Nem eu, nem você e nem ninguém aqui votou na maioria dos deputados que estão na Câmara. Como isso pode ser bom? Se o partido é ruim, quero que morra. O voto distrital NÃO privilegia puxadores de votos, e sim o de legenda.

Camargoer.

Olá Rinaldo. Geralmente, eleições majoritárias privilegiam os puxadores de votos. Isso fica claro quando são comparados os eleitos para o Senado e para a Câmara. O voto distrital é essencialmente uma eleição majoritária, no qual o vencedor leva tudo, por isso tenho a impressão que este tipo de votação é pior que o modelo de voto proporcional adotado. Tenho participado de eleições deste 1989. Meus candidatos na maioria das vezes perderam, principalmente para o Senado. Acredito que hoje o principal problema das eleições são as regras de financiamento. Sobre o fim de um ou outro partido, também acho normal e… Read more »

Carvalho2008

eleições majoritárias são as de executivo, onde não entra o voto distrital…não confunda Mestre Camargoer….voto distrital ou distrital misto é para cargos legislativos….

Camargoer.

Caro. Cada comentário colocado é lido por duas ou trẽs centenas de pessoas. Ás vezes é preciso detalhar com cometário para que quem não acompanhou a discussão anterior possa entender a ideia. Como eu defendo o fundo eleitoral eu preciso detalhar isso para que outros colegas possam compreender minha posição. Senão, alguém chega lá na frente e fala que eu defendo o fundo partidário, algo que nunca fiz. Não disse que vocẽ mistura as coisa, mas temo que quem ler meu comentário possa fazẽ-lo, inclusive para evitar que qualquer pessoa diga que eu defendo o fundo eleitoral sem entender os… Read more »

Felipe M.

“Agora, vocẽ precisa focar no argumento e parar de me ofender.” Inicio com esse trecho, já copiando um outro trecho: “Não disse que vocẽ mistura as coisa, mas temo que quem ler meu comentário possa fazẽ-lo, inclusive para evitar que qualquer pessoa diga” Agora, vou copiar, a parte final do seu comentário lá em cima, o qual respondi: “Quando você mistura tudo não entende nada.” Quem está ofendendo quem? Ofensa é o que? Somente a expressão ofensiva diretamente direcionada? Ou entra nisso a pessoa escrever que você está fazendo algo que não está? Ou entra nisso, a pessoa te tirar… Read more »

Camargoer.

Caro Felipe. Vocẽ me chama de mentiroso ou hipócrita. Aí não dá né? Tudo bem discordar, mas tem que ponderar o que escreve.

Felipe M.

é o que escrevi. Ofensa é só a expressão direta ou tratar os outros que nem doido ou mentiroso, como você faz, também é?

Enfim Camargoer, fique a vontade para não responder.
Eu apresento o que escrevo exatamente da forma como acho que devo escrever.
Assim como você faz.
As vezes algo ofensivo é escrito. Assim como você faz.
Procurarei me policiar e espero que você tbm o faça.

Abraço.

Camargoer.

Caro. Até o mundo mineral (e isto é uma expressão) sabe que ás vezes uma frase mal colocada pode parecer ofensiva. Isso não é o problema. Nunca foi. Nestes casos, é fácil pedir desculpas. Fiz isso inúmeras vezes. O problema é quando as ofensas se tornam sistemáticas, como tem sido o caso de alguns que passei a ignorar. Como disse, ainda que discordamos muito, ainda assim o fazemos sobre assuntos complexos e interessantes. Espero que você me alerte quando fizer colocar uma frase mal colocada. Serei o primeiro a me desculpar e reformular a ideia.

Felipe M.

ok. Está dito.
Atendendo ao pedido do Nunão, vida que segue.

Abraço.

Marcelo Baptista

Camargoer Não faz parte do post, mas só para palpitar. Fundo Eleitoral e Fundo partidários, são erros (na melhor das hipóteses), partidos devem ser sustentados pelos correligionários, simpatizantes e etc. (e para deixar registrado, só CPF´s, empresas não votam!). Todo o nosso sistema partidário, fragmentado, fisiológico é resultado desta distorção. Os partidos não existem para defender uma ideologia, ideia ou visão politica! Eles, hoje, na minha opinião, existem para chantagear o governo do momento e sustentar um bando de pelego. Emendas parlamentares, o que vc escreveu é o que era, não é mais o que é! Agora é mais uma… Read more »

Camargoer.

Olá Marcelo. Correndo o risco de levar um puxão de orelhas do Poggio ou do Nunão, eu concordo que pessoas possam fazer doações eleitorais mas que empresas seja proibidas. Perceba que doações eleitorais são dedutíveis do IRPF (sem venho fazendo doações recorrentes aos meus candidatos em todas as eleições). Eu discordo do limite de 10% da renda do ano anterior. Acho que deveria ser um limite absoluto (quem sabe 10 salários mínimos?). Permitir que uma pessoa doe até 10% da renda privilegia os mais ricos e coloca um teto para os mais pobres. Eu defendo o Fundo Eleitoral como uma… Read more »

Slow

Nem perde tempo .. enquanto essa bolha não estourar vc pode apresentar dados/fatos ou oque quer que for , nada vai mudar a cabeça deles ..

Camargoer.

Olá Slow. Muita gente atribui poderes de Jedi aos professores das universidades, cuja consequência seja influenciar as mentes jovens. Acho que muita gente imagina que os professores são tão inteligentes quanto Sócrates, ainda que eu conheça alguns colegas de departamento que se achem mais inteligentes que ele. Talvez o importante seja conseguir expor as ideias de modo claro e com algum fundamento, ainda que de vez em quando seja cometido algum erro. Havendo respeito e eventualmente algum humor, o debate é importante. Ao longo destes anos frequentando a trilogia aprendi muita coisa, mudei de opinião em outras e radicalizei em… Read more »

Felipe M.

você também deveria apresentar, visto que os que ele tem apresentado não se sustentam. Aliás, você acha que isso se sustenta? Olha esse trecho que ele insiste em apresentar: “ O que me preocupa mais são os partidos pequenos que defendem ideologias minoritárias e são importantes para o debate político. É importante ter partidos como o PCO e o PV para inserir um debate mais amplo, caso contrário a gente fica preso ás ideias de sempre” Bom, eu devo estar escrevendo em outro idioma ou vocês acham que o que escrevi está errado. O Camargoer preferiu se apegar na ofensa, que… Read more »

Camargoer.

