O fotógrafo e designer Juliano Lisboa (@julianolisboadesigner no Instagram), colaborador do Poder Aéreo, esteve no Portões Abertos, na Base Aérea de Brasília (BABR) no dia 18/9.

O evento, que recebeu cerca de 90 mil pessoas segundo a FAB, marcou as comemorações pelo Bicentenário da Independência do Brasil.

Além de diversos equipamentos e aeronaves civis, várias aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) estiveram presentes, como o multimissão KC-390 Millennium, aeronaves de transporte C-130 Hércules, C-105 Amazonas, C-98 Caravan, C-97 Brasília e VC-99; de reconhecimento E-99M e R-99; os caças F-5 e A-29 Super Tucano e AF-1 (da MB); os helicópteros VH-35 e VH-36, dentre outras aeronaves.

A seguir, uma seleção das melhores imagens feitas por Juliano.

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Patriota

Aeronaves ultra modernas…aí aparece o A-4 Skyhawk antiquadíssimo dos anos 50 na Marinha.

Solskhaer

… e barulhento!

Alexandre Galante

Na verdade, esse é o último modelo de A-4 produzido, de 1976, chamado de Skyhawk II. Tem motor de A-6, com 20% a mais de potência.

https://www.aereo.jor.br/2011/06/06/conhecendo-o-a-4-skyhawk-ii/

Não esquecendo também que o A-4 da MB foi modernizado na Embraer, o radar dele é melhor do que o radar instalado no F-5M:

https://www.aereo.jor.br/2022/04/20/embraer-entrega-ultimo-caca-af-1b-modernizado-a-marinha-do-brasil/

Last edited 1 ano atrás by Alexandre Galante
Rogério Loureiro Dhiério

1976.
Eu nasci em Agosto daquele ano e os caras estavam finalizando a linha de montagem do A-4.

Quanto ao Radar do A-4, será que nunca foram testados em simulações de combates contra os Mikes?

Alexandre Galante

Já devem ter feito combate dissimilar entre AF-1M x F-5M.

Rogério Loureiro Dhiério

Secretamente né? Eu não duvido.

E a CRUZEX????

Acabou?

Rinaldo Nery

Precisa passar no Jornal Nacional?

Rinaldo Nery

A CRUZEX, além de ser cara, não nos traz mais muitos ensinamentos para a condução de campanha aérea. Agora realizamos a Tápio.

Tutu

Acredito que com os gripens volte a valer a pena uma CRUZEX, sendo um novo vetor, quanto ao presente, tem a Salitre no fim do ano.

Rinaldo Nery

A CRUZEX tem como objetivo principal o treinamento do funcionamento do Estado Maior Combinado, e do “Battle Rythmum”. As UAE podem treinar em qualquer outro exercício.

Rinaldo Nery

“Battle Rhythm” Ritmo de Batalha. Escrevi errado.

Pablo

Quando for uma exposição dessas no EUA e aparecer um B52 no meio dos F35, F15 e F16, tu vai comentar a mesma coisa??

Peter Nine Nine

O B52 aparecer em exposição tem um significado completamente diferente. Quantos aviões fazem o que o 52 fazem?

Last edited 1 ano atrás by Peter Nine Nine
Pablo

A questão levantada é a idade e nao o que faz ou deixa de fazer ou o significado, entao nao deixa de ser um aviao dos anos 50 no meio de outros modernos!!
Essa tua justificativa não cola, não nesse caso!!!!

Camargoer.

Caro Pablo, Dos aviões mostrados nas fotos, o modelo mais antigo é o C130.

Pablo

Independente disso, aqui o pessoal enche o saco por causa da idade das aeronaves, se é la fora, os vira latas justificam com algum tipo de “argumento tecnico” que não justifica porr* nenhuma a mistura de aviões novos e antigos.

