A United Aircraft Corporation (UAC, parte da Rostec) fabricou e entregou ao Ministério da Defesa da Rússia um lote de caças multifuncionais Su-57, informou o serviço de imprensa do Ministério da Indústria e Comércio.

Além disso, a Rússia planeja aumentar significativamente a produção de caças Su-57 de quinta geração, disse o CEO da Rostec, Sergei Chemezov.

O programa de 2022 para a produção de aeronaves Su-57 e Su-35S para o Ministério da Defesa da RF foi concluído, disse Yury Slyusar, Diretor Geral da UAC Corporation.

Subscribe
Notify of
guest

190 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Glasquis 7

Com este lote são quantos caças, 18, 20, 22?

Victor Filipe

Só Putin e Deus sabe.

E talvez nem Putin.

Rômulo

O importante é que funcionam e não caem a toda hora, né?

Marcelo Bardo

Será? Nem sabemos, pois as quantidades são pífias…

Rômulo

Fotos e vídeos ‘falam’ mais que palavras.
E a certeza que temos é que os F-35 caem.
E muito.

Carlos Crispim

Não dá pra comparar, nem dá pra saída, o F-35 já deve ter mais de 1000 voando, várias alas há mais de 10 anos, o avião russo nem 50 voando, o F-35 é um sucesso estrondoso, embora eu admire muito as armas russas, há dúvidas se o SU-57 é realmente furtivo, eu não apostaria nisso.

Emerson

Ele não é Full Stealth como os americanos, apenas em alguns ângulos é trabalhado isso, aparentemente o frontal é que mais se beneficia desta característica.

Mirade1969

Será ? Não sou especialista mas deve ser furtivo senão não teriam gasto tempo e dinheiro, era só encomendar mais do Su-35 que não é furtivo, daria para comprar muito mais deles.

Cristiano de Aquino Campos

Ele foi pensado para chegar o mais próximo possível de alvo sem ser detectado, lançar seus mísseis e voltar para casa o mais rápido possível. Se alguém chegar perto, enfrentar.

Cristiano de Aquino Campos

Se você levar em conta que 80% dos F-35 foram comprados pelos próprios fabricantesno caso o maior deles, o EUA e os restantes 10% ou 15% pelos sócios, talvez. Temos que lembrar que o F-35 e um projeto mais antigo, feito em conjunto com outros países, prioritário e visando substituir todos os caças operados pelos fabricantes e o SU-57 e um projeto bancado só pelos Russos, não é prioritário e não visa substituir todos os caças da Rússia.
A prioridade da Rússia sempre foi a tríade nuclear, a força de submarinos e as defesas anti-aerea. Talvez agora se foque nele.

Glasquis 7

Vc faz ideia de quantos F 35 foram construídos até agora, quantos voam e qual é a taxa de acidentes deles?

Mirade1969

Até dezembro segundo a wiki são +875 exemplares.

Magalhaes_RJ

Caem muito ? O Que seria muito /

Antonio Cançado

A gente não sabe se não caem à toda hora…

Thiago A.

Funciona ? Entre prototipos e aeronaves de série ou pré-serie não produziram nem 20 unidades, muitos sistemas ainda não foram integrados e já perderam duas unidades -pelo que foi divulgado, não sabemos se houveram outros acidentes graves, mas onde foi possível recuperar a aeronave.

Calcule a porcentagem… Dos F-35 temos mais de 800 unidades produzidas . Quantas unidades perderam até agora, chega ao 10% da frota ?

Last edited 1 ano atrás by Thiago A.
Glasquis 7

Também, com meia dúzia que quase não voa, só faltava cairem.

Carlos Gallani

Funcionam???
No máximo vc pode falar que voam pois nem o quanto se sabe!

George

Segundo o Putin eles estão proibidos de cair.

Juca

Claro. Se não usam, logo, não funcionam.
São como os Su-34.
“Super” Caças-Bombardeiros que voam tão baixo com suas bombas burras, dentro do alcance de qualquer MANPAD ou foguetinho de São João.

Jack

Kkkkkkkk

Alan Santos

Não foram fabricados mais de 750 F35 e quedas são normais , já o SU57 foram fabricados 6 ou sete e já caiu 1 e outro pegou fogo …..e só pesquisar …..

“Esta é a primeira perda total de um Su-57. Em 2014 um dos protótipos do Su-57 (T-50) ficou gravemente danificado quando um dos motores pegou fogo.”

Grifon Eagle

20

Andre

Vai saber…ficaram com vergonha de anunciar que em 3 anos apenas 6 foram entregues

Gabriel

Vergonha? vergonha de quê? Eles são o terceiro de mais de 180 países que investiram e produziram por si próprios aeronaves de caça da quinta geração. Se o Brasil tivesse produzido apenas 2 eu ja estaria orgulhoso.

Mauro Cambuquira

A turma quer ridicularizar apenas, e não conseguem nem mesmo olhar em volta dos próprios pés, que nem chinelos tem.

Andre

Que fase da outrora segunda potência mundial. Um dia rivalizou lado a lado com os EUA e hoje deve ser comparada ao Brasil…

Mirade1969

O Brasil tá bem longe disso, não adianta ser ufanista nosso país não é uma potencia nuclear e nem tem um dos exércitos maiores do mundo.