Caro. Eu afirmei que o PT é o partido que mais recebe fundos de seus filiados e simpatizantes, ao contrário do PL que se apoia essencialmente no Fundo Partidário, mostrando que apenas os partidos que possuem uma militância ampla terão condições de se autofinanciarem. Eu não disse que sou a favor do fundo partidário para grandes partidos. O que eu disse é que me preocupo com os pequenos partidos mais ideológicos, e citei como exemplo o PCO e o PV, que possuem claramente uma base ideológica definida, concordando ou não com ela. Eu acho importante que estes partidos existam para… Read more »

Carvalho2008

Façam uma estatística quem o quiser….muitos sequer conseguirão então darei de graça… SOU contra fundo partidário tal como est….mas a época que pouco viveu as doações de pessoas físicas, pasmem, o número de cartórios multiplicou logaritmicamente….sabe porque? Porquê cartório é um CPF….e com bom faturamento…e um negócio com bom faturamento que somente é aberto se existir uma concessão pública….entenderam ou tem de desenhar mais….? Deve existir um financiamento público? Lógico que sim…. Deve existir doações de campanha por CPF? lógico que sim!!! Mas deve haver um teto e baixo? lógico que sim….! O problema é que num modelo ou outro,… Read more »

Camargoer.

Olá Carvalho. Não entendi. Qualquer um pode fazer doação para partidos ou para candidatos, mas tem que ser doação de pessoa física. Empresas não podem fazer doações para partidos ou candidatos. Por isso a doação tem que ter um CPF. Não entendi o que tem a ver com cartório. Contudo, concordo com você sobre a necessidade de ter um limite para as doações. Hoje, o limite é 10% da renda da pessoa no ano anterior, Isso cria um desequilibrio, Um milionário poderá fazer uma doação de 100 mil para um candidato e deduzir isso do imposto de renda. Uma única… Read more »

Carvalho2008

eu acabei de falar que cartório não tem CNPJ…..cartório tem CPF do tabelião outorgado por concessão pública….explodiram o número de novos cartórios abertos e concedidos quando está regra entrou….naqueles governos….ok….quemnquiser…vá conferir…

ok? CPF milionário doador….por concessão pública…

ok?

coisas bacaninhas e transparentes como casas de bingo e empresas de ônibus…

Camargoer.

Vocẽ quer dizer que foram concedidos autorizaçãoe para cartórios em troca de doações de campanha? E que os donos de cartórios seriam por sua vez grandes doadores de campanha? Isso dá uma matéria de jornal investigativa sensacional e é super fácil de rastrear porque as doações aparecem todas no site do TSE.

Carvalho2008

é só seguir o dinheiro…e sim, daria e dará em algum momento, uma ótima matéria….basta ir atrás…perguntinha simples….quantos cartórios existiam, em plena época de digitalização e desburocratização, cartórios em 2002, 2008, 2014, 2018, 2022….seria um gráfico eletrizante…..

Camargoer.

Olá Carvalho. Pode retroceder mais 20 anos. Lembro que as concessões de cartórios foram amplamente usadas durante a Constituinte durante o governo Sarney.

Carvalho2008

Não, mestre vc não pode….digo por ofício de profissão….trabalhei e sou do ramo de bureu de dados…

M4l4v1t4

Como sempre, o problema é o meio termo.
A busca pelo meio termo é o caminho mais rápido dos laxantes.

Last edited 1 ano atrás by M4l4v1t4
Esteves

Fundo Eleitoral 2% dos recursos são repartidos igualmente entre todos os partidos; 35% entre legendas que contam com pelo menos um deputado federal, seguindo a proporção de votos que cada partido recebeu em 2018; 48% entre as agremiações com representação na Câmara dos Deputados, conforme a proporção das respectivas bancadas; 15% proporcionalmente à representação dos partidos no Senado Federal. As críticas existem em razão da mecânica, da existência da máquina ou da falta de representação que criou o fato? “Em 2022, o Fundo Eleitoral conta com R$ 4,9 bilhões, enquanto o Fundo Partidário é de R$ 1,1 bilhão. Em 2018,… Read more »

EduardoSP

Nao tem nada de “total falta de interesse do MF e da FAB”.
Todo o desenvolvimento do KC-390 foi bancado pelo governo federal, via Força Aérea. Foram cerca de US$ 1,5 bilhão por dois protótipos, além de um contrato de 28 aeronaves para viabilizar a produção em série.
Com as vendas externas abriu-se espaço para a redução das encomendas da FAB, sem inviabilizar a produção do KC.

Esteves
Felipe M.

ué e adianta de quê pagar desenvolvimento sem pagar a aquisição? É a mesma coisa de eu contratar um buffet e, na festa, jogar a comida pronta fora. Adiantou de que? Que os 15 ou 21 sejam adquiridos, ok. Mas não tem desculpa não. Planejaram algo e não cumpriram. Ponto. E nem é um dos casos mais graves, visto que, pelo menos, haverá certa aquisição interna e venda externa. Grave mesmo são os vários exemplos de desenvolvimentos ou TOTs que vão pro ralo. A darter mesmo foi o que? U$ 150 mi? Cade? ninguém sabe. Já era o valor de… Read more »

Nilo

Adiantou meu caro pagar o desenvolvimento, está aí a prova, o resultado.
Nada foi jogado fora.
Deveria pagar, e que o KC-390 sirva como exemplo, o restante de desenvolvimento do  AV-TM 300. Sucesso certeiro.

Esteves

Olhando para os 2 bilhões que meteram no projeto/desenvolvimento e no resultado…

10! Nota 10! Essa turma é 10!

Camargoer.

