Instituto Embraer investe em projetos que promovem diversidade e inclusão na área de ciência e tecnologia

25

Programa Ciência Diversa selecionará duas organizações que realizem projetos nas áreas STEM para pessoas negras

São José dos Campos, SP, 1° de setembro de 2022 – O Instituto Embraer está com inscrições abertas para a segunda edição do Ciência Diversa, programa de incentivo à formação de grupos sub-representados em tecnologia e ciência. Este ano o tema é “Pessoas Negras na Ciência” e será voltado para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) sem fins lucrativos que desenvolvam projetos para pessoas pretas e pardas.

A ação social investirá até R$ 380 mil em duas instituições que realizem atividades de incentivo à formação nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, na sigla em inglês) e que tenham obrigatoriamente no mínimo 60% dos beneficiados pessoas negras e com idade entre 6 e 24 anos. Além disso, é necessário que a OSC atue há pelo menos um ano no Brasil e desenvolva ações na área de educação.

“O investimento em projetos de educação, principalmente em ciência e tecnologia, contribui diretamente com o futuro da inovação e desenvolvimento social do país”, disse André Tachard, Diretor do Instituto Embraer. “Nosso objetivo é gerar impacto positivo e contribuir com a formação dos futuros profissionais e ampliar as oportunidades de carreira em áreas tecnológicas aos grupos sub-representados.”

Serão considerados projetos de todo o Estado de São Paulo e das cidades do Rio de Janeiro, Florianópolis, Belo Horizonte, Brasília e Recife, que são locais em que a Embraer ou suas coligadas estão presentes. As inscrições para o programa vão até o dia 30 de setembro e podem ser realizadas pelo site: https://institutoembraer.org.br/br/pt.

Os resultados e a lista final serão divulgados em dezembro de 2022 no site do Instituto Embraer. Para mais informações sobre o Ciência Diversa e os critérios de elegibilidade, acesse o edital.

Sobre o Instituto Embraer

Criado em 2001, o Instituto nasceu com o objetivo de investir o capital social privado da Embraer em programas voltados principalmente a educação. Além de manter os dois colégios de Ensino Médio em período integral nas cidades de São José dos Campos e Botucatu, interior de São Paulo, o Instituto investe recursos financeiros e humanos em projetos que impactam positivamente a sociedade.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer (NYSE: ERJ) tem negócios em Aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, fornecendo Serviços e Suporte aos clientes no pós-venda. Desde que foi fundada em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves.

Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano. A Embraer é a principal fabricante de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil.

A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa. Para mais informações, visite www.embraer.com.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Foxtrot

Isso é extremamente importante, diria até que deveria ser programa de estado.
Se o Brasil investisse mais em C&T e fosse mais inclusivo e igualitário não estaríamos nessa eterna pindaíba.
Um só povo, se torna uma só nação e uma nação é impossível de se dominar e subjugar.

Joelson

Faltou meus primos na foto, os Tomahawk!

Foxtrot

Tomahawk são Norte americanos, aí você teria que avisar eles para buscarem os inúmeros projetos de equiparação racial que a nação norte Americana tem.
Infelizmente no Brasil que “não é fascista”, temos atitudes muito mais racistas e desiguais que países declaradamente racistas.

AMX

Pronto!
Agora o Brasil é fascista, tá bom…

Parasita do caos.

Foxtrot

Cansei de debater.
Está aí preto no branco, não demora muito para as máscaras caírem.
Mais um fruto de uma sociedade racista e separatista.
Parabéns Embraer, que venham mais projetos como o seu.

AMX

“Debater”, diz ele, kkkkkkkkkkkk.

Tu nem sabe o que é isso rapá.

Saldanha da Gama

Teremos também a inclusão de pessoas indígenas, amarelas? Inclusão de todos?

DE TODOS?

Felipe Morais

Pois é. Todo mundo prezando pelo politicamente correto. Não estão errados. Que continuem. Mas é o seguinte. Não vejo nenhum grande. Não vejo ninguém. Fazendo campanha e insistindo para termos projeto de verdade para equilibrar as coisas na base. Pra acabar com as distorções. Seja daqui 10 ou 20 anos. Não vejo ninguém engajado nisso. Não vejo ninguém defendendo o ensino integral com unhas e dentes. A progressão entre o ensino médio, o ensino técnico e o primeiro emprego. Não vejo ninguém fazer campanha e com isso. Parece que a intenção é perpetuar uma situação para que sempre possa ser… Read more »

Foxtrot

Deveria, pois em teoria todos somos brasileiros e iguais.
Mas a realidade é muito, mas muito distante da teoria.
Fico absmado como toda ação de equiparação racial no Brasil vira polêmica, dever ser reflexo de nosso racismo estrutural.

Saldanha da Gama

Boa tarde, enquanto não entedermos que a raça é ” humana “, não sairemos disto e a tendência de conflito é grande….
Para mim, a meritocracia é essencial!!!
Mas, já que irão incentivar grupos sub-representantes, então que o façam para todos os grupos, incluindo os que postei
Abraços

Foxtrot

O conflito já está aí, só não foi declarado. Meritocracia como no Brasil? Quem estuda em escola pública nunca está em pé de igualdade com quem estuda em particular. Mesmo os que estudam em escola pública a evasão de negros é maior, pois os mesmos precisam parar de estudar para ajudar no sustento da família. É hipocrisia falar em meritocracia em um país que incentiva e fomenta a desigualdade. Dentre o número de homicídios de jovens pelas forças de segurança, o número de jovens negros é o maior, o número de reclusos no sistema carcerário também, devido a uma justiça… Read more »

AMX

Olha só, agora ele quer dizer quem pode e quem não pode falar de determinado assunto.
Típico do fascismo.