Alfredo Araujo

Não pq não faria sentido o comentário. Um bombardeiro ter 5 ou 50 anos… dependendo dos sensores e das armas… não faz diferença. O B52 tem mais de 50 anos, mas os sistemas de armas são de última geração. A mesma coisa não pode ser dita de um caça de 50 anos. A célula não pode ser “remendada” a ponto de ter toda a sua aviônica, sistema de armas, até os motores, substituídos por mais modernos / mais “potentes”. Além do mais, o design como um todo, o formato do avião em si, os materiais usados para a sua construção,… Read more »

Luiz Antonio

Amigo, os norte÷americanos estão “cansados” de modernizarem os B=52. Realize. Reinicie seu HD.

Last edited 1 ano atrás by Luiz Antonio
Camargoer.

Olá Patriota. O modelo mais antigo ali sera o C130. Eu não sei dizer quando o aparelho da FAB (creio que este é um comprados dos excedentes italianos) foi fabricado, mas a linha d produção do C130 é mais antiga que do A4 e do F5. Aliás, acredito que os A4 da MB tenham a mesma idade dos F5 da FAB

Frederick

Valiosíssimo esse encontro entre a FAB e o público. Agrada a quem gosta e se apresenta para quem tem curiosidade.

Dod

O f-5 era do pampa?

Angelo

F5 tbém não seria ultra moderna…..

_RR_

Caramba!!!

Belíssimas fotos!:)

Hitoera

Gripen bem escondido pelo FAB, como sempre.. vai entender

Pablo

Ele ja foi entregue ao setor operacional??

Rinaldo Nery

Ainda não.

Matheus

AVTM-300 presente ali.
Pelo que vi das ultimas noticias com radar STREV, parece que já está pronto.

Carlos Crispim

SHOWZAÇO!!!!!!!!!! LINDAS FOTOS!!!!

Bruno

Baita evento ! Legal !
Já aqui no RJ, apenas Esquadrilha CEU e Fumaça.
Pra quem é do Rio e curte aviação está cada dia pior. Saudades dos antigos eventos.

Leandro Costa

Eu nem fui esse ano. E parece que estava lotado.

Bruno

Estava. Tentei ir no domingo, mas fiz o retorno e voltei pra casa. Sem a menor chance. Um caos total o trÂnsito. Fecharam a Mal Fontenelle e desviaram o trânsito todo para a Albérico Diniz. Ninguém respeitando nada, nenhuma fiscalização, nenhum agente de trânsito….

Santos BR

Parabéns Juliano pela belas obtidas!!

Rodrigo Maçolla

Sensacional as fotos, para todos os gostos e de Excelente qualidade, muito bom, Parabéns

Diego Tarses Cardoso

AV-MTC na foto, se eu estivesse lá ia encher o comandante de perguntas kkkk

Rodrigo

Eu estive lá e fiz exatamente isso rsrsr..
Cap. Davis (se não me falhe a memória) educadíssimo e muito atencioso.
Evento muito bem organizado parabéns a todos.

Heinz

teremos boas surpresas em breve, baseada nas suas perguntas?

Rodrigo

Acredito que sim.

MMerlin

Acredito que as versões tanto do EB quanto da FAB já estejam em processo final de homologação. A versão da MB não lembro de ter ido pra frente.
Lembrando que já existem outros países interessados no produto.

Matheus

FAB? O MICLA-BR? Nunca mais ouvi falar sobre desde aquelas fotos de testes nos F-5.

MMerlin

O AV-MTC é uma plataforma base, desenvolvido pela AVIBRÁS, custeado pelo EB, para a plataforma ASTROS 2020. Durante o processo, tanto FAB quanto MB se interessaram, “gerando” os programas MICLA-BR e X-300. O segundo ficou no limbo. O primeiro, partindo da base já implementada do AV-MTC, estava no processo de contratação da customização que, em previsão, levaria até 2022. Mas tanto o projeto do EB quanto da FAB nunca foram transparentes em relação ao prazo e andamento. O MICLA foi testado (e deve estar sendo) no F-5 (lembrando que quando foi divulgado informalmente deu aquele reboliço) mas seu uso final,… Read more »

Marcelo Soares

Parabéns pelas fotos! Belas imagens!

Rafael Gustavo de Oliveira

Ficou muito bom o desenho do tigre, me fez lembrar das camuflagem imitando as listras desse felino, muito comum nos Mig-21