Andre

Estamos vendo que só tamanho não está resolvendo nada mais

Mirade1969

Eles estão usando apenas uma parcela da sua força, ademais a propaganda teima em mostrar que eles são inferiores mas não se esqueça que a Russia já venceu Napoleão e o Terceiro Reich que eram muito mais poderosos e em caso de guerra contra uma outra potencia ele tem os misseis nucleares. Porque se acha que os EUA temem um conflito direto contra os russos se eles são tão fracos como você supõe? pois sabem do risco disso ´por isso ficam patrocinando guerras como a da Ucrania para dividir a Russia o que ela sempre quis desde o fim da… Read more »

Walsh

Não chega a 10.

Victor Filipe

Um lote de quantas aeronaves? 1? 2? 3? 4?

Os caras revelão o minimo possível de informação sobre isso. até a China tem dados melhores sobre a produção do J-20…

Mas fazer oque… tem que acreditar que é perfeito e não tem absolutamente nenhum problema, a Índia só saiu do programa por loucura dela.

Alexandre Galante

Estão dizendo que são 2 ou 4 aeronaves.

Last edited 1 ano atrás by Alexandre Galante
Pedro sousa

Foram 4 unidades.
Vídeo sobreavoando Novosibirsk: https://youtu.be/DzueiuHVLPw

Palpiteiro

Meu palpite é que duas serão usadas para prover peças de reposição.

Adriano Madureira

E melhor você ficar só no palpite mesmo… Deus do céu.

Antonio Cançado

O que não significa que os dados da China sejam confiáveis, nem que os J-20 sejam essa cocacola toda, né?

Digo

Não, a China não oferece nenhum dado sobre a produção dos J-20, quem descobre os números são analistas civis focados na PLAAF com base no número seriais em suas respectivas brigadas.

Mirade1969

Mas ela não desenvolveu nada desde a saida do projeto, portanto se ela quiser fazer um deve começar do zero o que deve levar no minimo dez anos ou mais para voar. Quem perdeu foi ela já que ela não tem tecnologia melhor que esta e se for desenvolver vai gastar bilhões de dólares .

Rui Chapéu

Esse é bom e não cai.

Não é produzido e não voa, ai não cai nunca! eaioheaioaeho

Hoje aposto muito mais nos caças chineses tipo J-20, J-31 e J-10 do que em alguma coisa feita pelos russos.

Rômulo

Pelo menos o prejuízo é menor.
Bem melhor que produzir e não voar ou tentar voar e cair.

Palpiteiro

Seriam então peças decorativas? Ou servem também para desfiles e comemorações?

George

Sim. Igual ao Armata. A gente só vê em desfile.

Antonio Cançado

Ainda fico com os russos…os deles são deles mesmo, ao contrário dos chineses…

Maurício.

“Hoje aposto muito mais nos caças chineses tipo J-20.”

Pega as primeiras matérias do J-20 aqui na trilogia, tinha um monte de “entendidos” que afirmavam que o J-20 nunca ficaria operacional, era só para propaganda interna chinesa, pois o caça era feito de isopor, papelão e madeira, era só uma maquete, e mais um monte de blá blá blá e mimimi, hoje o J-20 é uma realidade, e cada vez evoluindo mais.

Gabriel

Maurício. Esse pessoal tem propaganda americana na veia, nem tente perder tempo. Qualquer outro país que faça uma aeronave com uma doutrina, tecnologia e/ou objetivos diferentes serão tidos como inferiores e “lixo” pros yankees de batismo…

Ataul

Exatamente. Só repetem russofobia barata ocidental… O atual lote de Su-57, primeira série, não o é caça definitivo; é uma variante intermediária. Qual o sentido de adquirir um grande lote? O Su-57 definitivo será equipado com motores Saturn izdeliye 30 e operará com o UCAV Sukhoi S-70 Okhotnik. Por sua vez o contexto da China é outro; a Rússia recebeu os avançados Su-35S; do qual o chineses adquiriam um lote (Su-35SK); ou seja, os chineses careciam com certa urgência de um caça mais avançado que as variantes do J11 disponíveis. O próprio J20 recentemente em sua última variante em serviço… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Ataul
Mirade1969

São os entendidos da net não tem conhecimento de engenharia, desdenha de qualquer nação que não for a do Tio Sam, desconhecem que não é só nos EUA que se tem industria aernautica e universidades que desenvolvem o conhecimento. São os famosos fan boys

Zorann

Como uma guerra e por consequência, a torcida contra tudo que é russo, afeta o senso de realidade…

Agora tudo que é russo não presta.

Satyricon

Não é de agora não.

Cristiano de Aquino Campos

Engraçado que tirando os Javalin e alguns mísseis de curto alcance, a defesa anti-aérea que tem segurado o piano e de origem Russa, só agora que o Ocidente está fornecendo defesas de médio e longo alcance por problemas de suprimentos das defesas de origem Russa. Os obuseiros CAESAR e Panzer 2000 não estão aguentando o trampo. Foram criados para conflitos rápidos e de média intensidade, os Javalins a conta não bate, estoque baixando rápido demais. A Ucrânia recebeu mais de 10.000 deles é dizem que destruíram 2.000 blindados Russos, dá 5 disparos por blindado de uma arma que a propaganda… Read more »

Jose Ponte

Gostaria de ter informação , quiçá um artigo aqui , sobre se o SU-57 está sendo usado nesta guerra .
Como está sendo usado ?
Qual o rendimento do mesmo em meio a esta guerra ?

Nei

Pelo que vi até agora, foram usados para lançar mísseis de longe (áreas controladas por RUssos) e retornaram a base. Não irão ariscar perder um desses para Ucrânia.
Imagina, deve ter no máximo 10 entregues e perder a tecnologia para OTAN, pegaria muito ruim.

