Jekta assina Carta de Intenções com a Gayo Aviation para dez aeronaves anfíbias PHA-ZE 100

13

A aeronave anfíbia Jekta PHA-ZE 100 de propulsão elétrica na configuração de 19 assentos, operando na água

A assinatura representa o primeiro acordo para o fabricante de fuselagens elétricas com sede na Suíça

Payerne, Suíça/ 22 de março de 2023 – Jekta, fabricante com sede na Suíça do barco voador elétrico Passenger Hydro Aircraft Zero Emission 100 (PHA-ZE 100) e a Gayo Aviation anunciam hoje a assinatura de uma Carta de Intenções (LOI) para o aquisição pela Gayo para dez aeronaves anfíbias elétricas. Com escritórios principais na Suécia e em Dubai, a Gayo Aviation é uma fornecedora global de serviços de aviação privada e especializada e otimizará a aeronave para dar suporte a oportunidades de mercado novas e existentes.

A fuselagem será entregue em uma configuração básica para 19 passageiros, com o acordo incluindo equipamentos de apoio em terra para carregar e substituir as baterias do PHA-ZE 100; ferramentas e suporte de componentes para o primeiro ano de operação; formação de dois pilotos e dois técnicos; e uma garantia de fuselagem de três anos. A Gayo Aviation planeja disponibilizar a aeronave para turismo ambiental e experimental e operadores de fretamento que desejam reforçar suas opções de transporte sustentável. A Gayo também oferecerá a aeronave em aluguel para serviços regionais programados e acessíveis em comunidades carentes.

“Estamos muito satisfeitos por ser o primeiro cliente a assinar uma LOI com a Jekta para esta fuselagem impressionante, versátil e confortável. Queremos estar entre os primeiros a oferecer aos nossos clientes uma opção verdadeiramente sustentável para transportar seus passageiros. Com o potencial de reduzir os custos por passageiro por hora em mais de 70% em comparação com os hidroaviões atuais, podemos atender a essa necessidade”, diz Gisle Dueland, CEO da Gayo Aviation. “A tendência para o topo da comunidade do turismo é em direção a viagens sustentáveis e experienciais, então queríamos estar à frente da curva e ser os primeiros a atender esse setor em evolução. Isso abre mais oportunidades para fornecer opções de turismo sustentável e a Gayo está empenhada em apoiar essa expansão. Prevemos que o interesse em viagens nessas fuselagens será alto”, acrescenta Dueland.

Dueland é um forte defensor da aviação sustentável, e o acordo demonstra a fé da indústria no PHA-ZE 100, já que o CEO da Jekta, George Alafinov, continua as negociações com um segundo cliente em potencial localizado no Golfo. “Com uma presença poderosa nos setores de fretamento, viagens e turismo conquistada ao longo de uma década na indústria, a Gayo Aviation reconhece o potencial do PHA-ZE 100 para cumprir sua ambição de apoiar operações sustentáveis. Sustentabilidade não significa comprometer o conforto ou a capacidade e o PHA-ZE 100 foi projetado para atender a essas necessidades. Também atende à crescente demanda e oportunidade de usar a água como infraestrutura, a expansão das rotas de hidroaviões e fornece uma solução sustentável e otimizada para substituir hidroaviões antigos”, diz Alafinov.

O barco voador PHA-ZE 100 será certificado pelos padrões EASA CS-23 e US FAA FAR-23 para aeronaves de passageiros de asa fixa. Ele é otimizado para atender comunidades costeiras e insulares, rotas regionais atualmente limitadas por custos operacionais, e para oferecer novos serviços sustentáveis de baixo custo entre cidades sem a necessidade de instalação de infraestrutura terrestre cara. Ele também possui uma configuração para atender às necessidades específicas de férias experimentais, sendo grande o suficiente para transportar caiaques, equipamentos de mergulho e outros equipamentos necessários para apoiar esportes de aventura. Configurações flexíveis, incluindo opções de 19 lugares, economia mista/carga, VIP e ambulância, aproveitam ao máximo a espaçosa cabine vertical do PHA-ZE 100. Baixos custos de manutenção e combustível, ruído muito reduzido, nenhum impacto de poluição e requisitos mínimos de infraestrutura de aviação se combinam para tornar o PHA-ZE 100 uma plataforma ideal para operações novas e sustentáveis.