Olá Esteves. Capitalismo se faz com dívida. Fazendo uma conta simples. Para cada 3 dólares exportados pela Embraer, ela importa 1. Isso significa que a venda de 12 aeronaves rendeu líquido cerca de US$ 50 milhões na balança comercial. Considerando que cerca de 20% do custo de uma aeronave são gastos em salários (estimativa), as 31 aeronaves vendidas até agora geraram um impacto de R$ 2,5 bilhões. Considerando que 2/3 deste dinheiro foi gasto em consumo, e que este consumo vai gerar empregos indiretos e mais consumo em uma séria convergente, isso significa que as aeronaves vendidas já garantiram um… Read more »

Camargoer.

Olá Felipe. Vamos fazer umas contas…. supondo que o desenvolvimento custou R$ 2 bilhões, dos quais 35% foi gasto com salário, isso significa cerca de R$ 700 milhões, ou cerca de R$ 70 milhões recolhidos pela previdência e FGTS. Considerando que 70% deste valor foi usado em consumo, isso significa uma injeção na economia de cerca de R$ 500 milhões. Considerando que 40% deste valor tenha sido pago em salários indiretos (uma média de 20% de setores de produção como bens duráveis e imóveis e 80% de prestadores de serviço), Isso significa uma reinjeção de R$ 250 milhões. Se isso… Read more »

Felipe M.

ok, maravilhoso. Se seus cálculos estiverem corretos ou mesmo próximo de corretos, é um cenário lindo e ideal. Desde que o projeto seja idealizado, projetado, desenvolvido e entre em produção. O KC390 tem tudo para ser um case de sucesso. Mas quem contratou precisa fazer sua parte. E a parte planejada é o que foi contratado. É compreensível ajustes daqui e dali. Mas, diante de todo o histórico, as iniciativas de supressões contratuais são sim de colocar uma pulga atrás da orelha. Como citei aqui e acima, há um histórico muito relevante de investimentos vultuosos que foram abandonados no meio… Read more »

Marcelo Baptista

Felipe, entrando no assunto, pelo que lembro o Comandante Carlos Baptista (Não é meu parente, já vou avisando), havia explicado que houve um ajuste dentro dos investimentos da FA. Diminuiu a quantidade de KC´s para aumentar a quantidade de F39. Do meu ponto de vista pessoal, no meu mundo ideal deveria ter mantido a quantidade de KC´s e aumentado de F39! Mas, estamos no Brasil, e ele teve que administrar a verba, que sabemos que vai e vem, conforme o governo de ocasião ou estado da economia (que não vai lá estas coisas!) e realocar para as necessidades que o… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Marcelo Baptista
Camargoer.

Caro. Minhas estimativas foram feitas considerando 19 aeronaves contratadas pela FAB. Na verdade, considerei as 31 aeronaves firmes (19 da FAB, 5 de Portugal, 2 da Hungria e 5 da Holanda). Se a Austria comprar mais 5 e a FAB decidir comprar mais duas ou três no futuro, os números ficam mais vantajosos ainda.

Pablo

Cara, como pode dizer que a FAB tem falta de interesse em novos projetos?
Kc390 e o que?? Gripen e da onde?
Sem contar outros projetos que a FAB utiliza da própria Embraer. Alias, quase todo arsenal de aeronaves da FAB tem algo da empresa, pode ser a construção ou modernização.
Sem contar a marinha, através das Tamandarés e o EB atraves da familia de radares SABER.

Rinaldo Nery

A FAB é a dona do projeto do KC-390. Ela quem pagou o desenvolvimento.

Nilo

E não pagasse a conta não existiria essa rede de empresa privadas fornecedoras de insumos da indústria aeronáutica.
AVE Embraer rsrsrsrs

Camargoer.

Olá Rinaldo, Sim. A FAB tomou a decisão de bancar o financiamento do projeto, o que foi uma decisão acertada. Acho que só é preciso lembrar que esta decisão precisa ser referendada por outras instâncias do governo, inclusive ser aprovada no Congresso, e que os recursos são oriundos do Tesouro. Isso posto, as decisões da FAB de bancar os projetos do AT27, do A29, do KC390 totalmente e do AMX e do F39E/F em conjunto com uma empresa estrangeira foram acertadas.

Rinaldo Nery

Eu sei disso, amigo. Eu fui da COPAC.

Camargoer.

Olá Ronaldo. De fato, mas talvez tenha alguns colegas novos na trilogia que desconhecem o histórico de sucesso da parceria entre a FAB e a Embraer. Aliás, lembrei agora da vez que fiquei sabendo que você era aquele oficial da FAB de uma entrevista na revista Força Aérea descrevendo o desenvolvimento do conceito do A29. Foi show. Fiquei muito feliz naquele dia. Acho que já vai para mais de dez anos. A entrevis foi no início dos anos 2000, eu acho.

Rinaldo Nery

Tem um podcast meu sobre isso. Foi matéria aqui.

Guilherme Lins

Notícias ótimas!

737-800RJ

Muitos brasileiros não têm noção do sucesso que é a Embraer nos Estados Unidos e na Europa com os E-Jets e ERJ na aviação comercial e as as famílias Phenom e Praetor na executiva!
É um marca com MUITA credibilidade e não se surpreendam com os contratos firmes que se fecharão nos próximos anos.
Como eu venho dizendo, o KC-390 está fadado ao sucesso!

Last edited 1 ano atrás by 737-800RJ
paulo

Que os anjos digam Amém. Torço que o KC-390 tenha boas vendas, para manter a Embraer de pé(com mais um produto) e valorizar ainda mais a nossa indústria de defesa. A FAB, acertou nesse projeto, tal qual o EB com o Guarani. Aos poucos essas plataformas vão conquistando clientes e mostrando que o Brasil sabe, sim, fazer coisa de primeira.
Abraço

lucena

A FAB precisa pensar na possibilidade de aumentar a quantidade de C-390 na sua logistica …. e também … pensar e um cargueiro estratergico dos tipos: C-5 ( americano) ou  Il-76MD ( russo) ou então no Y-20 ( chines ) … ou melhor ainda … projetar em parceria com outra nação um cargueiro nessa classe.
.
Para quem quer um protagonismo e projeção regional na america do sul e no atlantico sul … tem que ter em mente uma excelente logistica aerea e naval.

Torama

C-5 não é mais fabricado há tempos, se houver necessidade teria que ser um C-17 então.