Cristiano de Aquino Campos

Lançaram mísseis de longe pois foram projetados para isso. Dá uma pesquisada em SU-57 armament. Vai ver que a maioria das armas dele são mísseis, o que tem menos alcance tem 40km de alcance. As bombas guiadas só devem ser usadas se o inimigo não tiver defesa de médio e longo alcance.

Nei

Sim, isso que eu disse. Só atacou de longe.

Sergio Machado

Lançando mísseis, chegaria perto pra quê, colega? Alguma justificativa tática?

Cristiano de Aquino Campos

Pelo que a OTAN diz, o Su-57 só seria detectado por um radar com 200km de alcance á 44km. Radares de defesa anti-aérea e aviões AEW tem alcance de no máximo 600km. O caça pode manter uma distância de não detecção e lançar seis mísseis contra um alvo igual o F-35 mesmo sendo menos furtivo. Temos que lembrar que no começo, a principal arma do F-35 eram bombas guiadas lançadas a no maço 15km de distância, ainda hoje o F-35 faz propaganda lançando bombas guiadas, o SU-35 faz o mesmo só que com mísseis.

Nilton L Junior

É provável que esteja como também os A-100, mas a comprovação talvez quando os pesquisadores tiverem acesso a informação quando o conflito encerrar.

Andre

Não verá. Com as 2 unidades adicionais, as 6 unidades entregues só serão utilizadas para desfiles e propagandas.

Walsh

Seu uso nesta guerra foi mais como teste do que qualquer coisa, ainda não existem esquadrões operacionais do Su-57, pois existem poucas unidades em produzidas.

Ataul

Os Su-57 de série entregues estão plenamente operacionais. Não foi nenhum “teste”; aliás, teve protótipo testado sim na Síria.

E obviamente foram utilizados para lançar sistemas de armas de longo alcance; contra os MiG-29 e Su-27 ucranianos os Su-35 deram(aõ) conta plenamente.

Gabriel

José, estão atirando os R37m, um míssil hypersônico ar-ar de longuíssimo alcance, pra referência os famosos AIM-120 (AMRAAM) dos EUA tem um alcance efetivo entre os 50 e 160km dependendo da versão e atingem Mach 4, os R37m atingem Mach 6 e possuem alcance efetivo confirmado de 200km, com o fabricante dizendo que contra alvos menos manobráveis como AWACS o alcance é de até 400km. Tanto os Su57 quanto os MiG31 lançam esses mísseis e tem reportado o abatimento de MiG29 e Su27 ucranianos.

Ataul

O fato é que desde que a US Navy aposentou a dupla F-14/AIM-54 Phoenix (2006!) os EUA não tem nada perto dos mísseis ar-ar de longo alcance russos.

Mais isso não vem ao caso para os russofóbicos colonizados…

DOUGLAS TARGINO

Baita de um avião! Aqui nesse site não existe avião ruim, a galera detona o avião do outro pais só por ideologia mesmo! A galera vibra quando um F-35 cai ou um Su-35 por exemplo… Torcida mais inútil que pode aparecer aqui kkk

DOUGLAS TARGINO

Não existe avião bom*

Nei

Verdade, mas isso acontece por ideologia ou por alguns países não divulgar praticamente nada sobre acidentes, incidentes e leva a essa desinformação.

Claro, é um produto Militar e não necessáriamente necessita estar divulgando tudo, mas deixa essas brechas e estimula a discussão não técnica.

leonidas

O caça é lindo mesmo, mas me impressiona o fato de que o canopi dele ser tão convencional.
Até o caça turco que nem voa já tem um canopi digno de um 5G e os russos me vem com esta configuração.
Mas independentemente da sua furtividade, ele é bonito demais…

Glasquis 7

O que me chama a atenção é o “pouco curso” do canopi. Dá uma olhada a dificuldade do piloto acessar o interior da aeronave.

Mas o caça é lindo mesmo.

Last edited 1 ano atrás by Glasquis 7
Joanderson

Sera qui a China já se equiparou ou superou a Rússia não construção de caças ?

Nilton L Junior

Se não me falha a memória a VKS tinha inicialmente definido 70 caças mas com o conflito em andamento e o Checkmate em desenvolvimento pode ser que esse lote entregue seja daqueles que jah estavam na linha de montagem.

Nilton L Junior

Off Topic

Helicóptero de combate AH-64 Apache atingido pelo MANPADS disparado pelos Houthi do Iêmen.

https://youtu.be/ZHPR1UdgfaQ

Rômulo

Que falta faz o Ka-52 nessa hora.
Essa casquinha de ovo quando atingido se desmancha no ar.

Nilton L Junior

Uma coisa é certa, sobra dinheiro mas falta coragem.

Já imaginou a gritaria que o império faria.

Glasquis 7
Ataul

Ucrânia alega?

Nessa altura só que tá inexoravelmente preso na bolha da narrativa dos EUA/OTAN acredita…

Heinz

pelo tempo, o bicho até que demorou a cair, pensei que iam conseguir voltar, mas o fogo estava muito forte. Quanto ao Ka-52, é um excelente helicóptero tbm, mas também já foi abatido

Machado

Se fosse Ka-52 os pilotos russos sobreviveriam pois tem assentos ejetor. Já os mortes americanos foram pro saco preto.

Santamariense

Xings, olha quantos Ka-52 já foram abatidos na Ucrânia!