Foxtrot

Falar até papagaio fala, mas passar sua visão como vivência de vida não. Te pergunto, já foi em uma audiência de custódia? Já viu como é tratado uma pessoa negra nas delegacias ? Nos hospitais e órgãos públicos ? Vou te contar uma história, sou branco de olhos castanhos claros e tenho um meio irmão (mais irmão do que meio) negro retinto. Certa vez fomos a uma lanchonete, meu irmão chegou primeiro no balcão, ao me aproximar dele, logo foram me atendendo antes dele que já estava ali há tempos. Questionei a atendente dizendo que ele já estava ali, ala… Read more »

AMX

Não sabia que o seu nome era papagaio. Prazer. Cara, eu usaria a expressão “vira o disco”, dirão que ela está velha. Mas esse seu vitimismo é ainda mais velho. “oh… é porque eu sofri…”. “oh… é que os negros não sei o quê…” “oh… é que a polícia… os negros… blábláblá”. “eu vivi não sei o quê,você não… nhénhénhé”. Tá fazendo o quê então num blog cujo tema é a Defesa de modo geral? Acaso você vive isso? Óbvio que não. Então, pra não dizer hipócrita, deixa de, no mínimo, ser incoerente. Já vi como negros são tratados em… Read more »

Last edited 1 ano atrás by AMX
Foxtrot

Percebe-se pelos seus comentários e tentativas vans de rebater os alheios que você faz parte do problema e não dá solução.
E levando isso em consideração não será eu que vou te ensinar sobre desigualdade e racismo, pois você teve a vida toda para aprender sobre isso e não o fez.
Talvez porque se beneficiou de mais de seus privilégios que a sociedade nacional racista sim te deu.
Só terá moral o dia que realmente viver , vivenciar sobre o assunto( ou seja nunca), e para isso terá que nascer de novo.
Cansei de suas asneiras preconceituosas !

Foxtrot

Coitado além de preconceituoso é burocrata de carreira putz.
Ps: o fórum é sobre defesa que consequentemente tem haver com a sociedade do país, pois não há defesa sem sua população.
Sobre guerra racial, não foi eu que comecei e muito menos não será eu que a terminarei, mas que ela existe desde a fundação desse país, após tráfico de escravos, existe.
Seu comentário lembra muito o lunático ,aspirante a ditador hoje no poder.
Muito provavelmente suas ideologias e inclinações são a mesma e isso diz tudo de você.

AMX

Sou funcionário público, não burocrata de carreira.
Sim, sobre defesa, algo que você não entende, já que só vem aqui pra causar.

Com gente limitada com você, apoiador de políticas desagregadoras, Brasil não precisa de inimigos externos.

Inimigo do Estado

Mas somos todos iguais: pobres e burros.

Achar um brasileiro rico e inteligente é como procurar agulha em palheiro.

AMX

Excelente.
Pessoal gosta de chover no molhado e querer reinventar a roda.
Querem privilegiar um setor, pra dizer que é igualdade. Extrapolando esse conceito de cotas, se chegaria no que já existe: a igualdade legal para todas as pessoas, independentes de critérios, dos quais a cor da pele é um.

MIB

O que eu vejo ultimamente em geral, são empresas falando em inclusão das minorias e tals, do meu poto de vista há basicamente uma minoria, a dos ricos que são bem assessorados a vida toda, estudam em boas escolas, passam em boas universidades, recebem uma indicação (famoso QI) para entrar pela porta da frente nas grandes empresas, ou nascem em berço de ouro e só administram a herança. Do outro a grade maioria, a dos pobres, que recebem um estudo de merda em escolas públicas, tem que começar a trabalhar cedo para pagar as contas, muitas vezes abandonam a escola… Read more »

Last edited 1 ano atrás by MIB
Saldanha da Gama

Este tipo de cota, sou favorável, a dos pobres….
Abraços

AMX

Em vez de MIB, seu nome deveria ser MIMIMI.

AMX

Vou tentar de novo, pois meu comentário não foi publicado:

ridículo o critério cor da pele para seleção de um programa, seja qual for.
Dizem que querem “incluir” fazendo exclusão. Pára né.

Foxtrot

Princípio básico da equiparação racial no direito, “tratar diferente os iguais”. Desculpa, mas comentários como o seu refletem o racismo estrutural de nossa sociedade. Tudo que é para melhoria da qualidade de vida, geração de renda etc para negros e indígenas no Brasil vira polêmica para a sociedade que se considera branca de descendência europeia. Mas podem chorar, resmungar etc, ações como da Embraer (que está sim de parabéns) serão mais constantes em vários ramos da sociedade. A população negra nos estados unidos só são o que são devido a ações de igualdade racial como essas. Chega, temos que quebrar… Read more »

AMX

Tentando de novo, pois não publicaram de novo: E o seu comentário só corrobora o que eu disse no meu: querem incluir fazendo exclusão. “….equiparação RACIAL”? diz o cara que quer falar em “racismo estrutural”. A igualdade legal já existe. “racismo estrutural” é uma babaquice do politicamente correto, assim como já está exaurido o conceito falho da frase final do seu comentário. Quer combater racismo e desigualdade? Invista em educação, pra todos. Com toda certeza, na Embraer, nunca houve um anúncio de emprego dizendo “só para brancos”. “a população negra dos EUA só são o que são…”: eternos revindicadores, têm… Read more »