Leonardo

C17 também não é fabricado mais

Henrique A

Não tem necessidade. Um C-390 é mais que suficente.

Santamariense

O KC-390 e o KC-30, que possui uma capacidade de carga de até 47 toneladas, ou quase o equivalente à 2 KC-390.

Sergio Cintra

A Áustria segundo notícia recente, não irá se desfazer dos poucos Eurofighter tranche1 e vai para atualizações destes e acredito que junto ao KC se necessário deslocamentos c/ revo serão uma dupla conveniente, fugindo do caríssimo f-35 – como muitos europeus – e mantendo certa economia e aumento do leque operacional.

EduardoSP

O F-35 não deve ser tão caro. A Romênia, um dos países mais pobres da Europa acabou de selecioná-lo para renovar sua força aérea.

Esteves

Em torno de 80/90 milhões de dólares sem hora de voos. Depende da configuração.

A Romênia tem posição geopolítica importantíssima para a OTAN.

Esteves

Esse namoro não é de já. Começou em setembro de 22…talvez antes.

Existiu outro, com o E195. A Austrian Airlines desistiu do E195?

EduardoSP

Embraer que abra o olho. O Brasil se bandeando para o lado da Rússia e acusando a UE de fomentar a guerra não ajuda nos negócios.

Esteves

Quem foi à Rússia assinar memorando nuclear foi o ex. Tirou até foto.

DanielJr

É uma continuidade de ato, antes e agora. Não precisa tacar pedra em um político e babar no outro (nenhum político vale o ar que respira). Está se transformando em política de Estado se destacar do “ocidente” e tentar relações mais profundas com o oriente.

E concordo, se o Brasil aprofundar muito essa relação, pode esquecer KC390, super tucano e outros equipos para a OTAN e aliados, além de peças para os nossos (num segundo momento). Isso vale para todas as fabricantes brasileiras (taurus, avibras, akaer etc).

Esteves

A ideologia está indo para o espaço. Moeda, petróleo, rotas comerciais continentais e marítimas, compensações, alimentos, commodities, investimentos, tecnologia…Estão tomando conta.

Entre o Brasil e o Oriente existe a Europa. Não por acaso e até por descendência, concentramos os negócios com franceses, alemães, ingleses, italianos, suecos. As privatizações tiveram forte aporte de espanhóis.

Mas não significa que precisa ser sempre assim.

Nilo

“A ideologia está indo para o espaço. “ Foi para os espaço até pelo Macron ao após a visita a China saiu dizendo: “Ser um aliado não significa ser um vassalo. Ser um aliado (…) não significa que não temos o direito de pensar por nós mesmos“ Embaixador americano Thomas Shannon, que apesar de suas criticas no assunto em questão, faz uma avaliação coerente: “…..mas entendo que a China é um parceiro importante para o Brasil na economia global” – “Se o Brasil, a China ou os Brics querem substituir o dólar, OK, vão em frente. Que moeda vão usar? A… Read more »

Esteves

Terra de Gigantes. Seriado dos anos 1960.

Camargoer.

Flipper, Viagem ao Fundo do Mar, Perdidos no Espaço, A noviça voadora, CHiPs, StarTrek, O túnel do tempo, Agente 86,,,

Esteves

O inimigo era o Inspetor Kobick.

Esteves

Por que o ex ignora a Índia?

Nilo

É mais uma questão de prioridade neste inicio de governo. Para isso pesa o valor da balança comercial que com a China esta a mais de US$ 60 bi e com a Índia em torno de US$ 15 bi. Outro fator importantissdo: superavit bateu recorde em 2021, com US$ 43,4 bilhões, em 2022 – US$ 28,7. O superavit se mantem desde 2009. Brasil/Índia,maior nível histórico em 2021, tendo totalizado US$ 11,5 bilhões, com exportações brasileiras no valor de US$ 4,8 bilhões e importações provenientes da Índia no valor de US$ 6,7 bilhões. Veja a dimensão da importância da China e porque da Prioridade:… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Esteves

Nilo…Nilo,

Mestre Carvalho Está certo. Estamos na hora certa.

Nilo

Mestre Carvalho uma vê me disse:
” Vá para onde está o dinheiro”
Rsrsrsrsts

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Camargoer.

Follow the money.. foi a sugestão do “Garganta profunda” aos jornalistas do The Washington Post que estavam investigando o escândalo Watergate, que culminou com a renúncia do Nixon. Tem dois filmes sensacionais. Um antigo, chamado “Todos os homens do presidente” e um mais recente chamado “Frost/Nixon”,

Fernando "Nunão" De Martini

E tem outro bem mais divertido, chamado em português de “Todas as garotas do presidente”. No original, “Dick”.

comment image

Camargoer.

“I am not a crook”

Carvalho2008

na hora certa, basta o brasileiro não atrapalhar o brasileiro….

Alguém assistiu o filme O Destino de Uma Nação…? pois então, enquanto a mesquinhez política comia solto no parlamento britânico a Europa já estava se dissolvendo….

don’t look up!

Camargoer.

Olá Carvalho. Este filme é ótimo. O Gary Oldman é sensacional. Ele faz um vilão doido em “O quinto elemento” muito engraçado, mas em “O profissional ele é sensacional”. Também adoro o filme “O Espião Que Sabia Demais”. Este filme sobre o Churchill é ótimo. Até a versão dublada está ótima.

Carvalho2008

aquilo lá é o perfeito exemplo da mesquinhes e alienação das brigas internas políticas que paralisam uma nação….dá nos nervos as discussões uniões do parlamento enquanto os na,iscas estavam do outro lado do canal da Mancha a menos de 50km de água….um absurdo…

Aqui, todos nós estamos iguais….

Camargoer.