Nilton L Junior

Quantos foram abatidos?

Santamariense

Números exatos eu não sei, mas aqui no Aéreo tem vários reportes desses helicópteros abatidos. Coloca na barra de pesquisa e tu fica sabendo.

Nilton L Junior

Ah então os abatidos são que o PA noticiou então abatido não foi nenhum até porque esse ai que os ucras pegaram fez um pouso execpecional.

Santamariense

Coloca” Ka-52 abatido” na barra de pesquisa do google….vai te surpreender…de resto, e tu acredita no que escreveu, bom pra ti…

Alberto

Mais 4 unidades, não sei se já estão com as melhorias previstas, indústria russa que já vinha se recuperando com Putin começa agora devido a guerra com a Ucrânia a acelerar. Daqui a pouco começa a chegar o Checkmate tb.

Santamariense

Checkmate? Em breve? Tá bom…aham…

Andre

6 unidades do su57 entregues em 3 anos. Esse “daqui a pouco” é a mesma coisa que o “acelerando”.

Palpiteiro

Para desfiles, me parece uma quantidade razoável

Rômulo

Ao final e ao cabo, pode ser que todos acabem com essa finalidade.
O único problema é que ninguém do público vai querer um F-35 passando por suas cabeças.
Vai que cai…..

Ataul

A tua russobobia de colonizado já é caso psiquiátrico…

Andre

Deve ser mesmo.

Afinal, se não bater palma para toda a propaganda que vem de lá e não chamar ucraniano de inimigo deve ser por russofobia.

Bora saldar a mandioca

Ataul

Falou um dos “destaques” em propaganda de colonizado pró-EUA/OTAN…

Walsh

Se um dia entrar em produção, será para daqui uns 10 anos.

Santamariense

Lote de 4? Então, a FAB tb já recebeu um lote de Gripen…ora, por favor. 4 Su-57? Para se somar aos 10, no máximo, já entregues antes? Quantidade “fantástica”….

Rômulo

Para os atuais desafios, os Su-30 e Su-35 são mais que suficientes.
Quanto mais que o F-35, que deveria ser a espinha dorsal da Força Aérea inimiga, apresenta tantos problemas.
Desde modo, os russos podem desenvolver e implementar seus Su-57 com calma e sem os atropelos que estão levando o F-35 a esta situação de descrédito até entre os militares americanos.
Ao final, os americanos terão de depender de F-16 e F-15.
E não sei se será boa ideia enfrentar os russos com isso.

Andre

Suficientes para que? Não atingiram supremacia nem contra os mig29 ucranianos…

Glasquis 7

“Para os atuais desafios, os Su-30 e Su-35 são mais que suficientes…”

“Ao final, os americanos terão de depender de F-16 e F-15.
E não sei se será boa ideia enfrentar os russos com isso.”

Para Su-30 e Su-35 os atuais F 15, 16 e 18, são mais do que suficiente.

Nem vou te contar que existe um tal de F 22.

Last edited 1 ano atrás by Glasquis 7
Fábio

chora mais russete.

Santamariense

Só de F-16 e F-15 os EUA tem mais que o dobro de Su-27SM, Su-30 e Su-35 dos russos….fora os montes que os EUA tem estocados. E no dia que o Su-57 tiver mais de 180 em operação, como os EUA tem de F-22, daí tu pode achar que os russos tem capacidade de enfrentamento com os EUA no campo dos caças.

Andre

Antes haviam sido entregues 4.

O esforço linguístico é enorme para mascarar o fracasso dessa barca furada.

Glasquis 7

Logo, logo começam a entregar lotes de 1 caça.

Fábio

E ainda tentam forçar que essa Sucata é de quinta geração, que piada.

Andre

Quem teve acesso aos detalhes disso (Turquia e India) correu.

Glasquis 7

Entregues mesmo só 6. Os outros 10 são os protótipos. Com estes 4 chega a 10 Su 57 operacionais.

Fábio

O lote deve ser uns 2 caças, essa Sucata russa é uma piada.

Marcelo Bardo

Tranqueira russa.

Rômulo

Imagine um desses armado com o Kinzhal.
Vc não vê o avião se aproximar e muito menos o míssil chegar.

Marcelo Bardo

O míssil é foda, mas o caça não.

Palpiteiro

No topgun eles voam muito bem

Andre

Não foi anunciada nem a ridícula quantidade entregue dessa barca furada.

A vontade de babar ovo do Putin é grande, mas faltam notícias significativas….

Rômulo

Acho que vc é acionista da Lockheed, porque não é normal seu desespero com notícias sobre o Su-57 ou criticando o F-35.
Que coisa esquisita!

Andre

Quem deve ser acionista da LM é o Putin. As decisões geniais dele estão aumentando ainda mais as vendas do f35. Qual é a notícia do su57? O problema é que não existe notícia para dar dessa roubada e fica esse esforço enorme para passar pano para a ex potência. Poderiam falar do j20, que já tem umas 200 unidades entregues, poderiam falar da parceria da brasileira akaer com os turcos para a produção de um jato leve. Poderiam falar do su24 abatido pilotado por um ex general russo com mais de 60 anos. Poderiam falar da base russa novamente… Read more »

Rômulo

Estratégia para imobilizar o inimigo.

Kkkkkkk

Palpiteiro

Meu palpite é que deve ser mais lucrativo ser acionista da UAC.

Rômulo

É o que os ucranianos estão achando também.
Lucro que dá a maior dor de cabeça para eles.
Quando sobra cabeça, é claro.