Sobre Jekta

Liderada por George Alafinov, a equipe internacional Jekta tem mais de duas décadas de experiência projetando e construindo barcos voadores, incluindo o LA-8 composto de oito lugares e o ultraleve D-Borey. Está criando uma moderna instalação de produção e teste de voo de 26.901m2 dentro do Swiss Aeropole Cluster no cantão de Vaud, na Suíça. Incluirá os departamentos de design, certificação, logística, manutenção e vendas; uma sala de reunião; laboratório de controle de qualidade; organização de testes de voo; e escritórios administrativos.

Sobre o PHA-ZE 100

O barco voador anfíbio PHA-ZE 100, totalmente com motor elétrico, será certificado pelos padrões EASA CS-23 e US FAA FAR-23 para aeronaves de passageiros de asa fixa. Alimentado por dez motores elétricos alimentados com energia de baterias ou células de combustível de hidrogênio, a autonomia de voo inicial do PHA-ZE 100 com bateria é projetada em uma hora, com reserva de 30 minutos.
O PHA-ZE 100 operará em águas costeiras em ondas de até 1,2 m de altura, lagos, hidrovias e pistas, esta última usando seu trem de pouso padrão retrátil com rodas.

A Jekta pretende reduzir os custos por passageiro por hora em mais de 70% em comparação com os hidroaviões atuais.

DIVULGAÇÃO: Arena Group

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
rocha

Ótimo para a Amazonia e Pantanal.Não entendo porque a marinha e a força Aerea não compra hidroaviões sendo o nosso pais tomado pelas aguas.

Carlos Campos

depende do local, pq as vezes tem troncos de árvores nos rios, se esse avião bate num, vai todo mundo morrer

Rinaldo Nery

Isso já foi falado centenas de vezes aqui. Sempre que aparece uma matéria sobre anfíbios sempre vem a mesma postagem. Sobre LIFT, então, nem se fala…

Emmanuel

E o IRIS-T do Gripen.

Carvalho2008

se a rota comercial é pré definida, então o trecho de decolagem e pouso também.

Tal qual a pista de concreto, uma equipe de terra pode manter o trecho isolado de objetos. Boias de contenção, etc….

André Sávio Craveiro Bueno

Os Catalina sofreram com isso.

carvalho2008

comment image

O canadenses usam anfibios a rodo….dificil lembrar do Twin Other sem a imagem dos flutuadores em seus grandes lagos e rios….

E de novo….não lembro de Catalinas perdidos por troncos em seus 40 anos de uso….se perdeu um, foi muito….

carvalho2008

Mestre Carlos Campos,

Não é bem assim e não devemos negar riscos, mas a historia operacional das aeronaves anfibias comprova baixissimos acidentes do genero.

A exemplo dos catalinas da FAB que no pós guerra foram usados exaustivamente na amazonia onde nem o C-47 conseguia ir. Não havia helis e mesmo hoje, sequer tem o alcance necessario. Imaginem Amazonia e Norte do Brasil de 1947 a 1980….foi neste periodo que os catalinas atuaram, mais de 40 anos e não existem referencias de algum perdido por tronco….

gordo

Ali seria bem mais vantajoso ter helis de grande porte e investir nas pistas de pouso já existentes.

Carvalho2008

heli custa 10 vezes mais a hora voo…qualquer heli dentro do porte da categoria que queira comparar sobre avião de capacidade similar.

Este aí por exemplo, não é um avião, é um ekranoplano que usa o efeito solo para sustentacao. A vantagem, é que este efeito economiza muito combustível e amplia muito a autonomia.

Os EUA chegaram a conceitualizar um ekranoplano militar chamado Pelikan….que podia ir sozinho até o outro lado do mundo com cargas muito superiores a um Galaxy.

EduardoSP

Juntaram uma coisa para a qual não há demanda (hidroaviões) com outra coisa que ainda não existe (aviões elétricos comercialmente viáveis).
Vai dar super çerto!!

FERNANDO

Bela curvas e desenho.
Muito futurista.

Um Simples Brasileiro

Desconhecia a existência dessa aeronave.