Olá Carvalho. No caso francês, é preciso lembrar que a elite burguesa era tão antissemita na França quanto era na Alemanha. Se por um lado, a maior parte da população francesa ficou indignada com a invasão nazista, uma substancial parte da elite francesa ficou aliviada pelo fato dos nazistas alemães terem tomado o poder, visto que havia um crescente movimento comunista que se tornava cada vez mais forte em toda a Europa. No caso inglês, pouco se fala sobre como parte da elite inglesas também admirava as ideias fascistas. O próprio rei Eduardo VIII, que abdicou pouco, era claramente fascista,… Read more »

Carvalho2008

Mestre Camargoer, citei e cito o parlamento britânico já em guerra e perdendo a guerra, fazendo disputas e intrigas internas até a ascensão de Churchill…que na realidade, só foi posto lá para ser queimado…em mais um movimento mesquinho de desunião, mas o que não esperavam foi a volta por cima dele, falando exatamente aquilo que o povo queria ouvir…e assim fez….depois disto, o parlamento não teve alternativa a não ser segui-lo…

Felipe M.

então se o ex errou, o atual tem carta branca pra errar o tanto que quiser?

Se falou (falamos) tanto dos erros do anterior e, em 4 meses do atual, a perspectiva não é muito diferente do anterior.

Não há um só dia que não há uma polêmica nesse país que desvia as discussões do que realmente se deveria discutir.

Esteves

Não tratam de errar ou acertar. Tratam da conveniência. Nesse momento, dadas as dependências e as oportunidades, não faz sentido apoiar ou dizer que apoia qualquer estado de guerra. Aliás…nunca deveria fazer. O ex foi tratar de assuntos econômicos. Aproveitou para meter um memorando na Rosatom abordando atividades que desenvolvemos juntamente com a Argentina em Iperó. E uma improvável ajuda com o Álvaro Alberto o qual…do qual, os norte-americanos são críticos a ponto de retirarem daqui o fabricante de baterias para os Riachuelos. O último boom boom de crescimento que Tivemos foi nos anos 1990/2000. Italianos, franceses, espanhóis, portugueses, suecos.… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Allan Lemos

O Presidente anterior teve uma postura pragmática, estabelecendo a neutralidade do Brasil, já o atual é um demente que culpa a vítima pela agressão sofrida no estilo “quem mandou usar saia curta?”.

Nilo

Besteirol, o pragmatismo dele foi pro ralo quando descobriu que sem a Rússia o agronegócio ia pro esgoto.
Quando avisado pelo governo Chinês parou de fazer narrativas antiChina.
O pragmatismo dele se reduziu a caixinhas entregues anonimamente.
Mimimi.

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Allan Lemos

Ele negociava com ambos os lados. Na questão da Ucrânia, jamais insinuou que ela seria culpada por uma agressão sofrida ao arrepio da Lei internacional. Isso é pragmatismo, já falar que “os dois lados quiseram a guerra” é mau caratismo.

Nilo

” agressão sofrida ao arrepio da Lei internacional.” O que dizer dos efetuados pelos EUA além mar. Pragmatismo chamado Trump, Stormy Daniels é o começo da ruína. Fazia negócio até com Coreia Norte, rsrsrs

Allan Lemos

Como você não tem argumentos, recorre à técnica soviética do “whataboutism”.

A matéria não tem absolutamente nada a ver com as guerras americanas ou os assuntos do ex presidente dos EUA.

Eu falava unicamente de uma questão de legalidade, que faz com que o único culpado dessa guerra seja óbvio. Você, desperado para defender a fala do Dilmo justificando uma atitude injustificável, meteu os pés pelas mãos.

Carvalho2008

verdade….morreu na própria por surdez a equipe de MKT governamental….dá uma raiva….

Ocidente em fúria

E agora a Airbus, dona daquela porcaria A400M, querendo “parceria” com a Embraer….. É preciso ficar de olho para que as nossas empresas estratégicas não sejam entregues a preço de banana.

Welington S.

Vou ser muito ousado aqui: O KC-390 será o ‘Agile Tanker’ da USAF!

marcos.poorman

Homem, se essa profecia se cumprir pode emoldurar esse comentário e colocar na parede.

Ocidente em fúria

Igual o Super Tucano substituiria o A-10?

Esteves

Lembro de ter lido isso. Mas acho que foi sonho.

Carlos Campos

sai daí, colocando azar no avião

Willber Rodrigues

Tudo é possível….quando se vence o lobby poderoso da LM e Boeing na Terra do Tio Sam.
Lembram do ST?

Camargoer.

Olá Wilber. Bem lembrado. Na verdade era uma versão do AT27 com motor mais potente. Ainda não era o A29. Ele foi escolhido para equipar a USAF, mas a concorrência foi cancelada e optaram pelo Pilatus. Aconteceu o mesmo no Canadá.

Carvalho2008

não duvidaria

GRAXAIN

Quanto custou os estaleiro de Itaguaí? Quantos submarinos serão construídos lá em 20 anos? Quanto custou o desenvolvimento do Painel WAD do Gripen? Quantos serão vendidos em 20 anos? Quanto custou o Guarani? Quantos serão vendidos em 20 anos? Quantos drones nacionais a FAB possui? Quanto custou o AMX? Quantos o Brasil Comprou em 20 anos?

Esteves

O país é assim. Sempre vivendo de surtos.

Quando jorrar óleo dos poços no Amapá que Mestre Carvalho tá perfurando…assinarão mais contratos espetaculares.

Carvalho2008

tá com sorte Mestre Nunao…agora é comigo…rzrzrz….

Fernando "Nunão" De Martini

Hahahahahahaha
Paciência, meu caro.

Esteves

Esses países (França, Suécia, Itália) Estiveram em guerras recentes (segunda guerra, guerra fria, guerra do golfo). Foram invadidos. Fazem parte de uma aliança militar. Fornecem bases militares a outras nações. A Saab Scania nasceu nos anos 1930…sempre desenvolvendo, às vezes sem sucesso.

O problema aqui tem sido a falta de continuidade. Às vezes por falta de inimigos.

Nilo

Esteves bom dia, desconheço base militar estrangeira na Suécia e França.
Em 2021, levantamento mais recente apresenta 742 bases americanas fora dos Estados Unidos.
Existem bases militares americanas secretas. Não se sabe quantas.
E mesmo as bases conhecidas publicamente sofrem mudanças constantes – muitas são ativadas e desativadas de acordo com o interesse no momento.

Camargoer.