Andre

O risco é cair de algum hotel na India.

Ataul

É um dos mais fanáticos russofóbicos colonizados que comenta por aqui.

Sua adoração colonial pelos EUA e russofobia já é caso psiquiátrico…

Guilherme Lins

Uma versão quadrada do SU-27.

Emmanuel

E o motor de quinta geração sai quando?
Até a China que começou depois está mais adiantada nisso que a Rússia.

Ataul

A China não está ainda no nível dos russos em motores. Vai um bom caminho pela frente.

Recém começa a equipar suas aeronaves com motores chineses.

Antonio Cançado

Uma coisa que nunca entendi é como os pilotos russos usam trajes de vôo tão convencionais em aeronaves supostamente tão sofisiticadas…
Não vejo aparato anti-G, os capacetes são desprovidos de qualquer equipamento optrônico, enfim, só faltava estarem de sunga, camiseta e chinelo de dedo…rsrsrsrs

Ataul

Os russos equipam seus pilotos com equipamentos que atendem os requisitos. Não é desfile de moda para lucro de cartel de corporações de defesa com dinheiro público como nos EUA/Europa…

Tutor

Sei não, depois de dez meses de guerra, e a capenga força aérea ucraniana ainda existe; somados ao histórico de surras de caças de origem soviética/russa contra os caças ocidentais, eu sinceramente duvido, e muito, das capacidades dessas máquinas russas.

Rômulo

Nate existe.
O que estava voando eram os Mig-29 transferidos pela Eslováquia.
Estavam, porque praticamente não estão.
Em menos de uma semana, quatro deles foram derrubados.
Não adianta nem tentar mandar mais.
Botou o nariz para fora, é derrubado.

Rômulo

Eles foram derrubados na região de Backmuth.
No desespero de dar proteção aos soldados que estão sendo massacrados lá, mandaram esses aviões recém cedidos pela Eslováquia.
Péssima ideia.

Tutor

Oh Meu Coleguinha, eu até acho linda sua torcida, mas, suas ideias não correspondem aos fatos. A força área da Ucrânia ainda existe e, principalmente, ainda opera; e isso se dá em razão que as forças russas não são a última bolacha do pacote, como muitos acreditava que fosse.

Ataul

Bakhmut está sendo um moedor de ucranianos e mercenários.

O comando ucraniano (EUA/OTAN…) tem transferido o que pode das regiões de Kharkov e Kherson numa atitude desesperada de manter a cidade.

As baixas são pesadas mas estão se lixando… Como de costume…

O mundo real se impondo; era óbvio que as “ofensivas” em Kharkov e Kherson eram insustentáveis; foram a custo de outras frentes; agora a conta chegou…

Ataul

O que ousa a chegar perto da frente é abatido.

Maurício.

Uns “entendidos” chamam o Su-57 de tranqueira e sucata, bom mesmo é o caça que o Brasil projetou e construiu…

Andre

Quem diria hein. A antiga ex segunda potência militar global, que já rivalizou lado a lado com os EUA, agora tem que ser comparada ao Brasil para não passar vergonha.

Maurício.

É que eu acho estranho uns brasileiros que se acham americanos/britânicos criticando caças russos, como se o Brasil produzisse algo melhor. Agora, quanto a Rússia ser a tal segunda potência militar global, eu acesso o aéreo desde 2008, e desde essa época eu leio de “entendidos” que a Rússia está quebrada, que a Rússia está falida. E esse negócio de primeira, segunda ou terceira potência militar, é bom para iludir torcedores, afinal, a Rússia tem quase 6 mil artefatos nucleares, a destruição mútua entre ela e os EUA é garantida, simples assim. 🤷🏻‍♂️

Emmanuel

Até agora, os históricos conhecidos de combates aéreos só mostram que os caças russos foram destruídos em massa pelos caças ocidentais. Ver história de Israel. Bom resumo sobre isso. Os flares russos já deram muita dor de cabeça ao ocidente. Já deram. O Ocidente fez surgir caças como Eurofighter Typhoon, Rafale, Gripen, F-22, F35, enquanto voa os velhos F-5, F-15, F-16, F-18, Tornado e Mirage. A Rússia continua pendurado em seus Su-27 e Mig-29, com inúmeras variantes que nada mais são que cosmético dessas duas aeronaves. O Su-57 é um caça de 5º geração que nem motor tem. Ele é,… Read more »

Maurício.

Claro, a Rússia está falida, a fonte dessa afirmação é a mesma do fantasma de Kiev e que os russos só teriam munições até março…
Quanto aos caças, a espinha dorsal da aviação de caça americana é formada por F-15 e F-16, de projetos tão velhos quanto Su-27 e Mig-29, aliás, o F-35 era para substituir os F-16, A-10, Harrier, e F-18, mas, até agora nada…
Quanto ao Vader, esse afirmava que a Rússia nunca se meteria na Síria, mas, vimos que se meteu, e desde então, o torcedor americano chamado Vader, sumiu do mapa…rsrsrs.

Emmanuel

Se meteu, não resolveu o problema e ainda arranjou outra sarna para se coçar.

Maurício.

