• Portugal é o primeiro cliente internacional do programa KC-390
  • Entregas para a FAP estão programadas para começar em 2023

Gavião Peixoto – SP, 1º de setembro de 2022 – A Embraer segue avançando na campanha de testes da primeira aeronave KC-390 para a Força Aérea Portuguesa (FAP). Atualmente, as atividades, realizadas na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, no interior do Estado de São Paulo, se concentram nos ensaios em voo com o objetivo de atender aos requisitos específicos do Estado Português e que estão em certificação pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).

Esta fase antecede à ida da aeronave para a Portugal, onde serão integrados os equipamentos padrão OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) a serem certificados pela Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN), de Portugal e com o envolvimento da OGMA, subsidiária da Embraer em Portugal. Todas as atividades estão sendo acompanhadas pela FAP. As primeiras entregas para a FAP estão programadas para começar em 2023.

Como parte do processo de modernização das capacidades da FAP para apoiar as operações das Forças Armadas de Portugal, aumentando a prontidão para missões de interesse público, o Governo de Portugal assinou, em agosto de 2019, um contrato com a Embraer para aquisição de cinco aeronaves KC-390 Millennium. O contrato contempla ainda suporte e serviços e um simulador de voo.

A aeronave cumpre todos os requisitos da FAP, sendo capaz de realizar diversas missões civis, incluindo apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento e combate a incêndios florestais, acrescentando capacidades superiores de transporte e lançamento de carga e tropas, e reabastecimento em voo.

Portugal é o maior parceiro internacional do Programa KC-390 e a sua participação no desenvolvimento e na produção da aeronave é reconhecida como tendo tido um impacto económico positivo na criação de empregos, novos investimentos, aumento de exportações e avanços tecnológicos.

O C-390 Millennium e sua configuração de reabastecimento aéreo, o KC-390, são a nova geração de aeronaves multimissão de transporte militar que oferecem mobilidade e capacidade de carga incomparáveis, rápida reconfiguração, alta disponibilidade, conforto aprimorado e segurança de voo, bem como gerenciamento otimizado de custos operacionais reduzidos ao longo de seu ciclo de vida, tudo em uma única plataforma.

Siga a Embraer no Twitter: @Embraer

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João

Está lindo com a pintura da FAP!

A C

Esteticamente, os detalhes ficaram mais realcados e a pintura “solida” deixou o KC390 com uma aparencia ainda mais robusta.

Quanto ao conteudo e a provavel presenca de outros equipamentos/tecnologias, quando comparado a FAB, eh realmente possivel pois cada cliente pode customizar os requerimentos.

Silvano

A única diferença é que alguns aviônicos desta aeronave da FAP foram fabricados por uma empresa também de Israel que é concorrente da empresa que fornece para os da FAB e que ganhou a concorrência. Creio que foi um acordo amigável entre as diversas partes, para dar um contrato a esta outra empresa israelense. Os da FAB usam sistemas da AEL, e Portugal deve ser da IAI.

Rinaldo Nery

Pensei que a aviônica do KC-390 fosse Rockwell&Collins…

Rafael Oliveira

Realmente o KC-390 usa o Pro Line Fusion. Mas também tem sistemas da AEL:
A AEL Sistemas é uma das principais fornecedoras do KC-390, um cargueiro militar que desenvolvido pela Embraer para a Força Aérea Brasileira (FAB). Desenvolvemos algumas das mais avançadas suítes eletrônicas da aeronave, incluindo os Computadores de Missão, Sistemas de Autoproteção e Contramedidas SPS e DIRCM, respectivamente, o HUD (Head-Up Display) e o EVS (Enhanced Vision System). Além disso, a AEL apoia a Campanha Teste de Solo e Voo para o sistema de aviônicos.”

Sobre a participação da IAI, não sei.

Bruno Palma

Que pintura horrível em comparação com os C-130H, um cinzento claro que deveria ser o cinzento escuro do padrão NATO, deve ser para refletir o nosso sol de Portugal enquanto está na Base de Beja 🙂

Last edited 1 ano atrás by Bruno Palma
Silvano

É proposital, trata-se de uma mensagem sub liminar do KC-390 para o C-130H, ele está dizendo: “Eu sou melhor e mais bonito do que você”

Pense em 26 toneladas de bolinhos de bacalhau ou Pastel de Belém chegando em Beja para abastecer a tropa.