Olá Nilo. Após o fim da II Guerra, os EUA tinham tropas estacionadas na França, tanto que DeGaulle fez uma pronunciamento uma vez exigindo a retirada dos soldados dos EUA da França. A resposta do Secretário de Estado dos EUA é que eles teriam que exumar os 100 mil soldados dos EUA sepultados na França…

Esteves

Soldados eternos.

Esteves

Bom dia Nilooooo.

Plural às vezes não representa o singular.

Itália.

Camargoer.

Caro G. Segundo uma publicação aqui no Naval, toda a infraestrutura do ProSub (incluindo a UFEM, o Estaleiro e a Base de Submarinos) teria custado algo em torno de R$ 6 bilhões. O programa ProSub prevê a construção de 4 submarinos convencionais e um submarino nuclear, além de prove a sua manutenção. Havia uma discussão sobre a ideia da manutenção dos Tupi serem realizadas em Itaguaí. Eu não sei qual o desfecho. Se o ProSub prosseguir, como espero que aconteça, após o SN10 (contratado) será iniciado a construção do SN11 e assim sucessivamente, mas isso é por enquanto uma torcida.… Read more »

Santamariense

Não são 36 painéis WAD para os 36 Gripen, são 44, pois os 8 bipostos terão 2 painéis cada um. Considerando os suecos, são 104 painéis. A FAB não possui drones nacionais. São 4 Hermes 450, 1 Hermes 900 e 4 Heron. A FAB não adquiriu 59 AMX. Foram 56, sendo que recebeu 55, visto que o A-1A 5532, do 3° lote, foi perdido quando realizava voo de pré-entrega e não foi substituído. O primeiro exemplar, A-1A FAB 5500, foi recebido em 1989 (o 5500 é um dos 11 A-1 elevados ao padrão A-1M e opera atualmente na BASM) e… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Havia uma discussão sobre a ideia da manutenção dos Tupi serem realizadas em Itaguaí. ” Isso é uma decisão antiga já. A ideia sempre foi ter toda a ForSub em Itaguaí, independentemente do modelo do submarino. Para isso foi construído um galpão especificamente para manutenção ao lado do galpão de montagem final. Lembrando que não há problema intrínseco de uma mesma instalação / base / estaleiro operar e manter submarinos de modelos diferentes. Os IKL de tecnologia alemã da MB conviveram por vários anos com os últimos do tipo Oberon, comprados no Reino Unido. O AMRJ, que faz a manutenção… Read more »

Camargoer.

Olá Nunão. Pois é. Eu lembro disso, só fiquei em dúvida se isso foi ou será implementado. A MB tem um submarino em PMG no AMRJ, que pelo que entendi esta parado. Teve um outro Tupi que concluiu o PMG feito no AMRJ. Com a baixa de um dos Tupis, sobraram 4 (incluindo o Tikuna), dos quais um está em PMG e outro na reserva. Então tem dois operando (eu acho). Talvez os pŕoximos PMG seja em Itaguaí, Aliás, aproveitando, os Tupis já estão operando a partir da nova base?

Adriano Madureira

Estou me lembrando, quando o Rafale foi lançado, apesar que no caso do francês, as vendas dele decolaram depois de dez anos sem nenhum cliente estrangeiro…

Depois virou uma aeronave interessante.

Camargoer.

Olá Adriano, O Rafale sempre foi uma aeronave interessante. riso. A diferença é que hoje ele foi exportado para muitos países. O KC390 tem 19 unidades para a FAB, 5 para Portugal, 2 para a Hungia e 5 para a Holanda. São 31 vendas firmes para 4 países Sendo, que nem 10 foram entregues. Já é um sucesso.

Carvalho2008

Mestre Camargoer, verdade….mas qual é o avião novo concorrente do kc390…até quando estarão o c130..? não há modelos na categoria…. igual ao gripen, ambos pagam o preço do menor detentor de mercado tentando entrar na competição pesada, mas a verdade é: qual é o monomotor top concorrente do F39? somente existe o F35 com suas particularidades…bem particulares….posso ter 12 deles na minha garagem….mas daria um desgosto tão grande uma simples equipe de comandos destruí-los em terra….Isto é triste…e em alguma hora alguém vai lembrar disto….cuidado com todos os ovos na mesma cesta….um simples bípede pode ir lá e pegar…não seria… Read more »

Emmanuel

Para quem fala que o governo federal não tem interesse nas forças armadas, só uma lembrança: Isso acontece desde 1889 com a proclamação da República, pelos militares.

Bruno Palma

Não demora muito estão a chover sanções dos EUA e NATO para o Brasil para vendas militares de produtos Brasileiros para a NATO incluindo os KC-390 que já foram comprados por Portugal, tudo por causa do alinhamento do Brasil em relação á Invasão da Ucrânia. E Portugal ainda vai receber o Lula quando a maioria do país está contra a visita desse senhor… Acho que nós (Portugal) devíamos começar a olhar para alternativas ao KC para não ficarmos a arder…

Last edited 1 ano atrás by Bruno Palma
Camargoer.

Caro. Quando o presidente de Portugal esteve no Brasil, o presidente cancelou um almoço que teria com ele. Portugal e Brasil tem uma relação cultural, história e diplomática que transcende qualquer conjuntura, “Este senhor” é o presidente da república do Brasil. Em relação á Ucrânia, o fato é que para o Brasil interessa o fim do conflito. O país tem relações diplomáticas e comerciais com ambos e existem comunidades ucranianas e russas no Brasil. Não há porque escolher um lado. Lembro que na Guerra das Malvinas, o Brasil também declarou neutralidade (mas exigiu da Inglaterra que restringisse as operações militares… Read more »

André Sávio Craveiro Bueno

Muito bom, Camargoer.

Camargoer.

Ola Meu Amigo. Obrigado pelas palavras gentis. Sou um grande fã seu. Torcendo pelo museu da TAM abrir para a gente marcar um almoço.

André Sávio Craveiro Bueno

Amém!

Esteves

Vai reabrir?

Camargoer.

Sim. A prefeitura e a empresa chegaram a um acordo. Parte dos custos de operação do museu serão cobertos pela prefeitura de São Carlos. Estão preparando a reabertura. Ainda não tem data.

Carvalho2008

mas neste caso, ele tinha de cancelar mesmo….ou ele iria visitar o presidente do Brasil, ou iria visitar o presidiário do momento….as duas coisas é que não dava….fez certo.