Não resolveu o problema? Vocês diziam que o Assad seria morto, seria traido, amanheceria com a boca cheia de formigas, seus dias estavam contados e mais um monte de blá blá blá e mimimi, a mesma coisa que falaram que ia acontecer com o Maduro, Maduro esse, que até os EUA pediram um alinhamento no caso da guerra na Ucrânia…Tem uns que estão sentados no sofá até hoje esperando a queda de Assad e Maduro. Quem resolveu mesmo foi a OTAN/EUA na Líbia, que hoje é um país muito melhor, não é mesmo?🤭

Ataul

O bom para esse povo colonizado é ser “aliado” dos EUA… Que será traído ou jogado na fogueira quando for conveniente para o regime dos EUA…

Agora chegou a vez da Europa da organização colonial dos EUA da OTAN/UE…

Indústria quebrada, preço de energia impagáveis para grande parte da economia/classe média, convulsão social a vista, mas tudo certo, o importante é manter a política como capachos e buchas de canhão da Política de Estado dos EUA…

Leo Rezende

E o quê os russo tem pra oferecer de melhor?? Nada!

Ataul

Pra quem? O bem-estar e competitividade da indústria europeia existiam graças ao gás russo barato; tudo destruído em nome do capachismo colonial a Política de Estado do EUA!

Deve estar ótimo agora: classe média, comércio e serviços com contas de energia impagáveis, indústria quebrada e convulsão social a vista…

E os EUA rindo a toa, vendendo gás 4 vezes mais caro para os seus “espertos aliados” europeus desindustrializados…

Machado

Muitos desses nicknames não são brasileiros. São portugueses, ou seja, OTAN. Então por isso explicado o ódio aos Russos. Os caras são totalmente vassalos do EUA e nem fabricam seus próprios armamentos e ficam criticando a invencível Rússia.

Andre

Os europeus não fabricam seus próprios armamentos?

Os su34 com GPS civil e os t14 com sistema de mira da thales que o diga.

Ataul

A Europa da OTAN/UE nunca passou de colônia dos EUA; e agora são o almoço da vez de seus grandes “aliados” de Washington…

Realmente estão de parabéns como o conjunto de países colonizados mais estúpidos e economicamente suicidas deste século…

Mas depois de décadas de ideologia colonial pró-EUA grande parte da opinião pública foi tão colonizada que sofreu praticamente uma lobotomia. Então, mesmo num buraco congelante irão defender sua aliança bucha de canhão dos EUA…

Como muito aqui também no braZil…

Last edited 1 ano atrás by Ataul
Leo Rezende

Invencível….kkkk

Andre

E esse segue sendo seu único argumento para defender a Rússia: “entendidos” que só existem em sua imaginação.

Mas está certo, vamos comparar a Rússia com o Brasil mesmo, é o que sobrou, além das ogivas nucleares soviéticas.

Maurício.

Tu é um desses “entendidos”, aliás, tu mesmo já disse que os mísseis russos acabaram lá em março….🤭😂

Ataul

O fanatismo colonial pró-EUA/OTAN desse sipaio dos yankees já passou de todos os limites de racionalidade mínima faz tempo…

É doentiu…

Andre

fui elevado a especialista. A propósito, sobre oq era a notícia?

Maurício.

“fui elevado a especialista.”

Quem elevou você para um patamar de “especialista”? Em nenhum momento eu falei especialista, eu disse “entendidos”.
E sobre o que era a notícia? Foi aquela do lançamento do Kinzhal na Ucrânia, onde alguns deram chiliques, o mais notável deles o Bosco, dando a entender que os mísseis russos tinham acabado, aí você entrou na onda dele e soltou essa pérola, que “no meio da invasão acabaram”, aliás, eu tenho muitos prints aqui, de muitos “entendidos”, coisa que você costuma dizer, que é só na minha cabeça…rsrsrs.

Andre

Muita fumaça ou só dificuldade de leitura: “O analista militar Pavel Felgenhauer sugeriu que o uso do Kinzhal mudaria pouco no terreno na Ucrânia. “Fundamentalmente, isso não muda nada no campo de batalha, mas dá um certo efeito psicológico e de propaganda para assustar a todos”, disse à AFP. Ele disse que as forças russas poderiam ter usado os mísseis avançados também porque podem estar ficando sem outras armas.” Texto tirado da matéria, mostrando quem realmente levantou a possibilidade de outras armas estarem com estoques baixos. Imaginem se em março alguém dissesse que os russos dependeriam de drones iranianos, seria… Read more »

Maurício.

Então tu e o Bosco entraram na narrativa desse outro “entendido”, o fato é que tu disse que os mísseis tinham acabado no meio da invasão, portanto, tu é um desses “entendidos”, simples assim.🤷🏻‍♂️

Rômulo

Dezinho.
Fique calmo que as coisas vão melhorar.
Hoje mesmo (29/12) foi lançada uma nova saraivada de mísseis sobre a Ucrânia.
Confia!

Andre

Da Lua e seu novo alter ego…

E bakmuth, cai antes ou depois de kiev?

Santamariense

Maurício, tu estás misturando as coisas. Se formos considerar que precisamos ter equipamentos melhores para podermos comentar, então não podemos colocar nossas opiniões sobre praticamente nada.

Maurício.

Não digo nem equipamentos melhores, mas algo que pelo menos chegue perto, e nisso, o nosso Brasil está muito longe da Rússia. Querem comparar Rússia com EUA? Que comparem, mas é uma comparação sem sentido, já que eles nunca vão se enfrentar, e se um dia isso acontecer, a destruição mútua entre eles será assegurada, já que nesse campo, o que realmente importa, Rússia e EUA são praticamente iguais.

Ataul

A Rússia nunca fez nada contra o Brasil, muito pelo contrário, é parceira numa agenda multilateral em todos organismos internacionais e dentro dos BRICS.

