Heli-Expo 2023: Novos pedidos consolidam posição da Leonardo no mercado global de helicópteros comerciais

0

São AW139s, AW169s e AW109s para suporte de energia, tarefas de resgate e serviço público e missões de transporte VIP/corporativo no Oriente Médio, Ásia, Américas e Europa

Roma, 21/03­/2023 — Após uma participação bem-sucedida na Heli-Expo 2023, que aconteceu em Atlanta entre os dias 7 e 9 de março, a Leonardo anuncia pedidos de quase 40 aeronaves de vários modelos para diferentes operadoras no Oriente Médio, Ásia, Américas e Europa. Os helicópteros são dos modelos AW139, AW169, AW109 GrandNew e AW109 Trekker e serão utilizados principalmente para suporte de energia, tarefas de resgate e serviço público e operações de transporte VIP. Os pedidos combinados têm um valor total de aproximadamente 470 milhões de euros, com entregas entre 2023 e 2026, e refletem o crescimento da empresa no mercado de helicópteros comerciais.

Todos esses pedidos se somam aos contratos de vendas preliminares já anunciados na Heli-Expo, totalizando mais de 50 helicópteros monomotores AW09 de próxima geração para clientes em todo o mundo. Além disso, a THC confirmou a intenção de expandir ainda mais a presença de sua frota de AW139s na Arábia Saudita adicionando seis helicópteros e mais 20 opções para ações SAR, EMS e transporte corporativo nos próximos 18 meses.

Quase 25 aeronaves realizarão missões de transporte offshore com diversos operadores que apoiam o setor de energia em várias regiões. A frota global AW139 recebeu novos pedidos no Oriente Médio, Brasil, Tailândia, Indonésia e Alemanha, confirmando a valorização mundial da plataforma e a competitividade incomparável do modelo para operações de petróleo e gás. Além disso, o AW169 continua a ser a aeronave preferida em sua classe para transporte offshore e suporte a parques eólicos, tanto na Europa quanto na Ásia.

Entre as operadoras que fazem pedidos de helicópteros Leonardo configurado para operações offshore, a Abu Dhabi Aviation (ADA) expandiu sua frota de AW139s com um pedido de mais seis helicópteros com entregas previstas para o período 2024-2026. A OMNI Helicopters International (OHI) assinou um contrato para dois AW139s para realizar missões de transporte offshore no Brasil com entregas previstas para 2024. Este último pedido segue uma significativa expansão da frota Leonardo da OHI, somados a um total de seis AW139s e dois helicópteros supermédios AW189, que foram adquiridos entre 2021 e 2022. Mais dois AW139s foram encomendados pela SFS Aviation, fornecedora líder de serviços de helicópteros offshore, para empresas de petróleo e gás na Tailândia. Estas aeronaves, com entrega prevista para este ano, irão aumentar a frota do utilizador para um total de sete AW139s.

Na Indonésia, a Travira Air assinou um contrato para um AW139 adicional, que deverá ser entregue em 2024. A HeliService international GmbH (HeliService) na Alemanha está fortalecendo ainda mais sua gama de serviços de transporte offshore com um pedido de mais dois helicópteros Leonardo, incluindo um AW139 e um AW169, também com entrega prevista para 2024. A HeliService tem operado AW139s e AW169s para missões de apoio a parques eólicos offshore no Mar do Norte nos últimos anos, oferecendo excelente capacidade operacional e padrões de segurança com expansão contínua e bem-sucedida na Ásia e nos EUA, onde espera-se que três novos AW169 estejam em serviço a partir do verão de 2023. O sucesso do AW169 em operações offshore também foi confirmado na Índia, onde a Global Vectra Helicorp Limited (GVHL) fez um pedido de dois AW169s para apoiar operações de transporte no setor da indústria de energia. A entrega da aeronave está prevista para ser concluída ainda este ano.

O AW169 e o AW139 também fortalecem sua presença nos mercados de resgate e serviço público com novos pedidos na Ásia, Oriente Médio e nos EUA, totalizando dez unidades.

Na Coreia do Sul, a operadora de EMS (serviço médico de emergência) UI Helijet assinou um contrato para dois AW169, que deverão ser entregues em 2025 e entrar em serviço a partir de 2026. A UI Helijet, como operadora do National Medical Center do Ministério da Saúde e Bem-Estar, foi a primeira operadora de EMS a usar os helicópteros de Leonardo no país. O Departamento de Polícia de Phoenix assinou um contrato de 2 para um AW169 e uma opção para um segundo. O modelo será operado pelo Departamento de Apoio Tático Aéreo da Polícia de Phoenix e será a maior e mais moderna aeronave da frota de helicópteros da corporação, se juntando ao helicóptero AW109 Power adquirido em 2005. As excelentes capacidades do helicóptero AW139 foram confirmadas pela Polícia de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, que realizou com um novo pedido. O modelo é muito bem-sucedido no país, onde é utilizado em uma variedade de funções, incluindo aplicação da lei e serviços de resgate. A Mitsui Bussan Aerospace (MBA), distribuidora autorizada dos modelos de helicóptero AW139, AW169 e AW189 no Japão, anunciou em conjunto com a Leonardo encomendas recentemente assinadas para um total de seis AW139s, com o objetivo de atender oportunidades futuras no país.

Na América Latina, o portfólio da Leonardo consolidou seu sucesso, especialmente no mercado de transporte VIP/corporativo, alavancado pela proposta de valor exclusiva da marca Agusta, com a venda de três helicópteros para a SynerJet Latina SA, novo distribuidor presente na Colômbia, Peru, Chile e Paraguai. Esse pedido inclui dois aviões bimotores AW109 GrandNew e um AW109 Trekker, com entregas previstas entre o final de 2024 e o segundo trimestre de 2025.

Sobre a Leonardo

A Leonardo, uma empresa global de alta tecnologia, está entre os principais players mundiais em Aeroespacial, Defesa e Segurança e a principal empresa industrial da Itália. Organizado em cinco divisões de negócios, a Leonardo tem uma presença industrial significativa na Itália, Reino Unido, Polônia e EUA, onde também atua por meio de subsidiárias que incluem Leonardo DRS (eletrônica de defesa), e joint ventures e parcerias: ATR, MBDA, Telespazio, Thales Alenia Space e Avio. A Leonardo compete nos mais importantes mercados internacionais aproveitando suas áreas de liderança tecnológica e de produtos (Helicópteros, Aeronaves, Aeroestruturas, Eletrônica, Segurança Cibernética e Espaço). Listado na Bolsa de Valores de Milão (LDO), em 2020, a Leonardo registrou receitas consolidadas de € 13,4 bilhões e investiu € 1,6 bilhão em Pesquisa e Desenvolvimento. A empresa faz parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) desde 2010 e está confirmada entre os líderes globais de sustentabilidade em 2021. Leonardo também está incluído no índice MIB ESG.

DIVULGAÇÃO: Leonardo no Brasil / Approach Comunicação

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments