Airbus realiza orientação e controle autônomo de um drone a partir de um avião-tanque em pleno voo

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Huelva, 28 de março de 2023 – A Airbus Defence and Space e a subsidiária integral da empresa, Airbus UpNext, obtiveram êxito em realizar a orientação e controle autônomo de um drone em pleno voo, usando um A310 MRTT.

Em um primeiro passo em direção ao Voo em Formação Autônoma e ao Reabastecimento Aéreo Autônomo (A4R), as tecnologias demonstram uma evolução significativa para futuras operações aéreas que envolvem ativos tripulados e não tripulados.

Essas soluções de ponta, ‘Made in Europe’, têm o potencial de reduzir a fadiga da tripulação e o potencial de erro humano, além de minimizar os custos de treinamento da tripulação e proporcionar operações mais eficazes.

“O sucesso desta primeira campanha de testes em voo abre caminho para o desenvolvimento de tecnologias de reabastecimento aéreo autônomo e não tripulado,” disse Jean Brice Dumont, chefe de Sistemas Aéreos Militares da Airbus Defence and Space. “Embora ainda estejamos em estágio inicial, conseguimos isso em apenas um ano e estamos no caminho certo para o trabalho em equipe entre tripulados e não tripulados, e para operações futuras da força aérea, onde caças e aeronaves de missão voarão em conjunto com enxames de drones.”

Conhecidas como Auto’Mate, as tecnologias foram integradas em uma plataforma de teste de voo A310 MRTT, que decolou de Getafe, Espanha, em 21 de março, e em vários drones-alvo DT-25, atuando como aeronaves receptoras e voando a partir do Centro de Testes de Arenosillo (CEDEA) em Huelva, na Espanha.

Sobre as águas do Golfo de Cádiz, o controle do drone passou de uma estação terrestre para o A310 MRTT, orientando autonomamente o DT-25 para a posição de reabastecimento em voo.

Durante quase seis horas de teste de voo, os quatro receptores lançados sucessivamente foram controlados e comandados sequencialmente graças a algoritmos de inteligência artificial e controle cooperativo, sem interação humana. Os diferentes receptores foram controlados e guiados até uma distância mínima de 150 pés (cerca de 45 metros) do A310 MRTT.

A tecnologia do Demonstrador Auto’Mate foca em três pilares:

Navegação Relativa Precisa para determinar com precisão a posição, velocidade e atitudes relativas entre o tanque e o receptor;
Comunicação Intra-Voo entre plataformas para permitir a troca de informações entre os diferentes ativos, aumentando a autonomia do sistema de sistemas;
Algoritmos de Controle Cooperativo para fornecer funcionalidades de orientação, coordenação, consenso e evitar colisões para o tanque e os receptores. Essas tecnologias pioneiras, desenvolvidas por uma equipe europeia da Espanha, Alemanha e França, continuarão a aumentar a lacuna de capacidade entre concorrentes, além de serem reutilizadas em projetos tecnológicos chave, como o Future Combat Air System (FCAS).

Uma segunda campanha é esperada para o final de 2023, explorando o uso de sensores de navegação baseados em inteligência artificial e algoritmos avançados para voo em formação autônoma. Além disso, também haverá dois drones simulados voando perto do A310 MRTT para demonstrar operações autônomas com múltiplos receptores e algoritmos de prevenção de colisão.

DIVULGAÇÃO: Airbus / JeffreyGroup

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Rui Mendes

Parabéns pelo feito.