Já esse povo colonizado pelos EUA acha natural sermos vassalos da Política de Estado colonial de Washington para o país e região… De exploração econômica colonial, golpes, sanções, coação, chantagem, etc.

Estão em coma moral e intelectual.

Emmanuel

Vendeu o Sabre.
Que já foi dado baixa porque o motor nem presta mais.
A Rússia nem precisa declarar guerra para fazer mal a alguém. Basta vender seus equipamentos militares.

Ataul

Falácia.

Nenhum operar no mundo tomou essas atitude “técnica” (idem o caso dos Mirage 2000…).

A fAB apenas fazendo sua fabices Lesa Pátria e obedecendo ordens sua pátria mãe do Norte…

Leo Rezende

E vc que é um torcedor russete? Isso tb conta?

Maurício.

Bem, se dizer que OTAN/EUA só chutam cachorro morto, se dizer que a destruição mútua entre EUA e Rússia será garantida, se expor os “entendidos” que diziam que os russos estavam sem mísseis, e que suas munições só durariam até março, se dizer que o fantasma de Kiev nunca existiu, se dizer que Zelensky também é um falastrão, afinal ele disse que até dezembro ia expulsar os russos e recuperar a Criméia, se dizer que o Su-57 não é uma tranqueira e uma sucata russa, e se dizer que Rússia e EUA nunca vão se enfrentar me faz um “torcedor… Read more »

Rodrigo

Até aquele país falso do top gun Maverick tem os su 57 que a russia

Luís Henrique

Verdade. O Tom Cruise quis fazer o filme mais realista possível, com filmagens a bordo de caças, etc.
E os especialistas sugerem no filme que os Super Hornet não são páreos para os Su-57 de 5a geração.
Bando de Zé mané. Deveriam ter consultado os “ispesialistas” aqui do blog e saberiam que o Su-57 não presta.

sub urbano

O principal legado do SU-57 não é nem o próprio caça em si, mas o avanço que ele deu em todas as áreas de eletrônica embarcada da industria militar russa. Por exemplo, em radares a Russia saiu dos PESA (tbm capazes e adequados a vastidão geografica daquele país) para um AESA de 400km de alcance. Nas contramedidas eletronicas chegaram à segunda geração de jammeamento infravermelho, que agora são direcionais. entre outros grandes avanços. O caça em si é facil, até a embraer no interior de sao paulo, turquia, coreia do sul (montou um caça na fabrica da samsung kkkk), monta… Read more »

Silvano

Estão é tomando couro dos grandes na Ucrânia, como todo esse suposto super poder. Se coloca na Ucrânia as duas divisões paraquedistas dos EUA, a 82 e a 101, levam esses caras de volta à idade da pedra. Não é exagero. Não sou anti russo, mas não posso negar a realidade. Me diz uma coisa: que super avião da Rússia, incluindo este aí do vídeo voa nos céus da Ucrânia?? Resposta: Absolutamente nenhum, se entrar lá não volta. Estão lutando a guerra com drone suicida barato de um país totalmente isolado do mundo. Onde está então este suposto super poder??… Read more »

Luís Henrique

A força aérea russa realiza ataques aéreos e destrói aeronaves ucranianas quase diariamente.
Essa afirmação que aeronaves russas não entram na Ucrânia não procede.
Outra coisa, se os ataques podem ser realizados à distância por causa das capacidades modernas das aeronaves e dos mísseis de longo alcance, para que voar somente em território ucraniano se os ataques podem ser feitos de forma mais segura a partir de território russo?

Ataul

“Se coloca na Ucrânia as duas divisões paraquedistas dos EUA, a 82 e a 101, levam esses caras de volta à idade da pedra. Não é exagero.”

É, em roteiro da Disney/Netflix…

Santamariense

Pra saber como são os roteiros dos filmes dos EUA, tu precisa assistir os mesmos. E aí? Assiste muito os filmes da Netflix, Disney, etc…?

Satyricon

Balela Essa coisa possui 6 antenas de radar, operando em diferentes bandas de frequência, no intuito de se contrapor a um único radar AESA ocidental montado num caça stealth (f-22 e f-35) e falha miseravelmente nisso. O core da tecnologia de 5 geração é a integração de sensores, e a aviônica disso aí é um melhoramento dos sistemas disponíveis no Su-35 (aquele que foi cegado por um Rafale). A Índia percebeu isso logo de cara, e pulou fora. Fato. Em resumo, esse treco continua sub-motorizado, com radares em desenvolvimento e aviônica a meio estágio de evolução (se bobear, com um… Read more »

Luís Henrique

Esse Rafale que cegou um Su-35 é um hoax, uma piada. Surgiu em um blog indiano e espalhou pela Internet. A fonte citada é como sendo da força aérea egípcia, mas não existe nenhum relato oficial e nenhuma matéria seria no Egito ou no Oriente Médio. Só esse texto em um blog indiano que foi disseminado. O Egito decidiu cancelar a compra de caças Su-35 por causa do CAATSA. Os EUA estão impondo sanções aos países que compraram equipamentos militares russos. E o Egito além de não querer sanções americanas, ele também perderiam os Bilhões de Dólares que recebem de… Read more »

Sergio Machado

Exato colega, a maioria desconhece que a parte mais difícil de um projeto desse é o próprio projeto, e formar sua linha de montagem. O SU57 é um divisor de águas na indústria militar russa, seja por sua complexidade, seja pela sua linha de montagem totalmente nova, que certamente ainda não está pronta, daí as poucas unidades. Os sábios de plantão não entendem que na engenharia primeiro vc tem forçar a demanda, e depois ir trabalhando a fluidez dos processos, agregando inovação.