Esteves

Vocês são sócios. Sócios nas asas, mas sócios.

Carvalho2008

Não gosto do atual, mas nestes casos, ele está fazendo o certo.

nem dum lado, nem do outro, é quando eu pender eu pendo porque estarei ganhando algo com isto e não enche….senão pendo mesmo….de um lado ou outro…que pagar a opinião? pague….tem preço e muito alto….altíssimo…e vai logo…perde tempo não…

Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
Camargoer.

Olá Carvalho. Nem é uma questão de gostar ou desgostar do presidente. Concordo com você que o assunto é mais complexo que isso. O problema entre a Russia e a Ucrância praticamente começou com o colapso da ex-URSS e com a extinção do Pacto de Varsóvia, passando pela desmantelamento do arsenal nuclear ucraniano herdado da ex-URSS e da expansão da OTAN para leste. Ainda que a história seja complicada, é um fato que a invasão russa viola a carta da ONU. Contudo, muitas das análises feitas me parecem equivocadas em suas premissas, tais como achar que a Russia estaria buscando… Read more »

Carvalho2008

Minha posição ao caso Ucraniano pode ser comparada numa metafora: Vc mora no morro, ao pé dele na divisão com outro, controlado por uma facção, armados a cru aberto….vc sai de casa e volta com a família….e nestes movimentos da vida, vc pode optar entre duas atitudes: a) Passar pela facção e mostrar indiferença; b) Passar pela facção olhando nos olhos deles, erguendo e balançando o queixo como uma iguana, e vez por outra ainda discando e com o celular no ouvido tirando fotos… Bem vc pode fazer o que quiser, mas não sei se deveria e se seria seguro… Read more »

CHARLES

O sucesso do KC-390 depende do alinhamento do Brasil com o ocidente.

Camargoer.

Caro. Não. O sucesso do KC390 depende das qualidades técnicas do avião e da condições vantajosa de financiamento oferecidas para a sua aquisição. Basta lembrar que os EUA já vetaram a venda de A29 e de AMX para a Venezuela ou que os EUA ameaçaram vetar a venda de combustível para Angra 1 no passado.

Esteves

Esses americanos vetaram até a Carmen Miranda.

Rafael Oliveira

Financiamento somente é necessário se o país comprador estiver numa situação pior que a do Brasil.
Você se recorda do Brasil (via BNDES) ter financiado as vendas do KC-390 para Portugal, Hungria e Países Baixos? Não foi necessário.
PS: o BNDES financia bastante a venda de aeronaves civis da Embraer para empresas, nacionais e estrangeiras. Nesse caso concordo que as condições de financiamento são importantes. Outrossim, se a Embraer for vender aeronave militar para algum país pobre e endividado pode ser necessário o financiamento pelo BNDES.

Camargoer.

Pelo contrário. O financiamento de uma exportação é parte fundamental de qualquer negociação. Por exemplo, uma empresa pode comprar um jato comercial e financia-lo. Durante a operação comercial, o financiamento será pago com a receita gerada. Contudo, o financiamento tem que ser feito por uma instituição sede no país exportador porque a empresa precisa de moeda local para bancar seus custos, ainda que os pagamentos das parcelas feitos pelo importador sejam em moeda estrangeira (euro, dolar, iene…). O fato de um governo decidir por um financiamento ou um pagamento direto é uma opção do exportador. As vendas do FMS nunca… Read more »

Rafael Oliveira

Camargoer, apesar de você escrever “pelo contrário” você não está refutando meu argumento. Países em boas condições financeiras não precisam de financiamento do BNDES. Escrevi países e não empresas. Quanto à empresas eu concordo.
Enfatizo. Países europeus que capitam dinheiro com juros de 2% ao ano não precisam pedir dinheiro emprestado do BNDES com taxas de pelo menos 6% ao ano. Não faz sentido.

Camargoer.

Pelo contrário.. riso. Você argumentou que apenas países com dificuldades econômicas irão buscar financiamento. Segundo uma antiga reportagem publicada na página da FAB, um alto executivo da Embraer afirmou que “Não há como dissociar o produto da solução financeira”. Recentemente, o BNDES aprovou uma linha de crédito para a Embraer vender especificamente o KC390. Os juros do BNDES para exportação são arbitrados pelas taxas internacionais, não pela Selic. Aliás, muitas das linhas de crédito internas do BNDES também são abaixo da Selic. Uma das grandes brigas da Bombardier com a Embraer no passado era exatamente o fato das taxas do… Read more »

Santamariense

Tu te contradiz em apenas 4 linhas. Se o KC-390 depende apenas das suas qualidades técnicas e do financiamento vantajoso, então quer dizer que a Embraer não precisa se preocupar com o veto de dezenas de peças e equipamentos norte-americanos presentes no avião?

Carvalho2008

usa componentes comerciais ocidentais e para um público consumidor ocidental…não vejo onde conflito se os avionicos w componentes são americanos e ocidentais para consumo de muitos e própria OTAN…poderia ser vetado para sei lá Venezuela, Irã, mas vetado para Italia? Suécia, Portugal, Alemanha??? nunca…

Jurandir

Otan se equipando com aeronaves de país aliado de seu inimigo europeu? It’s over

KC390, Gripen… próximos meses serão típicos do Brasil onde muito se ouve:
podia ser mas nunca será

O anão diplomático voltou, o país escolheu por esse caminho e Inês é morta

Camargoer.

Caro Jurandir. Seria interessante você ler a biografia de Getúlio e como o Brasil barganhou com a Alemanha e com os EUA antes da II Guerra. O EB tinha uma inclinação germanófila (afinal, a Alemanha tinha superado a crise da hiperinflação e a resposta fascista parecia ter superado a ameaça comunista) enquanto setores do Itamaraty defendiam uma aproximação com os EUA. O mais engraçado é que os militares dos EUA viam o Brasil com desconfiança, mas Roosevelt tinha uma relação muito boa com Vargas. Quando a guerra eclodiu, Rooselvelt sabia da importância no NE brasileiro para a segurança do Atlântico.… Read more »

Rafael Oliveira

O Brasil não defende apenas o imediato cessar fogo e negociações de paz. Ele coloca parte da culpa da guerra na Ucrânia (a vítima) e na Otan, e recomenda que a Ucrânia entregue parte de seus territórios ocupados à Rússia para obter a paz.
Em outras palavras, não é exatamente neutra a posição do Itamaraty, principalmente após a eleição do atual mandatário, eis que defende solução favorável à Rússia, a agressora, que começou a guerra e irá ganhar territórios da vítima.