Marcos Silva

Eu achei lindão assim,nesse cinza. Ao contrário dos nossos naquela horrível camuflagem genérica da fab.

Maurício.

Esse negócio de pintura ou camuflagem nunca vai agradar todo mundo, eu achei ele bem bonito nesse padrão cinza claro.

LucianoSR71

Deixando claro que quem escolhe a pintura é o comprador e não o fabricante.

Maurício Veiga

Não vejo a menor graça em pinturas monocromáticas para aviões militares, prefiro os KC camuflados da FAB!!!

Underground

A Embraer fez a pintura solicitada pela FAP. Eventual diferença fica por conta de incidência de luz.

V12 aero

O próximo vai sair com a pintura da hello kitty!! Melhor assim?

Camargoer.

Olá V12. Uma vez voei em um avião (não lembro a companhia) com uma pintura de pokemons, com um Pikachu super legal. Deveria ter tirado foto. Ficaria legal também. Sou fá do Meowth

Bruno

Quais seriam ?

Silvano

Não perca seu tempo, esse aí está comentando no modo Anitta.

Maurício.

Olha, tem umas antenas diferente no de Portugal, nada de muita diferença, mas tem, a princípio acho que é isso.

Silvano

Já comentei abaixo, ficou no modera. Brasil usa aviônicos AEL, a FAP usa IAI, ambas de Israel, fruto de um acordo entre as diversas partes. Essa pintura ficou melhor que a da FAB, que insiste usar esse foscão rajado que fica parecendo avião velho. Deve ser no que cabe a AEL apenas, mesmas funções.

Rinaldo Nery

Pensei que a aviônica do KC-390 fosse Rockwell&Collins…

Silvano

Só entendo de movimento retrógrado, ataque noturno, combate em localidade, operações ribeirinhas, morteiro pesado e apoio de fogo nível brigada, salto em lâmina dágua, entre outras coisas…aahhh… e disso aqui também eu manjo um pouco, por exemplo: m.v = p.y …

E não esqueça, “Os lucros são investidos mesmo antes de existirem” e a granada do 120 só explode na descendência. Lições do Vietnã.

Bruno

Eu também.

marco antonio rocha gandolfi

Realmente esse tom ficou muito bonito parece que o avião ficou menor

Silvano

Lembre-se que Portugal faz parte da OTAN. Alguma coisa específica deve ter.

ricardo taer

Exatamente isso, outros equipamentos padrão NATO serão inseridos em Portugal.

Underground

É exatamente igual ao nosso.

Filipe Prestes

Esteticamente os C-390 da FAP são melhores que os da FAB. Sei que estética significa 0% de requisito na escolha da pintura de uma aeronave de transporte mas prefiro assim o Millenium nessa escala de cinza.

Joao Argolo

Imagino uma campanha onde se reúnem diversos C-130 dos países da OTAN e aparecem os C390 da FAP, Holanda e Hungria. Que humilhação

Fawcett

Engraçado vai ser os europeus verem o KC voando enquanto A400M fica no chão.

Carlos Campos

depois do dinheiro jogado naquela porcari@, se Europeu fala mal do F35 tinha que escul@char mais ainda o A400

Gustavo

Essa pintura ficou linda.

fewoz

Obrigado, Roberto. Esse é um tipo de informação difícil de encontrar.

Adriano Madureira

Esse KC-390 da FAP é lindo!

Cesar Augusto

Realmente, há algumas alterações no próprio suporte do motor e talvez em algumas partes das asas… além da antenas, que é normal… pode ser influência de cores na hora de ver… e longe de criar intriga… como pessoal faz até hj com o IRST do Gripen que vai ser instalado no tempo certo… mas que tem, tem… pode ser evolução do projeto… e que as cores dos nossos não ajudam em nada tbem hehehe….

Marcelo

Isso ai,entregar logo para os portugueses fazerem propaganda para Embraer pela Europa !!!!

Satyricon

Me desculpem

Ficou muito lindo