Rinaldo Nery

Acho bonito esse avião.

Santamariense

Em matéria de beleza, acho o Su-57 feio e desproporcional, com aquelas derivas pequenas em comparação com o restante da aeronave. Canopi pequeno e antiquado. Dos caças russos, o Su-30 é o mais bonito. Mas, beleza é algo muito particular.

Heinz

uma pergunta de leigo, porque o SU57 tem o irst, e o F35 e F22 não?
Ou tem e eu não estou sabendo?
Até que ponto ele é tão fundamental assim?

Heinz

uma pergunta de leigo, porque o SU57 tem o irst, e o F35 e F22 não?
Ou tem e eu não estou sabendo?
Até que ponto ele é tão fundamental assim?

Pedro sousa

O F-22 não tem, mas o F-35 tem um dispositivo EOTS (Electro-Optical Targeting System) que cumpre essa função de IRST.
Sobre esse sistema, recomendo a leitura: https://www.aereo.jor.br/2018/09/25/aconteceu-de-novo-o-invisivel-f-22a-raptor-foi-flagrado-na-siria/

Ataul

No mundo real, fora das propaganda dos EUA, reverberada Ips Litteris pelos colonizados, o F-22 é um caça monofuncional e obsoleto em vários aspectos.

Com custo de aquisição/operação absurdos.

Fora a tacanhez analítica de achar que o design furtivo, apenas para determinadas bandas de radar, é um aspecto absoluto e definitivo na aviação de caça moderna…

Gabriel

Aeronaves incríveis! Vejo tanto brasileiro fanboy de americano dizendo que são lixo que é brincadeira, o Brasil não eh capaz de produzir sozinho nem um caça de Gen 4 kkkk pra estarem zoando sem fundamentos uma aeronave Russa de Gen 5.

Santamariense

Se ter equipamento melhor for condição para comentar aqui, então nâo podemos falar sobre praticamente nada. Esse teu argumento nao se sustenta.

Carlos Henrique Lucena

Não ser uma potência econômica mas ter know-how de primeiro mundo é motivo de orgulho, para o povo russo.

Thulio manhaes

Aparentemente o governo russo não tem pressa na produção em massa deste caça simplesmente pq ainda está MT bem servido pelos su35, mig 31 e etc!

GRAXAIN

O bichão impressiona!

Leonardo

Acho q só dá pra considerar o funcionamento real desse vetor quando houver um número mínimo aceitável de aeronaves em plena atuação.

Leandro Costa

É uma competição difícil mesmo. Não sei qual desses aviões de 5ª geração é mais feio. Se é esse aí ou se é o F-35 ou se o Raptor é menos feio ou se todos eles são igualmente horrorosos.

Leandro Costa

Ah sim! Esqueci do J20… Ô bicho horroroso… realmente difícil.

Santamariense

Pois é….5a geração é sinônimo de feiúra. O J-20 é outro troco desengonçado e horroroso.

Leandro Costa

Todos seguem uma mesma fórmula matemática. São ‘sem sal,’ ‘sem personalidade.’

Nascimento

O Raptor é o mais lindo pra mim. Apesar de que visto de algumas posições ele é horroroso. O SU-57 eu acho lindo mas muito rústico. O F-35 eu acho horroroso, eu gostava muito do protótipo X-35, esse sim era lindo pra mim. O restante nem precisa dizer, tudo coisa feia.

comment image

Last edited 1 ano atrás by Nascimento
Leandro Costa

Realmente, o X-35 é menos feio. Bem… vamos olhar pelo lado bom da coisa. O X-32 não foi adiante hehehehe

Luisáo

Pode até não prestar mas se o Brasil conseguisse fabricar um similar era um grande orgulho para todos os brasileiros que gostam desses troços voadores

olivete da silva

Olha…as lagrimas faltaram pouco para cair…que lindos…bahhh

Mirão

Os russos pelo menos terminaram a fase de protótipo do caça deles, já os muricas são se deram ao trabalho nem de testar o sistema de freios do deles.

Parece até que o F35 foi feito na China… Ops… E ele é mesmo…

Jones

Israel aterra 11 caças F-35A após acidente com F-35B no Texas. É uma derrota.

Fabrício

Não deixa de ser impressionante um país com um PIB menor do q o nosso ter uma indústria bélica tão pujante em todos os níveis. Não são obras primas tecnológicas mas cumprem com eficiência suas finalidades e em alguns casos, até superam seus análogos. Do q adianta ter rainhas de Hangares? Do q adianta ter projetos bilionários que simplesmente não tem propósito nos cenários de conflito? Quem ganha? As empresas e os CEO’s!!!

Fábio Mayer

Penso que o SU-57 acabará sendo o F-22 da Rússia. Poucas unidades em esquadrões com funções dedicadas. A Rússia tende a investir e produzir um caça menor, aproveitando as tecnologias desenvolvidas no Su-57, coisa que, aliás, já está desenvolvendo.

Luís Henrique

Não acredito nisso. Os russos estão abrindo um segundo local para produção dos Su-57 lá onde são produzidos os Su-35. Estão modernizando as instalações, construindo novos prédios.
Nos próximos anos eu espero um aumento substancial nas entregas de Su-57.
Acredito que os russos reduzirão a produção de Su-30 SM nos próximos anos e aumentarão a do Su-57.