Azor

Ainda bem que governos “anteriores” tiveram o bom senso de comprar caças novos para modernizar a FAB !

Jurandir

claro, tudo na base do melhor pro país, os EC725 entubados e o caso Rafale/Sarkozi que o digam…

Emmanuel

“O anão diplomático voltou”.
Sim. Voltou para a Terra do Nunca e continua a viver lá a sua fantasia de grandeza.
O anão voltou a ser anão. Só isso.

Esteves

Viver com e entre entraves econômicos promovidos por quem detém o poder faz parte da humanidade desde o Egito Antigo que também usava da diplomacia e do cacete para e contra inimigos ou amigos do momento. Ameaças e oportunidades revezavam-se. Quem entra em um mercado entra para jogar. Quem entra em um negócio entra em uma mesa de canastras. Do KC390 acredito que detemos a propriedade dos assentos. Isso nunca impediu a realização de produzir um excelente avião. Olhando para trás…o que a FAB e a Embraer entregaram à nação é elogiável…no mínimo. ”Nossa” indústria automobilística é atrasadíssima. Fabricamos veículos… Read more »

Allan Lemos

Trocar o dólar é só mais um dos devaneios diplomáticos do Dilmo.

Camargoer.

Olá Esteves. A gente usa latin, grego e francês até hoje, sem falar em um monte de palavras árabes. Vamos continuar usando inglês e passaremos a usar mandarim cada vez mas. Abri o duolingo para revisar meu japonês. Os ideogramas são iguais. Quem é fluente em japonês consegue ler textos em mandarim, E vice versa. Na negociação de Breton Woods, Keynes propôs a adoção de uma moeda de referência (Bancor) que seria usada nas transações internacionais. Cada um pagaria em sua moeda e receberia em sua moeda, mas a compensação internacional seria feita em Bancor. Foi voto vencido (como foi… Read more »

Esteves

Professor,

Os meninos poderiam aumentar a letrinha das matérias? Tá miúda.

“O caminho para a adoção de moedas locais para o comercio internacional ou a adoção de uma moeda de referência baseada em uma cesta de moedas parece irreversível. A diferença com Breton Woods é que la os EUA eram hegemônicos. Agora não há mais hegemonia.”

Sim.

Camargoer.

Olá Esteves. Se eu escrever isso em letras maiúsculas vai parecer que estou gritando.

Carvalho2008

Mesyre Esteves

O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de carros do mundo

carvalho2008
SGT MAX WOLF FILHO

O pessoal fica preocupado com os EUA SANCIONAREM O BRASIL, o fato é quando a FAB estava tentando fazer seu primeiro míssel se não me engano o piranha, os EUA foram lá e boicotaram a venda dos processadores para os mísseis, aí o Brasileiro deu seu jeitinho e colocou processador de Playstation 2 que ficava na época até mais barato, mas a FAB foi tão inocente pra não falar que tem outra coisa lá dentro, que os EUA ficaram sabendo e mandaram a Sony mudar o processador dos Playstation para que a FAB não pudesse usar nos mísseis… EUA NÃO… Read more »

André Sávio Craveiro Bueno

O C-390 é um produto e sua venda é um negócio. É um negócio para a Embraer, para a Collins [aviônicos], para o consórcio IAE [motores – P&W, Rolls Royce, FIAT…], para a Cobham [REVO], para a SELEX [radar] … Se a venda for para um país aliado, não deverá ser impedida. É um negóci
o para todos.

Camargoer.

Olá André. Exatamente. Você tem razão.

Um Simples Brasileiro

Só sei que o KC-390 é muito bonito, e se as adequações não forem muito grandes e se não fosse pedir demais, gostaria de ver uma versão civil, talvez, trouxesse até mais frutos (vendas) que a militar.

fulcrum

O brasil vai perder o grippen. Autoridades suecas já vão começar a se mover.

Jagderband#44

Os EUA/Europa não investem na indústria/infraestrutura do Brasil devido à corrupção endêmica, bagunça fiscal e política. A Rússia não investe nada no Brasil. A China poderia investir? Sim poderia. Mas a que preço? Notaram como ela suga os países nos quais ela investiu dinheiro/emprestou dinheiro? Resumo: não há mocinho no mundo e o pessoal da esquerda brasileira se engana muito ao louvar China/Rússia, como se ambos ainda fossem socialistas/comunistas. Notaram a diferença da viajem do Lula aos EUA e à China?? Os EUA sabem o que o partido (que surgiu em um sindicato) quer. Por isso o Lula deveria ficar… Read more »

Marcelo

O kc-390 vence essa concorrência fácil,o problema é que o C-130 é oferecido junto com o pacto de segurança do governo americano caso compre o produto americano !!!!

Super Tucano

Que notícia boa! Tomara que venda muito. Alguém sabe quantas vendas confirmadas até o momento e quais países mostraram intenção de compra?

Camargoer.

Olá A29. Foram vendidas 31 unidades. 19 para a FAB, 5 para Portugal, 2 para a Hungria e 5 para a Holanda. A notícia é que a Áustria teria interesse em mais 5 e que a Colombia e a Suécia também teriam interesse.

Fabio Araujo

Parece que o KC-390 caiu no gosto dos europeus! E isso é muito bom, espero que emplaquemos mais essa venda!

Carlos Roberto Valle Bastos

O Brasil tem muito a ganhar peitando o ocidente e menos sendo um eterno vassalos dos EUA!
Os mesmos que criticam a china fizeram beicinho para a taxação do Brasil a eles !
Agora os EUA e Europa tem que dar vantagens ao Brasil ou perde para a Ásia onde o dinheiro está !

Last edited 1 ano atrás by Carlos Roberto Valle Bastos